DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 1º-11-12

BLOG DO EGÍDIO SERPA


O que fazer com o Castelão após a Copa?


Pelo andar da carruagem o modernizado estádio Castelão, com padrão Fifa de qualidade, estará pronto daqui a 45 dias.
É uma boa notícia.
Afinal, Fortaleza tornar-se-á a primeira cidade-sede da Copa das Confederações a aprontar seu estádio.
Vem a óbvia pergunta: depois das Copas da Fifa em 2013 e 2014 – de que maneira pretendem o Governo do Ceará e o consórcio construtor do Castelão usar essa arena esportiva para buscarem o retorno do investimento?
O campeonato cearense de futebol só encherá o Castelão em jogos do Fortaleza contra o Ceará – ambos tateando pelas divisões inferiores do Brasileirão.
O que fazer?

Na eleição, trens do Metrofor fizeram a festa


No dia do segundo turno da eleição do prefeito de Fortaleza  - 28 de outubro – os trens da Linha Sul do Metrofor circularam de 8 às 18 horas entre a Estação das Flores, em Pacatuba, e a de S. Benedito, no Centro de Fortaleza.
E transportaram 18,5 mil passageiros, que elogiaram a viagem, o trem e o conforto.
Até o fim do ano, os trens chegarão à estação da Praça José de Alencar, no centro da cidade.
A direção do Metrofor aposta em que também ficará pronta, até 31 de dezembro, a estação central Chico da Silva, que segue em obras em alta velocidade.

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Polícia Federal deflagra operação
contra fraudes em precatórios

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (31) uma operação para acabar com fraudes em precatórios. Segundo a PF, R$ 3 bilhões já foram levados indevidamente dos cofres públicos, por meio de pagamentos de precatórios – dívidas do Poder Público pagas por meio de decisão judicial. São, aproximadamente, 200 agentes que trabalham na operação batizada de Pretório e estão cumprindo 64 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de prisão. A ação acontece principalmente em Rondônia, Mato Grosso, Brasília, São Paulo, no Amazonas e na Paraíba. Entre os investigados estão advogados, um juiz do trabalho e o corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, que estão afastados do cargo.

PV anuncia intervenção no diretório
do partido no Rio Grande do Norte

Canindé Soares
FotoPREFEITA MICARLA FOI DESTITUÍDA DO CARGO
O diretório nacional do Partido Verde (PV) anunciou nesta quarta-feira (31) que pediu a intervenção no diretório estadual da legenda no Rio Grande do Norte. Desta forma, a prefeita afastada de Natal, Micarla de Sousa, foi destituída de vez do cargo. O PV promete anunciar ainda hoje o nome do novo presidente da legenda no Estado. A decisão do PV nacional acontece no mesmo dia em que a Justiça Estadual afastou Micarla da Prefeitura

Exames realizados por Lula mostram que câncer na laringe regrediu

FotoEX-PRESIDENTE LULA
Exames realizados nesta quarta (31) pelo ex-presidente Lula no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmaram a regressão completa do câncer na laringe descoberto em outubro de 2011. O petista passou a manhã no hospital e foi submetido a uma bateria de testes para detectar eventual reaparecimento do tumor. Todos os exames deram negativo. O edema na garganta, resultado do tratamento para eliminar o tumor, também regrediu de forma satisfatória, segundo a assessoria de Lula. O hospital, no entanto, não divulgou boletim


Fragatas: brasileiros
insinuaram
comissão de 3%

Durante as tratativas para a venda de fragatas ao Brasil, em 2010, no valor de 2,5 bilhões de euros, sob investigação do Ministério Público da Itália, negociadores brasileiros insinuaram comissão de 3% sobre a transação, segundo confessou em depoimento o ex-diretor da estatal Finmeccanica Giuseppe Bono. Ele disse ter ficado claro que o dinheiro (70 milhões de euros) seria destinado a políticos brasileiros e italianos.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter
Escândalo da hora
As investigações sobre a negociação das fragatas, no governo de Silvio Berlusconi, merecem atualmente grande destaque na imprensa italiana.

Gorda comissão

Os 70 milhões de euros de comissão, insinuados por negociadores brasileiros na Itália, correspondem a cerca de R$ 184,1 milhões.

El Cid

Dilma reconhece, em papos reservados, que a eleição do candidato do PSB em Fortaleza foi uma vitória pessoal do governador Cid Gomes.

Estrago

Ainda prevalece, no Pará, o trauma da gestão de Ana Júlia Carepa (PT) no governo estadual: o partido elegeu apenas 14% dos prefeitos.

STF: ministros
preparados contra
ataques à honra

Ministros do Supremo Tribuna Federal foram avisados e já adotam providências para enfrentar possíveis tentativas de desmoralização, em redes sociais, de supostos militantes inconformados com a condenação dos réus do mensalão como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino. As ameaças envolvem a difusão de mentiras sobre a conduta profissional e até pessoal dos ministros.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter




Inutilidade

Faltou dizer: o recorde de 20% de votos nulos, brancos e abstenções no 2º turno mostraram também a desaprovação ao voto obrigatório.

Geleia geral

Dilma tentar incluir, nas negociações para reforma ministerial, os espaços dos partidos aliados nas mesas da Câmara e do Senado.

Feiuras ou gostosuras?

Faltou “assessoria de imagem” na Petrobras, escalando a presidenta Graça Foster para palestra a mulheres na véspera do Dia das Bruxas.

Ideia de jerico

Em vez de pagar melhores salários e acabar com regalias nas escalas de folga, botando polícia na rua, o governador Geraldo Alckmin enviou projeto à Assembleia oficializando o “bico” de PMS fora do serviço.

Ele se acha

Nas ruas de Brasília, Celso Amorim (Defesa) tem o carro escoltado por outro, de segurança, bloqueando a todos que tentem ultrapassar sua excelência, mesmo nas seis pistas na Esplanada dos Ministérios. Não por acaso, os próprios colegas chamam Amorim de “megalonanico”.

Sem Haddad

O Planalto negou ontem que o Airbus usado por Dilma tenha ido buscar o prefeito eleito Fernando Haddad (PT) em São Paulo. O avião foi para São Carlos (SP) na segunda, para fazer manutenção. Voltou na terça.

É para sempre

José Dirceu não deve ter gostado da ex-mulher, Clara Becker, dizer ao Estadãoque teme o suicídio dele na cadeia. Uma rasteira na imagem que cultiva, com têmpera de incansável “guerreiro buscando Justiça”.

In dubio pro

Professor de matemática, Delúbio Soares continua brigando com as letras no Twitter: o condenado no mensalão reproduziu assim uma notícia: “Os tucanos de SP não garante segurança a população.”(sic)


BLOG DO NOBLAT


Presidente do PT: vamos provar que nunca houve mensalão

Terra
Em entrevista coletiva a correspondentes estrangeiros em São Paulo, o presidente do PT, Rui Falcão (foto abaixo), negou nesta quarta-feira que tenha havido compra de votos de parlamentares no caso do mensalão. "Continuamos negando e vamos mostrar que nunca houve compra de votos", disse Falcão.
O dirigente político declarou que não há "demonstração material" da compra de votos e acrescentou que o partido mostrará sua postura oficial sobre o processo judicial quando este estiver concluído, mas antecipou que a avaliação é "crítica". Falcão disse ainda que houve uma "tentativa" de processar a legenda por completo, quando na realidade se trata de um processo contra réus específicos.

Romeu Queiroz, condenado no mensalão, volta do Caribe

Ezequiel Fagundes, O Globo
De volta do Caribe após sete dias na Ilha de Curaçao, o ex-deputado Romeu Queiroz (PSB-MG), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento com o mensalão, disse nesta quarta-feira à noite ter ficado surpreso com a repercussão de sua viagem e negou intenção de fugir. Também se queixou da perspectiva de prisão. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
— Meu passaporte pode ser bloqueado pelo Supremo a qualquer hora. Se eles quiserem, podem fazer isso. Fica parecendo que eu quero fugir — afirmou. — Agora, se eu falar que estou tranquilo, estaria mentindo. Quem tem coração sofre nesse momento.

'O que acontece ali é desumano', diz padre sobre situação de haitianos

Itaan Arruda, Estadão
O padre Rutemarque Crispim, pároco da cidade de Brasileia, cidade da fronteira do Acre com a Bolívia, faz um relato dramático da situação dos 280 haitianos abrigados na cidade. O fornecimento de energia elétrica da casa alugada pelo Governo do Acre foi cortado. O abastecimento de água também.
"Há cheiro de fezes e urina por todo canto", relata. "Há crianças, mulheres grávidas e chegando mais haitianos a cada dia. O que está acontecendo ali é desumano". Nesta última terça, um grupo de 44 haitianos conseguiu sair da cidade com promessa de emprego.

Metas de qualidade da internet já devem ser cumpridas

Sabrina Craide, Agência Brasil
Começaram a valer ontem (31) as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a qualidade da internet fixa e móvel no país. O Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado no ano passado, determina que as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Atualmente, a velocidade média entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada pelos consumidores.
Esse percentual deverá aumentar a cada ano, até chegar, em 2014, à média mensal de 80% da velocidade contratada. A velocidade instantânea da conexão não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte.

Nova lei italiana impede a eleição de condenados

O Globo
O Parlamento italiano aprovou uma lei anticorrupção que impede condenados de concorrer a cargos públicos. O projeto foi lançado em 2010, mas vinha enfrentando a resistência do partido de Silvio Berlusconi (foto abaixo), cujos mandatos foram marcados por escândalos e tentativas de bloquear ações judiciais como a que resultou na condenação do ex-premier na semana passada.
Entre os 27 membros da União Europeia, a Itália é o pior colocado no ranking da organização Transparência Internacional - e está em 69º de 183 nações analisadas em todo o mundo. A má imagem espanta o investimento estrangeiro, que o governo tem lutado para atrair na tentativa de diminuir o impacto da crise da zona do euro sobre a economia nacional.


BLOG DO REINALDO AZEVEDO

A arrogância de Cardozo na campanha eleitoral antecipada. Ou: Por que o ministro não leva para presídios federais 1.600 presos que não deveriam estar em SP? Respondo: porque ele não tem onde colocá-los

A arrogância, que avançou para a falta de educação, de José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, não tem limites. Está comprovado por A mais B: o governo federal criou uma farsa — a suposta oferta de ajuda ao governo de São Paulo, que a teria recusado, na área de segurança. Como Cardozo ganhou reportagens escancaradamente favoráveis no “Jornal Hoje” e no “Jornal Nacional” (não vi as do SPTV), então insiste na falseta. Quem apanhou foi o secretário de Segurança, Antonio Ferreira Pinto, que fala a verdade. Aquele que não consegue provar o que diz saiu-se como sensato. Aquele que tem os fatos a seu favor foi tratado como falastrão. Parece que está em curso a construção de uma nova moral, que poderia ser assim sintetizada: os fatos que se danem!
Antes que entre em alguns detalhes e recupere alguns eventos importantes, vai aqui uma informação adicional — pela qual, tudo indica, a imprensa isenta não se interessou, já que é do seu conhecimento. São Paulo tem presos 1.800 estrangeiros. Pelo menos 1.600 deles cometeram crimes federais e deveriam estar em… presídios federais. Só que Cardozo não tem onde abrigá-los. Então os deixa em São Paulo. Não obstante, oferece aquilo de que o estado não precisa: algumas vaguinhas em presídios de segurança máxima.
Já escrevi dois textos a respeito. O primeiro está aqui. Ali demonstro que Cardozo jamais ofereceu ajuda a São Paulo. Não há um só documento a respeito. Ele alega que foi tudo em conversas informais. Cardozo é assim: encontra com um secretário de estado e pergunta: “Quer uma ajudazinha, uma colaboração?” Inexiste essa instância de interlocução, senhores leitores, como todo mundo sabe. Trata-se de uma farsa. No post, demonstro também que o que se deu foi o contrário: o estado de São Paulo é que encaminhou um pedido de colaboração ao governo federal. Foi no dia 29 de junho (quem não leu o texto encontra lá o documento na íntegra). Cardozo fez a sua resposta chegar ao Palácio dos Bandeirantes sabem quando? ONTEM! Mais de quatro meses depois.
A resposta de Cardozo e o surrealismoNão pensem, no entanto, que foi uma resposta convencional. Não foi, não! O ministro enviou o texto, primeiro, para a Rede Globo. Atenção! Um ofício endereçado ao governador de São Paulo — ele se chama Geraldo Alckmin, mas poderia se chamar, como no poema de Drummond, J. Pinto Fernandes — chegou primeiro ao “Jornal Hoje”. Só foi enviado ao Palácio dos Bandeirantes no começo da noite.
Eis Cardozo. Quem primeiro ficou sabendo que a presidente Dilma teria oferecido ajuda a São Paulo (ajuda que teria sido recusada!!!) foi o “Painel”, da Folha, na véspera da eleição, dia 27. No dia seguinte, Ferreira fez o óbvio: negou, e era mentira mesmo. Ou Cardozo tinha algum ofício, alguma proposta formalizada? Nada! Não contente, ele concedeu uma entrevista ao jornal na segunda-feira, dia 29, reafirmando a invencionice. Pego na inverdade — o governo de São Paulo, sim, é que lhe havia feito um pedido, sem resposta —, continuou a se preocupar primeiro com a “mídia”, como se diz. O “Jornal Hoje” levou o documento ao ar, não disse que data tinha e dispensou a Ferreira o tratamento que se dispensa a um mentiroso.
A VEJA.com fez uma reportagem a respeito e traz a resposta do ministro. O documento é datado, pasmem!, de 30 de outubro. DATA ESCRITA A MÃO! Como ele já havia falado em off e dado as suas entrevistas malcriadas, seu texto repete, em síntese, as más-criações. E sem propor coisa nenhuma. A imagem do documento enviado por ele está aqui. Não chega a dizer que o governo federal não é a Casa da Moeda, mas deixa claro que não dará um tostão. Parece que ele gostaria, assim, só de discutir a relação, entendem? De bater uma DR…
O cheiro de sangue que excitaNotem: quando Ferreira Pinto enviou o pedido de colaboração ao governo federal, a questão da segurança pública não tinha essa urgência. O recrudescimento se deu na reta final da eleição — um hábito do PCC, que já deixou claro que, na sua opinião, a população não deve votar em tucanos. Marcola tem suas preferências partidárias. Parte do jornalismo também. Acidentalmente, coincidem.
Muito bem! Cardozo se calou porque, bom petista que é, pode ter pensado: “Por que eu vou puxar brasa para a sardinha do inimigo?” Lembrem-se de que ele estava sobre o palanque até no dia da eleição. Aquele que Dilma classificou, com graça, de um de seus “Três Porquinhos” deu aquela declaração ao Painel em meio à campanha eleitoral, da qual participou ativamente.
Junho, julho, agosto, setembro… Silêncio do companheiro. Chegou a eleição, ele não resistiu! Resolveu faturar política e partidariamente com o recrudescimento da violência em São Paulo — ainda que o Estado esteja entre os menos violentos do Brasil. O cheiro de sangue parece ter despertado o lado lobo do “porquinho”.
Delinquência política e “aparelhos de ginástica”Cardozo está buliçoso, dando entrevistas, falando pelos cotovelos. É bom que fale. Assim sabemos direito o que ele pensa. A VEJA.com publica umaentrevista com ele, que repetiu ao site uma fala a que o Jornal Nacional deu destaque em certo tom de denúncia: São Paulo estaria pedindo dinheiro até para aparelhos de ginástica! É espantoso! Fui o primeiro a publicar o ofício enviado pelo governo de São Paulo ao governo federal com a lista de programas nos quais poderiam ser empregados recursos federais. De um total de R$ 148.888.839,28 que caberiam à União, apenas R$ 345.164,60 diziam respeito ao “Núcleo de Condicionamento Físico da Academia de Polícia” — ou seja, APENAS 0,23%. Esse 0,23% de um amplo programa acabou merecendo tratamento hostil, como se a Polícia de São Paulo estivesse em busca de algum privilégio inaceitável. NOTO: fala-se de capacitação de um núcleo fundamental para a atividade policial, sim! A Secretaria não propôs a criação de um núcleo de lazer.
Documento que não diz nadaMuito bem! No documento redigido às pressas para ser entregue primeiro à TV Globo — e só muitas horas depois ao governo de São Paulo (FOI ENVIADO POR FAX!!!) —, o que Cardozo oferece mesmo? Além de vagas para prisioneiros perigosos, coisa de que São Paulo não precisa, ele não diz mais nada! Tanto as suas supostas conversas anteriores com representantes do governo são mera cascata que o ministro não consegue, mesmo agora, dizer que tipo de ajuda pode oferecer a São Paulo. Limita-se a falar em “ações de inteligência”… Quais?
Se alguém encontrar lá uma proposta concreta (além do oferecimento de meia dúzia de vagas), ganha do Tio Rei uma garrafa de Glenmorangie 18, que a vida não há de ser só essa água…
No texto em questão, ele poderia ter desmoralizado Ferreira Pinto: “No dia X, o governo ofereceu tal coisa, conforme o ofício tal, mas houve recusa. Já no dia Y, o Ministério da Justiça propôs…” Ocorre que Cardozo não tinha nada! Bom petista, já escrevi aqui, ele, pelo visto, não gosta de assinar atos de ofício…
ConcluoÉ muito grave o que está em curso. Setores da imprensa decidiram que é hora de derrubar o secretário de Segurança de São Paulo. Houve, sim, recrudescimento da violência, mas a situação está longe de caracterizar perda do controle ou algo assim. Há muito o crime organizado tenta interferir na política de segurança do estado — aquela mesma que reduziu o índice de homicídios em mais de 70% em 12 anos. Da quase ponta da lista de mortos por 100 mil, São Paulo foi parar na rabeira.
Estes são os dados do Mapa da Violência sobre mortos por 100 mil nas unidades da federação em 10 anos. Vejam os números.
Não obstante, criou-se uma onda terrorista em São Paulo. Em vez de as forças legais de segurança merecerem o amparo do governo federal e da própria imprensa, o que se vê é um esforço deliberado para desestabilizá-las. E que se note: onde houver erro, que se aponte. O que não é possível é dar curso a uma vigarice que tem apenas viés político-partidário.
Se setores da imprensa, o PCC e o governo federal querem a mesma coisa — a queda de Ferreira Pinto —, obrigo-me a achar que ele não pode estar assim tão errado…
Texto publicado originalmente às 4h49

A Nextel, que pode ser beneficiada por novo marco regulatório da Anatel, compra empresa falida e endividada de marido de Erenice, que ajudou a desenhar o… marco regulatório! Mais uma fábula real do mundo petista!

Eita! Ainda paro de dar opinião e investigar advérbios e acabo virando repórter investigativo!
Quando Deus inventou a coincidência, os petistas entraram pelo menos 13 vezes na fila. Ô povo para dar sorte nesta vida, Santo Deus! Eu sempre penso como emblema dessas coisas aquele caso da venda do apartamento da ex-mulher de Dirceu. Ela estava a fim de vender. Precisava de um dinheiro adiantado, em espécie. Quem apareceu? Rogério Tolentino, advogado e sócio de Marcos Valério. Coincidência. Os três foram condenados pelo STF. Muito bem. Abaixo, vou lhes contar uma história que parece meio enrolada, mas que, creio, no fim, resulta compreensível. Remete, mais uma vez, ao universo petista e às… coincidências. A personagem do partido que aparece na história é Erenice Guerra, a ex-braço direito de Dilma Rousseff e ex-ministra da Casa Civil do governo Lula. Caiu, como todo mundo sabe, depois de uma série de reportagens de VEJA que só lhe atribuiu o que fez — e nada que não tenha feito. Vamos lá. Desta feita, quem está em pauta é o bilionário mercado da telefonia. Qual o busílis?
O Conselho Geral da Anatel vota hoje o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). E, mais uma vez, a coincidência mostra a sua cara. A que me refiro?
A mudança regulatória que o PGMC traz ao setor de telefonia ocorre exatamente no momento em que a Nextel entrou com um pedido na Anatel de compra da empresa Unicel do Brasil Telecomunicações Ltda. Unicel, Unicel, Unicel… Ah, lembrei! É aquela empresa que pertence ao… marido de Erenice Guerra, José Roberto Campos. Está entre os motivos que resultaram na sua queda. Prestem atenção!
A Unicel começou a operar quando Erenice era a todo-poderosa no Palácio do Planalto, no governo Lula. Era a segunda da superministra Dilma Rousseff. Em 25 de junho de 2007, a empresa recebeu autorização da Anatel para explorar a telefonia móvel na região mais cobiçada do país — a cidade de São Paulo e outros 63 municípios da região metropolitana. Apesar de o estatuto da Anatel dizer claramente que se trata de um órgão independente, em 30 de março de 2010, a então secretária executiva da Casa Civil da Presidência da República — Erenice!!! — houve por bem enviar um documento ao então presidente do Conselho da agência, Ronaldo Sardenberg, estipulando “ações regulatórias prioritárias”. Como não podia deixar de ser, o documento traz o carimbo “Confidencial”.
Nesse documento, Erenice tece uma série de regras que ela achava que deveriam valer para o setor de telecomunicações. Entre elas, a implementação do “Plano Geral de Metas de Competição”, incluindo um “regulamento de remuneração das redes do SMP” (Serviço Móvel Celular, sigla para o setor de telefonia celular).
Erenice não teve tempo de ver suas regras implementadas. Caiu seis meses depois, em setembro de 2010. Coincidência ou não, a Unicel fica mal das pernas na mesma época, com pedidos de falência e processos trabalhistas. Hoje, deve dinheiro até mesmo à Anatel em razão do não pagamento de licenças concedidas. Não percam o fio. Ainda voltarem à Unicel.
Dois anos depoisO tempo passa. Quase dois anos depois da queda de Erenice, a Anatel coloca em consulta pública o tal PGMC, provocando um tiroteio das empresas consolidadas no mercado. Quem já está no jogo não quer mais competição. Faz sentido, sim, a Anatel comprar essa briga. Mas eis que, no meio da briga, coisas estranhas começam a acontecer. Descobre-se um jabuti pesando algumas toneladas em cima de uma árvore.
No texto original da Anatel da consulta pública, não havia imposições de competição relacionadas à telefonia celular, ma sim à telefonia fixa. Eis que, no texto final, que será votado hoje, apareceu um tal “Bill and Keep” — um sistema que reduz as tarifas de interconexão entre as operadoras de celulares, com uma redução maior para novos competidores. Eu explico.
Tarifa o quê??? Grosso modo, diz-me um amigo da área, é o seguinte: se um celular Vivo liga para um da Claro, entra na rede da Claro, e esta empresa tem de ser remunerada; se o da Claro liga para o da Oi, idem. Se o da Oi para o da Tim, a mesma coisa. Isso se chama “Tarifa de Interconexão” (a sigla é VU-M). Muito bem. Em nome da competição, o que prevê o novo PGMC? Reproduzo trecho de um texto de um site especializado na área:
“Pela proposta, as pequenas empresas — CTBC, Sercomtel e Nextel, que começará no final do ano o serviço de celular — não precisarão mais pagar a VU-M para as grandes empresas. Elas só irão remunerar as quatro grandes quando o tráfego delas for muito maior do que o tráfego das outras, o que é uma possibilidade bem distante, tendo em vista que elas têm muito menos clientes gerando tráfego. Mas seus usuários continuam a pagar a VU-M embutida na tarifa final de público”.
Huuummm…
É claro que as quatro grandes não gostaram, e eu não sou lobista de nenhuma delas. Aliás, já andei enroscando aqui com os serviços da Vivo e da Claro, já peguei no pé da Oi (ex-Telemar) por causa do decreto de pai pra filho de Lula que lhe permitiu comprar a Brasil Telecom, e já cobrei da Tim que pare de usar o adjetivo “ilimitado” como se fosse advérbio em suas propagandas… Também nada tenho contra a competição, ora bolas, embora ache estranho esse critério que obriga as grandes a colaborar com as pequenas. Por quê? Se eu montar uma empresa de sorvete, devo exigir que a Kibon colabore comigo? Mas vá lá. Se for bom para o consumidor e não afrontar os fundamentos do livre de mercado, ok.
O jabuti giganteMas me ficou esta coisa: por que a Nextel, uma das empresas chamadas “entrantes”, que será fatalmente beneficiada pela eventual mudança das regras, protocolou justo agora a compra de uma empresa falida como a Unicel — aquela, do maridão de Erenice? Erenice? É a mesma que tinha ideias sobre competição na área, que acabaram prevalecendo. O pedido de compra deu entrada em 29 de outubro, quatro dias antes da votação pela Anatel das novas regras.
As dívidas da Unicel são estimadas pelo mercado em mais de R$ 100 milhões. A Nextel pagou R$ 1,21 bilhão para ela própria ter 11 lotes de 3G, que incluem coberturas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Não há razão econômica ou mercadológica visível — até onde a vista convencional alcança ao menos — para a compra da empresa operada pelo marido de Erenice Guerra. Até porque, pelas regras atuais, a Nextel teria que devolver algumas das licenças da Unicel, pois uma empresa não pode operar com duas licenças iguais na mesma região — no caso, São Paulo.
Reitero: a única coisa que a Unicel tem além de uma dívida estimada em R$ 100 milhões são as licenças para operar — que a Nextel também tem! Pois parte desse único patrimônio positivo terá de ser devolvido.
Viva a competição! Viva o povo! Viva a Classe C! Telefones à mancheia! Mas por que a Nextel, uma das entrantes, está comprando a Unicel? Seria mais uma daquelas coincidências que beneficiam petistas, que entraram 13 vezes na fila???
Um breve históricoPois é… Não é a primeira vez que cuido do assunto, não! Num post de 18 de setembro de 2010, referindo-me a uma reportagem publicada, então, por VEJA, escrevi o seguinte:
Marido de Erenice está num negócio que pode render R$ 100 milhões saídos dos cofres públicos
A VEJA desta semana traz outra história edificante, desta vez envolvendo o atual marido de Erenice Guerra, José Roberto Camargo Campos (foto). Ele convenceu uns amigos, que tinham uma minúscula empresa, a disputar o mercado de telefonia móvel em São Paulo. Em 2005, a Unicel, tendo Camargo como diretor comercial, conseguiu uma concessão da Anatel para operar em São Paulo. Por decisão pessoal do então presidente da agência, Elifas Gurgel, a empresa ganhou o direito de entrar no mercado. A decisão foi contestada na Anatel, mas Erenice entrou na parada, e tudo foi resolvido. Os que eram contra mudaram de idéia e foram promovidos.
Sim, foi assim mesmo, leitor. A empresa está no vermelho e acumula dívidas de R$ 20 milhões. Desastre? Não! Leia a revista para saber como o Plano Nacional de Banda Larga — que apelidei aqui de “Bandalheira Larga” — pode render à Unicel a bolada de R$ 100 milhões. Quem cuidava do PNBL, para o qual se anunciou a dinheirama de R$ 14 bilhões? Erenice! Quem é o operador do programa? Gabriel Boavista Lainder. Quem é Lainder? Um ex-funcionário da Unicel. Quem o indicou para o cargo? O marido de Erenice. “O marido da Erenice é um cara que admirava meu trabalho. Ela me disse que precisava de alguém para coordenar o PNBL”. Qual é o endereço da Unicel? Um modestíssimo escritório onde também funciona uma empresa de mineração do… marido de Erenice. A revista traz ainda toda a ramificação da Família Erenice no governo e nas estatais. É  impressionante! Chegou a hora de Dilma repetir a declaração de Lula de 2005: “Fui traída”
Pois é, leitor…
Se você clicar aqui, encontra todos os textos sobre o par Unicel-Erenice no blog. Entre eles, há trecho de uma reportagem da Folha de 24 de março do ano passado. Reproduzo:
Na Folha:
A CGU (Controladoria-Geral da União) encerrou ontem as investigações de denúncias envolvendo a ex-ministra Erenice Guerra e familiares dela. Foram apontadas irregularidades “graves” em 3 dos 9 fatos investigados. Braço direito da presidente Dilma no governo Lula, Erenice deixou o ministério em setembro do ano passado, após a Folha revelar que ela tinha recebido um empresário que negociou contrato com firma de lobby de um filho dela. Não houve irregularidade nesse caso, segundo a CGU.
A controladoria considerou, porém, que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) beneficiou a empresa de telefonia Unicel ao conceder a ela uma faixa de frequência em condições privilegiadas e recomendou que a agência suspenda imediatamente a outorga. A Unicel era dirigida à época pelo marido da então ministra Erenice. A CGU recomenda à Anatel que abra processo para investigar os responsáveis por terem beneficiado a empresa e não apontou culpados. A controladoria também apontou “irregularidade grave” num convênio entre o Ministério das Cidades e a Fundação Universidade de Brasília que causou prejuízo de R$ 2,1 milhões aos cofres públicos. Segundo a CGU, o trabalho não foi entregue. José Euricélio, irmão de Erenice, era coordenador-executivo de projetos na editora da UnB.
A CGU também apontou problemas graves na contratação pelos Correios da empresa aérea MTA Linhas Aéreas em contratos que somavam R$ 59,8 milhões.
Erenice não foi encontrada para comentar o caso.
EncerroErenice foi vista recentemente transitando livremente pelo TCU, cuidando de assuntos relacionados à área de transportes ou algo assim. Pelo visto, ela está de volta. Em grande estilo. A Nextel, que quer ser uma entrante no mercado de telefonia, decidiu dar uma forcinha ao maridão daquela que ajudou a desenhar o marco regulatório que lhe permite ser… uma entrante!
Uma coincidência que só acontece no mundo petista!
Texto publicado originalmente às 6h15

Nitroglicerina pura – Valério dá novo depoimento ao Supremo, pede para integrar programa de proteção à testemunha e cita Lula, Palocci e… o assassinato do prefeito Celso Daniel!!!

Uma possibilidade de que tratamos tantas vezes nos debates da VEJA.com pode ir tomando contornos de realidade. Marcos Valério prestou novo depoimento ao Ministério Público. Em suas revelações, cita Luiz Inácio Lula da Silva, Antonio Palocci e o assassinato do prefeito Celso Daniel. VEJA já havia revelado que ele estava interessado na delação premiada. Alguns detalhes de seu novo depoimento vêm a público no dia que o PT promete soltar uma espécie de manifesto contra o Supremo Tribunal Federal e aquilo que o partido chama “mídia”. Ontem, não se esqueçam, a primeira mulher de José Dirceu, numa entrevista obviamente consentida pelo ex-marido, afirmou que ele e Genoino estão protegendo… Lula! Leiam trechos da reportagem de Ricardo Brito e Fausto Macedo, no Estadão:
Empresário condenado como o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza prestou depoimento ao Ministério Público Federal no fim de setembro. Espontaneamente, marcou uma audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Fez relatos novos e afirmou que, se for incluído no programa de proteção à testemunha – o que o livraria da cadeia -, poderá dar mais detalhes das acusações.
Dias depois do novo depoimento, Valério formalizou o pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando um fax ao Supremo Tribunal Federal. O depoimento é mantido sob sigilo. Segundo investigadores, há menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-ministro Antonio Palocci e a outras remessas de recursos para o exterior além da julgada pelo Supremo no mensalão – o tribunal analisou o caso do dinheiro enviado a Duda Mendonça em Miami e acabou absolvendo o publicitário.
Ainda no recente depoimento à Procuradoria, Valério disse já ter sido ameaçado de morte e falou sobre um assunto com o qual parecia não ter intimidade: o assassinato em 2002 do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.
A “troca” proposta pelo empresário mineiro, se concretizada, poderá livrá-lo da prisão porque as testemunhas incluídas no programa de proteção acabam mudando de nome e passam a viver em local sigiloso tentando ter uma vida normal. No caso da condenação do mensalão, Valério será punido com regime fechado de detenção. A pena ultrapassou 40 anos – o tempo da punição ainda poderá sofrer alterações no processo de dosimetria. O empresário ainda responde a pelo menos outras dez ações criminais, entre elas a do mensalão mineiro.
(…)

BLOG DO CORONELEAKS

Mensalão: a vez de Lula.

Os três maiores partidos de oposição pedirão à Procuradoria-Geral da República que investigue se o ex-presidente Lula teve participação no esquema do mensalão. O argumento é que existem fatos novos, além da "íntima ligação política" de Lula com o então ministro José Dirceu, acusado pelo Supremo de comandar o esquema. "É público e notório que, à época dos fatos, existia uma íntima ligação política e pessoal entre o representado e o ex-ministro José Dirceu."

A ação é assinada pelos presidentes do PSDB, Alberto Goldman (em exercício), do DEM, José Agripino Maia (RN) e do PPS, Roberto Freire (SP) e será protocolada na próxima terça-feira. Os partidos pedem a abertura de uma nova ação penal, caso fique comprovado que Lula tinha ciência do esquema do mensalão. O Ministério Público já se recusou a investigar o ex-presidente por considerar que não havia provas contra ele.

A oposição argumenta que agora "há novos elementos" que recomendariam uma "profunda" investigação por parte do Ministério Público. A ação cita reportagem da revista "Veja", segundo a qual o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou a interlocutores que Lula era o chefe do esquema. O ex-presidente nega.(Folha de São Paulo)

Servindo única e exclusivamente aos interesses de Kassab, PSD racha e degringola.

Com data marcada para deixar a prefeitura, Gilberto Kassab terá de, em breve, fazer uma espécie de "escolha de Sofia". O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), pediu à assessoria técnica do partido uma consulta para saber se Kassab poderia ou não acumular a presidência nacional do partido com o cargo de ministro. A resposta foi que não será possível. Citado frequentemente como provável nome para assumir uma pasta no governo Dilma Rousseff, se Kassab for de fato convidado terá de escolher se prefere seguir no comando da legenda que criou ou se assume o cargo no executivo federal.

A assessoria técnica informou a Campos que o Código de Conduta da Alta Administração Federal veda a atuação conjunta como ministro e dirigente partidário e citou o caso do ex-ministro Carlos Lupi, que precisou deixar a presidência do PDT para permanecer no Ministério do Trabalho. O pedido de informação foi feito pelo líder logo após uma reunião com a bancada do partido, na noite de terça-feira. Nela, Campos ouviu intensas reclamações dos correligionários pela falta de cargos no governo, apesar da clara posição governista da legenda.

- Lá fora, todo mundo acha que estamos no governo. Até hoje, sempre votamos com o governo. Como não somos do governo? - indagou o deputado José Carlos Araújo, segundo relato de um participante do encontro. Vários parlamentares deixaram clara a insatisfação com o fato de estarem sem cargos apesar de votarem com o governo e chegaram a falar que não faria sentido continuar votando "de graça". Vários deputados lembraram que partidos com bancadas muito inferiores à do PSD, como PCdoB, têm ministérios importantes no governo Dilma. Além disso, houve fortes críticas a uma suposta dificuldade na liberação das emendas parlamentares - que viabilizam a realização de obras em suas bases eleitorais. Alguns deputados disseram que vinham tendo menos verbas liberadas do que parlamentares do DEM.

Segundo um participante da reunião, ninguém sabe dizer ainda qual pasta será destinada à legenda. Os ministérios citados no encontro - Cidades, Transportes ou Micro e Pequenas Empresas - foram apenas os que já vinham sendo veiculados nos jornais. - Muita gente reclamou do fato de as decisões serem tomadas sem a bancada ser ouvida. Não podemos tomar conhecimento das coisas pelos jornais. Todo mundo queria saber qual o espaço o partido ia conseguir, mas nem o próprio líder sabia dizer - explicou um dos deputados presentes. ( O Globo)

PT desiste de manifesto a favor dos condenados pelo STF. Mas acha que crime de formação de quadrilha não é motivo "infamante" de expulsão.

Dividido, o PT desistiu de divulgar hoje um manifesto contra a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão. O texto, que atacaria a condenação de petistas como José Dirceu e José Genoino por corrupção ativa e formação de quadrilha, ficará para depois da definição das penas. "Temos uma avaliação crítica do julgamento e vamos fazê-la assim que ele for concluído", disse ontem o presidente do PT, Rui Falcão, a correspondentes estrangeiros. Conforme interlocutores, o mais recente cálculo, já discutido com Lula e a presidente Dilma Rousseff, é que não se pode transformar 2013 numa batalha campal contra o Supremo nem trazer para o colo do partido o ônus dessa mobilização. 

Essa ponderação não casa com a expectativa de aliados dos réus Dirceu e Genoino, que pretendem conflagrar a militância contra o tribunal. Nas últimas semanas, o PT já conteve ataques ao STF para não prejudicar seus candidatos nas eleições. A principal preocupação era evitar desgastes para Fernando Haddad em São Paulo. Agora, após a vitória do ex-ministro, petistas evitam expor o sentimento de revanche. O partido deve se solidarizar com os condenados atacando a "politização" do julgamento, mas não fará campanha permanente por eles. 

Eventuais iniciativas contra a decisão do STF, como campanhas por anistia ou recursos a cortes internacionais, não deverão ser lideradas pelo PT, e sim pelos réus. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) pedirá que a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara investigue o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que sustentou a acusação aos petistas no julgamento. A instituição divulgou recentemente uma cartilha para crianças explicando o mensalão. "Ele queria interferir no processo eleitoral e isso não pode", diz o petista. Segundo um ministro petista, a ordem é agir com mais "cérebro" e menos "fígado".

Por ora, o único elemento capaz de reverter essa disposição seria a hipótese de o ex-presidente Lula virar alvo. Nesse caso, até mesmo a presidente Dilma tenderia a entrar no circuito para defender o antecessor."O PT não está em julgamento. Quem foi julgado foram alguns militantes do PT. Há uma tentativa de transformar o julgamento de pessoas em julgamento do partido", disse Falcão ontem. "Isso [o mensalão] nunca foi comprovado. Isso é uma narrativa que foi feita e não há comprovação material de compra de votos. Há suposições e ilações", afirmou. Ao falar sobre segurança pública, o presidente do PT repetiu a máxima de que no Brasil só vão presos "três Ps", vistos como "inimigos em potencial": pobres, pretos e prostitutas. "Agora acrescentaram outro P, que são os petistas", disse Falcão.

O dirigente disse anteontem a deputados que o artigo do estatuto do PT que prevê a expulsão de filiados que cometerem "crimes infamantes" não será usado contra os réus do mensalão. "Não se aplica a nenhum deles", disse. "Quem aplica o estatuto somos nós. E somos nós que interpretamos o estatuto."(Folha de São Paulo)











PT e PMDB enterram CPI do Cachoeira para blindar esquema da Delta.

A base governista na CPI do Cachoeira impediu, nesta quarta-feira, a votação de novas quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico ou pedidos de convocação e apresentou requerimento para prorrogar os trabalhos por 45 dias. Nesse período, a CPI só irá discutir o relatório final do deputado Odair Cunha (PT-MG), nenhum novo pedido de informação ou de oitiva será aprovado. Cunha irá apresentar seu texto no dia 20 de novembro.
 
A oposição já admite que não tem como conseguir o apoio de 171 deputados e 27 senadores para prorrogar a CPI por mais 180 dias, o que possibilitaria avançar nas investigações. "É muito difícil chegar", afirmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).Na hipótese remota de reunir o apoio, a oposição leva vantagem porque é considerado o requerimento com o maior prazo. Ou seja, o requerimento dos governistas pedindo prorrogação por 45 dias seria desconsiderado. Mesmo assim, como os governistas tem maioria, cabe a eles definir a pauta. Ou seja, o relatório final poderia ser colocado em votação a qualquer tempo.
 
O movimento dos governistas, liderados por PT e PMDB, de não votar os mais de 500 requerimentos que estão na pauta na reunião desta quarta provocou um debate na comissão. "Estamos determinando o fim da CPI sem investigar esse monumental esquema de corrupção. O relatório final será uma pizza gigante", afirmou o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR). "Penso que tem que haver limite entre o tratoraço e o que está sendo feito aqui", disse Lorenzoni. "Estamos jogando o lixo para debaixo do tapete e o lixo está fedendo", disse o senador Pedro Taques (PDT-MT).
 
A oposição insiste em investigar empresas fantasmas ligadas a empreiteira Delta, que poderiam revelar um braço do esquema Cachoeira em São Paulo, envolvendo outras empreiteiras. Os oposicionistas também defendem investigar as relações do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), com o empresário Fernando Cavendish, da Delta. "Ele não foi citado por Cachoeira uma única vez", defendeu o Leonardo Picciani (PMDB-RJ).
 
"Não vamos investigar porque ele é o principal governador do PMDB?", reagiu o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR). A oposição quer ouvir, ainda, o tesoureiro da campanha de Dima Rousseff, o deputado José de Filipi (PT-SP). O ex-presidente do Dnit, Luiz Pagot, disse à CPI que foi procurado por Filipi na época da campanha com pedido para que listasse empresas que poderiam doar para a campanha de Dilma e que tinham contratos com o órgão responsável por investir nas estradas. Pagot disse à CPI que o pedido foi "aético". (Folha Poder)





BLOG ALERTA TOTAL


Genoíno não sabe o que fazer com seu passaporte diplomático, mas quer quitar dívida do cartão corporativo

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net 
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Exclusivo – O quase-deputado-federal José Genoíno Netto não sabe o que fazer com um passaporte diplomático que ganhou, sem necessidade legal objetiva, enquanto atuou como assessor especial do Ministério da Defesa, nas gestões de Nelson Jobim e Celso Amorim, para facilitar as viagens ao exterior sem ter de prestar contas alfandegárias.

Se o passaporte é problema, pelo menos o ex-presidente do PT revelou ontem a um cardeal petista que já sabe o que fazer com uma dívida de uns R$ 10 mil que acumulou no cartão de crédito corporativo a que tinha direito no MD: quitará tudo com os atrasados que receberá por sua exoneração em caráter irrevogável. Menos mal... Porque é nada fácil se livrar das regalias do poder... Inclusive da Medalha do Pacificador e do Mérito Naval - que o Exército e a Marinha podem legalmente tomar dele...

Como não tem passaporte comum e diante da provável ordem do Supremo Tribunal Federal para que os condenados no Mensalão tenhan seus documentos retidos, Genoíno recebeu ontem a ordem expressa de um cardeal petista sobre a devolução do passaporte diplomático: “Este você não pode apresentar. Pelo amor de Deus!”. Sobre a dívida de cartão corporativo, a ordem do cardeal petista foi: “Então, quita!”.

Ainda sobre o problema do passaporte, o cardeal petista ponderou com Genoíno: “Temos de resolver isso até o final de semana. Já foi pedido para todo mundo entregar os passaportes à Justiça. A ordem veio lá de cima”. O líder também aconselhou Genoíno: “Este é um momento de tranquilidade. Estamos mais tranquilos que antes. Te encontro no mesmo lugar. Quer vir na chácara, é mais tranquilo”.

Genoíno até ontem manifestava dúvidas se valeria mesmo assumir, no começo do ano, a vaga de deputado federal aberta pela eleição de Carlinhos Almeida para a Prefeitura de São José dos Campos. Condenado na Ação Penal 470 por crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, Genoíno deverá se engajar na grande campanha que o PT promete colocar nas ruas – assim que for o momento oportuno - para tentar negar a existência do Mensalão.

Ontem, o presidente do PT, Rui Falcão convocou uma entrevista coletiva para correspondentes estrangeiros e voltou a negar que tenha havido compra de votos de parlamentares no caso do mensalão. Falcão alega que não existe "demonstração material" da compra de votos. Avisou que o partido mostrará sua postura oficial “crítica” sobre o processo judicial quando este estiver concluído.

Afasta do Haddad...

Com imagem desgastada perante a opinião pública – ainda mais depois do incidente no dia da eleição, em que seus vizinhos e amigos agrediram jornalistas -, José Genoíno recebeu ontem uma ordem expressa da cúpula partidária:

Se afasta do Haddad. Não aparece em nenhum lugar onde ele for. Na atual conjuntura, não podemos ter qualquer tipo de problema”.

Genoíno foi aconselhado a dar uma telefonada para a ministra Marta Suplicy e não ficar desanimado diante dos problemas...

Curadíssimo da Silva

Nada cola de mal em Luiz Inácio Lula da Silva: nem mensalão, nem tumor maligno.

O oncologista Artur Katz garantiu ontem que Lula continua livre do câncer de laringe descoberto e curado há um ano.

O ex-presidente só terá de suportar o edema na garganta, que deixa o pescoço inchado e o atrapalha de falar direito, repetindo, a cada três ou quatro meses os chatos e caríssimos exames de laringoscopia, ressonância magnética e uma tomografia de alta precisão, a PET-Scan.

Pode viajar

Lula foi liberadíssimo pelo médico para a viagem que fará a quatro países da África e à Índia a partir de 10 de novembro.

Na África do Sul, tentará se encontrar com Nelson Mandela, de 94 anos, e que não vai bem de saúde.

Nos demais países, além de suas bem remuneradas palestras, Lula cuidará dos investimentos pessoais dele e dos familiares.

Ex do Zé

A petralhada está PT da vida com a primeira e mais antiga ex-mulher de José Dirceu de Oliveira e Silva, pelas declarações anti-Lula em defesa dos Zés (Dirceu e Genoíno).

Clara Becker, de 71 anos, mãe do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), soltou o verbo contra Luiz Inácio Lula da Silva:

Se ele fez algum pecado, foi pagar para vagabundo que não aceita mudar o País sem ganhar um dinheiro (...) Se ele pagou, foi pelos projetos do Lula, que mudou o Brasil em 12 anos. Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada? Eles assumiram os compromissos e estão se sacrificando".

Corrupção Generalizada

Políticos estão PTs da vida com o o senador Mário Couto (PSDB-PA) que acusou colegas parlamentares de enriquecerem ilicitamente e de se valerem do mandato para continuar impunes:

"Não é só o mensalão que existe no País, existe uma corrupção generalizada".

Magoou, porque a politicalha lá de Brasília não gosta de sinceridade...

Odebrecht na jogada

A poderosa Odebrecht Transport – braço do maior grupo privado do Brasil – é a favoritíssima para conquistar em leilão o direito de construir e operar a mais lucrativa linha do metrô paulistano: a 6 (Laranja), que ligará a estação São Joaquim a Brasilândia.

Obrinha de uns R$ 8 bilhões, a Linha 6 será uma Parceria Público Privada da pesada, porque praticamente construída e bancada pela empreiteira vencedora – com direito a explorar o lucrativo negócio por 30 anos.

Só para ter uma ideia de como a operação é um negócio do Brasil, a Linha 4 (Amarela), tocada pelo grupo CCR, está lucrando R$ 500 milhões por mês...

A Odebrecht Transport deve ganhar fácil a parada da Linha 6 porque a Construtora Queiroz Galvão e o Consórcio Galvão-Somague Engenharia entram na disputa apenas para cumprir tabela...

Guerra negada

O governo de São Paulo nega a existência de uma guerra entre bandidos e a polícia na capital.

O secretário de Segurança, Antônio Ferreira Pinto, alega que não existem toques de recolher em alguns pontos de capital e em cidades da Grande São Paulo.

O fato objetivo é que, em três semanas, cerca de cem assassinatos foram registrados na cidade e nos municípios da região metropolitana.

Policiais marcados para morrer

A PM de São Paulo encontrou uma lista com nomes de policiais militares e policiais civis marcados para morrer.

O material foi achado dentro de uma mala apreendida juntamente com dois irmãos adolescentes na favela de Paraisópolis, próxima ao Morumbi, área nobre na Zona Sul da cidade.

Mas a Secretaria de Segurança insiste que o clima de guerra urbana não existe...

Lei Carolina Dieckman

Renderá prisão de três meses a um ano, além de multa, a invasão de “dispositivo informático”, conectado ou não à internet, mediante violação indevida de mecanismo de segurança, para obter, adulterar ou destruir dados e informações, instalar vulnerabilidades ou obter vantagens indevidas.

Esse é o teor do projeto que tipifica e pune crimes cibernéticos aprovado ontem pelo Senado, que será votado na Câmara semana que vem e enviado para sanção da Presidenta Dilma Rousseff.

Ganhou o apelido de “Lei Carolina Dieckmann” em homenagem atriz global que teve fotos de seu arquivo pessoal roubadas por hackers e divulgadas na internet.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 1º de Novembro de 2012.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA