QUESTÕES VERNÁCULAS

Revista O Consolador, Ano 6 - N° 303 - 17 de Março de 2013
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


Examine os oito textos abaixo e veja se todos estão sintaticamente corretos:
1. Se tu e minha prima forem a Curitiba neste domingo, não deixem de me avisar, ouviram?
2. Olhe, querida, você não leva a mal a minha franqueza, mas isso parece-me ciúmes da tua parte.
3. Já é três de abril e o calor continua intenso. Se assim continuar, iremos na praia.
4. Escuta aqui, Maria. Você não acha que é preferível ficar em casa ouvindo boa música do que ir no cinema assistir uma fita cansativa?
5. Admiro de você, Francisco! Continuas desobedecendo o professor, cujas aulas só assiste raras vezes.
6. Logo que cheguei no recinto da ONU, disseram-me que os Estados Unidos foi o único país que não se fizeram representar.
7. Vossa Excelência, caro Deputado, está muito mudada! Acredite que, se o visse na rua, talvez não lhe reconhecesse.
8. Custei muito a chegar neste local, mas daqui vê-se as pessoas entrar e sair no motel.
Eis os mesmos textos depois de corrigidos:
1. Se tu e minha prima fordes a Curitiba neste domingo, não deixeis de me avisar, ouvistes?
2. Olhe, querida, você não leve a mal a minha franqueza, mas isso parecem-me ciúmes de sua parte.
3. Já são três de abril e o calor continua intenso. Se assim continuar, iremos à praia.
4. Escute aqui, Maria. Você não acha que é preferível ficar em casa ouvindo boa música a ir ao cinema assistir a uma fita cansativa?
5. Admiro-me de você, Francisco! Continua desobedecendo ao professor, a cujas aulas só assiste raras vezes.
6. Logo que cheguei ao recinto da ONU, disseram-me que os Estados Unidos foram o único país que não se fez representar.
7. Vossa Excelência, caro Deputado, está muito mudado! Acredite que, se o visse na rua, talvez não o reconhecesse.
8. Custou-me muito chegar a este local, mas daqui veem-se as pessoas entrar no motel e dele saírem.
*
Quando algum pernilongo nos atacar, lembremos que pernilongos e outros insetos não têm dentes; portanto, não mordem. O certo, pois, é dizer: Levei uma picada de pernilongo (e não uma mordida de pernilongo).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA