DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 30-11-12

NO BLOG DO EGÍDIO SERPA


Corrupção organizada ameaça o Brasil


Profissionais dos vários ramos da ciência e da administração – honestos e competentes – já recusam convites para colaborar com o serviço público nas suas esferas municipal, estadual e federal.

Temem esses profissionais ser envolvidos pelo crime organizado que parece ter assumido o comando da burocracia oficial no Brasil.
Quando no próprio gabinete da Presidência da República, em São Paulo, se descobre a presença de tentáculos dessa hidra, é porque a situação é grave e exige solução radical.
Na China, a corrupção – segundo o presidente Hu Jintao – é um cancro que ameaça a sobrevivência do seu único partido, o PC.
E no Brasil, que tem mais 30 partidos?

Joelmir Beting traduziu o economês


Joelmir Beting, que ontem faleceu em São Paulo, foi quem tornou popular e compreensível o texto do jornalismo de economia.

Traduziu o economês para o português.
Ele escreveu vários livros, o primeiro dos quais intitulado “Na prática, a teoria é outra”.
E é mesmo.
Foi Joelmir Beting um modelo honrado de profissional ético e competente.

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Sponholz

Sponholz

Dilma decide lavar
as mãos: ‘liguei
o botãozinho’

A presidenta Dilma não parece muito incomodada com o “cochilo” dos aliados que resultou na convocação, para depor no Congresso, de envolvidos nas denúncias de corrupção e tráfico de influência revelados pela Operação Porto Seguro, da Policia Federal. Em conversas com aliados mais íntimos, ela lavou as mãos para um assunto que não lhe diz respeito: “Querem saber? Liguei aquele botãozinho do (*)-se”.

O cachimbo caiu

O “cochilo” governista resultou na convocação, para depor, dos irmãos Paulo e Rubens Vieira, diretores da ANA e Anac, agências reguladoras.

Número cabalístico

Mera coincidência ou praga do destino, o Supremo condenou à prisão exatamente 13 réus no mensalão do PT. É o número do partido.

Porto Seguro: Adams afirma que 
não colocará o cargo a disposição

Foto
ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO LUÍS INÁCIO ADAMS
O advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, afirmou nesta quinta-feira (29) que não colocará seu cargo a disposição. Segundo ele, a Operação Porto Seguro da Polícia Federal (PF) não o ameaça, mas admite que o caso "afetou a credibilidade" da AGU. “Não vou colocar o cargo à disposição porque não tenho nenhuma responsabilidade com relação à decisão [de assinar relatórios que favoreciam grupos investigados pela PF], até porque, em seu mérito, ela não estava errada”, disse Adams. “Minha preocupação hoje não é com credibilidade pessoal, mas com a credibilidade da instituição, que tem de continuar funcionando, que tem papel fundamental. É uma situação difícil”, concluiu. Entre os investigados pela PF está o braço direito de Adams, o advogado-geral adjunto da AGU José Weber de Holanda, que foi exonerado do cargo após a revelação do esquema.

PF suspeita que Rosemary articulou diploma falso para ex-marido

Foto
ROSEMARY NORONHA
A Polícia Federal suspeita que Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, tenha recorrido ao esquema investigado na Operação Porto Seguro para obter um diploma de curso superior falso para que o ex-marido, José Claudio de Noronha, conseguisse ser contratado pela BB Seguros. Rose, conforme e-mails apreendidos pela PF, pediu o documento falso ao ex-diretor da ANA (Agência Nacional de Águas) Paulo Vieira, em 2009. O ex-marido apresentou declaração de propósito para exercer cargo no conselho da seguradora em junho de 2009. Vieira é considerado o cabeça da suposta quadrilha, que fazia lobby em órgãos do governo federal para grandes empresas. O diploma foi expedido pelo Cesd (Centro de Ensino Superior de Dracena), cidade no interior de São Paulo, onde Vieira fez especialização e depois passou a dar aulas. Informações da Folha de SP


Acidente no Sul
destrói avião 
espião da FAB

Um dos dois Veículos Aéreos não Tripulados (Vants) da FAB foi totalmente destruído em acidente na quinta (22), na base de Santa Maria (RS), onde fica estacionado. O aparelho de US$ 4,5 milhões, fabricado em Israel, teve perda total: o motor parou após a decolagem e caiu. A tragédia não foi maior porque o avião espião do esquadrão Horus, de combate ao tráfico de drogas, sobrevoava a base. A FAB guarda sigilo absoluto.

