Pular para o conteúdo principal

ABRINDO CAMINHOS

ABRA SEUS CAMINHOS

Por José Matos

Antigamente, nos tempos da escravidão, em muitas fazendas havia escravos temidos pelos patrões devido aos seus conhecimentos de ervas, e sabedoria para aconselhar. Os patrões desconfiavam que eles também sabiam fazer uso de magia negra, o que não era verdade. Aqueles sábios escravos não eram incomodados pelos senhores e moravam em casas, nos confins das fazendas, gozando de relativa liberdade. 
O livro - transformado em rádio-novela no Brasil -, "A Cabana do Pai Tomás", retratando esse tipo de personagem foi sucesso nos anos 1960. Uma das personagens daquela obra, o ex-escravo Pai João de Angola é o autor destes conselhos para que você abra seus caminhos: "Existem cinco estados que desprotegem o ser humano. 1 - A culpa que adoeceu no remorso, gerando um ambiente para receber o implante do não merecimento, bloqueando a energia da prosperidade. 2 - A tristeza que adoeceu em revolta criando o clima para a depressão. 3 - O medo que adoeceu na ansiedade isolando a pessoa dos seus sentimentos mais profundos. 4 - O orgulho que adoeceu na arrogância criando as miragens da vaidade é ambiente propício para a instalação de doenças severas. 5 - A raiva que adoeceu na mágoa causando danos ao sistema imunológico".
Culpa, tristeza, medo, orgulho e raiva são sentimentos tóxicos nocivos à saúde e à proteção psíquica. É preciso buscar ajuda para gerir estas emoções de forma luminosa. Quando passamos por aflições, estamos sendo chamados a rever pontos de vista, uma forma de olhar o mundo e encarar os desafios que nos chamam a duras lições. Relembrando São Paulo: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração".

Brasília - DF - 29 de abril de 2013 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...