Crônicas e Artigos
O Consolador, Ano 6 - N° 282 - 14 de Outubro de 2012
RICARDO ORESTES FORNI
iost@terra.com.br
Tupã, SP (Brasil)
 
O Manual da Vida

Reportagem estampada na revista VEJA em sua edição 2287, de 19 de setembro de 2012, páginas 94 e 95, traz a afirmativa de que o DNA está longe de ser o manual da vida que se julgava quando foi decodificado. Vamos a um trecho da mesma: “Há pouco mais de uma década, decodificou-se o que seria a receita perfeita de todos os seres: o DNA. Quando os biólogos Craig Venter e Francis Collins anunciaram o primeiro esboço do sequenciamento do genoma humano, em 2000, a ambição da ciência era que nos genes estivessem guardados todos os segredos da vida. Resumiu Venter em entrevista concedida à VEJA em 2010: Tinha-se uma compreensão um pouco ingênua e equivocada. Os cientistas esperavam encontrar mais de 130.000 genes do DNA do ser humano, cada um deles relacionado a um traço da personalidade ou a uma doença específica. Via-se o genoma como um guia do inevitável destino da pessoa: se ela seria magra ou gorda, de que tipo de profissão gostaria, se optaria por ter filhos, se passaria por período de depressão. O que se descobriu, porém, é que o DNA do ser humano está longe de ser o manual completo e definitivo de nossa existência. Ele rege, sim, a orquestra de células e processos químicos que comandam nosso corpo em compasso perfeito desde o útero materno. Só que não possui papel determinante no comportamento, nas ambições ou mesmo na beleza e no carisma de indivíduos. Um estudo de fôlego divulgado neste mês por 442 pesquisadores em prestigiadas revistas de publicação científica, como a Nature e a Science, ajuda a esclarecer ainda mais quais seriam as reais funções de nossos genes. Uma verdade: a herança hereditária é determinante para estipular a força ou a fragilidade do organismo. Mas as pesquisas enterraram o velho conceito de que o genoma seria a gênese das questões da vida, desde a personalidade romântica de alguns até os quilinhos a mais na balança de outros”.
Creio que a Doutrina Espírita pode dar uma contribuição, se não a explicação definitiva para toda essa dúvida. Vamos lá.
Em uma orquestra o termo italiano spalla, ou concertino utilizado em Portugal, significa o primeiro-violino de uma orquestra. É o último instrumentista a entrar no palco, sendo o responsável por afinar a orquestra antes da entrada do maestro. É também o responsável pela execução de solos e atua como regente substituto, repassando aos outros músicos as determinações do maestro.
Isso posto, diríamos que o genoma seria um spalla ou concertino, mas o maestro continua sendo o Espírito que os cientistas teimam ou temem descobrir.
Para que o assunto fique referendado por alguém com autoridade para tal, utilizaremos um trecho do capítulo 13 do livro Missionários da Luz, de André Luiz. Nele fica evidente o comando espiritual desde a seleção do espermatozoide que irá fecundar o óvulo, levando até ele o seu material genético. Vemos nesse episódio o maestro, ser espiritual, colocando o seuspalla dentro do óvulo.
“No silêncio sublime daqueles minutos, compreendi que Alexandre, em vista de ser o missionário mais elevado do grupo em operação de auxílio, dirigia os serviços graves da ligação primordial. Segundo depreendi, ele podia ver as disposições cromossômicas de todos os princípios masculinos em movimento, depois de haver observado, atentamente, o futuro óvulo materno, presidindo ao trabalho prévio de determinação do sexo do corpo a organizar-se. Após acompanhar, profundamente absorto no serviço a marcha dos minúsculos competidores que constituíam a substância fecundante, identificou o mais apto, fixando nele o seu potencial magnético, dando-me a ideia de que o ajudava a desembaraçar-se dos companheiros para que fosse o primeiro a penetrar a pequenina bolsa maternal. O elemento focalizado por ele ganhou nova energia sobre os demais e avançou ràpidamente na direção do alvo. A célula feminina que, em face do microscópio projétil espermático, se assemelhava a um pequeno mundo arredondado de açúcar, amido e proteínas, aguardando o raio vitalizante, sofreu a dilaceração da cutícula, à maneira de pequenina embarcação torpedeada, e enrijeceu-se, de modo singular, cerrando os poros tenuíssimos, como se estivesse disposta a recolher-se às profundezas de si mesma, a fim de receber, face a face, o esperado visitante, e impedindo a intromissão de qualquer outro dos competidores, que haviam perdido a primeira posição na grande prova.” (destaque nosso)
Eis aí o comando pleno e definitivo da vida física! Levar esses acontecimentos para dentro de um laboratório da Terra com os seus limitadíssimos recursos técnicos é impossível, mas o laboratório do Universo continua aberto a todos aqueles que, mais cedo ou mais tarde, realizarão nele as suas experiências, dirimindo todas as suas dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA