Pular para o conteúdo principal

A história no escuro

Sebastião Nery na Tribuna da Internet de 16-10-12
Oswaldo Aranha foi ministro do Exterior, da Fazenda e da Justiça de Getúlio. Como ministro da Justiça, foi visitar a Agência Nacional. O diretor tinha feito uma reforma e queria mostrar ao chefe:
- Senhor ministro, reorganizamos toda a agência. Fizemos isso, aquilo.
- Muito bem, muito bem.
E foi levando Oswaldo Aranha, com seus cabelos brancos, quase dois metros de altura, os olhos grandes, luminosos, pelos corredores.
 Aranha e uma surpresa no arquivo
###
ARANHA
Diante de uma porta, o diretor parou entusiasmado:
- Senhor ministro, aqui é a seção mais importante da Agência Nacional. É onde guardamos os recortes dos jornais que aproveitam as notícias que a Agência Nacional manda.
- O arquivo.
- Sim, ministro, o arquivo. Aqui está a documentação da vida brasileira. Um dia, para ser escrita a História de hoje, é só vir aqui e ver o que o governo pensava e a Agência Nacional escrevia. Está tudo aqui. Aqui se faz a História. O senhor quer ver?
O diretor empurrou a porta, acendeu a luz. Oswaldo Aranha entrou. No chão, por cima dos recortes, nus, um homem e uma mulher perdidamente se amavam. Oswaldo Aranha apagou a luz, fechou a porta:
- Realmente, senhor diretor, esta é a seção mais importante. Faz a História e a vida no escuro.
###
LULA E DIRCEU
Lula e José Dirceu também pensaram que a Historia se faz no escuro. Bastou o Supremo Tribunal acender a luz para os dois e o PT aprenderem que o Mensalão não era “uma farsa”, uma “piada de salão”.
Dias de julgamento despejaram uma cachoeira de denúncias, mostrando porque o Ministerio Publico há anos investigava e denunciava “a quadrilha” de Lula, Dirceu, etc : – o Mensalão é o processo de Lula, do governo de Lula e do PT. Eles entraram para a Historia no escuro:
1.– “Não fomos eu e o Genoino os condenados. O PT é que foi condenado”(José Dirceu na “Folha de S. Paulo” de 11 de outubro de 2012).
2. – “O Mensalão é escabroso” (Ministro Marco Aurélio, no Globo).
3. – “Macrodelinquencia governamental da cúpula do PT… Grande organização criminosa… Uma ação moralmente deletéria, juridicamente criminosa e politicamente dissolvente… Falta de escrúpulos na ação criminosa por eles exercida. Arrogância e comportamento desonesto… São capazes de perpetrar delitos difamantes” (Ministro Celso de Melo, na Folha).
4. – “Catastrófico modo de fazer política com ação pecuniarizada de alianças argentarias. Um tipo de coalizão excomungado pela Constituição”. (Ministro Ayres Brito, no Globo).
###
ZEZECO
Barra de São Miguel, a 36 quilômetros de Maceió, é um dos pedaços de terra e mar mais belos do pais. Um mar todo azul cercado de terra toda verde. Disputaram as eleições para prefeito : Zezeco, do PP, e Taciane, do PTB. Zezeco teve 3.354 votos (72,01%) e Taciane 1304 (27,99%).
Lendo assim, uma noticia banal, como em milhares de outros pequenos municípios do Brasil a fora. Acontece que Zezeco é um fenômeno social, econômico e político. Jovem paulista de 27 anos, bonitão e simpático, rico, muito rico, riquíssimo, chegou a Barra de São Miguel há quatro anos, encantou-se com o que viu, instalou-se em uma mansão sobre o mar, fundou uma ONG e começou a fazer política com obras sociais.
###
LALAU
Candidatou-se a prefeito e teve a votação consagradora. Seu projeto é fazer uma “administração revolucionaria”, mudar a cara do município, depois ser deputado federal e governador. Vai conseguir? Com o dinheiro que tem e a cidade pequena e já bela, conseguirá, dizem seus amigos.
Ah, sim, como diria a luminosa Camila Pitanga no final da propaganda da Caixa Econômica: Zezeco é neto do famoso juiz Lalau, do escândalo da construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
sebastiaonery@ig.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...