UMAS E OUTRAS DO HELIO FERNANDES

Reafirmo todas as convicções que relacionei no Manifesto que chamei de RENOVOLUÇÃO. Para pensarem que não ouço a ‘voz das ruas’ (desde o início, ouço e repercuto tudo), aceito a POSSE CONSTITUCIONAL do presidente do Supremo. Com a renúncia de Dona Dilma, Temer, Henrique Eduardo Alves e Renan Calheiros, chegaria a vez, constitucional e SEM SANGUE, de Joaquim Barbosa.


Helio Fernandes
Votar por quase unanimidade (apenas 9 deputados desertaram nos últimos minutos) aprovando a primeira “pauta das ruas”, facílimo. Já estava na ordem do dia há muito tempo. Era a chamada PEC 37, que tirava poderes de investigação do Ministério Público.
Antes de alguém sequer imaginar que existiria movimento com o povo nas ruas, condenei essa proposta. Chamei até de RETALIAÇÃO (e não era outra coisa), por causa da denúncia do procurador-geral no caso do Mensalão.
Na terça, quase madrugada de quarta, o presidente da Câmara, nervoso, inquieto, visivelmente assustado, passou a PEC 37 na frente de outras votações. Mas fez questão deste discurso, que nem é preciso interpretar, textual e irrefutável: “Com a sinceridade e a experiência de quem está nesta Casa há 42 anos, apelo para que aprovem esta PEC, por unanimidade”. As galerias, lotadas, aplaudiram entusiasmadas o VOTO NOMINAL.
Henrique Eduardo Alves agradeceu levantando os braços para as galerias. Numa outra oportunidade mandaria esvaziá-las, por seguranças violentos e bem pagos.
OS “LÍDERES” DO CONGRESSO
TENTAM FAZER MÉDIA, APRESSADAMENTE

Já falei sobre o presidente da Câmara, agora coloquemos em primeiro plano Renan Calheiros, presidente do Senado, que apresentou uma pauta de PROPOSTAS, verdadeira e importante modificação.
Mas por que só agora? Estão todos na Câmara e no Senado há anos e anos, não fizeram coisa alguma, perdão, fizeram: enriqueceram, acumularam Poder.
Apanhado em flagrante de corrupção ética, financeira e moral, Renan renunciou à presidência para não ser cassado. Continuou no Senado, dominando nos bastidores, mandando, coordenando, se preparando para voltar, esperava que silenciosamente. Agora, em pânico, chama o povo das ruas de “meu povo”, apoia até o que nem propuseram.
O PÂNICO DE DONA DILMA
Todas as propostas dela foram jogadas no lixo não apenas da História, mas da própria realidade destes dias. Dona Dilma não RECUOU, pois na verdade não sugeriu nada de aproveitável.
Deviam estudar a forma como fazem consulta popular nos EUA, no Canadá (este há mais de 20 anos tenta se dividir em dois países. Um de língua inglesa, outro de língua francesa. Não conseguem, a maioria exigida não é conseguida. Podem tentar indefinidamente, respeitados os prazos que a Constituição estabelece entre um plebiscito e outro).
Nos EUA fazem consulta sobre os mais diversos assuntos, junto com as eleições normais e constitucionais. Às vezes colocam até 20 questões, para se orientarem em relação ao pensamento popular.
QUEM FINANCIARÁ O PLEBISCITO?
EM 1963, FÁBULAS DE DINHEIRO
CORRUPTO DE EMPRESÁRIOS IDEM

Já disse aqui ontem o que aconteceu em 1963, quando houve um PLEBISCITO convocado pelo Congresso, dominado pelo senhor João Goulart. O povo respondia apenas uma pergunta e mais nada: PRESIDENCIALISMO ou PARLAMENTARISMO? Só isso. E sem que ninguém soubesse o que estava acontecendo, o PRESIDENCIALISMO teve um vendaval de votos. Jango assumiu e começou logo a conspirar pelo que se chamou de REPÚBLICA SINDICALISTA.
OS GOVERNADORES TAMBÉM
CONSPIRARAM, FORAM TODOS
ULTRAPASSADOS PELOS GENERAIS

Tudo isso é história, é fato, é realidade que pretendem repetir desvairada e irresponsavelmente. Mostrei os diversos episódios de quebra constitucional que redundaram em GOLPES. Se querem um país sem Constituição e sem governo, porque não propõem o ANARQUISMO? Filosófica e ideologicamente o mais perfeito de todos. Só que não conseguem sequer se empossar. Mesmo que ganhassem eleição pelo VOTO ou pela AUSÊNCIA dele, a violência desvairada e descontrolada.
Hoje dou por encerrada minha participação, ninguém sabe quando surgirá esse antecipadamente APLAUDIDO PLEBISCITO. Falam que se realizará em agosto ou 7 de setembro, ou ainda 15 de novembro. Eles mesmos, os governantes, não se acertam, raciocinam pelo absurdo, inconsequente, incoerente, imprudente, imprevidente.
Em relação ao meu PENSAMENTO e CONVICÇÕES, está todo no que publiquei na Tribuna impressa, e foi republicado aqui. E que chamei de R-E-N-O-V-O-L-U-Ç-Ã-O. Expliquei que fugi da palavra R-E-V-O-L-U-Ç-Ã-O, porque ela é vizinha e muito próxima da GUERRA CIVIL. Não tenho nada a retirar ou a acrescentar em toda essa R-E-N-O-V-O-L-U-Ç-Ã-O.
###
PS FINAL – Como querem radicalizar, vou ajudar. Podem chegar ao Poder com Joaquim Barbosa, o preferido das ruas, o mais citado e que veio logo a público condenar os partidos, pois para se candidatar ele precisa de um.

PS FINAL 2 – Dou até uma sugestão de grandeza para todos. Dona Dilma RENUNCIARIA, só tem um ano e seis meses de governo. (Nos EUA, em 1974, fugindo do impeachment, Nixon e o vice Spiro Agnew RENUNCIARAM para não serem cassados).
PS FINAL 3 – O vice Temer não assumiria, o presidente da Câmara também não. Chegaria a vez do presidente do Senado. E como Renan está dando lições de solidariedade e desprendimento com as ruas, também abriria mão da POSSE.
PS FINAL 4 – Chegaria então, gloriosamente, a vez do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. Assumiria, seria o PRESIDENTE DA REPÚBLICA, de fato e de direito. Poderia radicalizar até INCONSTITUCIONALMENTE, quem duvidaria de atos praticados e legitimados pelo homem que era o mais alto membro do Supremo, cuja função fundamental e primordial era e é a de PRESERVAR a Constituição?
PS FINAL 5 – E se algum deles se recusasse a sair, quebrando a cadeia, que palavra, e não renunciasse? Seria “renunciado” sumariamente, com a garantia de IMPUNIDADE TOTAL, como foi feito nos EUA com Nixon e seu vice.
PS FINAL 6 – Joaquim Barbosa jamais disse que SERIA ou que não SERIA candidato. Mas chegando a sua vez constitucional, assumiria, D-E-S-P-R-E-N-D-I-D-A-M-E-N-T-E. E ninguém duvida.

Da Tribuna da Imprensa de 27-6-2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA