Pular para o conteúdo principal

Os dois Demóstenes

Sebastião Nery
RIO – Demóstenes tinha uma rede de alto falantes no bairro da Liberdade, em Salvador, o mais populoso da cidade. Toda manhã, toda tarde, com o vozeirão poderoso, Demóstenes fazia propaganda de seus morins, seus sabonetes, seus perfumes.
Até que a guerra acabou, vieram a anistia, a redemocratização, as eleições de 1945. Demóstenes foi para seus alto falantes e comunicou ao povo que era candidato a senador. Inscreveu-se no POT (Partido Operário Trabalhista) e começou a campanha. Passava manhãs e tardes falando.
A campanha não pegou. Ninguém levou a sério. Demóstenes recuou. Anunciou que seria candidato a deputado federal. E entrava noite a dentro falando, falando.Ninguém acreditava que Demóstenes, apesar da força do nome, da beleza da voz e do poder da sigla, conseguisse se eleger.
###
A FAIXA…
Demóstenes recuou de novo. Disse que ia sair para deputado estadual. E continuou falando, falando, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada.Nem assim a campanha pegou. Um dia, desesperado, resolveu ser humilde e começar do começo. Ia ser vereador. Aí todo mundo acreditou. E o povo começou a chamar Demóstenes de vereador.
Mas o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, nas vésperas das eleições, negou registro ao diretório do POT. Demóstenes ficou sem legenda. No dia seguinte, a praça Municipal, em Salvador, amanheceu com uma faixa enorme bem em frente ao elevador Lacerda:
- “Demóstenes avisa a seus amigos e eleitores que não vai mais ser candidato a merda nenhuma”.
E escreveu o palavrão em vermelho.
 Pelegrino é o Demóstenes de Salvador
###
PELEGRINO
Três vezes o deputado Nelson Pelegrino, do PT da Bahia já foi candidato a prefeito de Salvador. O PT tem vários nomes mais viáveis do que o dele. Mas ele bate o pé, briga, exige e acaba sendo o candidato. Fala, promete, enrola, engana e sempre o povo lhe diz não. Não acredita nele.
Quem perde às vezes se torna um pote até aqui de mágoas. Mas ele devia fazer como o Demóstenes. Pendurava uma faixa enorme bem em frente ao Elevador Lacerda, garantindo humildemente aos baianos :
- “Pelegrino avisa a seus amigos e eleitores que não vai mais ser candidato a prefeito de Salvador, nem a merda nenhuma”.
###
LULA
Lula impôs, o PT aceitou (também não havia outro melhor) e Fernando Haddad se elegeu brilhantemente prefeito de São Paulo. Foi tão nítida a vitoria de Haddad que o PT não precisava expor ao ridículo, na “Globo News”, duas de suas visíveis escribas, que passaram a noite tentando esconder dos ouvintes os resultados no resto do pais.
Toda vez que o Sidney, o Camarotti ou o Merval anunciavam mais um eleito que não era do PT, as duas interrompiam a palavra deles:
- Mas Lula ganhou em São Paulo. São Paulo vale o resto.
Como “vale o resto”? Com raras exceções, o PT perdeu no Nordeste, no Norte e no Centro Oeste, como já havia perdido no Sul. Da Bahia a Manaus, são doze Estados. Onde o PT ganhou? João Pessoa, Rio Branco…
E o pior é que o PT está arrependido. Agora percebeu que devia ter proibido Lula e Dilma de irem a Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador, Feira de Santana, Terezina… Os dois desembarcaram lá como se fossem Padre Cicero e a Beata de sangue na boca. E xingavam, atacavam, agrediam, faziam baixarias. Lula, compreende-se. Sempre foi um grosso. Mas, Dilma, que sempre aparentou certa elegância?…
###
ZEZECO
Zezeco, o fenômeno político de Alagoas, que, com uma ONG e ações sociais beneméritas na cidade, se elegeu prefeito de Barra de São Miguel com 72,01% dos votos e noticiei aqui, manda-me simpático e-mail:
– Não é neto do ex-juiz Nicolau, o “Lalau”, de São Paulo, como jornais de Maceió publicaram e repeti aqui. É apenas uma coincidência. O ex-juiz é Nicolau dos Santos Neto, tem 84 anos. Zezeco é José Medeiros Nicolau, vai fazer 24 . E Lalau era do mal, Zezeco é do bem.

sebastiaonery@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...