Paradão

O outro Vant está parado na base de São Miguel do Iguaçu (PR), como já noticiamos em janeiro. A PF acredita tê-lo de volta neste final de ano.

Merecido

Melhor homenagem impossível: o jornalista Joelmir Beting, que morreu aos 75, foi “trending topic” no Twitter. É dele: “O PT nasceu como um partido de presos políticos. Vai virar um partido de políticos presos.

Reunião

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) podia polir o Português coloquial. Tascou “os pobres estão chegando na Universidade e isso incomoda”, em debate ontem. Os pobres saíram a que horas, ministro?

Encomenda

Para o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), ex-delegado da Polícia Federal, “tudo indica que a operação Porto Seguro foi uma encomenda”. “Tem alvo certo: o Lula, a Dilma e o Zé Dirceu”, alega.

Fulequices’

O Twitter veio abaixo ontem com a escolha de “Fuleco” para mascote da Copa: “pimenta no Fuleco dos outros” e “Lula está com o Fuleco na mão” foram alguns dos “achados” dos internautas na rede social.

Pergunta no circo

Quem é o atirador de facas que tanto apunhala Lula pelas costas?


NO BLOG DO NOBLAT

Balcões de pequenos e grandes negócios, por Sandro Vaia

O escândalo do Mensalão, que está terminando de ser julgado pelo Supremo, se reveste até de uma certa solenidade se for comparado aos relatos da Operação Porto Seguro, cujos detalhes vão sendo revelados aos poucos pela Polícia Federal.

Na escala hierárquica de escândalos , esse da dona Rosemary Nóvoa Noronha tem seus lances picarescos, que passam por pequenos e grandes golpes de tráfico de influência, e que chegam até a um cruzeiro marítimo com a dupla sertaneja Bruno e Marrone, o que lhe dá um certo tom de galhofa.
Inspira sorrisos, mas não tem nada de engraçado. Tanto assim que há pessoas muito bem informadas que são capazes de garantir que a cara fechada da senhora presidenta na solenidade de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF não se devia à forçada e protocolar convivência com o juiz ferrabrás, mas com o fato de que ela tinha acabado de saber da história da dona Rosemary.
Se é verdade ou não só ela sabe. Se non é vero...
Circulam muitas maledicências a respeito da verdadeira influência da senhora Rosemary no alto círculo do poder, desde o governo passado até ser defenestrada por Dilma Rousseff, mas existem fatos que escapam da abrangência do estrito interesse público e não é isso que interessa a quem se preocupa mais com os princípios republicanos do que com as conversas de comadres.
O episódio mostra, entre outras coisas, a leviandade com que o partido que comanda a coalizão que está no poder trata –e sempre tratou- da questão das agências reguladoras, para duas das quais, a de Águas e a de Aviaçao Civil, dona Rosemary indicou uma dupla de irmãos, Paulo e Rubens Rodrigues Vieira, nenhum deles com qualquer tipo de qualificação especial para ocupar os cargos.
O Senado chegou a rejeitar duas vezes o nome de Paulo para a Agência de Águas, mas a insistência do governo fez com que um arranjo com a base ajeitasse tudo e o nome dele acabasse sendo aprovado.
A filosofia original da criação das agências reguladoras, que nunca foi devidamente assimilada pelo PT, era a de que elas fossem organismos de Estado- e não de governo- com a missão de representar consumidores e usuários, acima dos interesses das empresas concessionárias de serviços públicos e dos governos concedentes, com incontrastável poder de impor normas e princípios reguladores.
Em vez disso, se transformaram em cabides de empregos e reserva de mercado partidária, tanto isso é verdade que até uma simples secretária como dona Rosemary tinha o poder de nomear amigos para dirigi-las.
E assim elas viraram balcões de pequenos e grandes negócios.

Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez. E.mailsvaia@uol.com.br

Procurador citado em investigação é ligado a Toffoli desde 2003

Maria Lima e Vinicius Sassine, O Globo
Um dos personagens do escândalo da máfia dos pareceres, o procurador da Fazenda Nacional no Amapá, Evandro da Costa Gama — que aparece nos e-mails interceptados pela Polícia Federal com uma lista de pedidos de cargos ao ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira —, é considerado “cria” do ministro Dias Toffolli, do Supremo Tribunal Federal, segundo relatos de pessoas próximas ao ministro.
Costa Gama foi filiado ao PT até a eleição passada. Os dois se conheceram em 2003, em São Paulo, quando Toffoli o levou para a Casa Civil e trabalharam juntos até 2005, sob o comando de José Dirceu. Em 2007, já como advogado-geral da União, Toffoli buscou novamente Evandro no Amapá e retomaram a parceria até 2009.



Paulo Vieira ofereceu R$ 10 mil por parecer de servidor

Marcelle Ribeiro, O Globo
O agente administrativo da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) Mauro Henrique Costa Sousa é acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina do ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira (foto abaixo) para produzir nota técnica com o objetivo de atender aos interesses do ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM) em relação à ocupação da Ilha das Cabras, no litoral paulista.
Vieira, Sousa e Miranda foram indiciados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, que investiga a produção fraudulenta de pareceres técnicos por funcionários públicos para beneficiar pessoas com interesses junto a órgãos públicos. 



Adams ignora parecer para rever petição sobre ilha

Fábio Fabrini, Estadão
Um parecer emitido há mais de um ano alerta o advogado-geral da União (AGU), ministro Luís Inácio Adams, de que uma de suas petições pode prejudicar o governo em processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e é de interesse da organização especializada em venda de pareceres técnicos. Mesmo assim, Adams mantém sua posição, escorado em documento de uma das servidoras envolvidas no esquema.
Em ação ajuizada há 21 anos, o Ministério Público de São Paulo pede compensação de danos ambientais causados pelo ex-senador Gilberto Miranda ao fazer obras em sua mansão na Ilha das Cabras, no Parque Estadual de Ilhabela. A Justiça de São Paulo deu ganho de causa aos promotores, determinando ao ex-parlamentar o pagamento de indenização ao poder público.


Peso dos impostos sobre a economia bate recorde e atinge 35,3% do PIB

Stênio Ribeiro e Wellton Máximo, Agência Brasil
Mais de um terço de tudo o que o Brasil produziu em 2011 foi para os cofres públicos. Segundo números divulgados hoje (29) pela Receita Federal, a carga tributária no ano passado correspondeu a 35,31% do Produto Interno Bruto (PIB), crescimento de 1,78 ponto percentual em relação a 2010, quando a carga havia atingido 33,53%, o maior percentual já registrado. Até agora, a maior carga tributária havia sido registrada em 2008, quando o percentual alcançou 34,54%.
O número corresponde à arrecadação da União, dos estados e municípios, dividida pelo PIB, que é a soma de tudo que é produzido no país. De acordo com a Receita Federal, o crescimento da carga tributária resultou da combinação do crescimento de 2,7% do PIB no ano passado e da expansão real (descontada a inflação) de 8,15% da arrecadação tributária nos três níveis de governo.


NO BLOG DO CORONELEAKS

Receita da semana.

Para acompanhar o mar de lama da semana e mais este festival de falcatruas comandadas por gente do PT, nada melhor do que um Risoto com Lula e Vieiras. Acreditem, é um prato, não é uma quadrilha. E não esqueçam: sirvam com vinho Rose. Bom proveito!



Rose do Lula: quadrilha pagou R$ 6 milhões em propinas.

As conversas telefônicas e os e-mails interceptados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro mostram que Paulo Vieira, preso há uma semana sob suspeita de tráfico de influência no governo federal, deu ordens para que integrantes do grupo fizessem pagamentos de R$ 6,2 milhões a outras pessoas e instituições durante três anos de investigação. Entre as ordens está a que foi dada para depósitos de R$ 10 mil a Mauro Henrique Costa Sousa, funcionário da SPU (Secretaria de Patrimônio da União). Segundo a PF, o dinheiro seria para "corromper" Sousa na obtenção de um parecer do órgão favorável aos interesses do grupo. 

O valor total identificado pela PF inclui diversos tipos de operações, nem todas sob suspeita de irregularidades. Há desde pedidos para depósitos para a compra de imóveis em leilões até o pagamento de contas da faculdade que a família de Vieira mantém no interior de São Paulo. A PF faz a ressalva de que não há certeza de que todos os pagamentos tenham sido concretizados. 

A maioria das ordens é destinada a Marcelo, irmão mais novo de Paulo Vieira. Há também pedidos encaminhados a Andreia, sua mulher, e a um dos advogados que atuavam com o grupo. Na conclusão do relatório, obtido pela Folha, a PF afirma que a prática de terceirizar os pagamentos adotada por Vieira é uma "engenhosidade a fim de ocultar o real responsável pelas transações financeiras". Após a operação, Vieira foi preso e exonerado do cargo de diretor de hidrologia da ANA (Agência Nacional de Águas). Seu irmão também teve a prisão decretada.

As ordens de depósitos mostram os investimentos do grupo em imóveis em São Paulo. Em 28 de setembro de 2010, Vieira pede a seu irmão que pague a primeira parcela de dois lotes de imóveis arrematados por ele em um leilão no mês anterior. O valor das parcelas é de R$ 67.350. Há também a autorização para que Marcelo dê lances de até R$ 1,21 milhão para a aquisição de uma casa e quatro apartamentos na região metropolitana de São Paulo, em um leilão em maio deste ano. Não há confirmação de que esses cinco imóveis tenham sido comprados. 

Outras transações autorizadas por Vieira foram a compra de um apartamento na zona oeste da capital por R$ 168 mil e um flat por R$ 192 mil. As conversas também mostram que o grupo matinha consigo grandes quantias em espécie. O grupo adotava também a estratégia de dividir as quantias em vários depósitos, segundo a PF, para "dissimular o valor total depositado". (Folha de São Paulo)



NO BLOG DO REINALDO AZEVEDO

O falante Lula está em silêncio. E quando fala…

Lá vou eu fazer uma provocação… Depois que o “neoliberalismo de esquerda” — sim, o Brasil inventou essa outra jabuticaba — transformou pobre em “classe média”, decretou-se o fim do pecado ao sul do Equador. Tudo é permitido. Por que essa introdução?
Luiz Inácio Apedeuta da Silva participou ontem de uma solenidade com catadores de papelão. É um homem do povo, vocês sabem. Desde que estourou o mais novo escândalo da República — este que tem a sua amiga Rose como uma das protagonistas —, o normalmente loquaz e buliçoso líder petista se calou. Indagado por jornalistas sobre a lambança, ele afirmou:
“Muita gente não quer entender por que nós tiramos 28 milhões de pessoas da miséria, por que se levou (sic) 40 milhões de pessoas para a classe média, por que se gerou (sic) quase 20 milhões de empregos nesse país. As notícias ruins são manchetes, as notícias boas saem pequenininhas assim”.
É a ladainha de sempre — e mentirosa, como sempre. A verdade está justamente no contrário. O noticiário comprou, por exemplo, a balela desta pujante “classe média” espalhada por cortiços e favelas. O Brasil está prestes a extinguir a pobreza por decreto. Basta mais um mandato petista…
Aí, seguindo a lógica lulo-petista, basta colher uma nova safra de escândalos.


NO BLOG ALERTA TOTAL

PF investiga ligação entre Rose e Flores, para saber se amiga de Lula mexia com negócios da Previ

Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net 

Exclusivo - O Rosegate pode ter ramificações em grandes negócios no mercado de capitais. A Polícia Federal investiga relações da quadrilha apanhada pela Operação Porto Seguro com negócios incomuns feitos por fundos de pensão. O principal caso sob análise resulta de queixas feitas por investidores sobre uma eventual influência da quadrilha em decisões estratégicas sobre aplicações feitas pelo poderoso Previ (Fundo de Previdência dos empregados do Banco do Brasil) – um dos aplicadores líderes de nosso sistema capimunista tuiniquim.

Agentes da PF trabalham com a hipótese de que a influência da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, ia muito além das Agências Reguladoras. O principal alvo das investigações é descobrir se existe um elo de negócios entre a influente “Doutora Rosemary” e um outro grande amigo pessoal dela, Ricardo Flores, ex-presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) e desde 3 de setembro deste ano presidente da Brasilprev - que é uma das maiores empresas de previdência complementar no Brasil, com 1,4 milhão de clientes.

Uma das evidências de que parte a PF é que o ex-marido de Rose, José Cláudio de Noronha, tem um cargo de suplente no Conselho de Administração da Brasilprev ou da Aliança (BB Seguros). O fato pegou tão mal que o Banco do Brasil (acionista da empresa) deve pedir a substituição do marido de Rosemary. O conselho da empresa se reúne na semana que vem para sacramentar a degola do conselheiro Noronha – que também tem um cargo de assessor especial da Infraero, em São Paulo.

O Rosegate pode provocar estragos na cúpula do Banco do Brasil. Com Rose em desgraça, um outro suposto amigo dela já teme problemas. O presidente do BB, Aldemir Bendine, foi quem ajudou a escolher onde funcionaria o escritório paulista da Presidência, em um andar da sede do BB. Bendine atendeu aos pedidos do ex-presidente Lula e de sua amiga Rosemary. Foi por influência e amizade também que Rose emplacou o ex-marido como suplente de conselheiro na Brasilprev ou seguradora Aliança. 

Virou “fato público relevante” que Rosemary tentou influenciar em indicações e cargos da cúpula do Banco do Brasil, aproveitando-se da amizade com Bendine. Rose toureava as pressões petistas por posições estratégicas no BB junto com o ex-vice-presidente da área de governo do banco, Ricardo Oliveira. O problema é que, no começo do ano, estourou uma mega-briga entre a petralhada, que acabou gerando a queda de Oliveira.

Dilma Rousseff só não detonou Rose para não criar problemas com Lula. A deflagação da Operação Porto Seguro só facilitou a vida de Presidenta... Ainda mais se conseguir emplacar a tese de que realmente nada sabia sobre os esquemas de Rose... O presidente do BB, Aldemir Bendine, também pode se salvar porque há muito estaria rompido com Rose. Mas se comprovarem que ele continua “amigo”, a casa pode cair...

O caso específico de possíveis ligações entre Rose, os irmãos Vieira e os negócios da Previ ainda é uma especulação sigilosa dentro da PF. Nada sobre isto consta das 600 páginas do inquérito da Operação Porto Seguro. A cada instante surgem informes – alguns improcedentes – sobre o Rosegate. E a operação abafa (ou limpeza) – para esconder novas revelações – também ocorre a pleno vapor.



Negar é preciso...

Na quinta-feira, durante o evento de lançamento do calendário da Pirelli, no Rio de Janeiro, Lulz tentou fugir do assunto Rosemary.

Ao ser perguntado pela reportagem do jornal O Globo sobre qual era sua relação com Rosemary, apenas esbravejou:

“Não, não, não!"

Velho Caquético?

É, eu já falei pra ele. Ele tem que parar de se expor em público enquanto a perna dele não ficar boa... Ele levou um tombo domingo passado dentro de casa... Ele tá parecendo um velho caquético".

Tais palavras foram ditas pela exonerada chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, ao amigo Paulo Vieira - ex-diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), durante conversa captada, em maio, pela Polícia Federal.

Chamar o ex-presidente de “velho caquético” é mais um indício da intimidade que Rose tinha com Lula.

O chefe dela

Lula não era mais presidente da República em maio deste ano.

No entanto, na conversa interceptada pela PF, quando Vieira pergunta para Rose sobre a ida de Beto Vasconcelos, assessor de Dilma Rousseff, para a Advocacia Geral da União, a amiga de Lula responde:

"Mas hoje eu vou, provavelmente, eu vou encontrar com meu chefe e vou perguntar pra ele".

Os diálogos que comprovam a ligação forte entre Rose e Lula foram publicados pela Folha de S. Paulo desta sexta-feira.

Rose pedia, Lula atendia

O Jornal Nacional, da Rede Globo, ontem à noite, revelou e-mails obtidos pela Polícia Federal que confirmam que Rose tratou com Lula das nomeações dos irmãos Paulo Vieira e Rubens Vieira para as diretorias da Agência Nacional de águas (ANA) e Agência Nacional de Avião Civil (Anac).

Em resposta a uma mensagem de Rubens Vieira, em 20 de janeiro de 2009, Rose avisou que iria “tentar falar com o PR” e ainda traçou uma tática de aproximação de seu “afilhado” com Lula, em evento que aconteceria proximamente:

Pelo menos você cumprimenta só para ele lembrar de você. Aí, eu ataco”.

JD

No e-mail de 6 de abril de 2009, Paulo Vieira manda e-mail a Rose pedindo o cargo na diretoria da ANA.

Uma semana depois, por e-mail, Rose escreve a Paulo que: “já está agendando a conversa com JD. A agenda com o deputado Vaccarezza vai ficar para o dia 24, te aviso a hora”.

A procuradora Suzana Fairbanks Oliveira Schnitzlein, responsável pela investigação da Operação Porto Seguro no Ministério Público Federal, traduz a sigla:

JD é a forma como Rose se referia em suas conversas a José Dirceu.

Mas a fanática petralhada vai defender, nas redes sociais, que JD significa "Jesus Divino"...

Demorou, mas compensou...

Pedida em janeiro de 2009, a nomeação de Rubens para a Anac, para um salariozinho de R$ 23.757,36, saiu apenas em julho de 2010.

Paulo levou um ano e um mês para ser indicado ao cargo que pagava a merreca de R$ 23.890,85.

Demorou, mas, com certeza, o salário e o poderio do cargo para outros negócios escusos compensaram a longa espera...

Emprego para a filha

Nomeações resolvidas, em 8 de novembro de 2010, quando Rose acompanhava Lula em viagem a Maputo, em Moçambique, ela enviou um e-mail a Paulo Vieira pedindo emprego para a filha Mirelle Nóvoa de Noronha, na Anac:

Bom dia, Paulo, a Mirelle já enviou os documentos? Peço a gentileza de só nomeá-la depois que eu confirmar com o PR. Estou em Maputo, embarco para Seul (Coreia do Sul) na quarta-feira com ele. Aí, após conversar, te aviso”.

No dia 1º de dezembro de 2010, o Diário Oficial publicou a nomeação da filha de Rosemary como assessora técnica da Diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, com salário de R$ 8.625,61.

Diploma falso?

O Globo revela que a Polícia Federal investiga se o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, ajudou Rose, a obter um diploma de administrador de empresa para o ex-marido, José Claudio de Noronha, sem que ele tivesse cursado faculdade.

O diploma de araque seria usado para o ex-marido conseguir uma vaga de suplente no conselho de administração da Aliança do Brasil Seguros, seguradora do Banco do Brasil.

Vieira respondeu: “Desculpe só responder agora. É que fiquei muito gripado e o pessoal do MEC tá (sic) dando muito trabalho. Quanto ao JCN, não se preocupe. Essa questão está resolvida”.

Falha grave do MEC

Apesar de interferir pesadamente na gestão das faculdades e universidades, o Ministério da Educação Capimunista deu ontem uma desculpa esfarrapada para tentar justificar a provável fraude.

O MEC alegou que os diplomas emitidos por faculdades são reconhecidos por universidades e os registros não são fiscalizados. 

A PF revelou que o documento para JCN teria sido obtido na Faculdade de Dracena, da Rede Gonzaga de Ensino Superior.

A mesma facilidade foi oferecida a Cyonil da Cunha Borges de Faria Junior, que denunciou o esquema de venda de pareceres de órgãos públicos.

Fez tudo certo...

Por meio de seu defensor Luiz José Bueno de Aguiar – que é advogado do PT e atua em casos para José Dirceu (JD) – Rosemary reclamou ontem de ter a vida “devassada” e negou ter cometido irregularidades no exercício do cargo para favorecer seus ex-chefes: o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

Enquanto trabalhei para o PT ou para a Presidência da República, nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam. Nunca soube também de qualquer relação pessoal ou profissional deles com os irmãos Paulo e Rubens Vieira”.

Rose secretariou o PT por 12 anos e, de fevereiro de 2003 até sábado passado, trabalhou na Presidência da República.



Amizade abalada

Rose negou que tenha praticado tráfico de influência:

“Há mais de dez anos, tenho com o senhor Paulo Vieira uma forte relação de amizade, hoje abalada por detalhes da operação da Polícia Federal. Mesmo perplexa com o caso, tenho absoluta certeza de minha inocência. Não cometi tráfico de influência nem qualquer ato de corrupção, como em breve ficará provado”.

“Do dia para a noite, tive minha vida devassada e apontada como pivô de um esquema criminoso que atrai a atenção de toda a mídia. Sou, portanto, a pessoa mais interessada em provar que não tive qualquer participação em supostas fraudes em pareces técnicos ou corrupção de servidores públicos para favorecimento a empresas privadas”.

Ligação com Toffoli?

O jovem e poderoso ministro José Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, pode ter sérios problemas com suas amizades.

O Globo denuncia que um dos personagens do escândalo da máfia dos pareceres, o procurador da Fazenda Nacional no Amapá, Evandro da Costa Gama é considerado “cria” do ministro Dias Toffolli.

Evandro Costa Gama foi filiado ao PT até a eleição passada.

Velha parceria

Os dois se conheceram em 2003, em São Paulo, quando Toffoli o levou para a Casa Civil e trabalharam juntos até 2005, sob o comando de José Dirceu.

Em 2007, já como advogado-geral da União, Toffoli buscou novamente Evandro no Amapá e retomaram a parceria até 2009.

Agora, certamente, Toffoli dirá que nada sabia sobre o que Evandro fazia...

Pedido urgente

A PF descobriu um e-mail “urgente” de Gama para Paulo Vieira, ex-diretor da ANA, enviado em 26 de agosto de 2011.

À época, já fora da cúpula da AGU, Evandro Gama pediu ajuda ao suposto líder da quadrilha para conquistar um cargo público federal no estado ou em Brasília.

Evandro virou procurador da Fazenda Nacional no Amapá.

Operação Overbox

O Estadão revela que Rose também aparece envolvida em outra operação de nome esquisito da Polícia Federal.

A Operação Overbox, de 2004, tentava desarticular um grupo que facilitava a entrada de produtos contrabandeados no aeroporto de Guarulhos (SP).

Em 5 de outubro de 2004, foi interceptada uma ligação dela para o delegado Wagner Castilho, um dos responsáveis pela segurança do aeroporto, para resolver o o trâmite de um porte de arma para o então segurança de José Genoino, que à época ainda presidia o PT.

Caso nada médico

No dia 4 de setembro, a Operação Overbox registra uma bronca entre Rose e Castilho:

"Castilho liga para Rose e ela fala que está brava com Castilho, pois precisou de sua ajuda hoje pela manhã. Fala que a mãe do Dr. Calil (sic), médico do presidente, estava voltando de Paris com a filha e amigos e comprou umas roupas. Aí a Receita Federal pegou, abriu as malas, e tiveram que pagar quase R$ 4 mil. Castilho diz que poderia ter ligado; Rose fala que ligou".

O médico Roberto Kalil, que cuida de Lula e Dilma, garantiu ao Estadão que nunca fez tal pedido a Rose para interceder em tal problema.

Operação abafa

A petralhada anda espalhando e comemorando a notícia veiculada quarta-feira, dia 28, em que a procuradora federal Suzana Fairbanks negou a existência, no inquérito, de áudios ou e-mails entre Rose e Lula:

Conversa dela com o Lula não existe. Nem conversa, nem áudio e nem e-mail. Se tivesse, nós já não estaríamos mais com a investigação aqui. Eu não sei de onde saiu isso, porque nunca tive acesso a isso. Vocês podem virar de ponta cabeça o inquérito, em toda a investigação".

A perguntinha fundamental é: absolutamente tudo que é investigado pela PF é passado para a procuradora e entra no relatório final da Operação?

Tudo pode sumir

As supostas 122 conversas telefônicas entre Rose e Lula podem, muito bem, ter desaparecido nos caminhos da burocracia...

Como a própria procuradora admitiu que nunca teve acesso a elas, é como se tais gravações nem tivessem existido...

Logo, para alívio de Lula e Rose, tudo permanecerá no maior segredo possível...


Felipão na mira

O novo técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, provocou a ira da turma do Banco do Brasil ao ser empossado ontem na CBF:

“Quem joga futebol tem pressão, e os jogadores têm que saber isso. Tem que trabalhar nesse aspecto. Se não quer pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada, aí não tem pressão nenhuma”.

Vai ver o Felipão – que já pediu desculpar ao pessoal do BB - quis falar alguma coisa sobre a atuação do marido da Rose na seguradora do BB e não foi bem interpretado...

Resposta corporativa

O BB enviou a seguinte nota à imprensa:

"O Banco do Brasil, junto com todo o povo brasileiro, deseja boa sorte ao técnico Luiz Felipe Scolari em seu novo desafio à frente da seleção, e torce para que as grandes conquistas do vôlei brasileiro, patrocinado pelo BB há mais de 20 anos, inspirem o trabalho da Seleção.

Entrentanto, o Banco do Brasil lamenta o comentário infeliz do técnico Luiz Felipe Scolari e afirma que se orgulha por contar com 116 mil funcionários que todos os dias vestem a camisa do Banco, com as cores do Brasil, e trabalham com dedicação e compromisso para atender com excelência às necessidades de nossos clientes e do nosso País.

Para a família BB, planejamento, respeito e organização são os segredos para uma estratégia de sucesso que transforma a pressão do dia-a-dia em motivação para as conquistas e para o apoio ao desenvolvimento do Brasil."



Cartão Vermelho

O Rosegate já tem uma bomba programada para estourar, a não ser que a operação limpeza da petralhada consiga evitar que o caso venha à tona no mar de esgoto.

Quando Rose gastava, mensalmente, no cartão de crédito corporativo que ela usava na chefia de gabinete da Presidência da República, em São Paulo?

Será que a dita oposição ao desgoverno petralha terá coragem de investigar as despesas da Rose?

Defesa da Família

A ex-primeira dama Marisa Letícia concederá uma entrevista a um grande jornal paulista – que deve ser publicada nos próximos dias.

Na conversa com uma jornalista amiga, Marisa vai reclamar do mal estar dela, do Luiz Inácio e de toda a família deles com as insinuações da perversa mídia sobre alguma relação extraconjugal do marido com Rosemary Noronha.

Marisa pregará que Lula é um homem de família, e que nunca houve qualquer relação dele com Rosemary.

Fim de amizade

Sérgio Cabral Filho e Fernando Cavendish estão rompidos.

Entre amigos, o ex-presidente da construtora Delta culpa o governador do Rio de Janeiro por tudo de mal que lhe acontece, principalmente a perda do contrato na obra do Maracanã.

Os bons tempos de farras em Paris agora farão parte do passado histórico para – de preferência para ambos – jamais ser lembrado... 

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA