DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 31-01-13

NO BLOG DO EGÍDIO SERPA


Castelão: só enche com o axé da Ivete


Como encher de gente os novos estádios – ou arenas – que, com dinheiro público, são construídos, e alguns já inaugurados, para as copas da Fifa?

Esta pergunta está sendo feita não só em Fortaleza, mas também em Belo Horizonte, onde o novíssimo e moderníssimo Mineirão foi rejeitado pelo Atlético Mineiro – dono da maior torcida de Minas Gerais – como sede de seus jogos.
Os atleticanos optaram pelo também novo e moderno Independência, que tem custos menores de aluguel.
A empresa Arena Castelão tem um problemão a resolver:
Tirante os jogos das copas da Fifa e o Ceará x Fortaleza, só o axé da Ivete Sangalo encherá o Castelão.

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Sponholz

Sponholz

Após 23 anos, o PT perdeu a essência

Perguntaram a Getúlio Vargas como havia resolvido o problema dos tenentes, que tanto haviam contribuído para a Revolução de Trinta, mas, depois da vitória,  viram-se relegados ao papel de medíocres atores descartados da inauguração da peça a ser representada sem eles. O sagaz caudilho respondeu: “promovi-os a capitães...” Não foi bem assim, porque uma parte dos tenentes, Getúlio cooptou como interventores em diversos estados, levando uns a encetar longas carreiras políticas e outros a mergulhar nas profundezas da incapacidade de perceber que o mundo havia mudado. Se alguns dos tenentes de 30 chegaram a generais em 64, a verdade é que a categoria dissolveu-se no eterno embate entre amadores e profissionais. Essa constatação se faz a propósito do PT. Antes da tomada do poder, quantos idealistas havia, dispostos a sacrificar a própria alma em prol da mudança de usos, costumes, instituições e postulados que regiam o  país? Hoje, dez anos depois da ascensão do Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República, onde andam seus “tenentes”? Continue lendo no artigo de Carlos Chagas.

Como Renan,
Taques também é
alvo de denúncia

Candidato à presidência do Senado, Pedro Taques (PDT-MT) também enfrenta graves acusações, a exemplo do rival Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele trava uma batalha judicial contra um jornalista de Cuiabá, José Marcondes, o “Muvuca”, que o acusou de haver beneficiado, como procurador, a “máfia dos combustíveis” no Mato Grosso, cuja retribuição teria sido generosa doação a sua campanha.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Vínculo

A mulher do senador Pedro Taques atua no escritório de advocacia que defende os interesses do SindPetroleo, do comércio de combustíveis.

Reação na Justiça

Pedro Taques reagiu com indignação e processa “Muvuca”. Reafirma sua defesa da liberdade de imprensa, “mas com responsabilidade”.

Não atrapalha

Guido Mantega (Fazenda) acha que o reajuste dos combustíveis não atrapalha ninguém. Não no caso dele, que usa carro oficial, claro.

Casa de Noca

Alvará no Brasil é papel de embrulho: a prefeitura de Vitória multou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária por manter posto sem licença para funcionar. Se o governo federal faz, dono de boate também pode.

Sem noção

O folheto de apresentação da boate Kiss na internet mostra os bares vips, as instalações, a decoração, a noite da “vodca dupla”, menos a sinalização de emergência, as portas de saída e extintores de incêndio.

Invenção cruel

A Policia Federal investiga um site de inspiração nazi-fascista como autor da invenção de que o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) seria o dono oculto da boate Kiss. Ele mora em Santa Maria e conhece várias famílias enlutadas, por isso a acusação é particularmente cruel.

Armadilha do destino

Deve chegar à Itália hoje o corpo de Nicola Fumagalli, italiano que se jogou da janela de um hotel, sábado (26), em Brasília, após participar de ritual do Santo Daime na comunidade Jardim Juramidam, em Goiás.

Cidadão enganado

Ao comentar a descoberta de que a energia aumentou antes da redução anunciada pela presidenta Dilma, o deputado Ronaldo Caiado (DE-GO) concluiu que “o governo trocou a caneta pela caixa de maquiagem; o cidadão está sendo enganado, iludido”.

Herança maldita

A traulitada silenciosa do aumento da gasolina após o festejado discurso de Dilma reduzindo a tarifa de luz, lembra o estilo do ex-ministro Rubem Ricupero: “O que é ruim a gente esconde.”

Pensando bem...

...só no Brasil desconto vem com aumento.


NO BLOG DO NOBLAT

Diferentes, mas tragédias, por Ricardo Noblat

Jorge Viana (PT-AC) enviou uma carta padrão para os 80 demais senadores pedindo o voto deles para se eleger vice-presidente do Senado nesta sexta-feira.
Renan Calheiros (PMDB-AL) nem se deu a esse trabalho. Sem ter dito uma única vez de público até hoje que é candidato, se elegerá com folga presidente do Senado.
E pela segunda vez. Da primeira não chegou a completar os dois anos de mandato. Renunciou para não ser cassado por quebra de decoro. Tremenda quebra!
O lobista de uma empreiteira pagava a pensão da jornalista mãe de uma filha que Renan teve fora do seu casamento. Renan alegou que era pecuarista.
Sua fortuna em gado bastaria para pagar o valor de qualquer pensão. A Polícia Federal descobriu que ele mentiu. Foi denunciado pelo Procurador Geral da República.
“A denúncia que apresentei contra ele é muito consistente”, garantiu o Procurador. Caberá ao Supremo Tribunal Federal acatá-la ou não.


Renan assumirá a presidência do Senado na condição de denunciado por corrupção. Se a denúncia for acatada, presidirá o Senado na condição de processado por corrupção.
A desmoralização do Senado estará completa caso Renan acabe condenado. Ele perderá então a presidência, o mandato de senador, os direitos políticos e talvez a liberdade.
O PMDB é dono da maior bancada de senadores. E também da maior bancada de deputados federais. Daí porque indicará os presidentes do Senado e da Câmara.
É o que manda o regimento interno das duas Casas. Mas nada tem a ver com o regimento o fato de o PMDB indicar políticos suspeitos para o comando do Congresso.
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) espera colher na próxima segunda-feira uma vitória acachapante para presidente da Câmara. E não importa o apuro em que se meteu.
Um assessor de Henrique era dono da empresa que construía obras para prefeituras do Rio Grande do Norte com dinheiro federal obtido por... Henrique, naturalmente.
O assessor era também tesoureiro do PMDB no Estado. Notas fiscais frias permitiram a Henrique obter da Câmara o ressarcimento de despesas.
Seria mais do que razoável que o PMDB apontasse outros nomes para as presidências do Senado e da Câmara. 
Como não o fez, esperava-se que os demais partidos se recusassem a votar em Renan e em Henrique dado que se preocupam com a reputação do Congresso.

Mas quem disse que se preocupam? Quem disse que no lugar do PMDB procederiam de maneira diferente?
Argumentam que as vagas pertencem ao PMDB. É problema dele.
Cinismo puro!
Há tragédias que atraem a atenção coletiva e doem fundo, muito fundo. Santa Maria é um exemplo.
Há outras que quase passam despercebidas e parecem indolores. As eleições no Congresso são um exemplo.
Apesar de diferenças tão expressivas, ambas são tragédias.

'A elite de nossos países não gosta de nós', diz Lula em Cuba

Alexandre Haubrich, Brasil247
“Eu não reclamo, porque, no Brasil, a imprensa gosta muito de mim, só fala bem de mim... nasci assim, sou assim e vou morrer assim, irritando eles”. Foi nesse tom descontraído que o ex-presidente Lula discursou durante o encerramento da Terceira Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, no Palácio de Convenções de Havana, nesta quarta-feira.

“A gente muitas vezes fica reclamando da imprensa. Ficamos reclamando e não fazemos o que está ao nosso alcance", disse. "Com a internet, se tivéssemos uma unidade na América Latina, com nossos blogs, Twitter, Facebook, faríamos uma revolução na comunicação, e não precisaríamos mais pedir que publicassem o que queríamos”, completou.

Lula destacou ainda que os "ataques midiáticos" não acontecem apenas no Brasil, mas em todos os países com governos progressistas na América Latina: “A elite dos nossos países não gosta de nós, não é pelos erros que cometemos, é pelos acertos que cometemos”, disse.

Lula se encontra com Fidel Castro em Cuba Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula


Presidente do PT acusa setores do MP de atuação partidária

Denise Madueño, Estadão
No dia seguinte à confirmação de que a Procuradoria-Geral da República dará seguimento às acusações de suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo do mensalão, o presidente do PT, Rui Falcão, acusou setores do Ministério Público de atuação partidária.
Na reunião da bancada do PT na Câmara, Falcão referiu-se a "altos funcionários de Estado" que, em conluio com setores da mídia, fazem a "real oposição" ao governo.
"Há setores do Ministério Público que têm tido atuação partidária. Evidente agora com essa manipulação em torno do presidente Lula em uma ação deliberada do setor partidário", afirmou Falcão. Ele evitou personalizar a crítica ao procurador-geral, Roberto Gurgel, mas concordou quando o deputado Fernando Ferro (PT-PE) nomeou o procurador como oposição ao governo. Ferro defendeu uma fiscalização do Congresso sobre a atuação de Gurgel.

STF vira alvo de críticas em ato de apoio a Dirceu no Rio

O Globo
Presente ao evento promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em defesa do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato chorou na primeira fila do auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) ao ser lembrado pelo jornalista Raimundo Pereira, para quem o Mensalão "não existiu" e a Ação Penal 470 foi um "julgamento medieval".
Pizzolato foi lembrado por Pereira como um injustiçado. O ex-diretor de marketing do BB foi condenado a 12 anos e sete meses de reclusão, acusado de desviar verbas públicas para o esquema.
Ele também foi defendido pela esposa, Andréa Haais. "Estamos sofrendo. A nossa família foi aniquilada, foi destruída", afirmou. "O Pizzolato nunca teve cargo no PT. Nós somos os pangarés, aqueles que ajudaram a eleger o Lula [o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva]", acrescentou.


Consumidor já paga até R$ 3 por litro de gasolina

Estadão
O reajuste dos combustíveis já foi repassado para o consumidor. O acréscimo nas bombas foi entre R$ 0,10 e R$ 0,12 por litro. Nas cidades do Rio e de São Paulo, o preço por litro chegou a superar os R$ 3. Num posto da Rua Pedroso de Moraes, zona oeste paulistana, o preço do litro, por exemplo, passou de R$ 2,899 para R$ 3,019, uma alta de 4,1%.
O governo federal autorizou a Petrobrás a reajustar o valor dos combustíveis nas refinarias na terça-feira. A gasolina foi reajustada em 6,6%, e o óleo diesel, 5,4%. Para não espantar os clientes e por causa da concorrência, alguns donos de postos tentam diluir a alta, repassando um valor menor do que o reajuste já anunciado na terça-feira. "Ainda não sabemos de quanto vai ser o reajuste, mas só vamos repassar aquilo que vier da distribuidora", disse Fernando Sobral, gerente de outro posto na Avenida Sumaré.


NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Presidente do PT acha que imprensa e Ministério Público podem levar o país ao nazismo e ao fascismo. Aceito o desafio de demonstrar que o petismo pode ser herdeiro dos fascistas, mas jamais o jornalismo livre

Rui Falcão, presidente do PT, ainda não se conformou com a imprensa independente e afirmou ontem, na Câmara, que esse jornalismo que ele deplora e o Ministério Público podem conduzir o país ao nazismo e ao fascismo. Esta quarta-feira foi um dia adequado para tratar do tema. Há 80 anos, Adolf Hitler chegava ao poder na Alemanha. Escrevi um post a respeitoO nazismo — a forma que tomou o fascismo alemão — tinha um ideário e um programa para a imprensa. Já chego lá.
Falcão, reconduzido à presidência do PT com o apoio unânime dos mensaleiros, acha que os jornalistas e o Ministério Público demonizam a política. Leio naFolha esta declaração formidável:
“Sejamos francos: quem é a oposição no Brasil? Há oposição dos partidos políticos, mas há oposição mais forte, mas que não mostra a cara, quando poderia fazê-lo. É o que chamo de oposição extrapartidária, que se materializa numa declaração que a imprensa veiculou de Judith Brito, que disse com todas as letras: ‘como a oposição não cumpre seu papel, nós temos que fazer’. E vem fazendo.”
Judith Brito é a presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais). E não! Ela não afirmou o que Falcão lhe atribui. Ele pinça duas ou três palavras de uma resposta mais ampla dada ao Globo. O link da reportagem está aquiEla criticava, e com absoluta razão, o Plano Nacional de Direitos Humanos (neste blog, chamado de “Plano Nacional-Socialista de Direitos Humanos), que simplesmente instituía a censura no país. E fez uma afirmação que sustento neste blog desde o primeiro dia. Reproduzo:
“A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação. E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo.
A declaração é de março de 2010. Judith disse o óbvio: uma das atribuições da imprensa é mesmo vigiar o poder e os poderosos, segundo os marcos legais e constitucionais. Ocorre que, nas democracias, essa é também uma das tarefas da oposição. Como, no Brasil, ela anda tímida e atrofiada, em contraste com a hipertrofia do governo, a imprensa acaba assumindo o lugar da única voz discordante. MAS ATENÇÃO! NÃO PORQUE TENHA UM PROJETO POLÍTICO! Não tem! Aliás, existem “imprensas”, no plural.
Falcão, este notável pensador de rapina, acaba se traindo e revela o que ele próprio pensa da oposição: é fraca e irrelevante. Na verdade, ela não o preocupa e aos petistas; tiram de letra! Chato mesmo é ter de aguentar o jornalismo que ainda não se rendeu, que ainda não caiu de joelhos. E olhem que vocês conhecem a rotina de sabujice que tem caracterizado a grande imprensa nestes tempos. O próprio Falcão foi tratado na CBN, por exemplo (leia post), como o defensor das criancinhas, embora tenha feito um projeto de lei inconstitucional. Fernando Haddad aparece como herói da cidade. Políticos de oposição têm sido impiedosamente ridicularizados. O petismo emplaca a pauta que bem entender em certos veículos. Não está bom para Falcão.
Nota antes que continue: quem ouvia atentamente o discurso de Falcão em seu primeiro dia de trabalho na Câmara? José Genoino, o deputado condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. O presidente do PT só não incluiu o Poder Judiciário entre os agentes do novo nazifascismo porque se acovardou.
Quem repete os nazistas mesmo?Pois é… Ontem lembrei trechos aqui do programa dos nazistas e afirmei que qualquer semelhança com as teses dos partidos de esquerda não era mera coincidência. Ao contrário: a raiz do pensamento é comum. A tentação de se criarem entes que vigiem a sociedade — quando, nas democracias, é a sociedade que vigia esses entes — é a mesma. Fascismo e comunismo reúnem os fanáticos da reengenharia social e do controle das vontades. E a imprensa livre está muito além daquilo que eles podem tolerar.
Vejam se o item 23 do programa nazista não se encaixa à perfeição no discurso de Rui Falcão (em vermelho):
23. Exigimos que se lute pela lei contra a mentira política deliberada e a sua divulgação através da imprensa. Para que se torne possível a constituição de uma imprensa alemã, exigimos:
a) que todos os redatores e colaboradores de jornais editados em língua alemã sejam obrigatoriamente membros do povo (Volksgenossen);
b) que os jornais não-alemães sejam submetidos à autorização expressa do Estado para poderem circular. Que eles não possam ser impressos em língua alemã;
c) que toda participação financeira e toda influência de não-alemães sobre os jornais alemães sejam proibidas por lei, e exigimos que se adote como sanção para  toda e qualquer infração o fechamento da empresa jornalística e a expulsão imediata dos não-alemães envolvidos para fora do Reich.
Os jornais que colidirem com o interesse geral devem ser interditados. Exigimos que a lei combata as tendências artísticas e literárias que exerçam influência debilitante sobre a vida do nosso povo, e o fechamento dos estabelecimentos que se oponham às exigências acima
.
Aliás, boa parte da pregação petista seria abraçada pelo nacional-socialismo sem hesitação, como se pode ver aqui. Se é de nazistas e fascistas que Rui Falcão quer falar, eu topo a brincadeira. E, como se nota, estaremos em campos opostos nisso também.
Somos “os judeus” de Rui FalcãoContestando um vídeo gravado por este senhor, em que, ora vejam!, ele atacava a imprensa livre — e é por isso que essa gente paga a imprensa do nariz marrom com o nosso dinheiro —, demonstrei as semelhanças que havia entre a sua fala e um pronunciamento de Goebbels no dia 10 de fevereiro de 1933. Hitler estava no poder havia apenas 11 dias.
Um dos alvos de Goebbels no discurso foi a imprensa dos “judeus insolentes”. Leiam trechos:
(…)
Se hoje a imprensa judaica acredita que pode fazer ameaças veladas contra o movimento Nacional-Socialista e acredita que pode burlar nossos meios de defesa, então, não deve continuar mentindo. Um dia nossa paciência vai acabar e calaremos esses judeus insolentes, bocas mentirosas!
(…)
Eu só queria acertar as contas com os [nossos] inimigos na imprensa e com os partidos inimigos e dizer-lhes pessoalmente o que quero dizer em todas as rádios alemãs para milhões de pessoas.
Eis aí. Somos os “judeus insolentes” de Rui Falcão.
Enquanto o presidente do PT fazia esse discurso, Luiz Inácio Apedeuta da Silva, o chefão do partido, celebrava o reino da liberdade e da justiça em Cuba.
Por Reinaldo Azevedo

NO BLOG DO CORONELEAKS

Você vai pagar R$ 250 mil para Daniel Dantas por danos morais.

