Mensalão assusta os corruptos. Por isso, Sergio Cabral e seu principal cúmplice Sergio Côrtes já decidiram abandonar a política.

Carlos Newton
Assim como não aconteceu nada com Paulo Maluf, Jader Barbalho, Romero Jucá, Renan Calheiros e tantos outros políticos comprovadamente corruptos, provavelmente nada atingirá o governador Sergio Cabral e a seu grande amigo, vizinho e principal cúmplice, o secretário de Saúde Sergio Côrtes.
 Nos bons tempos da impunidade…
Nessa relação de corruptos, é claro, poderíamos incluir também muitos outros políticos da atualidade, como o governador Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, e diversos ex-ministros de Lula e Dilma, como o todo-poderoso Antonio Palocci, hoje no ostracismo, e um que continua na ativa, Fernando Pimentel, ambos incursos no mesmo crime de tráfico de influência, através de prósperas “consultorias”.
Palocci, lembrem-se, já tinha folha corrida de corrupção desde quando foi prefeito de Ribeirão Preto, envolvido com uma empresa chamada Leão & Leão, entre outras. Já o governador Sergio Cabral se iniciou nesse ramo quando foi candidato a prefeito pela primeira vez e tomou conhecimento do que significa a expressão “sobras de campanha”. Depois, fez pós-graduação na presidência da Assembléia Legislativa, em parceria com o também enriquecido Jorge Picciani.
###
PÓS-GRADUAÇÃO
Cabral nomeou Sergio Côrtes para a Secretaria de Saúde, e os dois jogaram pesado em matéria de peculato, corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro etc. Com o julgamento do Mensalão, eles se assustaram e já decidiram abandonar a política, o que será um grande alívio para todos os brasileiros.
Não há dúvida de que o processo do mensalão está inovando no que se refere à tradicional impunidade dos políticos brasileiros, na qual nem mesmo os sinais exteriores de enriquecimento ilícito eram levados em consideração.
Cabral e Côrtes têm realmente motivos para estarem deprimidos, como de fato estão, porque, ao mesmo tempo, eles veem ser demolido o império construído pelo grande amigo e financiador Fernando Cavendish, que durante certo período chegou a ser concunhado de Sergio Cabral, até que o acidente de helicóptero na Bahia pôs fim ao tórrido romance que o governador então mantinha com a cunhada do empreiteiro.
###
LADRÕES DEPRIMIDOS
Mas a vida é assim mesmo. De que adianta roubar tanto dinheiro do povo, se todos ficam sabendo que você é ladrão e não merece o menor respeito? Como usufruir desse dinheiro maldito, longe do poder? Longe também dos amigos de infância, dos parentes, dos colegas de colégio e faculdade? O que fazer da vida, quando todos sabem que você é corrupto?
É claro que Cabral e Côrtes podem morar em Paris e continuar comprando sapatos caros para suas mulheres. Mas e daí? O que isso realmente significa? Valeu à pena?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA