DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 11-10-12

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO


A ordem, por ora,
é poupar Dirceu
de ‘sangria’

A ordem no PT, leia-se Lula,  é não deixar José Dirceu “sangrar”, pelo menos até as primeiras pesquisas para o segundo turno em São Paulo. Prevalece a tese “lulista” de que “o povo não está interessado” e que a condenação é parte de um “espetáculo midiático”, que logo será esquecido. Mas há dissidências no partido: os “pragmáticos” temem o desgaste de Fernando Haddad com o julgamento chegando ao fim.

Enviar por e-mail Imprimir Twitter

A queda do líder

A punição de Dirceu abateu os petistas. Eles se dividem em facções, mas todos são tão gratos a Lula quanto a ele, pela existência do PT.

Timoneiro

Durante e enfermidade de Lula, o que movia os petistas era a certeza de contar com José Dirceu para “segurar a peteca”, liderando o partido.

Natureza golpista

Tem petista acusando de “complô” da Natureza o belo espetáculo do arco-íris sobre o Supremo, no dia da condenação dos mensaleiros.

CPI do Cachoeira pode ser prorrogada

FotoSEN. PEDRO TAQUES
O senador Pedro Taques (PDT-MT) iniciou nesta quarta (10) a coleta de assinaturas para apresentação de uma requerimento que solicita a prorrogação da CPI do Cachoeira. Na avaliação do senador, as investigações sobre a empreiteira Delta e as relações de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados podem avançar. “Não prorrogar os prazos é enganar os cidadãos. Hoje temos condições de chegar até os financiadores das campanhas eleitorais” observou o senador. A manifestação de Taques foi apoiada pelos senadores Tomás Correia (PMDB-RO), Ana Amélia (PP-RS) e Alvaro Dias (PSDB-PR), que também pediram o aprofundamento das investigações.
Enviar por e-mail Imprimir Twitter

Piadas de salão

Na terça (9), durante a condenação dele no Supremo, Delúbio Soares tuitava sobre economia e o ex-líder Cândido Vaccarezza (PT-SP) colocava vídeo de Carmen Miranda cantando “E o mundo não acabou”.

Canção do exílio

Miruna, uma das filhas de Genoino, reiterou em carta aberta que seu pai é inocente e pediu apoio nos cuidados dos dois netos que “idolatram o avô” e “talvez tenham que ficar sem sua presença”.

Olhos fechados

A imprensa francesa destacou a condenação de José Dirceu, exceto a “progressista”, que censurou a notícia. Foi o caso do parisiense Le Monde, que sempre badalou o ex-presidente Lula e ignora o mensalão.

Pergunta no comício

Com tantos chefões que “não sabiam”, como o PT soube governar sem eles?
Paulo Maluf é condenado a devolver
R$ 21,35 milhões aos cofres de SP
O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado na última terça (9) a devolver R$ 21,35 milhões aos cofres de São Paulo. A decisão é da juíza Liliane Keyko Hioki, da 3ª Vara da Fazenda Pública da cidade, que entendeu que Maluf desviou títulos da Prefeitura. O deputado tem de pagar o valor ainda em outubro e não tem mais direito de recurso. A ação foi movida pelo Ministério Público em 96, logo depois de o PT – agora aliado – ter entrado com uma representação de improbidade administrativa contra Maluf.

A HORA DE PEDIR O BONÉ

Por Carlos Chagas


                                                        Com todo o respeito e correndo o risco de represálias, não há como evitar o comentário:  o voto  mais esdrúxulo, contraditório e velhaco na decisão do Supremo Tribunal Federal que condenou José Dirceu por crime de corrupção ativa foi do ministro Dias Toffoli.  Ainda bem que  oito integrantes da mais alta corte  nacional de justiça desmoralizaram o ex-advogado  do PT e braço  jurídico da Casa Civil nos tempos de José Dirceu. Deixaram o douto jurista de calças na mão.
                                                        Admite-se que Ricardo Lewandowski, votando pela absolvição dos líderes do PT, agiu conforme sua consciência. Teve todo o direito de errar, dentro das máximas do regime democrático. 
                                                         Mas Dias Toffoli lambuzou-se todo. Porque obviamente para retribuir ao ex-patrão as benesses recebidas,  até sua designação para o Supremo, decidiu eximi-lo das culpas  de chefe da quadrilha da corrupção. Mas de forma cruel  condenou quantos se  encontravam sob as ordens de Dirceu, como José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério e outros. Quer dizer,  mandou os Sete Anões para a fogueira  mas poupou a Bruxa Malvada.
                                                        Depois de Joaquim Barbosa não perdoar  ninguém, Rosa Weber e Carmem Lúcia  mostraram-se indignadas. Gilmar Mendes acusou o próprio Lula. Marco Aurélio lembrou que no Brasil ninguém sabe de nada.  O decano Celso Mello bateu firme  e Ayres Brito jogou a pal-de-cal num dos maiores escândalos da República. Pois Dias Toffoli mostrou que falta alguém em  Nuremberg. Felizmente, sendo contraditado, isolado e massacrado pela maioria de seus pares. Não seria o caso de pedir o boné?



É TRISTE MAS É VERDADE

                                                        A vida é  sempre mais real  do que a ficção, mas é a vida.  Em nota divulgada após sua condenação,  José Dirceu lançou manifesto lembrando ter sido preso em 1968 junto com centenas de estudantes que se insurgiam contra a ditadura. Um ano depois foi  banido do Brasil, tendo voltado na clandestinidade.  Em 2005, segunda figura mais importante da República, teve cassado seu mandato de deputado federal, afirmando ter sido transformado em inimigo público número um. Para ele, foi prejulgado e linchado, sem que seus algozes levassem em conta a presunção de inocência. Garante que continuará a lutar contra os que ignoram  o Estado de Direito. Está,  sua razão de viver.
                                                        É a vida. Dirceu mudou, quando deixou de ser pedra e virou  vidraça.  Ninguém garante que não voltará às  origens.

POR ELA NÃO MUDA NADA

                                                        A presidente Dilma reage aos boatos de que promoveria ampla reforma no  ministério,  uma vez conhecidos os resultados do  segundo  turno das eleições municipais. Mas terá que enfrentar, senão a dança dos partidos, ao menos a ambição de muitos de seus ministros, candidatos a governador ou a permanecer no Congresso. No correr de 2013 ficarão claras as pretensões, mas como prevenir é sempre melhor do que remediar, quem sabe ela se antecipe? Afinal, é bom preparar o segundo  mandato bem  antes que ele se inicie.


BLOG DO NOBLAT

Após condenação, PT corre para conter dano eleitoral

Dirceu esteve na linha de frente e incentivava o ‘vale tudo’

Especialistas: possíveis detenções só ano que vem

Pelo país, 118 prefeitos eleitos estão ‘sub judice’

Partido de Russomanno decide ficar neutro no segundo turno em SP

Demóstenes é afastado do Ministério Público de Goiás

Kirchner promete retaliação se lei do audiovisual não for cumprida








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA