Pular para o conteúdo principal

Lewandowski já absolveu Genoino. Agora, só falta absolver Dirceu...

Carlos Newton
Da Tribuna da Internet de 04-10-12
Não foi surpresa o ministro Ricardo Lewandowski, revisor da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal, ter votado pela absolvição do ex-presidente do PT José Genoino da acusação de compra de apoio político entre 2003 e 2004.
 Missão impossível, parte II
Como dirigente do partido, era Genoino quem avalizava os empréstimos no Banco Rural e no BMG, e o dinheiro era usado para comprar votos na Câmara dos Deputados. Mas Lewandowski defendeu a estranha tese de que Genoino só assinou os empréstimos, sem saber que tinham origem fraudulenta, porque essa era “sua obrigação estatutária”. E alegou que a assinatura de Genoino foi apenas um “aval moral”, porque, embora ele não tivesse patrimônio para saldar a dívida, presidia um partido de destaque que tinha cerca de 1 milhão de filiados.
Fazendo criativo um contorcionismo jurídico, Lewandowski ainda lembrou que a dívida foi paga pelo PT, mas o argumento foi ridicularizado pelo relator Joaquim Barbosa, segundo a repórter Débora Zampier, da Agência Estado, que acompanhou o julgamento. “A tradição do Banco Rural me leva a não levar nada a sério o que vem desse banco”, ironizou Barbosa.
Quanto ao empréstimo do BMG, Lewandowski foi ainda mais longe e argumentou que o fato não interessa ao STF porque o caso está sendo analisado em outro processo criminal.
O ministro disse que o Supremo não aceita punir pessoas pelos cargos que elas ocupam e, sim, pelo que efetivamente fizeram. E afirmou que, caso um presidente de partido não possa negociar política, “é melhor fechar o país e retroceder à ditadura militar ou, mais atrás, à ditadura Vargas ou aos tempos em que a oligarquia resolvia as eleições a bico de pena”.
Vamos aguardar agora à tarde o voto de Lewandowski sobre José Dirceu. Sua criatividade realmente é impressionante. Nenhum advogado de defesa faria melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)