DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 20-4-2013

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


Mensalão foi organizado por José
Dirceu, afirma resumo da decisão

O resumo da decisão final da Ação Penal 470, o processo do mensalão, divulgado nesta sexta-feira (19), traz a denúncia do esquema e reafirma que as atividades foram organizadas pelo então ministro da Casa Civil, José Dirceu. Diz o texto: “a organização e o controle das atividades criminosas foram exercidos pelo então Ministro-Chefe da Casa Civil, responsável pela articulação política e pelas relações do Governo com os parlamentares”. Ainda de acordo com o documento, publicado pelo Supremo Tribunal Federal no Diário da Justiça Eletrônico, os três publicitários — Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz  — “ofereceram a estrutura empresarial por eles controlada para servir de central de distribuição de dinheiro aos parlamentares corrompidos”. O acórdão, com a sentença antes do julgamento dos recursos, será publicado na próxima segunda-feira (22), e contará com os votos em separado de cada um dos ministros.

PF abre inquérito para apurar fraude
no Minha Casa, Minha Vida na Caixa

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (19) que abriu inquérito para investigar um servidor da Caixa Econômica Federal, que teve R$ 164 mil em espécie roubados de sua residência, em Ceilândia – cidade satélite do Distrito Federal. Os ladrões foram encontrados no mesmo dia do assalto com o dinheiro furtado e a “vítima” informou à polícia que o montante era um "extra" que ele recebia para agilizar os processos do programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo a PF, a investigação tem como objetivo saber se o homem agia sozinho e se sua renda é compatível com a movimentação financeira.



Acreditar em 'grande crescimento' não é caso de economia, mas de psiquiatria

Foto
Começa hoje (19) em Washington a reunião que todo ano, por essa época, organizam o FMI e o Banco Mundial. Os ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais de todas as partes do mundo não estão nada otimistas. Os Estados Unidos deverão ter este ano um crescimento medíocre. A Europa, se tudo sair bem, terá crescimento negativo. Mesmo a  locomotiva China, deixou de ser o trem-bala do passado, e passou a sacolejar em bitola estreita. Nossos maiores aliados e principais parceiros comerciais na América do Sul (Argentina e Venezuela) estão cada vez mais capengas. Por precaução, o próprio Fundo Monetário reduziu um pouco sua estimativa de crescimento global para o ano como um todo: de 3,5% para 3,3%. Ou seja, 0,1 ponto percentual a mais do que 2012.  No Brasil, contudo, continuamos acreditando que vamos ter um crescimento extraordinário este ano.  O caso já começa a deixar a esfera da economia e passar para a da psiquiatria. Leia o artigo do jornalista e diplomata Pedro Luiz Rodrigues.


Marin desafia
Dilma: ‘Ninguém
me tira da CBF’

Reeleito para a presidência até 2015, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, ameaça “botar a boca no mundo” se a presidenta Dilma articular sua substituição pelo ex-jogador Leonardo, hoje no PSG da França, ou Ronaldo, como ela cogita, por não suportar os vínculos dele com a ditadura. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também quer ver José Maria Marin pelas costas.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Baú de provas

O presidente da CBF diz ter provas para comprometer Lula, o ex-presidente do Corinthians, e um ex-ministro do Esporte.

Mão boba

Marin é acusado de envolvimento em escândalos, e até embolsou em público uma medalha dos campeões da Copa SP de Futebol Junior.

Companheiros

O atual presidente da CBF nega participação no antigo SNI da ditadura e esgrima Paulo Maluf, de quem foi vice: “Ele hoje é do governo Dilma.”

‘Máfia do futebol’

Escudado na influência das federações de Futebol, Marin acusa André Sanches, ex-Corinthians, de supostas falcatruas com Lula e a CBF.

Molho de tomate

O Brasil perdeu R$ 5 bilhões com roubo de caminhões de cargas em cinco anos: 34 ao dia, segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística. O preço do frete inclui 9% em seguro e escolta.

Descaso

Membro da Comissão de Educação, o Professor Sétimo (PMDB-MA) critica o governo Dilma por manter até hoje na gaveta o Plano Nacional de Educação: “Depois não sabe por que a educação anda tão ruim”.

Pastor bombril

Além de tirar dinheiro de cadeirante para a igreja da qual é pastor, o deputado Marco Feliciano (PSC) lançou até grife masculina na Expo Cristã de 2008, em São Paulo, com direito a desfile.

Pensando bem...

...está podre esse apoio de Dilma ao presidente Maduro, da Venezuela.

NO BLOG DO NOBLAT

Conselho Nacional discute descriminalizar uso de droga

Órgão também debate liberação da maconha em tratamento médico
O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), vinculado ao Ministério da Justiça, discute a possibilidade de descriminalização do uso de drogas no Brasil, em especial a liberação da maconha com finalidade médica, como no caso de tratamento de dependentes do crack. Um grupo de trabalho foi constituído no ano passado e busca um consenso sobre a melhor alternativa para a legislação referente ao assunto.



Cidade no Texas busca 60 desaparecidos

Prefeito anuncia 12 mortos por explosão em fábrica e número de feridos deve chegar a 200
A devastadora explosão da fábrica de fertilizantes West, na cidade de West, no Texas, na noite de quarta-feira, ainda mobiliza muitas equipes de resgate do Departamento de Segurança Pública. Além dos 14 mortos e 200 feridos divulgados, estima-se que pelo menos 60 pessoas estejam desaparecidas. Destas 200, 24 apresentam estado de saúde crítico.
Os números tendem a crescer. Apenas um corpo foi reconhecido: o de Kenny Harris, de 52 anos, do Corpo de Bombeiros de Dallas. O capitão estava de folga em sua casa, ao sul de West, e decidiu prestar socorro.



O apoio de Dilma a Maduro (Editorial)

O Estado de S.Paulo
Quando estiver hoje na Venezuela para prestigiar a posse do presidente eleito Nicolás Maduro, a presidente Dilma Rousseff estará dando apoio formal, pretensamente em nome de todos os brasileiros, a um governo cuja legitimidade é, no mínimo, controversa.
O modelo de democracia que subsiste na Venezuela à custa de sucessivas vitórias eleitorais perdeu o viço com o "empate" do último pleito, expondo, sem mentiras e meias palavras, o caráter autoritário da "revolução bolivariana".
Não há mais uma figura carismática como a de Hugo Chávez, nem mesmo na forma de um passarinho, capaz de fazer os venezuelanos acreditarem que o país em que vivem, com toda a sua violência, corrupção e carestia, é o paraíso socialista na Terra.
Restaram apenas os medíocres lugar-tenentes do falecido caudilho, que só se garantem no poder graças ao aparelhamento governista de todas as instituições da república, uma máquina ubíqua montada para intimidar qualquer forma de oposição.
É por isso que, a despeito das justificadas desconfianças oposicionistas sobre a lisura da eleição de Maduro, o herdeiro de Chávez assume o poder sem que se lhe oponha qualquer resistência jurídica.
Quando a presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Luisa Morales, acusa o candidato derrotado Henrique Capriles de "enganar" os venezuelanos, por exercer seu direito de pedir a recontagem dos votos, é porque não há mais uma verdadeira democracia - se é que, sob o chavismo, algum dia houve.
No Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a farsa foi completa. Em tempo recorde, proclamou-se Maduro vencedor, mesmo com a reticência do único de seus integrantes que não é chavista, Vicente Díaz, que defendera a recontagem.
É esse mesmo CNE que não apurou nenhuma das denúncias sobre o uso ilegal, à luz do dia, da estrutura do Estado para favorecer o candidato oficialista; que não se incomodou com a exposição permanente desse mesmo candidato em todas as emissoras de TV, fazendo campanha explícita inclusive no período em que isso era expressamente ilegal, num favorecimento flagrante; e que não investigou as centenas de denúncias de intimidação de eleitores, de urnas fraudadas e de propaganda governista ilegal.




Auditoria na Venezuela é positiva, mas insuficiente, avaliam analistas

Revisão inédita gera dúvidas no país, e não garante calma da oposição e seus seguidores
Janaína Figueiredo, O Globo
A decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) de dar sinal verde à auditoria das votações do último domingo foi considerada positiva por juristas locais ouvidos pelo GLOBO, mas insuficiente para acalmar os ânimos da oposição e de seus milhões de seguidores.
Em sintonia com declarações do candidato opositor, Henrique Capriles, que nesta sexta-feira referiu-se a Nicolás Maduro como o presidente “por enquanto”, especialistas condicionam o futuro político do país ao resultado de uma revisão eleitoral inédita na História da Venezuela, e ainda rodeada de dúvidas.



NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

A presidente diz em dilmês o que acha da recontagem de votos na Venezuela: ‘Esta questão de tomar nota positiva sobre a decisão do Conselho Nacional Eleitoral’

Ao desembarcar em Caracas para a festa de posse do companheiro Nicolás Maduro, Dilma Rousseff concedeu o que o Portal do Planalto jura ter sido uma “entrevista coletiva”. Segue-se a transcrição do texto divulgado pela Presidência da República, com todas as duas perguntas e todas as duas respostas:
Jornalista: Como foi a reunião da Unasul, presidenta?
Presidenta: Todos os presidentes compareceram, com exceção do presidente do Equador que estava em visita à Europa e enviou o seu vice-presidente, e o do Suriname. Nessa reunião foi tirada uma nota conjunta de todos os países da Unasul e é melhor que a nota, vocês reproduzam tal como ela é. E é uma nota que reitera o compromisso da Unasul com os processos democráticos ao mesmo tempo que determina um posicionamento da Unasul como sendo de apoio para a estabilidade, apoio à paz e apoio a todos os processos que constituam legalmente os processos de sustentação democrática. Define uma tomada de nota positiva em relação às decisões do Conselho Nacional Eleitoral e repudia as violências, as mortes, os feridos, e também acrescenta no final um posicionamento no sentido de que haverá uma comissão para acompanhar… da Unasul para acompanhar as investigações sobre direitos humanos.
Jornalista: E em relação à recontagem que foi aprovada, presidente, o que a senhora acha?
Presidenta: Esta questão de tomar nota positiva sobre a decisão do Conselho Nacional Eleitoral.
Comentário do nosso Celso Arnaldo Araújo: “O  Portal do Planalto anuncia uma “entrevista coletiva” da Dilma na Venezuela. Tecnicamente, como sabemos, uma “coletiva” não apenas pressupõe a presença de uma massa crítica de repórteres inquiridores como múltiplas perguntas e respostas, ou seja, também um coletivo de questões. Dilma, porém, subverte a praxe. Só duas perguntas – e uma resposta e meia. Esta, uma obra-prima do dilmês sorumbático. Aquela, o habitual amontoado de impropriedades de raciocínio. Falando muito, falando pouco, ela é um desastre nacional e internacional”.

A Casa do Espanto acabou de inventar o garçom-senador. Ou senador-garçom

Com José Sarney na presidência, o Senado inventou o ato secreto, a nomeação do namorado da neta, o Conselho de Ética sem compostura, a bancada do cangaço e outras pilantragens que tornaram a antiga Câmara Alta mais conhecida pelo codinome Casa do Espanto. No Brasil, o que está péssimo sempre pode piorar, confirmou a substituição do maranhense Sarney, vulgo Madre Superiora, pelo alagoano Renan Calheiros, também do PMDB.
Exausta com a jornada de trabalho, a turma pediu ao novo comandante que fosse autorizada a só dar as caras no Congresso na terça-feira, na quarta e na manhã de quinta. A poda de um período vespertino resolveu o problema: a semana de três dias virou semana de dois dias e meio. E criou mais duas maravilhas da fauna tropical, informou oGlobo nesta sexta-feira. Como revela a reportagem de Maria Dias reproduzida na seção O País quer Saber (veja a matéria seguinte, abaixo), agora existe a sessão fantasma e o senador-garçom. Ou garçom-senador.
Parece mentira. É o Brasil de verdade.


Garçom faz ponta para que suplente não discurse para ninguém

PUBLICADO NO GLOBO DESTA SEXTA-FEIRA, 19-4-2013
MARIA LIMA
De garçom do Senado a dublê de Senador por meia hora. A pedido do Senador João Costa (PPL-TO), o garçom Johnson Alves Moreira fez uma ponta de Senador para que Costa não discursasse no plenário vazio. Como presidente da sessão, já que não havia parlamentares para ocupar cadeiras enquanto estivesse na tribuna, o Senador do Partido da Pátria Livre fez um discurso de 14 páginas sobre aborto e “direitos do nascituro à luz do sistema do Direito romano e do ordenamento jurídico brasileiro”.
Com a TV Senado focada só em sua imagem, Costa encenou para uma plateia inexistente e gesticulou para o Senador falso, que retribuía com gestos afirmativos de cabeça.
- Senhor presidente, senhores Senadores, senhoras Senadoras, senhores e senhoras presentes, e aqueles que acompanham esta sessão pela rádio e TV Senado – começou Costa, para ninguém.
O “garçom-Senador” virou motivo de piadinhas dos seguranças, que sugeriram que ele fizesse um aparte. Indiferente, o Senador de verdade – suplente – discursava. Para encerrar, outra mentirinha, como se o plenário estivesse concorrido:
- Considerando a exiguidade do tempo e o número de oradores, solicito que as peças do pronunciamento sejam dadas como lidas. Obrigado pela atenção! – disse, saudando o plenário, mas tendo à frente só o garçom, também tocantinense.
- Gostei da experiência – disse Johnson.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

REPORTAGEM-BOMBA DA REVISTA VEJA TRAZ NOVAS REVELAÇÕES SOBRE ROSEMARY, A NAMORADA DO LULA.

A reportagem-bomba da revista Veja que chega às bancas neste sábado trata-se de petardo de alcance demolidor. Segundo consta, pelo que está no site da revista, a reportagem revela ao distinto público o que o governo descobriu ao investigar as ações da namorada de Lula no escritório da Presidência da República em São Paulo.
O que está na capa da revista é coisa de estremecer, já que afirma que Rosemary Noronha, se "esbaldava com o poder que recebia de Lula".
Desde que o assunto se tornou público pela imprensa, o ex-presidente tem se esquivado dos jornalistas e o tema, pelo menos por enquanto, antes dessa "investigação" do próprio governo que agora vem à luz, se tornou uma espécie de "tabu petralha". Segundo a revista as descobertas tem "perigo de explosão".
Neste caso convém montar plantão nas bancas porque essa edição de Veja tem tudo para evaporar como num passe de mágica.
Há quem afirme que muita gente não conseguirá dormir esta noite. É possível.

NO BLOG UCHO.INFO

Com apoio incondicional a Maduro, presidente Dilma Rousseff antecipa o que os brasileiros devem esperar

Dita branda – Respeito à democracia só existe na esquerda quando a própria é a única beneficiada. É assim que pensa e age a presidenteDilma Vana Rousseff, que ao chegar a Caracas declarou apoio ao pleito ocorrido no último domingo (14) e elegeu sob o manto da suspeição o bolivariano Nicolás Maduro.

“É uma nota [divulgada pelo bloco] que reitera o compromisso da Unasul com os processos democráticos, ao mesmo tempo que determina um posicionamento da Unasul como sendo de apoio à estabilidade, à paz e aos processos que constituem legalmente a sustentação democrática”, disse Dilma aos jornalistas que a aguardavam à porta do hotel na capital venezuelana, onde participa da cerimônia de posse de Maduro.
Na quinta-feira (18), uma reunião extraordinária da Unasul discutiu a situação na Venezuela e pediu o respeito ao resultado da eleição. Durante o encontro, convocado com urgência e que terminou na madrugada desta sexta-feira (19), o bloco também reconheceu a importância de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ter decidido verificar 100% das urnas eletrônicas, atendendo a um pedido da oposição venezuelana.
Dilma destacou ainda que a nota “define uma tomada positiva em relação ao Conselho Nacional Eleitoral e repudia as violências, as mortes, os feridos e também acrescenta no final um posicionamento no sentido de que haverá uma comissão da Unasul para acompanhar as investigações sobre direitos humanos”.
Encerrada a reunião, os governantes dos países que integram a Unasul apresentaram uma ata com cinco pontos de consenso. Além de reconhecer o CNE como órgão soberano para receber reclamações, o bloco parabenizou o presidente eleito e disse que pretende cooperar para a solução dos problemas que possam afetar a democracia na região.
Os membros da Unasul decidiram também que uma missão observadora acompanhará a investigação dos atos violentos ocorridos nesta semana durante as manifestações que pediam a recontagem dos votos. O governo bolivariano acusa a oposição de ser responsável pela morte de oito pessoas em decorrência dos protestos.
Dilma, assim como os outros chefes de Estado que estiveram reunidos, tem um conceito deturpado de democracia. Isso ficou claro por ocasião do impeachment de Fernando Lugo, então presidente do Paraguai. Lugo foi ejetado do cargo à luz da Constituição do país, mas a Dilma não se conformou e liderou um movimento que culminou com a suspensão temporária do Paraguai no Mercosul. Foi na esteira dessa vacância da cadeira paraguaia que a Venezuela conseguiu ingressar no bloco sul-americano.
O apoio obtuso e parcial de Dilma Rousseff ao suspeito processo eleitoral venezuelano mostra de forma clara e inconteste o que espera os brasileiros mais adiante. O projeto totalitarista de poder do Partido dos Trabalhadores está em marcha avançada e é semelhante ao que manteve Hugo Chávez no Palácio de Miraflores durante doze anos e garantiu a eleição do seu sucessor.
Os brasileiros de bem e que compreendem o estrito significado de democracia ainda têm uma nesga de tempo para lutar pela liberdade no País, o que não acontecerá à sombra do conhecido e teimoso comodismo da sociedade.

NO BLOG DO CORONEL


Estes senhores aí da foto são brasileiros. São donos de 13% do território nacional. São os maiores latifundiários do mundo. Cada curumim que mora em aldeia, tem direito a quase 200 hectares de terras. É a média per capita por indígena no Brasil. Esta área equivale a 300 campos de futebol. Mas os antropólogos, 'ongólogos' e petistas bobalhões como este aí da foto, acham pouco. Querem avançar sobre fazendas produtivas, que produzem comida e divisas para o país, porque estão em áreas originárias. Se este conceito valer, todo o Brasil deve ser dado para os povos indígenas, sejam eles verdadeiros ou das etnias Nike, Adidas, Flamengo. A Constituição Federal de 1988 foi clara: terras indígenas eram aquelas existentes na data da sua promulgação. O Ministério Público Federal, este ente que age por cima de todas as leis, juntamente coma Funai, que não se submete a ninguém, não aceitam. Quem dança não é o babaca aí em cima. Quem dança é o produtor rural. Quem dança é o pequeno agricultor. Quem dança é quem produz riquezas. Quem dança é o Brasil.


NO BLOG REAÇONARIA

Sejam Bem-Vindos

Quando surgem vozes dissonantes aqui e ali,mesmo em termos comportamentais ou culturais, a turma entusiasta deste aglomerado já tem na ponta da língua o conjunto de chavões para desacreditar os ousados e irresponsáveis que não seguem a corrente: São reacionários! Insistiu na crítica? Então é fascista. Contestou ainda mais? Nazista, elitista, anti-patriota, higienista e inimigo do povo. Quando num debate o que se tem é adjetivação farta para bloqueá-lo, está logo claro que bons argumentos para enfrentá-lo não há. No país em que um partido possui a Presidência da República desde 2002, controla os sindicatos, tem nas mãos de 70% a 80% do Congresso, a maioria absoluta das ONGs e grupos sociais organizados, apoio amplo de poderosas organizações como FEBRABAN e FIESP, uma rede enorme de jornalistas e ex-jornalistas simpáticos ou mesmo pagos pelo Governo, torna-se cada vez mais exótico pensar contra esta maioria. Muito mais raro tem sido se manifestar de qualquer forma contra este arco amplo e confuso que sustenta o grupo no poder. E não se está a falar aqui apenas de críticas filosóficas ou profundamente políticas não, até porque não há, nesta grande rede de alianças que governa o Brasil, um pensamento claro e definido sobre a estratégia de Governo. É quase coisa de maluco notar e criticar coisas absurdas como a desconexão do Ministro da Fazenda com a realidade; a administração ruinosa da Petrobrás; a perpetuação das piores práticas no trato com o dinheiro público; o apoio e defesa de políticos que há décadas só fazem crescer o currículo criminal; o preocupante crescimento da inflação; o descaso absoluto com a Segurança Pública; a total inexistência de políticas públicas voltadas para a melhoria da educação de base… São inúmeros os defeitos deste Governo, como é de se esperar de um estado tão gigantesco, desnorteado e sem auto-crítica necessária.
É contra esta intolerância à opinião, à crítica ideológica e factual, ao direito de pensar diferente que este grupo de blogs e sites se levanta. Erros a apontar, exageros e ações inaceitáveis não faltam a este Governo e ao pensamento político que guia suas ações.
Para poupar da timidez inicial os que de pronto se ofenderão com o que teremos por aqui, lhes oferecemos de presente o nome do nosso portal: “Reaçonaria”. O portal Reaçonaria não possui opinião única, apenas é intransigente na defesa de amplas liberdades individuais, respeito às Leis, filosofia e costumes que construíram as melhores e mais livres sociedades de nosso tempo. Nossa equipe e nosso site não são obras prontas, estão em permanente melhoria com a colaboração de cada um dos membros que já estão conosco, de tantos outros que ainda se juntarão e de você leitor.
Teremos aqui diversos colaboradores que escreverão semanalmente em suas colunas. Temos na equipe o Marcelo Centenaro, incansável pesquisador e leitor de autoras libertárias que está preparando traduções inéditas em Português. Teremos a seção “Arca Reaça”, onde traremos posts, artigos ou ensaios antigos que valem a pena ser relidos. Haverá a seção “A direita que ri” com imagens, piadas e posts bem-humorados. Haverá também espaço para artigos de leitores, quem quiser colaborar e ter seu artigo publicado, basta enviar e ser aprovado no nosso rigoroso controle de qualidade reaça. Por fim, semanalmente faremos a legenda de algum vídeo importante ou histórico.
Nobres progressistas de mãos dadas a criminosos condenados e notáveis heróis populares contemporâneos como Maluf, Sarney, Renan e José Dirceu, sejam sempre bem-vindos. E a todos aqueles que aqui estão por dispensarem a fartura de textos e análises políticas pró-Governo espalhados e bem remunerados por aí: sintam-se em casa!


O PT e a Educação – Um Resumo


gestao_educacao



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA