Pular para o conteúdo principal

DISPUTA DE VIDA E MORTE


Na disputa de vida e morte contra Dilma, a estratégia de Lula é se fingir de morto (por enquanto, é claro).

Carlos Newton
Já explicamos aqui no Blog da Tribuna da Imprensa que a briga entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (criador) e sua sucessora Dilma Rousseff (criatura) é mesmo para valer e não tem mais volta. Tudo por causa da sucessão em 2014.
Quando Lula plantou o poste Dilma no Planalto, apenas a deixou esquentando a cadeira, para  voltar em 2014. Mas Dilma tomou gosto, ficou entusiasmada com as pesquisas de opinião e agora quer continuar, a qualquer custo.
Já faz tempo que Dilma não governa, apenas se preocupa com a reeleição. Assim, o país segue em voo de piloto automático, e não há mais céu de brigadeiro. Pelo contrário, a previsão é de tempo tempestuoso, porque o PT só pode lançar um candidato. E entre os dois, as preferências são por Lula. Se houver embate na convenção nacional do partido, a presidente Dilma será humilhada.
DILMA ATACA
Na festa dos 10 anos do governo do PT, a pedido de Dilma, Lula disse em seu discurso que ela seria a candidata do PT, mas foi uma citação de passagem, ele não deu a menor ênfase. E depois, em sucessivas declarações, tem afirmado que pode ser o candidato, “se houver necessidade”. Traduzindo: o candidato será Lula, pois quem sabe faz a hora, e o relógio está na algibeira dele.
Desconfiada e insegura, Dilma Rousseff  decidiu colocar em prática uma estratégia perigosa. Resolver desestabilizar Lula usando o maior ponto fraco dele – a companheira de viagens Rosemary Noronha, ex-chefe de Gabinete da Presidência em São Paulo. Mal assessorada, Dilma não mediu as conseqüências desse plano, conduzido diretamente pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que usa a Comissão de Ética da Presidência e a Controladoria-Geral da União.
Pela primeira vez desde 1º de janeiro de 2011, quando assumiu, enfim viu-se o governo Dilma Rousseff atacar duramente uma autoridade acusada de corrupção. Por coincidência – mera coincidência, é claro – esse furor punitivo se voltou justamente contra Rosemary, a companheira favorita de Lula, que com ele fez visitas oficiais a 32 países, num intervalo de menos de três anos.
LULA VAI REAGIR
É claro que Lula não absorveu o golpe. Está se sentindo traído, ofendido e desrespeitado. Não quer ver Dilma nem pelas costas. E por isso não compareceu à grande festa do Dia do Trabalho em São Paulo.
Temendo ter o constrangimento de encontrar Lula, Dilma também não foi a São Paulo. E não deu a menor justificativa para a ausência ao principal evento das centrais sindicais e do próprio PT.
Diante do tiroteio, a estratégia de Lula é se fingir de morto, agindo apenas nos bastidores. A ala lulista já deu a primeira resposta, começandoa vazar à imprensa informações sobre as atividades de “consultoria” (leia-se: tráfico de influência) de Erenice Guerra, ligadíssima a Dilma, a quem substitui na Casa Civil em 2011, até ser demitida por corrupção.
Com isso, haverá uma recíproca lavagem de roupa suja, que necessitará de elevadas doses de alvejante político e será salutar ao país.
Na hora certa, é claro, Lula vai contra-atacar diretamente. E será ao estilo do personagem “Bento Carneiro, o vampiro brasileiro”, de Chico Anysio: “A vingança será maligna”.

AMANHÃ – Diálogo com Francisco Bendl sobre a situação
difícil de Dilma, caso Lula se candidate pelo PT

Da Tribuna da Imprensa de 04-5-2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...