A Caixa, que ninguém consegue explicar porque patrocina o blogueiro do esgoto Paulo Henrique Amorim, o colecionador de processos e causas perdidas na Justiça, vai pagar R$ 250 mil de indenização por danos morais para Daniel Dantas. Quer dizer: eu, você e o povo brasileiro vamos pagar, novamente,  pelos crimes deste delinquente. Leia aqui no Implicante. 



Lavem a Câmara!

Um mensaleiro quadrilheiro condenado tomou posse na Câmara. Onde estão as vassouras, o sabão e os faxineiros?

Sem referência ao mensalão e sob aplausos, o deputado José Genoino (PT-SP) circulou nesta quarta-feira com desenvoltura em seu primeiro compromisso com a bancada do PT na Câmara. Ele assumiu o mandato no início do mês, em pleno recesso parlamentar. No ano passado, o petista foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a quase sete anos de prisão pelos crimes cometidos no mensalão. Genoino fez questão de cumprimentar um a um os assessores e deputados que estavam na sala. Recebeu abraços apertados e quando foi anunciado como um dos novos parlamentares da bancada foi bastante aplaudido.(Folha Poder)





NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES

Há quantos dias Lula foge de perguntas sobre a Primeira Assombração? Confira a contagem no centro da coluna

Só nas últimas 30 horas 37 milicianos a serviço da seita apareceram por aqui para, entre um insulto à mídia golpista e uma imprecação contra FHC, berrar a mesma exigência: devo parar imediatamente de escrever sobre o caso de polícia estrelado em parceria por Lula e Rosemary Noronha. É hora de controlar a inveja provocada pelo construtor do Brasil Maravilha, repetem. Vire o disco, mude de assunto, trate  de coisas relevantes. Chega de ficar lembrando que há mais de dois meses o palanque ambulante foge de perguntas sem resposta sobre a primeiríssima amiga que se transformou na Primeira Assombração.
Entusiasmado com a gritaria dos que acham que mexer com Lula é mexer com eles, decidi que tratar do assunto duas ou três vezes por semana é pouco. A procissão dos comparsas coléricos está de bom tamanho, mas merece crescer.  E vai, graças ao espaço aberto nesta terça-feira no centro da coluna: ali os leitores poderão saber há exatamente quantos dias o ex-presidente foge da história que o persegue desde 23 de novembro. “Lula ainda não disse nada sobre o caso Rose, que já completou…”, repete o texto. Só muda a contagem dos dias de mudez malandra. No momento, são 68.  No primeiro minuto da quinta-feira, serão 69.
Como ensinou Chacrinha, um programa de TV só acaba quando termina. O galã da chanchada pornopolítica que enriqueceu a quadrilha de Rose acredita que esse filme de quinta ficará sem desfecho. Logo vai descobrir que errou.

NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM

LULA VISITA MUSEU CERA EM CUBA E AFAGA A ESTÁTUA DE FIDEL CASTRO

Lula no museu de cera; afagando a estátua de Fidel Castro. (Foto-release do Instituto Apedêutico publicada no site de O Globo e em todos os jornalões brasileiros)
Lula pega nas mãos da estátua de Fidel Castro, no Museu de Cera de Havana. Momentos após concedeu uma entrevista e tascou: "A verdade nua e crua é que as elites políticas e econômicas de nossos países não gostam de nós", segundo relata press-release do Instituto Apedêutico que é destaque em todos os jornalões. Neste momento os diretores da empreiteira Odebrecht, que realiza obras em Cuba, financiadas com dinheiro do BNDES, deram risadas. 

A risada pelega e sabuja é compartilhada pela maioria dos grandes empresários brasileiros que continuam fabricando máquinas de moer cana. Não é para menos que o nível de competitividade da indústria brasileira é praticamente zero. Até o dia - o que não está longe - as indústrias deste país desaparecerão por completo. 

Só continuarão dando risadas seus proprietários que já devem ser feito suas economias em algum paraíso fiscal decorrentes da farra da "desoneração" fiscal com a qual o governo do PT e seus áulicos agradece o "ajutório" concedido às suas campanhas eleitorais.

Convenhamos, um pais que tem um governo que paparica ditaduras com a cubana não pode ser levado a sério.

Nego-me a tecer comentários e análises referentes as já surradas tiradas cínicas de Lula e seus sequazes. 

Portanto, valho-me da ironia. Aliás, é o que resta face a uma imprensa ordinária onde a crítica consequente cedeu lugar ao cinismo em forma de manchete.

Obs.: Não se sabe se Rosemary Noronha está na comitiva de Lula.

EXTREMA DEBILIDADE DE HUGO CHÁVEZ IMPEDE SEU RETORNO À VENEZUELA

O site do diário espanhol ABC, traz nova reportagem do jornalista Emili J. Blasco, correspondente em Washington (DC), revelando a situação do estado de saúde do caudilho Hugo Chávez, que há 48 dias permanece internado em hospital de Havana, a capital cubana, tentando vencer o câncer que lhe acomete há um ano e meio.

Em tradução livre do espanhol, eis os primeiros parágrafos da reportagem e, em seguida transcrevo a primeira parte no original em espanhol com link para leitura completa. Eis o que relata Emili Blasco:

A débil condição física em que se encontra Hugo Chávez impede até esta data o seu previsto traslado a Caracas para um breve ato de tomada de posse para seu novo mandato, o que deverá acontecer tão logo suposte a viagem de avião.
Sofrendo de deficiência respiratória e com fortes dores que a equipe médicca não consegue controlar, nos últimos dias o presidente venezuelano continuava submetido de forma intermitente à respiração artificial, de acordo com fontes em contato que supervisionam sua evolução. Essas (fontes) asseguram que os médicos estão tentando "reforçar"sua condição física ainda que por breve período, para que suporte uma viagem de ida e volta a Caracas.

Ao menos em uma ocasião, durante 48 horas, nos dias 17 e 18 de janeiro, um avião especial esteve à disposição em Cuba para levar Chávez a CAracas. O plano era transportá-lo em maca desde a clínica Cimeq de Havana até o Hospital Militar da capital venezuelana, onde várias dependências tinham sido reservadas para as necessidades do presidente. Ao final, a viagem foi abortada em razão da precariedade física do paciente.

(...)

Fraqueza de Chávez resulta de uma operação muito invasiva, que envolveu a remoção cirúrgica de vários órgãos da pelve, como parte do intestino. Um forte desconforto no abdome, combinado com metástases ósseas que sofre, produzem dor considerável para o presidente, de acordo com as fontes que conta este jornal. Estas fontes confirmam que continuam progredindo os sintomas do câncer.

EN ESPAÑOL - La débil condición física en la que se encuentra Hugo Chávezsigue impidiendo hasta la fecha su previsto traslado a Caracas para un breve acto de juramentación, que se producirá tan pronto pueda soportar el viaje en avión.
Aquejado de deficiencia respiratoria y con fuertes dolores que el equipo médico no consigue controlar, los últimos días el presidente venezolano continuaba sometido intermitentemente a respiración artificial, de acuerdo con fuentes en contacto con quienes supervisan su evolución. Estas aseguran que los médicos están intentando “reforzarle” temporalmente, para que pueda realizar un desplazamiento de ida y vuelta.
Al menos en una ocasión, durante 48 horas, los días 17 y 18 de enero, un avión especial estuvo dispuesto en Cuba para llevar a Chávez a Caracas. El plan era trasladarle en camilla desde el Cimeq de La Habana hasta el Hospital Militar de la capital venezolana, donde varias plantas se habían reservado para las necesidades del presidente. Al final, el viaje se abortó por la precariedad física del paciente.
Lo antes posible
En estos momentos, la idea es realizar lo antes posible ese viaje, con juramentación en el propio Hospital Militar, o bien en el Palacio de Miraflores si su delicada salud lo permite, ante el reducido grupo de miembros del Tribunal Supremo. Después regresaría a La Habana para continuar con el tratamiento que requiere el cáncer que sufre.
Además de juramentar, se supone que Chávez designaría vicepresidente a Nicolás Maduro. Así sería este, y no el presidente de la Asamblea Nacional,Diosdado Cabello, quien encabece el Estado hasta unas rápidas elecciones, por renuncia o incapacidad de Chávez.
A pesar de que prácticamente ha superado la grave infección pulmonar contraída en el postoperatorio de la intervención quirúrgica del 11 de diciembre, el presidente sigue con deficiencia respiratoria. En las últimas semanas ha alternado jornadas en la que sus funciones respiratorias eran asistidas mediante ventilador con jornadas en las que los médicos dejaban al paciente respirar por si solo, con el fin de evitar el riesgo de nuevas infecciones, que en ocasiones se producen por la ventilación artificial, y de intentar fortalecer los músculos que intervienen en esa función.
La debilidad de Chávez deriva de una operación muy invasiva, que supuso la extracción quirúrgica de varios órganos ubicados en la pelvis, como parte del intestino. Un fuerte malestar en el abdomen, combinado con la metástasis en huesos que sufre, está produciendo considerables dolores al presidente, según aseguran las fuentes con que cuenta esta diario. Estas precisan que siguen progresando los síntomas del cáncer. Hacer CLICK AQUI para leer toda la história

NO BLOG ALERTA TOTAL

Consumidor já sente na bomba reajuste de combustíveis que apenas ameniza rombo bilionário na Petrobrás

Por Jorge Serrão – serrao@alertatotal.net 

A ganância imediatista dos donos de posto de combustíveis já provoca desde ontem uma dorzinha no bolso de quem vai abastecer. Trata-se de uma postura nada ética nos negócios contra o interesse público. O reajuste de preços de gasolina e do diesel nas distribuidoras não deveria ter impacto direto e imediato para o consumidor na bomba de abastecimento. O problema é que teve! No Rio de Janeiro ocorreram altas absurdas de até 10%. Um assalto a bomba armada!

Mais infeliz que tal jogada oportunista é a declaração do ministro Guido Mantega. O apadrinhado de Lula (que mais nada manda na Fazenda) cometeu a burra ousadia de opinar que o aumento “é uma pequena correção que não vai atrapalhar ninguém”. Como de costume, Mantega está erradíssimo. Se a nova alta terá um impacto de 0,16 ponto percentual na inflação, como ele mesmo admitiu, claro que o cidadão-consumidor contribuinte terá alguma perda – por menor que seja. 

Além disso, qualquer idiota sabe que o reajuste de combustíveis detona “uma onda psicológica” de aumentos de outros produtos e serviços. Custo de fretes e passagens de ônibus terão de acompanhar a subida. Na prática, o reajuste de 6,6% para a gasolina e 5,4% para o diesel nas refinarias – promovido pela deficitária Petrobras – deveria ter um impacto de 4% a 5% nas bombas, só a partir do mês que vem, de acordo com a área econômica do governo.

A Petrobrás paga caro por subsidiar o preço da gasolina – que é turbinado pela alta carga tributária no Brasil. A numerologia é cruel com a empresa que vende combustível mais barato do que paga pela importação. O aumento anunciado dará um reforço mínimo de R$ 540 milhões e máximo de R$ 650 milhões por mês no caixa da companhia. Mas estatal capimunista continuará perdendo cerca de R$ 1,2 bilhão mensais. Antes do reajuste, o rombo mensal era de R$ 2 bilhões.

Como a Petrobrás não pode desinvestir, a previsão real é que ocorram novos aumentos. Afinal, a defasagem da gasolina está em 11,2% e a do diesel, em 19,7%. Complicado é que qualquer reajuste (sempre inflacionário dos combustíveis) não resolverá os rombos gerados pela má gestão de projetos ambiciosos e metas irreais da Petrobrás – tudo produzido na gestão do baiano José Sérgio Gabrielli, um dos homens da máxima confiança do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro apontado pelos investidores como o grande responsável pela incompetente gestão de caixa da Petrobrás é seu diretor financeiro Almir Barbassa. O dirigente é o rolador diário das dívidas junto a grandes bancos internacionais para segurar o tsunami deficitário no caixa da companhia. Todas as principais decisões táticas e estratégicas dos “planos de investimento” empresa passam por ele. Barbassa é imexível porque é aliado da turma de Guido Mantega e do chefão Lula.

O poder de Barbassa é tanto que alguns o consideram o “presidente paralelo” da Petrobrás. Maria das Graças Foster, amiga da Presidenta Dilma Rousseff, é considerada uma técnica competente que herdou uma herança maldita” da má gestão de Gabrielli. Nem Dilma (que presidia, na gestão Lula, o Conselho de Administração da Petrobrás) teve como mexer com o poderoso Barbassa. Nem Graça se engraça com ele. E ainda padece da desgraça de ser atropelada por decisões financeiras dele. 

Na gestão (?) Barbassa, a Petrobras opera no vermelho do PT. Gera cerca de US$ 30 bilhões, mas gasta US$ 42 bilhões (nas contas do Credit Suisse First Boston, em projeção para o resultado fechado de 2012). Até setembro, as dívidas somam R$ 133,9 bilhões, valor que é 2,5 vezes a sua geração de caixa. Entre 2009 e 2012, o rombo no caixa da estatal pode ter chegado a US$ 54 bilhões.

Em síntese, a estatal de economia mista tem gasto sistematicamente bem mais do que consegue gerar de receitas. Assim, seu endividamento cresce de forma preocupante. O Citibank prevê que, até o final deste ano, a relação entre a dívida e o patrimônio líquido da Petrobras deve subir para 33,2%. O número chega próximo ao limite de 35%. Se passar disto, a Petrobrás perde seu grau de investimento (investment grade). O desafio é a energia para impedir que tal desgraça aconteça.

O mais grave problema prático da empresa hoje é sua queda de produção – justamente no momento em que o consumo de combustíveis cresce. O mais danoso efeito psicológico contra a Petrobrás, no mercado, é a constante desvalorização de suas ações ordinárias e preferenciais. Os prejuízos irritam investidores estrangeiros e acionistas minoritários brasileiros. No segundo trimestre do ano passado, a Petrobrás registrou prejuízo de R$ 1,3 bilhão. O susto foi o primeiro resultado negativo desde 1999.

Ontem, a Petrobrás perdeu nada menos que R$ 12,5 bilhões em valor de mercado. Mas o número tende a ficar menos feio em médio prazo. Até porque o mercado trabalha com a projeção de que o recente reajuste dos combustíveis vai elevar em R$ 4,3 bilhões o lucro da Petrobras em 2013. Na próxima segunda-feira, para alegria dos grandes jornais que faturam alto com a publicação de cadernos especiais de balanços, a Petrobras vai divulgar os resultados do quarto trimestre de 2012. A previsão é de lucro entre R$ 4,5 e R$ 5 (bilhões).

Inflação voltando?

O reajuste nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, anunciado pela Petrobras, pode ser o estopim para o aumento inflacionário.

Quem faz tal advertência é o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Reginaldo Gonçalves:

O reflexo desse aumento certamente desencadeará aumento de preços e serviços. A estratégia do governo de redução da tarifa de energia, além de aumentar o endividamento public, não será capaz de conter o repasse da alta do combustível para o consumidor final. Os caminhos podem indicar que teremos que conviver com a sombra da inflação em 2013, já que esse aumento não deve repor todas as perdas da Petrobras e a inércia do governo em obras estruturais podem demandar tempo para melhoria do custo brasil”.


Lobby da inspeção veicular

O governador Geraldo Alckmin sofre pressão de empreiteiros porque São Paulo não vai implantar a inspeção veicular obrigatória em todo o Estado em 2013.

As grandes empreiteiras já tinham como certo que a adoção do esquema em todo o Estado de São Paulo facilitaria o projeto de faturar alto, em todo o Brasil, com mais esta taxa extorsiva.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pressionado a cumprir sua promessa de campanha de acabar com a taxa de inspeção, ainda não sabe como vai lidar com o subsídio para conter a perda de receita com o esquema Controlar.

Capimunismo é isto aí...

Propaganda do Ministério do Planejamento festeja que “as empresas estatais federais brasileiras bateram dois recordes em 2012, alcançando o melhor desempenho absoluto da história, com R$ 97,9 bilhões em investimentos”:

“Na prática, isto significa que, em média, as estatais brasileiras nunca realizaram tantos investimentos quanto no ano passado”.

Segundo a turma do Planejamento, “o orçamento de investimento das estatais para 2013 será ainda maior do que em 2012 (R$ 105,6 bilhões) e atingirá o patamar dos R$ 110 bilhões”.

Bem na fita?

Na versão oficial, tudo vai bem, no melhor dos mundos, para a empresa em cuja gestão Graça não rima com Barbassa:

O Grupo Petrobras realizou R$ 85,9 bilhões em investimentos, alcançando o melhor desempenho entre todas as estatais: 98,1% do seu orçamento de investimentos para o ano (R$ 87,5 bilhões). O crescimento nominal é de 20,5% em relação ao realizado em 2011 (R$ 71,3 bilhões)”.

A Portaria nº 1, de 29 de janeiro de 2013, publicada no Diário Oficial da União, traz os números.


Temer poeta

José Sarney, nosso imortal da Academia Brasileira de Letras, que se cuide...

O vice-presidente da República, o maçom Michel Temer, lança nesta quinta-feira, em São Paulo, a obra Anônima Intimidade.

Trata-se de um livro com 120 poemas que, segundo Temer, foram escritos em guardanapos de papel durante suas viagens entre Brasília e São Paulo.

O lançamento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 18h.



Detonando o Renan

Uma petição on line aberta pela ONG Rio da Paz no site da AVAAZ já reuniu em 24 horas quase 100 mil assinaturas contra a pretensão do político Renan Calheiros voltar a assumir a presidência do Senado.

O manifesto, que será entregue aos senadores antes da votação, tem apoio de diversos políticos brasileiros que se opõem à candidatura de Calheiros e ganhou, em poucas horas, enorme repercussão nas redes sociais.

A AVAAZ é a maior plataforma de campanhas on line do mundo, com mais de 17 milhões de membros em todos os países.

Detalhe: esta campanha contra a posse de Renan tem tudo para bater um recorde de assinaturas.

O texto contra o senador

O Senador Renan Calheiros, que acaba de ser denunciado criminalmente ao STF pelo Procurador-Geral da República, é o favorito para ser o próximo presidente do Senado. Somente uma mobilização gigantesca pode impedir esta vergonha. 

A última vez que Renan Calheiros foi Presidente do Senado, em 2007, ele teve que renunciar após sérias denúncias de que um lobista pagava suas despesas pessoais, paralisando o Senado por meses. A denúncia agora é que para se defender daquelas acusações ele apresentou notas falsas. Após a aprovação da lei da Ficha Limpa e do julgamento do Mensalão o país precisa deixar claro que não aceita mais que a moralidade pública fique em segundo plano. 

Antes da denúncia ao STF, Renan era franco favorito, mas agora está surgindo uma forte articulação entre os Senadores contra sua candidatura e uma mobilização popular gigantesca nas próximas 48 horas -- antes da eleição na sexta-feira -- pode enterrar de vez os Planos de Renan. Assine agora essa petição, que foi criada pela ONG Rio de Paz, e ao atingirmos 100.000 assinaturas ela será lida no plenário do Senado por Senadores que se opõem a Renan.


Desrespeito aos mortos

Do leitor Pedro Paulo Rocha - Eng./MSc/Prof aposentado, criticando o oportunismo dos petistas com a tragédia de Santa Maria:

“É deveras lamentável a catástrofe que ceifou a vida de quase 250 jovens na flor da idade, devido à incúria das autoridades públicas, do dono da boate e dos músicos, diretamente responsáveis pelo incêndio que destruiu tantas vidas. Contudo, é muito mais lamentável que este infortúnio seja explorado para fins eleitorais por uma pessoa que não se manifestara quando antes também tivemos centenas de mortes nas enchentes e desmoronamentos de Angra dos Reis, Petrópolis, Teresópolis e Friburgo e agora venha, cheia de lágrimas e com voz embargada por uma teatral emoção, cabalar votos para as próximas eleições. Se eu fosse pai de uma das vítimas a teria escorraçado”.

Leia também (abaixo) o artigo do General José Carlos Leite Filho: A tragédia de Santa Maria e o poder militar 

Respeito aos mortos-vivos



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.


NO BLOG UCHO.INFO

Incompetência do governo do PT custa à Petrobras e aos brasileiros US$ 73 milhões por dia

Caso de polícia – Ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega portou-se como zombeteiro ao afirmar que o aumento do preço dos combustíveis “não atrapalha”. Mantega, que já mostrou ser péssimo com a calculadora, nem sequer imagina o que ocorre no cotidiano brasileiro, exceto pelos números estatísticos que encontra diariamente sobre a escrivaninha.

O aumento do preço da gasolina, decidido para não comprometer ainda mais o sangrado caixa da Petrobras, que compra o produto mais caro no exterior e vende mais barato no mercado interno, já trouxe consequências perversas ao consumidor. Postos de combustíveis em todo o País aumentaram os preços, sendo que em São Paulo, maior cidade brasileira, alguns comerciantes partiram para o abuso. EM alguns locais o aumento ultrapassou os 10%. O preço da gasolina ao consumidor final já está custando R$ 3 por litro.
A incompetência que marca o governo do PT não pode ser contestada por nenhum dos integrantes do partido, pois os números não mentem. Para evitar que a inflação fugisse totalmente do controle, o Palácio do Planalto obrigou a Petrobras a esse bilionário sacrifício financeiro, desrespeitando os acionistas minoritários da empresa, que em três anos perdeu 40% do seu valor e duas posições no ranking das maiores companhias petrolíferas do planeta. A Petrobras caiu do segundo para o quarto lugar, agora atrás das norte-americanas ExxonMobil e Chevron e da colombiana Ecopetrol.
Em 1º de janeiro de 2010, a Petrobras valia US$ 199,3 bilhões. Três anos depois, o valor da empresa despencou para US$ 119,9 bilhões. Para quem gosta de números, a Petrobras perdeu nesse período o equivalente a 66,72% do seu valor atual. Para avaliar a extensão do estrago, a incompetência do Partido dos Trabalhadores, que conseguiu arruinar a economia nacional em uma década, custou à Petrobras e aos brasileiros U$ 73 milhões de dólares por dia.
Na campanha de 2006, quando Lula e Geraldo Alckmin concorriam à Presidência da República, os petistas apelaram ao jogo rasteiro, como sempre, e espalharam o boato que o PSDB, se voltasse ao poder, privatizaria a Petrobras. O PT é muito eficiente para fazer gazeta e gritaria em porta de fábrica, mas agora não há um daqueles mentirosos para explicar mágica numérica que aconteceu na estatal.
O aumento anunciado pela Petrobras na noite de terça-feira (29) não foi bem recebido pelo mercado financeiro, que entendeu ser pequeno demais para recuperar os prejuízos acumulados pela empresa nos últimos anos. No pregão de quarta-feira (30) da Bovespa, as ações da Petrobras registraram queda de 5,12% (ON) e 4,76% (PN).
Mas os brasileiros não muito a reclamar, porque quando Lula apresentou Dilma Rousseff como candidata, disse que a companheira de legenda era a garantia de continuidade. Pelo menos dessa vez o ex-metalúrgico não mentiu, porque a lambança prosseguiu na mesma toada.

O Brasil está a um passo da ditadura esquerdista, mas o povo continua acreditando que Lula é um semideus

Caminho perigoso – Como se impõe um regime ditatorial em um país que vive sob o manto da democracia? Basta estar no poder, ter calma, planejamento e submeter parcelas da sociedade, vítimas da inoperância do Estado, a projetos ufanistas e pirotécnicos, que não passam de armadilhas para fisgar inocentes. Isso é que tem feio o PT desde a chegada de Luiz Inácio da Silva no Palácio do Planalto.

O projeto totalitarista vem sendo implantado lenta e continuamente, sem que a sociedade perceba o perigo. Por enquanto os brasileiros estão preocupados com a crise econômica, e com razão, mas o perigo vai muito além.
Entender esse perigoso plano não é difícil. Ardiloso, verdadeiro animal político, Lula aproveitou a crise de 2008 e empurrou a sociedade na seara do consumismo, sob a desculpa de que era preciso evitar os efeitos do que ele, de forma galhofeira, chamou de “marolinha”. E esse estilo fanfarrão faz parte do modo de atuar dos ditadores modernos. Basta ver as micagens do moribundo tiranete Hugo Chávez, que está mais para palhaço de circo do que para chefe de Estado.
Ciente da existência de um desejo de consumo reprimido, Lula conseguiu abduzir a consciência de 40 milhões de consumidores, que da noite para o dia passaram a integrar a nova classe média inventada pelo PT. O ucho.info, assim como qualquer brasileiro, é a favor que todas as pessoas tenham acesso a produtos e serviços, mas é preciso que esse movimento se dê através do aumento real do poder de compra, não pela concessão do crédito fácil, que depois da segunda prestação já passa para o universo da inadimplência.
Outra parcela da sociedade que Lula, Dilma e o PT conseguiram atrair foi a formada pelos mais pobres e carentes. Juntaram no Bolsa Família uma série de benefícios sociais, fazendo do programa uma ferramenta que acabou criando um curral eleitoral. O pior é que no Bolsa Família a contrapartida não é cobrada devidamente do beneficiário. Qual é essa contrapartida. Enviar os filhos menores à escola pública. Pois bem, como o ensino público no Brasil é um fiasco, mandar o filho à escola ou não mandar dá na mesma.
Os estudantes universitários, que, como sempre acontece, são estreantes iludidos pela utopia esquerdista, nem em sonho nos remetem ao que um dia foi o movimento dos “caras-pintadas”, que apeou Fernando do Collor do poder, que se comparado a Lula é um aprendiz de feiticeiro em termos de escândalos de corrupção. A UNE trocou o silêncio obsequioso por verbas milionárias despejadas pelo Palácio do Planalto. Isso é algo tão evidente, que na tragédia de Santa Maria, onde morreram mais de 200 jovens universitários, a UNE, sabendo do que há por trás do ocorrido, demorou dois dias para publicar em seu site uma nota de pesar. E só o fez porque foi duramente cobrada nas redes sociais. Do contrário teria permanecido quieta, como se os jovens que morreram não fossem seus representados.
O PT soube fechar o cerco e continuou avançando, à sombra do populismo barato. Reza a Constituição Federal que todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza. Isso significa também que o Estado não pode privilegiar uma parcela da sociedade em detrimento de outra. Mas ao PT pouco importa o que determina a Constituição. Dá-se um jeito e o populismo segue como cortina de fumaça da ditadura.
Criaram as cotas raciais nas universidades, o que, além de descomunal comportamento racista, comprova a ineficiência do governo, que não cumpre com a obrigação constitucional de garantir a todos os brasileiros, sem distinção, acesso à educação, saúde, segurança, transporte e outros quetais. Se a ordem é criar cotas, que sejam criadas para os gordos, os descendentes de asiáticos, os ruivos, para os torcedores do time tal, e daí por diante. Essa história de cotas é discriminatória, um atentado contra o Estado Democrático de Direito.
Na esteira das cotas raciais, o governo está fazendo o mesmo na área cultural. Criou-se um programa cultural com editais específicos para criadores e produtores negros.
Operação idêntica começa a avançar nas Forças Armadas e nas Polícias Militares estaduais. Basta ver quem está no comando do Ministério da Defesa. Celso Amorim, um esquerdopata que foi escorraçado pelos militares da direção da Embrafilme, junto com seu companheiro de comunismo, Samuel Pinheiro Guimarães, pois estavam usando a estatal como catapulta ideológica.
No âmbito das polícias militares não é preciso ir muito longe. No Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro colocará no comando da Brigada Militar um petista de carteirinha, que passou a maior parte da carreira na Assembleia Legislativa gaúcha, na liderança do PT. Lá se envolveu em um escândalo de recebimento indevido de diárias, colocando no bolso R$ 100 mil. Descoberto, devolveu a quantia em suaves prestações. Esse é o novo comandante da Brigada Militar, quem um dia deu orgulho aos gaúchos.
No vácuo da tragédia de Santa Maria, o governador Tarso Genro proibiu qualquer oficial da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros de conceder entrevistas sobre o assunto. Um oficial concedia entrevista a uma rádio local quando foi obrigado a atender o celular. Era Tarso Genro dando ordens. O militar pediu desculpas à rádio e disse que não mais poderia falar.
Em São Paulo, mais importante estado da federação, a ação se deu a partir das facções criminosas que dominam os presídios paulistas. A onda de ataques e de mortes aumenta e diminui de acordo com o desejo dos “companheiros”. Há dias, o governo boliviano admitiu oficialmente que cidadãos do país têm envolvimento direto com o PCC, quem fornecem armamentos longos e munições.
Acusado de ser o chefe maior do Mensalão do PT, Lula continua mandando de tal modo, que até Dilma Rousseff pede a ele conselhos e autorizações. Essa genuflexão chicaneira de Dilma reforça a condição de “república bananeira” do País. Ousado e sem dar explicações aos brasileiros e um fugitivo da imprensa, Lula dá ordens na prefeitura de São Paulo, a quarta maior cidade do planeta.
O golpe da ditadura esquerdista está se consumando lentamente, mas os brasileiros continuam sentados no sofá da sala, alternando discussões sobre a crise econômica e quem será o próximo eliminado no BBB. O governo do PT foi eficiente em duas frentes, é preciso reconhecer. A corrupção e a socialização da miséria. E isso parece que está de bom tamanho para o povo.
Enfim, certo estava o Lula, um comunista de botequim, quando disse “nunca antes na história deste país”.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA