DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 29-4-2013

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


Coleciona derrotas o autor da proposta maluca de sujeitar o STF ao Congresso

FotoELE PERDERÁ MAIS UMA, COM SEU PROJETO
O currículo político do deputado federal do PT-PI (nascido no Ceará) Nazareno Fonteles, autor da PEC da submissão das decisões do Supremo Tribunal Federal ao Congresso Nacional, contém uma quantidade impressionante de derrotas . Nazareno pertence à diretoria da CUT:Em 1986 foi candidato a governador do Piauí. Perdeu. Em 1994, tentou ser novamente governador do estado e... perdeu. Em 1988 disputou a eleição para vereador de Teresina. Perdeu, ficou na suplência. Em 1996 tentou ser prefeito da capital piauiense. Perdeu. Em 1998 tentou ser senador. Perdeu. Alguns anos depois, em agosto de 2003, assumiu, sem disputar eleições, o cargo de suplente de deputado federal, após o falecimento de Francisca Trindade. Em 2008, perdeu novamente uma eleição para a prefeitura. Perdeu a disputa para deputado federal em 2010, entretanto ocupa assento na Câmara Federal deixado pelo titular da vaga, Átila Lira (PSB), que atualmente é secretário de Educação do governo de Wilson Martins. De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a vaga pertenceria à médica Liége Cavalcante que pertence ao mesmo partido do titular e não a Fonteles. Por que está no cargo, ninguém sabe.

Fala que eu te escuto

Parlamentares evitam trocar informações até no cafezinho, com as novas câmeras de segurança, algumas com gravação de áudio.

Bela e fera

As Diretas tinham Fafá de Belém. Agora é Luana Piovani, revoltada no Twitter: “Bater boca com o capeta se preciso for. Sou brasileira e não me deixo vencer. Bora organizar tumulto na frente da casa da Dilma.”

Abuso na Câmara

A Câmara exige de prefeitos carteirinha da Confederação Nacional dos Municípios para liberar o “passe preto”, que lhes permite circular nas visitas aos deputados federais. Uma assessora da presidência da Câmara ficou muito nervosa, ao ser indagada sobre o assunto.

Pensando bem...

...só o deputado Tiririca poderia justificar em 72 horas no Supremo Tribunal Federal a PEC que limita os poderes da Corte.

NO BLOG DO NOBLAT

EUA, União Europeia e Japão acusam Brasil de protecionismo

Jamil Chade, Estadão
Os países ricos se uniram para questionar a política industrial brasileira, que chamam de "discriminatória". Amanhã, na Organização Mundial do Comércio (OMC), vão pedir explicações ao Itamaraty em relação à política de incentivo fiscal que, para esses governos estrangeiros, estaria violando regras do comércio.
Num documento enviado ao Itamaraty, obtido pelo Estado, datado de 15 de abril, os governos de EUA, Japão e União Europeia deixam claro que consideram "preocupantes" as medidas adotadas pelo Brasil nos últimos meses em diversos setores e pedem explicações, elevando a pressão sobre Brasília.


Bancos barram transferência de dívida
Bruno Villas Bôas, O Globo
No momento em que a inadimplência volta a dar sinais de crescimento no país, os brasileiros ainda enfrentam a resistência das instituições financeiras para transferir suas dívidas de um banco para outro, em busca de melhores condições de pagamento.
Criada em 2006, a chamada portabilidade bancária continua cercada de restrições e desinteresse dos bancos, o que inviabiliza a concorrência e acesso a melhores taxas, segundo uma pesquisa inédita realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).


Oposição venezuelana fala em onda de perseguição

O Globo
Um dia após o governo mandar prender o dirigente oposicionista Antonio Rivero e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) rejeitar o pedido da oposição de auditoria total dos votos da contestada eleição do presidente Nicolás Maduro, a Mesa de Unidade Democrática (MUD) denunciou as duas medidas, neste domingo (28), em Caracas. E garantiu que levará a questão aos organismos pertinentes.
A reação da MUD ocorreu numa coletiva convocada pela coalizão opositora. Segundo o dirigente Ismael Garcia, há uma lista de mais de 20 políticos que o governo vai perseguir “nas próximas horas”.



NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Seu Viriato é pobre. Seu Viriato contribuiu 38 anos com o INSS. Seu Viriato usa camisa e sapato que os assassinos de sua filha não usariam. Seu Viriato não cheira cocaína. Seu Viriato agora procura um emprego aos 70 anos. Ninguém chama seu Viriato para escrever artigo

Vejam esta imagem, publicada no Estadão, em foto de Nilton Fukuda.
São os pais da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, devastados pela dor. Olhem as roupas. É gente de remediada para pobre, que luta para sobreviver. Nenhum daqueles vagabundos que mataram Cinthya aceitaria usar os sapatos gastos de seu Viriato Gomes de Souza, que tem 70 anos e contribuiu 38 anos para a Previdência Social.
Nenhum daqueles vagabundos aceitaria sair à rua com uma camisa modesta como a de seu Viriato, que ele pagou com o seu trabalho.
Seu Viriato não tem Audi.
Seu Viriato não cheira cocaína, a exemplo do “menor” que matou a sua filha.
OS BACANAS QUEREM DESCRIMINAR A COCAÍNA. O deputado petista Paulo Teixeira (SP) quer que seja permitido aos brasileiros portar cocaína para até 10 dias de consumo sem que isso seja considerado crime. Os que redigiram a nova proposta de Código Penal acham que é muita coisa. Eles acham que tem de ser apenas para cinco dias. Seu Viriato e sua mulher terão agora de achar um jeito de sobreviver, enquanto pensadores pendurados nas tetas do Estado querem descriminar as drogas.
Seu Viriato tem uma filha deficiente. A irmã dentista era o esteio da casa. Agora ela está mota porque o menor, o que estava cheirado, ficou irritado com o fato de ela só ter R$ 30 na conta bancária. Ele precisava cheirar mais, ora essa!, e a dentista não tinha dinheiro suficiente para alimentar o seu gosto. Os bacanas acham que Seu Viriato deve ajudar a pagar o tratamento do “doente” que matou a sua filha. Mas também acham que se deve descriminar o porte de cocaína para até 10 dias de consumo, cinco quem sabe…
Mesmo transtornado pela dor, seu Viriato deu uma entrevista ao Estadão desta segunda. Vai reproduzido um trecho. Volto em seguida.
Voltei
Seu Viriato é um homem de bem.

Seu Viriato é um homem sensato.
Seu Viriato contribuiu 38 anos com o INSS
Seu Viriato tem 70 anos.
Seu Viriato procura um emprego.
Seu Viriato tem uma filha deficiente
Cinthya, a filha dentista de Seu Viriato, cuidava da filha deficiente de seu Viriato.
Sabem o que a Maria do Rosário falou para seu Viriato? Nada!
Sabem o que o Gilberto Carvalho falou para seu Viriato? Nada!
Sabem o que José Eduardo Cardozo falou para seu Viriato? Nada!
Ou melhor: todos eles falaram. Eles falaram o seguinte para o seu Viriato: “Queremos o assassino de sua filha na rua daqui a, no máximo, três anos”.
Por Reinaldo Azevedo

Mendes se encontra nesta segunda com Alves e Calheiros; presidente da Câmara quer mudar tramitação de PEC

Por Jailton de Carvalho e Luíza Damé, no Globo:

A ameaça de crise institucional entre Judiciário e Legislativo deve perder força nesta segunda-feira, durante encontro do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Mesmo repetindo críticas à liminar de Gilmar que suspendeu a votação no Senado do projeto que impõe barreiras aos novos partidos, Alves reconhece o erro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara ao aprovar de forma simbólica, semana passada, a polêmica Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33, que prevê revisão pelo Congresso de decisões do Supremo — o que acirrou o clima entre os dois poderes. Ele promete corrigir essa distorção.
No encontro, em uma tentativa de apaziguar os ânimos, o presidente da Câmara anunciará, conforme antecipou ontem, que vai apresentar projeto de resolução para tornar obrigatórias votações nominais de PECs em todas as suas fases de tramitação, em comissões e no plenário. A admissibilidade da PEC 33 foi aprovada quarta-feira, na CCJ, em votação simbólica, com a presença de menos da metade de seus integrantes, pegando de surpresa até mesmo líderes da base aliada do governo.
“Semana passada, em quórum de 90 deputados que haviam registrado presença, aquela proposta foi votada com só 21 deputados em plenário, por votação simbólica. Então, vou propor projeto de resolução alterando o regimento, para que toda PEC seja votada em todas as fases por voto nominal. Essas votações têm de ser revestidas de maior formalidade e acuidade — disse Alves ontem, no XII Fórum de Comandatuba, evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).”
(…) 
Por Reinaldo Azevedo


NO BLOG DO CORONEL

Corrupção galopa no governo petista: CGU alerta para uma média de 123 fraudes por dia, mas não fiscaliza

Dos 45 mil alertas registrados pela CGU em 2012, 78% se relacionavam a compras do governo. O restante se dividiu em terceirização (13%) e cartões corporativos (9%). Não há por parte do governo, contudo, um acompanhamento centralizado dos alertas, enviado aos gestores de cada área afetada.
O sinal amarelo da corrupção dentro do governo acendeu 45 mil vezes só no ano passado, segundo o relatório de gestão concluído em março pela CGU (Controladoria-Geral da União), principal órgão de controle federal. A marca é 21,6% maior que os 37 mil alertas de transações atípicas contabilizados em 2010 pela CGU ao monitorar licitações públicas, gastos com cartões, diárias e passagens, além de terceirização na esfera federal.
Para o secretário-executivo da CGU, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, o aumento está mais relacionado os novos mecanismos de controle. "Estamos cada vez mais cruzando dados e informações", disse, comparando o trabalho feito com o das operadoras de cartão de crédito, capazes de identificar padrões e desvios de gastos.
Os alertas das despesas do governo federal se enquadram em 40 tipos de possíveis casos de fraudes e irregularidades com recursos públicos que, para a CGU, merecem ser averiguados. Entre elas, estão vínculo societário entre licitantes, pregões nos quais a melhor proposta não venceu, gastos acima de R$ 200 com combustível ou de R$ 1.500 com cartão e servidor demitido que vira terceirizado. Alencar afirma que, dependendo da "trilha", é possível identificar facilmente fraudes como pagamento de pensões e aposentadorias a pessoas mortas ou casos de má gestão como compras de passagens mais caras feitas às vésperas de uma viagem.
O uso de cartões corporativos nos fins de semana também podem se confirmar como ato irregular. Um dos alertas da CGU foi o da compra de um equipamento para uma nova rede de computadores de uma agência de regulação. A empresa vencedora ofereceu R$ 17,9 mil, desbancando propostas de R$ 9.700, R$ 9.800 e R$ 11,1 mil. As três foram desclassificadas por não atenderem a todos os requisitos da licitação. Segundo Higino, é comum empresas não qualificadas oferecerem preços mais baixos para desestimular concorrentes e garantir a vitória de uma associada.
(Folha de São Paulo)



Nazareno, o petista da PEC 33, triplicou o patrimônio em dois anos


José Nazareno Cardeal Fonteles, o deputado petista e piauiense da PEC 33, aquela que quer botar o STF de joelhos diante dos mensaleiros da CCJ da Câmara, é um fenômeno nas finanças. Triplicou o seu patrimônio entre 2008 e 2010, segundo as suas declarações patrimoniais depositadas no Tribunal Superior Eleitoral.

Em 2008, quando foi candidato a prefeito de Teresina, com o apoio de Lula, sofrendo uma fragorosa derrota para o PSDB no primeiro turno, Nazareno declarou um patrimônio de pouco mais de R$ 200 mil, conforme abaixo.

Em 2010, quando não foi reeleito deputado federal, ficando como suplente, a sua declaração de bens triplicou. Nazareno comprou apartamento no Piauí por uma pechincha de R$ 90.000, na Visconde da Parnaíba, em Teresina, onde os imóveis giram em torno de R$ 250.000. O mais incrível é que Nazareno também achou outra barbada em Fortaleza, onde comprou um apartamento por apenas R$ 50.000, na Rua Meruoca, na Varjota. Além disso, ainda sobrou dinheiro para aplicar uns R$ 240.000. Veja abaixo:

Se alguém de Teresina e de Fortaleza quiser ver onde ficam os novos apartamentos do Nazareno da PEC 33, basta dar um pulinho lá e confirmar. Se o preço for esse mesmo que ele declarou, reserva um em cada lugar para o 'Corona'. Quero ter o prazer de ser vizinho deste gênio das finanças, o Nazareno.


Rose do Lula chama 21 testemunhas. CGU tenta blindar o governo

A defesa de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo, vai questionar a Controladoria-Geral da União (CGU) sobre por que deve antecipar as perguntas que serão feitas às suas testemunhas em processo administrativo movido pelo órgão. Segundo o advogado Fábio Medina, o órgão também exigiu que a defesa justifique, de forma individualizada, a inscrição das 21 testemunhas. Entre elas está o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência).A defesa quer saber se o pedido é praxe ou se foi formulado só no caso de Rosemary.
O Código de Processo Penal, usado como analogia nos processos administrativos, prevê a convocação de oito testemunhas. A Folha não conseguiu localizar a assessoria da CGU, mas apurou com servidores que o órgão costuma pedir justificativas quando o número de testemunhas supera esse limite. O processo contra Rosemary, íntima do ex-presidente Lula, foi aberto após a Polícia Federal e o Ministério Público a acusarem de envolvimento com esquema de venda de pareceres públicos. (Folha de São Paulo)


Democracia sob ataque: PT criou comissão na Câmara para enfraquecer Judiciário


Em constante queda de braço com o Supremo Tribunal Federal, o Congresso prepara para outubro um pacote de medidas que tem como um dos objetivos limitar o campo de atuação do Judiciário e do Ministério Público A tarefa cabe à Comissão Especial de Aprimoramento das Instituições Brasileiras, gestada pela cúpula petista.
A comissão foi criada pelo ex-presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) --atendendo a requerimento do então líder do PT e hoje secretário-geral do partido, Paulo Teixeira (PT-SP)-- em julho passado, às vésperas do julgamento do mensalão. Foi instalada em novembro, após as eleições e a condenação de petistas acusados de envolvimento no esquema.
Eleito em fevereiro, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se reuniu naquele mês com o comando da comissão e delegou ao presidente e ao relator a missão de apresentar, no aniversário dos 25 anos da Constituição, projeto que delimite o terreno do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. "Ele nos disse que era muito importante um projeto que colocasse um marco para essas tensões e estabelecesse protocolos de relacionamento entre os Poderes", disse o presidente da comissão, Saraiva Felipe (PMDB-MG).
A fixação de "limites e competências dos Poderes" é, para o relator Rogério Carvalho (PT-SE), "debate central" da comissão. Sua intenção é fortalecer os Poderes eleitos (governo e parlamentares), sob o argumento de que o julgamento das urnas inibe a formação de "instituições absolutistas". Para ele, a concentração de prerrogativas no Judiciário cria "um desequilíbrio entre poderes". Segundo o petista, há hoje cerca de mil projetos tramitando no Congresso, estabelecendo regras de funcionamentos entre os Poderes.
Ele diz que uma das possibilidades é incorporar o projeto do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) aprovado em uma comissão da Câmara. O presidente da Câmara, porém, é contra esse projeto, que foi o estopim da recente crise com o Supremo. A comissão também quer analisar a proposta que cria mandatos para futuros ministros de tribunais superiores -- hoje o cargo é vitalício. Outra questão que a comissão vai analisar é a do Ministério Público. "Se há risco de formação de instituições com caráter absolutista, temos que rever as bases que dão margem para isso", disse Carvalho. (Folha de São Paulo)

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES


A nota de Lauro Jardim avisa que a devassa nas mensagens eletrônicas de Rose só começou. Está longe do fim a mistura de pornochanchada com filme policial classe B

Sob o título Arquivo da República, o jornalista Lauro Jardim publicou a seguinte nota em sua coluna deste sábado:
A devassa que começou a ser feita nas mensagens eletrônicas de Rosemary Noronha está apenas no início. Além do rosemary@planalto.gov.br, usada em boa parte das articulações flagradas pela Operação Porto Seguro, outros oito e-mails eram acessados pela ex-chefe do Escritório da Presidência em São Paulo.
Faz 156 dias que Lula não dá um pio sobre as bandalheiras em que se meteu ao lado da delinquente que transformou em sucursal de quadrilha o escritório presidencial em São Paulo. A nota de Lauro Jardim avisa que está apenas em seu começo a mistura de pornochanchada e filme policial classe B em que a segunda-dama e o galã trapalhão lideram um elenco infestado de assaltantes e vigaristas.
As mensagens eletrônicas já examinadas pela Polícia Federal provaram que Rose, fantasiada de servidora da pátria, passou anos servindo ao amo e senhor, a si própria, aos parentes e aos comparsas que, com as bênçãos do Primeiro Companheiro, infiltrou na direção de agências reguladoras. Vem muito mais por aí, alertam os condutores da Operação Porto Seguro.
O primeiro lote de mensagens eletrônicas, em que aparece com vergonhosa frequência disfarçado de “PR”, bastou para que Lula perdesse a voz e começasse a fugir de jornalistas independentes. É provável que saia em desabalada carreira ao topar com os próximos oito. E certamente tentará continuar brincando de mudo para escapar de perguntas sobre o escândalo intransferível.
Como anda abrindo espaços na agenda até para fingir que aprendeu a escrever, está proibido de alegar que não fala de Rose por falta de tempo. O que falta é coragem.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

EXPERT EM ELEIÇÃO CONFIRMA: CAPRILES VENCEU NA VENEZUELA COM 52% E UMA DIFERENÇA DE 4 PONTOS. COMUNIDADE INTERNACIONAL SILENCIA.
Haga click AQUI para leer el dossier - Clique Aqui para ler o dossiê.
 Duas informações importantes em relação a fraude eleitoral ocorrida na Venezuela na eleição presidencial de 14 de abril. O problema é tão grave e evidente que permanece sendo o principal assunto entre os venezuelanos. Passados quinze dias do pleito, a fraude eleitoral é o tema principal não só pelas redes sociais, mas também na grande mídia venezuelana, ou pelo menos, aquele diminuto número de jornais que ainda não está sob o controle da tirania chavista.
O Comando Simon Bolívar, entidade da Oposição venezuelana criou uma home-page na internet onde fez a publicação de um dossiê que lista as principais irregularidades ocorridas durante a eleição nesse país de 28 milhões de habitantes e que detém a maior reserva de petróleo do mundo, sendo o maior exportador desse insumo.
O engº Alfredo Weill, da EsData
Neste domingo o conceituado diário de Caracas, os jornal El Universal, um dos maiores e mais influentes da Venezuela, traz uma entrevista com o engenheiro Alfredo Weil, diretor da EsData, uma organização civil que reúne principalmente professores universitários e cientistas e técnicos de alto nível. A EsData dedica-se à defesa do voto na Venezuela. Weil também é um ex-diretor do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela.
Nesta entrevista, cujo preâmbulo transcrevo no original em espanhol abaixo, com link para leitura completa, Alfredo Weil afirma apesar de uso truculento do aparelho estatal por Nicolás Maduro e seus acólitos, o candidato oposicionista Henrique Capriles venceu a eleição com 52% e uma diferença de 4 pontos. Neste caso Maduro foi transformado em presidente da Venezuela na marra, isto é, em decorrência de uma fraude escandalosa.
Entretanto, a denominada "comunidade internacional" continua de bico fechado tendo como cúmplices a maioria da grande imprensa internacional e 99,9% dos jornalistas. 
Quem acompanha os veículos da grande mídia brasileira podem constatar o que declino aqui. Nenhum grande jornal, nenhuma grande TV, como a Rede Globo, por exemplo, dedicou-se a fazer uma reportagem investigativa de fôlego a respeito desse golpe ocorrido na Venezuela. Na verdade estamos perante um golpe de Estado que se utiliza do sagrado direito do voto livre e universal para manter no poder uma camarilha comunista. A democracia é esfacelada num dos principais países da América do Sul e a grande mídia simplesmente ignora. E quando não ignora é para produzir matérias que procuram de forma sórdida revestir de legalidade um embuste. As exceções existem e todos que lêem este blog sabem quais são. Mas olha que dá quase para generalizar, tal é o alinhamento dos jornalistas e seus veículos a esse comunismo do século XXI, alcunhado na Venezuela, para dissimular, de "revolução bolivariana". 
Transcrevo o preâmbulo da entrevista do professor Alfredo Weil com link para leitura completa no original em espanhol:

EN ESPAÑOL - Alfredo Weil no aventura una cifra, no concluye una idea, ni siquiera hace una afirmación, sin consultar a Wilson, como su esposa, bautizó al Ipad donde atesora un inmenso archivo de datos y estadísticas. Sobre esa base, el directivo de Esdata sostiene que todas las votaciones, del 2004 hasta ahora, han estado signadas por la sombra del fraude y que Capriles ganó el 14 de abril con una diferencia de cuatro puntos: "Si tomamos los datos oficiales del CNE y analizamos los centros de votación con tres o más mesas, es decir, 79.23% de los votantes, encontramos que Capriles gana por medio millón de votos. Luego, si vas a los centros con dos mesas, pierde por 332 mil. Pero si juntas esos dos factores, más los votos en el exterior (50 mil), Capriles se va arriba con 263 mil. Ahora, cuando contabilizas los centros con una sola mesa (por encima de cinco mil, un 8.86%) Maduro gana por 477 mil. En el resto del país (91.14%) el triunfo es para Capriles." Haga CLICK AQUI para ler la entrevista completa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA