-NÃO ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO-
Por José Estênio Gomes Negreiros
estenionegreiros@hotmail.com


Desde que nele brilhou o facho da razão e pôde elevar o seu olhar para a amplidão dos céus, o homem terráqueo começou a se indagar o que poderia existir naquele profundo espaço – azul durante o dia e pontilhado por miríade de pequeninas luzes durante a noite.

Desenvolvida pelos Geneticistas Invisíveis, sua inteligência seguiu o seu curso ininterrupto de aperfeiçoamento no decorrer dos cerca de quatro milhões de anos que já se consumiram nas fases de sua evolução física e biológica.

Chegado à atual das suas etapas evolutivas, ele progrediu, tanto moral quanto tecnologicamente de forma grandiosa, e já sabe com precisão que existem bilhões e bilhões de corpos celestes vagando na imensidão cósmica.

Sua grande dúvida no seu atual estádio de transformação é se ele, enquanto ser dotado de intelecto e de razão é o único inquilino deste imensurável condomínio sideral.

A questão é intrigante e desde há vários séculos tem sido o objeto de discussões e de pesquisas nos campos da Filosofia e da Ciência, a par de ser um tema inesgotável para produções no terreno da Literatura, do Cinema e da Televisão. 

Se alguns cientistas descartam peremptoriamente as possibilidades, parece que a maioria deles já admite que possa haver algum tipo de vida em algum(ns) dos bilhões de corpos estelares, embora descartem, por enquanto, por falta de provas à luz da Ciência, neles haver vida inteligente.

Contrariamente ao que ocorre sob o ponto de vista científico-material, no domínio das filosofias espiritualista e espiritista  há a absoluta convicção da existência não somente de elementos biológicos, mas também de vida inteligente a pulsar nos bilhões de sistemas planetários derramados no Infinito Universal.

Allan Kardec, o grande espiritista, codificador da Doutrina Espírita e porta-voz dos Espíritos Superiores no <O Livro dos Espíritos>, afirma tanto a existência de outros mundos quanto de outras vidas, formados por diferentes e abundantes estados da matéria, muitos destes absolutamente desconhecidos das ciências manipuladas pelo homem terreno. A afirmação do Codificador tem sido confirmada por inumeráveis comunicações mediúnicas atribuídas a muitos Espíritos de escol que estiveram encarnados na Terra.

Para determo-nos aqui apenas em uma daquelas Entidades, referimo-nos ao Espírito Erasto, manifestado pela mediunidade do escritor Pedro de Campos, numa de suas obras literárias, intitulada <Universo Profundo – Seres Inteligentes e Luzes no Céu – Uma Visão Espírita da Ufologia (Lúmen Editorial Ltda. – 1ª Edição – novembro de 2003).

A obra aborda o intrigante tema ufológico, tratado com incompreensível reserva e segredo pela Ciência e de maneira igual pelas forças armadas de todos os países onde haja ocorrências de tais manifestações, principalmente de OVNIs.

Voltando a Kardec, na questão 55 do <O Livro dos Espíritos>, ele inquire aquelas entidades do Mundo Invisível: “Todos os globos que circulam no espaço são habitados?” A resposta: “Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como crê, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Todavia, há homens que se crêem muito fortes, que imaginam que somente o seu pequeno globo tem o privilégio de abrigar seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.” 

Em adendo àquela resposta das Entidades Invisíveis, o Codificador acrescenta: “Deus povoou os mundos de seres vivos, concorrendo todos ao objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estão limitados ao único ponto que habitamos no Universo, seria pôr em dúvida a sabedoria de Deus, que não fez nada inútil; Ele deve ter determinado para esses mundos um fim mais sério do que o de recrear nossa visão. Nada, aliás, nem na posição, no volume ou na constituição física da Terra, pode razoavelmente fazer supor que só ela tenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes”.

O livro de Pedro de Campos/Erasto, anteriormente citado, é uma afirmação de que o Espiritismo e a Ufologia são duas ciências perfeitamente imbricadas, mormente no que diz respeito à existência de vida inteligente nas profundezas do Cosmos. Para eles, em que pese os inumeráveis estudos sobre o assunto, infelizmente o vulgo absolutamente desconhece o fenômeno UFO. A obra ‘desmistifica e facilita o entendimento desse polêmico assunto com argumentos lógicos, racionais e científicos’.

O ufólogo Marco Antonio Petit, na Revista UFO (www.ufo.com.br), edição 193, de outubro de 2012, concedeu uma interessante entrevista a A. J. Gevaerd, na qual ele faz uma ‘contundente denúncia contra o acobertamento ufológico pelos militares brasileiros’, a exemplo das forças armadas e de governos de outros países que adotam a mesma política de escamoteamento dos fatos relacionados à Ufologia.

Após engajar-se no trabalho da Ufologia Científica, Petit adotou uma visão espiritualista do Fenômeno UFO, principalmente nos últimos dez anos, quando pessoalmente foi testemunha de ocorrências ligadas à presença de extraterrestres no nosso Mundo. A respeito desse imbricamento Espiritualismo/Ufologia, Petit afirma: “Eu pratico minha visão espiritualista do Fenômeno UFO sem abrir mão, em momento algum, de uma postura analítica da realidade dos fatos.” Suas convicções são reafirmadas no livro de sua autoria, <UFOs, Espiritualidade e Reencarnação>.

A exemplo de diversos autores espiritistas, aquele ufólogo abraça a teoria de que seres extraterrenos tenham influenciado na evolução da raça humana, aprimorando-a através de processos de engenharia genética.

A presença comprovada de seres extraterrestres no nosso meio, nos abundantes casos de aparições de UFOs, abduções, etc, faz-nos crer que se trata de entidades detentoras de extraordinários conhecimentos tecnológicos desconhecidos da nossa alegada avançada ciência terrena. Tal fato não deixa dúvida de sua proveniência de outras civilizações muitíssimo mais avançadas do que a nossa. 

Na questão 172 do <O Livro dos Espíritos>, Kardec pergunta o seguinte: “Nossas diferenças existências corporais se passam todas sobre a Terra?” Respondem os Espíritos: “Não, não todas, mas nos diferentes mundos; a que passamos neste Globo não é a primeira nem a última e é uma das mais materiais e das mais distanciadas da perfeição.”

Pela resposta acima podemos conjeturar que o nosso progresso material um dia nos conduzirá ao patamar de desenvolvimento já alcançado pelos seres siderais que hoje nos visitam, condutores-passageiros de objetos voadores sem similar neste mundo, deixando a intrigante, inexplicável e misteriosa marca de suas presenças. 

Como nós hoje, provavelmente aquelas criaturas também estagiaram em mundos semelhantes ao nosso, em obediência à inflexível e justa Lei da Reencarnação, escrita no Grande Livro de Deus.


<><><><><>


Fortaleza, Ceará, 30 de outubro de 2012.


Matéria publicada como EDITORIAL do mês de novembro de 2011 para o Grupo Cairbar Schutel de Divulgação Espírita de Pindamonhangaba,SP - www.cairbar.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA