DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 19-12-12

NA COLUNA DO AUGUSTO NUNES


Depois das 6 mil creches que são só sete, Dilma vai deixar de construir 800 aeroportos

Empolgado com a inauguração da Arena Castelão, o neurônio solitário que se empolga até quando inaugura pedras fundamentais enxergou no primeiro estádio pronto para abrigar jogos da Copa do Mundo outra evidência de que governa uma potência de impressionar presidente americano. Faltam 11, mas o pontapé inicial bastou para que Dilma Rousseff desandasse na discurseira: “O Castelão honra o Brasil e mostra pro Brasil inteiro que nós somos capazes, sim, não só di ganhá o jogo no campo mas di ganhá o jogo fora do campo”, caprichou no domingo em Fortaleza.
“Nesse momento, olhando este estádio, nós sabemos que nós damos conta das mais diferentes, das mais importantes ações e obras”, gabou-se a supergerente de araque. Nem todas, nem tantas, alertara na véspera mais um apagão. Sobre a “interrupção do fornecimento de energia”, a oradora não disse uma única vírgula. Apagão é coisa de FHC desde 2003, quando Lula avisou que descobrira uma doutora em energia capaz de tornar o Brasil mais feérico que Las Vegas. Passados dez anos, o que mudou foi o nome da coisa. Apagão virou apaguinho.
O comício em Fortaleza confirmou que o espetáculo da tapeação não pode parar. O Brasil que Lula inventou e Dilma aperfeiçoa é tão deslumbrante que, se melhorar, estraga. Nada a ver com o país infestado de governantes ineptos, ministros corruptos, parlamentares vigaristas e quadrilheiros de estimação. Esse Brasil de verdade castiga o bolso e a paciência dos habitantes com licitações fraudadas, roubalheiras espantosas, colossos que nunca ficam prontos, canteiros de obras desertos, maluquices em ruínas emonumentos ao desperdício. O governo não cuida do que existe nem executa o que planeja, mas é muito inventivo.
Os  programas ou projetos federais, por exemplo, já não são enterrados quando morreram. Por falta do atestado de óbito, continuam oficialmente vivos. O Fome Zero, o Primeiro Emprego, o PAC da Copa, o PAC da Olimpíada ou o Segundo Tempo, por exemplo, morreram de inépcia, de ladroagem, de inoperância, de politicagem ─ ou da soma dessas pragas tropicais. Permanecem no porão dos fracassos insepultos,para que os brasileiros que pagam todas as contas não enxerguem os naufrágios que financiaram nem os embustes eleitoreiros em que embarcaram.
É o caso do terceiro aeroporto de São Paulo, que começou a tomar forma em 20 de julho de 2007, na entrevista coletiva concedida por Dilma Rousseff em Congonhas. “Determinamos a construção de um novo aeroporto e a expansão dos já existentes. Os estudos ficarão prontos em 90 dias”, acelerou a Mãe do PAC já na largada do falatório. Onde seria construído?, excitaram-se os jornalistas. “Não sabemos onde será e, se soubéssemos, não diríamos”, ensinou Dilma. “Jamais iríamos dizer isso para não sermos fontes de especulação imobiliária” (veja o vídeo abaixo).
Cinco anos e meio depois, Cumbica e Congonhas estão na antessala do colapso e o terceiro aeroporto não existe. Nesse período, sempre em parceria com o chefe, padrinho e agora preceptor, Dilma fez de conta que reformou Viracopos, construiu o trem-bala, ressuscitou a malha ferroviária e espalhou aeroportos pela rota da Copa de 2012. e ainda achou pouco. Na visita à França, resolveu assombrar uma plateia de empresários com a novidade de dimensões chinesas: a presidente que não construiu nenhum aeroporto vai fazer 800 de uma vez só.
“Oitocentos aeroportos parecem muitos, não?”, perguntou a jornalistas brasileiros um perplexo Tony Tyler, executivo chefe da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Deveria ter buscado informações com gente menos desinformada ─ e menos compassiva com um governo que esconde a indecorosa nudez administrativa com fantasias que fundem muita propaganda, muita discurseira e muito cinismo.
Por ignorância ou má fé, a imprensa limitou-se a reproduzir o absurdo. Existem no Brasil 721 aeroportos ou aeródromos com pistas pavimentadas, quase todos em estado lastimável. Dilma decidiu dobrar esse número porque os eleitores de todas as cidades com mais de mil habitantes merecem andar de avião. Os jornalistas só desconfiaram da conversa de hospício dois dias mais tarde. e então se soube que Dilma, antes da viagem, examinara numa reunião com assessores da área um plano que prevê a construção de menos de 50 aeroportos.
Viraram 800 porque Dilma Rousseff mente compulsivamente, e com a naturalidade de espiã de cinema. A candidata à presidência da República passou a campanha de 2010, por exemplo, prometendo inaugurar 6 mil creches nos quatro anos seguintes. Passados dois anos, construiu sete. Aplicada aos 800 aeroportos, essa conta permite calcular quantos estarão em funcionamento no fim de 2014. Nenhum.



NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Atos pró-mensaleiros podem precipitar decretação de prisões

Ministros do Supremo Tribunal Federal consideram “greve desafio à autoridade do Judiciário”, segundo expressão de um deles, em off, as manifestações que os atacam e até ofendem em razão da decisão de condenar mensaleiros do PT, inclusive à prisão. Esses atos podem precipitar a decretação da prisão dos sentenciados ou ao menos mantê-los em prisão domiciliar, até que o plenário decida sobre o tema.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Joaquim decidirá

A prisão dos mensaleiros será decidida pelo próprio presidente do STF, Joaquim Barbosa, que só viajará em 15 de janeiro para breves férias.

Indignação

A tentativa dos mensaleiros de “melar” o julgamento, revelada pela revista Época, revoltou os ministros do STF.

Articulação

Época teve acesso a detalhes da operação Porto Seguro, da PF, que registrou a articulação no PT para interferir no julgamento do mensalão.

Lula 2.0 manterá
o silêncio diante
de ‘mentiras’

Loquaz e popular pelas declarações quase diárias sobre economia, política e futebol, o ex-presidente decidiu-se por nova versão do líder que conquistou dois mandatos “no gogó”. O Lula 2.0 não cederá aos apelos da imprensa, da oposição, das redes sociais ou mesmo de parte do PT, que sugere uma defesa pública diante das denúncias de Marcos Valério, Paulo Vieira e Rose Noronha. Baterá na tecla da “mentira”.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Escândalo

A TAM está cobrando R$ 2.800 por passagem Brasília para o Rio de Janeiro, no dia 26. Ninguém foi preso ainda por crime de usura.

Sem pizza

O voto do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), transformado em decisão final da CPI do Cachoeira, revela sua exemplar objetividade. Curto e grosso, ele propôs, que tudo seja remetido ao Ministério Público Federal – que não reunira tantos documentos, protegidos por sigilo.

Agora o 'bicho pega'

Membro da CPI do Cachoeira, Miro Teixeira (PDT-RJ) comemorou o compartilhamento das investigações com Ministério Público e Polícia Federal: “Eles não tinham chegado ao Cavendish, nem à Delta”.

Justiça aos campeões

O ministro Garibaldi Alves (Previdência) fará justiça, sexta, aos nossos campeões do mundo de futebol. Craques dos tempos em que vestir a camisa da Seleção era a maior honraria. Muitos deles velhos e quase todos muito pobres, começarão a receber algum dinheiro, finalmente.

Cabo de guerra

A edição francesa da revista americana Slate analisou a tragédia da escola nos EUA e concluiu: 3.238 morreram na guerra do Afeganistão, quase o mesmo número de assassinatos por mês no Brasil.

Pensando bem...

...pelo menos para o Maia presidente da Câmara, o mundo já acabou.

NO BLOG DO NOBLAT

Transparência, por Bruno Góes

Bruno Góes, O Globo
Gabinete da Presidência da República. Em São Paulo, por lá, soubemos tratar-se de um lugar ora chefiado por uma senhora: Rosemary Noronha. Poderíamos chamá-la de "madame", como gostava de ouvir dos seus subordinados.
Partícipe de uma quadrilha que constrange qualquer pessoa que acredita numa República, tinha sob sua administração um bem público, representação máxima do Poder Executivo.
Pois bem: viu-se que o tal gabinete - ainda há outro em Belo Horizonte e um a ser inaugurado em Porto Alegre - é tudo, menos um local público. É um ambiente privado pago com o dinheiro de todos. Em uma das salas, uma foto imensa de Lula é estampada numa parede, assim como um santo é reverenciado em uma igreja.

 

Após os acontecimentos desencadeados pela Operação Porto Seguro, a imprensa, por óbvio, foi vigiar a paróquia - quis saber o que acontecia ali dentro. Já se sabia que o recinto fora bastante utilizado para a articulação da candidatura de Fernando Haddad.
Este jornalista, então, resolveu apurar para saber quantas vezes a presidente da República havia se encontrado com o ex, Luiz Inácio Lula da Silva, no gabinete.
A resposta? Não poderia ser mais condizente com a constatação de que o que é público foi apropriado pelo governo da vez.
"As atividades privadas não são divulgadas", diz a PR (Presidência da República), para citar a sigla do momento. Indago então se é permitido que haja encontros privados na representação do Executivo. Se sim, quero saber qual é a justificativa. " Sim, ela pode ter encontros privados".
Por que? "Ela pode definir o local, que pode ser o Palácio da Alvorada, por exemplo, que é a sua residência". Digo que não estava tratando da residência. A PR parece não entender a pergunta. Diz que "a presidente pode decidir onde quer realizar suas audiências ou agendas privadas".
Leia a íntegra em Transparência

Senado quer saber quem autorizou passaporte diplomático de Rosemary

O Globo
Na última reunião antes do recesso parlamentar, que começa sexta-feira, a Mesa do Senado aprovou nesta terça-feira um pedido de informações ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre as atividades do gabinete regional da Presidência em São Paulo.
O requerimento foi apresentado pelo senador tucano Mário Couto (PA), que pretende saber quem solicitou e quem autorizou o passaporte diplomático de Rosemary Nóvoa Noronha *foto abaixo(, que chefiava o gabinete regional, e quais as justificativas para sua emissão.



Oito governadores fazem visita de solidariedade a Lula em SP

Mariana Timóteo, O Globo
Oito governadores estiveram na tarde desta terça-feira em São Paulo fazendo uma visita de solidariedade e reconhecimento ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do Instituto Lula.
São eles: Tião Viana (AC), Camilo Capiberibe (AP), Jaques Wagner (BA), Cid Gomes (CE), Sérgio Cabral (RJ), Silval Barbosa (MT), Agnelo Queiroz (DF), e Teotônio Vilela Filho (AL), que é do PSDB. Além dos governadores, participa também do encontro o escritor Fernando Morais.
O governador Sérgio Cabral disse que o encontro é “de alegria, para rever o maior líder desse país, o homem mais querido dessa nação, que fez tanto pelos brasileiros e pelo país”.

Foto: Michel Filho / O Globo




Centrais sindicais anunciam fim da ‘lua de mel’ com Dilma

Paulo Celso Pereira, O Globo
Quatro das cinco maiores centrais sindicais do país estão decididas a pôr fim à lua de mel com o governo Dilma Rousseff.
Os presidentes da Força Sindical, Nova Central, UGT e CTB agendaram para o dia 6 de março uma grande manifestação em Brasília em defesa de bandeiras como o fim do Fator Previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a expansão da reforma agrária.
— A presidente Dilma não cumpriu nenhuma das reivindicações com as centrais, nos recebeu apenas uma vez. As centrais praticamente decidiram que a partir do próximo ano vamos para o pau (sic) com a presidente — afirmou o presidente da segunda maior central do país, a Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP).

Pacotaço dá aumentos e cria cargos para os Três Poderes

Maria Lima, O Globo
Na última sessão deliberativa antes do recesso parlamentar, o Senado aprovou na noite desta terça-feira um pacote de 11 projetos que reajustam salários de servidores, criam gratificações e milhares de cargos no Executivo, Judiciário e Legislativo.
Esses projetos são fruto dos acordos negociados entre governo e sindicatos, durante a greve de julho, e precisam ser aprovados pelo Congresso para que o Executivo possa efetuar o reajuste ano que vem.
Só no Executivo os reajustes, criação de cargos e reestruturação de carreira do magistério do ensino superior beneficiarão 1.7 milhão de servidores, com impacto de R$ 5.8 bilhões em 2013. O reajuste é de 5% para todas acategorias, em 2013, somando 15,8% até 2015. Os projetos, já aprovados na Câmara, vão a sanção presidencial.

Senado aprova criação de prévias para presidente da República

Maria Lima, O Globo
No apagar das luzes, o Senado Federal está limpando a pauta e aprovando matérias polêmicas, como o projeto de autoria do líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), que, seguindo o modelo americano, cria regras para que os partidos políticos realizem prévias para a escolha de candidatos a presidente da República. A proposta, na prática, aumenta em um ano a campanha eleitoral.
Emenda do senador Aécio Neves(PSDB-MG), pré-candidato do PSDB a presidente, diz que as prévias poderão ser realizadas a partir de um ano antes da eleição presidencial. Nesse período os pré-candidatos deverão fazer campanha para as primárias, com debates transmitidos pela TV, e acompanhamento da Justiça Eleitoral.

Senado aprova projeto que endurece Lei Seca

Maria Lima, O Globo
Em sua última sessão como presidente do Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) atendeu apelo da presidente Dilma Rousseff e aprovou, no plenário, o projeto que endurece a Lei Seca e amplia as possibilidades de prova de embriaguez dos motoristas.
Conforme informou Ilimar Franco, na coluna Panorama Político, de O GLOBO, Dilma queria a aprovação das novas regras da lei seca aprovadas antes dos feriados de Natal e Ano Novo, com blitzes pelo país inteiro para reduzir o número de mortes no trânsito por embriaguez. O projeto foi aprovado, sem discussão, em pouco mais de um minuto.

Jornalista que denunciou policiais é ameaçado no Paraná

Julio Cesar Lima, Estadão
Um dia após o jornalista Mauri König, do jornal curitibano Gazeta do Povo, sofrer ameaças contra ele e sua família, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual do Paraná instaurou nesta terça-feira, 18, procedimento para tentar identificar os autores.
Em maio, o profissional fez reportagens sobre uso irregular de viaturas por delegados - os carros eram usados até em idas a casas de prostituição. Após cinco ligações para a redação com ameaças contra o jornalista, König foi para local sigiloso e protegido por seguranças da empresa.

Chávez permanece estável após sofrer infecção respiratória

O Globo
Uma semana após a quarta cirurgia por causa de um câncer na região pélvica, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sofreu uma infecção respiratória, mas permanece estável de acordo com um comunicado do ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, desta terça-feira.
O presidente deve guardar repouso absoluto nos próximos dias, o que aumenta as dúvidas sobre se ele estará em Caracas a tempo de assumir um novo mandato. Segundo Villegas, a complicação ocorre com frequência após cirurgias “complicadas” como a realizada na última terça-feira, em Cuba.



Juiz aceita recurso do Clarín e suspende cláusula antimonopólio

IG
O juiz Horacio Alfonso concedeu ao Clarín a apelação da sua própria decisão emitida na sexta-feira, que considerou constitucional dois artigos da lei que obriga o grupo a abrir mão de dezenas de meios audiovisuais e encaminhou a causa para a Câmara de segunda instância, informou nesta terça-feira o Centro de Informação Judicial (CIJ).
Trata-se de um novo passo em um intricado processo judicial que dura mais de três anos e pode terminar na Suprema Corte. A apelação freia então a aplicação da lei e o processo de transferências de ofício das licenças que o governo argentino iniciou na segunda-feira .




NO BLOG DO CORONELEAKS

Rose e Marcos Valério: estes esqueletos são do Lula.

É impressionante. Rose, chefe do gabinete e do coração do Lula, é flagrada em vários crimes pela Polícia Federal. E-mails, gravações, confissões. Marcos Valério, operador financeiro do Mensalão, o homem da grana suja do PT, declara que Lula sabia de tudo e que teve despesas pagas com dinheiro público roubado pela quadrilha do José Dirceu. São dois esqueletos de Lula e não foram inventados pela elite conservadora ou pela mídia golpista. No entanto, ontem, oito governadores vieram a São Paulo solidarizar-se com Lula. Passaram, assim, a ser cúmplices de possíveis crimes que virão à tona. Poderão entrar para a história, se as explosivas declarações do empresário forem comprovadas, como abafadores de malfeitos de uma quadrilha que tem Rose, Marcos Valério e a turma do José Dirceu. E que pode ter Lula como seu mentor e chefe. O mais exaltado na reunião, informam os jornais, era o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Era um misto de excitação e alívio, pois envolvido com a Delta até o pescoço, comemorava o fim da CPI do Cachoeira sem o seu indiciamento. Pobre Brasil.









NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

Oito governadores decidem engrossar movimento que pretende intimidar oposição, Ministério Público e imprensa

Gestos de solidariedade política sempre são, em igual medida, gestos de repúdio. Ontem, oito governadores de estado deixaram seus respectivos afazeres para se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, no instituto que leva seu nome, em São Paulo. Cid Gomes (PSB), do Ceará, resumiu a intenção do gesto segundo noticia o Estadão“Viemos dizer para ele que estamos indignados com essa coisa [denúncia de Marcos Valério], que isso não é respeitoso para com a figura do ex-presidente e com a memória do Brasil”.
Volto, então, à minha questão: sabemos que o alvo do desagravo é Lula, mas quem é o agravado? Marcos Valério? Oito governadores e um vice-governador recorreram ao dinheiro do contribuinte para defender Lula das acusações de um homem que o presidente do PT, Rui Falcão, diz ser um desqualificado? Acho que não! Parece que os agravados são outros. Já chego lá. Em tempo: estiveram no Instituto Lula, além de Cid, os governadores Tião Viana (PT-AC), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Jaques Wagner (PT-BA), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Silval Barbosa (PMDB-MT), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Teotônio Vilela Filho (PSDB- AL). Luiz Fernando Pezão, vice de Cabral, também estava lá. Segundo o Estadão, o tucano foi um dos porta-vozes do grupo. Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco e tido como presidenciável, preferiu ser incluído fora dessa.
Vamos aos fatosSuponho que os governadores não tenham ido a Lula para mandar um recado a Marcos Valério: “Olhe aqui, nós não confiamos em você; pare com essa história. Onde já se viu fazer isso com um homem da dimensão de Lula?” Parece que a situação de Valério o coloca ao abrigo desse tipo de apelo patriótico. Para quem, então, falavam os governadores?
Outro noticiário que colhe Lula em cheio é aquilo que a Polícia Federal — não a imprensa ou a oposição — chama de “quadrilha” na Operação Porto Seguro. O grupo foi flagrado operando no coração do poder. O seu “braço político” (de novo, expressão da PF) seria Rosemary Nóvoa Noronha, “amiga íntima”, segundo o eufemismo em curso, de Lula. Foi ele quem instalou aquela senhora no escritório de representação da Presidência em São Paulo. Utilizando-se das facilidades do cargo, diz a polícia, ela atuava em favor da “quadrilha”.
Suponho que o alvo do agravo dos governadores, nesse caso, não fosse a Polícia Federal, subordinada ao Ministério da Justiça, de que é titular José Eduardo Cardozo. Acho que não ocorreria a esses senhores pedir que a PF fosse livre para fazer o seu trabalho desde que os casos investigados não importunem Lula porque, como disse José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, ninguém tem autoridade para acusa-lo, devolvendo consideração feita pelo petista em 2009, segundo quem “Sarney não é um homem comum”. Coisa de fidalgos, vocês sabem.
Volto à questão
Assim, volto à questão. O alvo do desagrado era Lula, mas quem, afinal, estava sendo agravado? A quem se dirigiam os governadores? A resposta é óbvia e inescapável: Procuradoria-Geral da República, imprensa e, evidentemente, os setores mais aguerridos da oposição.
Comecemos por esta última. O objetivo — e lá estava Teotônio Vilela Filho — é silenciar qualquer manifestação crítica, fazendo ver aos setores moderados (e como há moderados na oposição, não!?) que será um mau negócio se engajar em qualquer pedido de investigação no Congresso. Aí o leitor pode se perguntar: mas o que a oposição fez efetivamente para que estes dois problemas passassem a assombrar Lula — Rosegate e Marcos Valério? A resposta óbvia é esta: nada. E, como contrapartida ao nada, os petistas, recém-saídos de uma CPI patética, que preferiu fugir daquilo que começou a apurar, anunciam que pretendem fazer outra, a “da Privataria do governo FHC”. Para apurar o quê? Eles ainda não sabem. Eles insistem em fazer uma CPI da maioria para investigar a minoria… Nos primeiros tempos dos fascismos europeus, isso era muito comum. Depois se tornou desnecessário porque não havia mais “minorias”…
O alvo do agravo também é a Procuradoria-Geral da República, aquela que os petistas, associados a este notável progressista chamado Fernando Collor, tentaram atingir com a CPI do Cachoeira. Seja no caso Valério, seja no Rosegate, o que se pretende demonstrar é que a nação (?) não aceitará qualquer investigação que atinja Lula. Outra pessoa qualquer, num caso e noutro, poderia estar sujeita à investigação. Mas ele? Não! Há no país as leis e os procedimentos que valem para todos, e há aquelas especiais, que não estão escritos, que devem atender a um só homem. No ano que vem, Gilberto Carvalho já anunciou: “O bicho vai pegar”.
O terceiro alvo, é evidente, é a imprensa independente. Insistirei na pergunta retórica que já fiz aqui algumas vezes: na opinião do PT — e a indagação se estende agora aos governadores —, o que deveriam ter feito os jornalistas? Omitido a informação de que Valério acusara Lula em depoimento ao Ministério Público? Não publicar mais notícias sobre o Rosegate?
Todos sabemos, e o Brasil sabe, quem é Marcos Valério, aquele que recebeu a maior pena no processo do mensalão: mais de 40 anos! Mas foi condenado no mesmo processo e pelo mesmo tribunal que condenou José Dirceu, aclamado como herói no petismo. Os ataques que ele disfere em seu site contra a oposição, o STF, a PGR e a própria imprensa são… notícia na imprensa!
Valério, convenha-se, só interessa aos jornalistas quando vem a público com alguma informação bombástica — e poderia ser diferente? Dirceu não! Outro dia, um grande portal transformou em notícia o que ele pensava sobre a reforma política . o financiamento público de campanha… Se Dirceu tomar um Chicabon, já gera um lead.
Assim, a manifestação dos oito governadores e de um vice-governador tinham como alvos os oposicionistas mais assertivos, o Ministério Público e a imprensa. Até parece que foram esses setores a colocar Lula em dificuldades. E, como resta escandalosamente claro, eles não tem nada com isso.
EstranhezaManifesto, adicionalmente, a minha estranheza com esse furor rancoroso do petismo. Ora, e já escrevi isso aqui, o partido deveria estar em festa, não é? Pesquisa CNI-Ibope indicou a alta popularidade de Dilma (sei que os lulistas odiaram essa notícia em particular, mas, vá lá, é tudo PT). A pesquisa eleitoral do Datafolha — aquela que trouxe até Joaquim Barbosa como candidato, o que é uma de uma bobagem realmente exemplar! — aponta que Dilma ou Lula poderiam vencer a disputa no primeiro turno…
Já seria delinquência intelectual e política suficiente fazer como fazem os petralhas, que, para usar a linguagem deles, “esfregam isso na cara” dos “reacionários” (Sarney, Maluf e Collor são progressistas; tenham a bondade de não confundir…). Afirmam coisas mais ou menos assim: “Estão vendo? Não adianta nada!” Mas eles não se contentam com isso: acham que a popularidade da presidente e do próprio Lula são a evidência, então, do que chamam de “golpe”. Eu ainda não entendi que golpe é esse que seria desferido contra alguém que não está no poder. De resto, golpe dado por quem? Pela Polícia Federal? Por Marcos Valério?
A minha estranheza é justamente esta: por que vocifera o PT quando deveria estar comemorando? Às vezes, a gente fica com a impressão de que esse é um movimento preventivo para se resguardar do pior para eles, que pode ainda não ter chegado.
Concluindo…
No encontro, eles teriam debatido ainda a reforma e a valorização da política. Entendi. Lula também tem uma fórmula mágica para resolver o conflito dos royalties segundo Cid Gomes: “O presidente sempre pregou o diálogo, mas, às vezes, se tem de radicalizar para encontrar um caminho para o meio termo”. Não entendi se Lula parou no “diálogo”, sendo o resto da lavra de Cid, ou se o petista responde pela formulação inteira.
Bem, com a concordância de ao menos um governador tucano, Teotônio Vilela Filho, agora já sabemos: não importa o tema, Lula tem de ser posto acima das leis vigentes no país. Já os petistas, é certo, apenas fazem política quando anunciam a pretensão de criar uma CPI para investigar as… privatizações do governo FHC. Encerro lembrando que os petistas fizeram pressão parecida às vésperas do julgamento do mensalão — a CPI do Cachoeira, como se lembram, foi usada como parte da pressão. Não deu em nada. Mas eles são petistas. E não desistem nunca!
A conspiração não vai continuar porque não há conspiração nenhuma. A imprensa digna desse nome continuará a dar notícias quando notícias houver. E torço para que Ministério Público Federal e Polícia Federal continuem a cumprir o seu papel, sempre nos limites da lei.

NO BLOG ALERTA TOTAL

Rebelião aliada: Senado quer saber quem pediu e concedeu passaporte diplomático vermelho para Rose


Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net 

Enquanto os condenados no Mensalão ficam na expectatva da prisão neste fim de ano, o cerco político-jurídico aos corruptos petralhas fortalece ao ataque na personagem que mais desdestabiliza o ex-presidente Lula. O Senado quer saber quem solicitou, justificou e autorizou a emissão de passaporte diplomático para Rosemary Nóvoa Noronha – super-amiga de Lula que foi indiciada pela Polícia Federal por corrupção passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência e formação de quadrilha na Operação Porto Seguro.

Servidora que ocupava cargo de confiança no terceiro escalão, Rose não teria direito ao poderoso passaporte diplomático, de cor vermelha, que concede atendimento preferencial nos postos de imigração e isenção de visto em alguns países. O documento é privativo de autoridades, diplomatas ou pessoas que representem o interesse do País em missão no exterior. Rose usou o dela até dezembro de 2010. Na gestão Dilma, cumpriu-se a regra e não foi renovado o passaporte da velha amiga também de José Dirceu que fez 24 viagens internacionais com seu godfather Lula e muitas outras sozinha.

A Polícia Federal investiga como Rosemary utilizava um passaporte exclusivo de membros do primeiro escalão governamental para viagens de negócio ao exterior que fazia sem a presença do amigo Lula. Serviços de inteligência das Forças Armadas receberam informes de que Rose participaria de negócios com diamantes em pelo menos cinco países: Bélgica, Holanda, França, Inglaterra e Alemanha. As pedras preciosas seriam originárias de negócios ocultos feitos pela cúpula petralha na África, principalmente Angola. Tal informação também foi passada à Procuradoria Geral da República pelos militares.

Foram detectadas dezenas de viagens não-oficiais de Rosemary ao exterior, para "passeios de negócios". O passaporte vermelinho a denunciou. Foram 23 para a França. Para Suíça, ocorreram 18 passeios, por via terrestre, partindo de Paris, e mais quatro por via aérea. Rose também fez 12 deslocamentos de avião para a Inglaterra. Outras sete viagens para o Caribe e os Estados Unidos, aconteceram de navio – de acordo com a inteligência militar brasileira. Tais informações sigilosas sobre o Rosegate não aparecem nas 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro.

Rosemary está pressionada e refugiada em uma casa em Alphaville. A juíza Adriana Zanetti, substituta da 5ª Vara Criminal Federal em São Paulo, já resolveu que Rose está obrigada a ficar em São Paulo neste fim-começo de ano. Em outubro, antes de todo o rolo estourar, a amigona de Lula tinha comprado uma passagens para dar um passeio nos Estados Unidos. Ela e o marido João Batista de Oliveira Vasconcelos passariam o Natal e o Ano Novo em um resort da Disney. Rose viajaria no sábado e retornaria no dia 3 de janeiro, mas a agora a Justiça quer deixá-la longe da terra do Pateta e dos irmãos Metralha... 

Quem dará eplicações oficiais sobre o Passaporte Vermelho de Rose é Gilberto Carvalho. O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República responde pelo agora extinto escritório do gabinete regional da Presidência em São Paulo. Ali funcionava o balcão de negociatas descoberto pela Polícia Federal. A “Doutora Rose” (como era conhecida) agia em parceria com o baiano Paulo Vieira & Irmãos. Como ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Vieira é suspeito de intermediar a “fabricação” ilegal de pareceres do setor público para atender a interesses privados.

A decisão oficial do Senado para cobrar informações sobre Rose foi mais um sinal de que a base governista já não é mais tão aliada quanto parece. O pedido sobre o Passaporte Vermelho de Rose, feito pelo senador tucano Mário Couto (PSDB-PA), foi prontamente atendido até por senadores que apoiam o governo. Tem todo jeito de mais um “troco” da base amestrada que reclama não ser bem atendida pela Presidenta Dilma Rousseff. Ou, então, uma manobra do PMDB para desgastar ainda mais a imagem do PT, já investindo na campanha presidencial de 2014.

A sorte deste pedido sobre o Passaporte Vermelho é que o Senado entra em recesso sexta-feira, e os parlamentares só retornam ao trabalho em fevereiro. A esperança dos articuladores da operação abafa montada pelos petralhas é que o escândalo dê uma esfriada durante as férias dos deputados, senadores e, principalmente, dos magistrados. O azar deles é que a Polícia Federal e os serviços de inteligência das forças armadas – que investigam de verdade o Rosegate – não ficarão totalmente parados...

Destino dos mensaleiros

O STF foi acionado ontem por advogados dos réus na Ação Penal 470, mas os ministros devem nada decidir hoje sobre o pedido de prisão de 22 dos 25 condenados, na última sessão do plenário da corte suprema, antes do recesso de fim-começo de ano.

A tendência ainda mais provável é que o Procurador-Geral Roberto Gurgel faça o pedido de prisão preventiva dos réus na quinta ou sexta-feira, já no recesso, e durante o plantão do ministro-presidente Joaquim Barbosa.

Caso a profecia maia se concretize contra os mensaleiros, Barbosa tem tudo para acatar o pedido de Gurgel, fazendo os mensaleiros passarem o Natal e o Ano Novo atrás das grades – o que vai aumentar, em muito a temperatura no inferno institucional de Brasília.

A Polícia Federal já tem agentes vigiando os passos dos condenados para que não ocorra nenhuma fuga.

Barbosa impedido?

Advogados dos mensaleiros alegam que Joaquim Barbosa não poderia julgar um eventual pedido de Gvurgel.

Alegam que faltará o indispensável requisito de urgência exigível no artigo 13, inciso VIII, do Regimento Interno do STF.

Pelo sim ou pelo não, o advogado Alberto Toron, que defende o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), entrou ontem com um pedido para que o mérito da eventual prisão seja levado ao plenário na sessão desta quarta-feira, a última antes do recesso forense. 

Tem fundamento?

A defesa de José Dirceu alega que não existe “fundamento idôneo” para justificar sua prisão imediata.

Como o recesso do STF vai de 20 de dezembro a 31 de janeiro, se nada ficar decidido hoje, a véspera natalina será tensa para os mensaleiros.

Barbosa tenderia a acatar os pedidos de prisão, antes do julgamento de todos os eventuais recursos que serão apresentados pelos réus, assim que o STF, lá para o meio do ano, publicar no Diário Oficial da Justiça os acórdão com a decisão do julgamento da Ação Penal 470.



Quebra de silêncio

Providencialmente calado até agora, o vice-Presidente da República resolveu pregar um freio na perigosa guerra institucional entre o Legislativo e o Judiciário.

Michel Temer defende ser possível conciliar as posições do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

O constitucionalista e maçom Temer entende que “a decisão penal é proferida pelo STF, e a decisão política, pela Câmara.

Temer recomenda uma conversa pessoal entre Joaaquim Barbosa e Marco Maia para aparar as arestas.

Golpe de Sarney

O imortal Presidente José Sarney deu ontem mais uma demonstração de que o Congresso Nacional não pode ser levado a sério.

É um verdadeiro golpe-deboche institucional o fato de Sarney ter convocado para o meio-dia de hoje uma sessão do Congresso para a apreciação relâmpago de 3.060 vetos presidenciais, a fim de derrubar o veto da Presidenta Dilma à Lei dos Royalties do petróleo.

Analisar mais de 400 páginas de cédulas de votação com vetos, em alta velocidade, é tirar onda com a cara do cidadão-eleitor-contribuinte.

Além disso, é um flagrante desrespeito com a atividade legislativa – o que deixa claro para a opinião pública que o parlamento no Brasil só serve para mensalões, empreguismos e negociatas.

Exu de Garanhuns

Do sempre certeiro médico Humberto Freire Filho, em carta aos jornais:

“O cerco está se fechando em torno do Exu de Garanhus e a quadrilha petista está apavorada. Chegam a ser ridículas as declarações dos caciques do partido. O tal do Paulo Okamoto acaba de dizer que "foram acreditar em Marcos Valério e agora estão pagando". 

Gilberto Carvalho, mordomo do Exu, à distância, há pouco fez um sermão e disse que "no próximo ano o bicho vai pegar" - não convenceria nem os fieis da missa de domingo no interior do Piauí, além de demonstrar o baixíssimo nível intelectual que impera no primeiro escalão do governo, na cozinha do Planalto. 

Rui Falcão, o domesticador da "mídia", afirma de pés juntos que Marcos Valério, por ser um condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não tem a menor credibilidade. Pergunto: será que José Dirceu, José Genoíno, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, todos também condenados pela mesma corte, têm credibilidade? 

Segundo o Procurador Geral da República todos esses faziam parte da mesma quadrilha. 

Na verdade, o bando não quer aceitar a realidade. Porém, a máscara caiu. O Exu recebeu as oferendas em primeiro lugar, a fim de assegurar que sua função de mensageiro entre o Orun e o Aiye, o mundo material e o mundo espiritual, fosse plenamente realizada e tudo corresse bem. Não foi o que aconteceu.

Recadinho educadíssimo

Sobre nosso recente post “Investidores da Petrobrás processam Dilma e Gabrielli por prejuízo de US$ 1 bilhão com refinaria nos EUA”, recebemos um carinhoso e muito bem educado e-mail enviado por Guillermo Kausch (guillermokausch@hotmail.com) que deve ser torcedor fanático do time do PT:

Si vc foi o autor deste correio, pode tomar no centro do seu cú!!! Ainda nao consegue engulir que o PT esta gobernando ao Brasil e que a economia cresce dia a dia?? E si vc se encontra com a sua mae, pergunta pra ela o porque ve e chamado de filho da puta!!!” (sic)

Além de uma aulinha de boas maneiras, os fundamentalistas do PT precisam fazer, urgente, um cursinho de como se escreve direito...

Cartão de Natal



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA