ABRINDO CAMINHOS

ABRA SEUS CAMINHOS

Por José Matos

Antigamente, nos tempos da escravidão, em muitas fazendas havia escravos temidos pelos patrões devido aos seus conhecimentos de ervas, e sabedoria para aconselhar. Os patrões desconfiavam que eles também sabiam fazer uso de magia negra, o que não era verdade. Aqueles sábios escravos não eram incomodados pelos senhores e moravam em casas, nos confins das fazendas, gozando de relativa liberdade. 
O livro - transformado em rádio-novela no Brasil -, "A Cabana do Pai Tomás", retratando esse tipo de personagem foi sucesso nos anos 1960. Uma das personagens daquela obra, o ex-escravo Pai João de Angola é o autor destes conselhos para que você abra seus caminhos: "Existem cinco estados que desprotegem o ser humano. 1 - A culpa que adoeceu no remorso, gerando um ambiente para receber o implante do não merecimento, bloqueando a energia da prosperidade. 2 - A tristeza que adoeceu em revolta criando o clima para a depressão. 3 - O medo que adoeceu na ansiedade isolando a pessoa dos seus sentimentos mais profundos. 4 - O orgulho que adoeceu na arrogância criando as miragens da vaidade é ambiente propício para a instalação de doenças severas. 5 - A raiva que adoeceu na mágoa causando danos ao sistema imunológico".
Culpa, tristeza, medo, orgulho e raiva são sentimentos tóxicos nocivos à saúde e à proteção psíquica. É preciso buscar ajuda para gerir estas emoções de forma luminosa. Quando passamos por aflições, estamos sendo chamados a rever pontos de vista, uma forma de olhar o mundo e encarar os desafios que nos chamam a duras lições. Relembrando São Paulo: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração".

Brasília - DF - 29 de abril de 2013 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA