Um deus otário

Sebastião Nery na Tribuna da Internet
Major Irineu, de Princesa Isabel, na Paraiba, rico, pão-duro e ateu, não dava um tostão para a igreja. A mulher pedia, o padre pedia, nada.
Uma noite chegaram aflitos dois empregados:
- Coronel, o açude está subindo. A água está no respaldo.
Major Irineu começou a andar de um lado para o outro. Água no respaldo era açude em perigo. E se o açude rompesse, a fazenda estava inundada. A mulher pedia:
- Velho, vá ao Santuário, leve um óbolo e faça uma promessa, precisamos salvar o açude.
E ele andando. E novos emissários chegando. E a água já em cima. Major Irineu entrou no quarto, abriu o nicho, pegou as imagens dos santos, enrolou em um cobertor, montou, tocou para o açude. Na barragem, de metro em metro pôs um santo:
- Rapaziada, vocês mesmos é que sabem para onde querem ir.
A água baixou.
###
LULA
Marta Suplicy, a ministra botoxuda, disse que “Lula é um Deus”. O brilhante advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, Luis Francisco Barbosa, pergunta:  “Lula é um otário? O Mensalão rolava no palácio do Planalto e ele diz que nunca soube de nada. Não só sabia como ordenou o desencadeamento de tudo. Dirceu não fazia nada sem conhecimento dele”
Marta mais uma vez vendeu sua loura alma suplicante em troca do prato de lentilhas do ministério da Cultura. E o talentoso advogado confundiu “otário” com “falsário”. Ninguém acredita em Lula.
Lula anunciou que ia ganhar para o PT no mínimo dois terços das prefeituras das 26 capitais do pais. Se ele tivesse a credibilidade do Major Irineu de Princesa Isabel, não precisava ser Deus. Bastava pedir ao Padre Cícero para ajuda-lo nas eleições. E seu açude talvez não arrombasse.
###
MARTOX
No “Panorama Político” de “O Globo”, a Simone Iglesias conta:
- “A conta feita pelo PT é ruim. Fora Goiânia (onde o prefeito Paulo Garcia é uma vitoria do ex-governador Iris Rezende do PMDB), de norte a sul, nas outras 25 capitais, o PT (não ganha em nenhuma) e pode chegar ao segundo turno apenas (!) em Salvador e Fortaleza”.
No pais inteiro, o “Deus Lula” está a caminho de levar uma surra total. Até visitar os Estados ele desistiu, para não ser vaiado. Do Nordeste, avisaram-lhe que a situação está feia. “O Globo” disse em manchete:
- “Lula cancela ida a palanques do PT no Nordeste”.
###
IBOPE
Só teve coragem de ir a Salvador. Mesmo assim, depois de um truque. Lula avisou que chegaria à Bahia no dia 14, sexta. O Ibope, sempre disponível e complacente, providenciou às pressas uma “pesquisa”:
- “Nelson Peregrino, do PT, em uma semana, passou (sic) de 16% para 27% (11 pontos a mais). O candidato do DEM, ACM Neto, na liderança com 39% dos eleitores, um ponto percentual menos do que o registrado na ultima pesquisa. Mario Kertz, do PMDB, com 6%”.
Ninguém na Bahia engoliu esse “despacho ” do palácio da Aclamação. Esperto, sabendo que era uma deslavada mentira, o Ibope preparou-se para defender-se. No fim da “pesquisa”, avisou (“O Globo”):
- “A margem de erro é de 4 pontos para cima e 4 para baixo”.
Quer dizer : tira 4 acima e 4 abaixo e 8 pontos da pesquisa não valem nada. E só assim Pelegrino, do PT, podia ser fabricado subindo 11 pontos. Lula avisara que só iria onde pudesse dizer que poderia chegar ao 2º turno.
###
MENSALÃO
E chegou o pânico no terreiro do PT, de Lula, José Dirceu:
- “Lula convocou a general Dilma, rearticulou as tropas e partiu para o contra-ataque no STF e na campanha. Bastou uma reunião de Lula com Dirceu, Marcio Thomaz Bastos e o petista Sigmaringa Seixas para tudo ganhar nova dinâmica e a apolítica Dilma perder velhos pudores e entrar em ação.”(Eliane Cantanhede, Folha). Já estão providenciando os cigarros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA