Pular para o conteúdo principal

Mensalão assusta os corruptos. Por isso, Sergio Cabral e seu principal cúmplice Sergio Côrtes já decidiram abandonar a política.

Carlos Newton
Assim como não aconteceu nada com Paulo Maluf, Jader Barbalho, Romero Jucá, Renan Calheiros e tantos outros políticos comprovadamente corruptos, provavelmente nada atingirá o governador Sergio Cabral e a seu grande amigo, vizinho e principal cúmplice, o secretário de Saúde Sergio Côrtes.
 Nos bons tempos da impunidade…
Nessa relação de corruptos, é claro, poderíamos incluir também muitos outros políticos da atualidade, como o governador Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, e diversos ex-ministros de Lula e Dilma, como o todo-poderoso Antonio Palocci, hoje no ostracismo, e um que continua na ativa, Fernando Pimentel, ambos incursos no mesmo crime de tráfico de influência, através de prósperas “consultorias”.
Palocci, lembrem-se, já tinha folha corrida de corrupção desde quando foi prefeito de Ribeirão Preto, envolvido com uma empresa chamada Leão & Leão, entre outras. Já o governador Sergio Cabral se iniciou nesse ramo quando foi candidato a prefeito pela primeira vez e tomou conhecimento do que significa a expressão “sobras de campanha”. Depois, fez pós-graduação na presidência da Assembléia Legislativa, em parceria com o também enriquecido Jorge Picciani.
###
PÓS-GRADUAÇÃO
Cabral nomeou Sergio Côrtes para a Secretaria de Saúde, e os dois jogaram pesado em matéria de peculato, corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro etc. Com o julgamento do Mensalão, eles se assustaram e já decidiram abandonar a política, o que será um grande alívio para todos os brasileiros.
Não há dúvida de que o processo do mensalão está inovando no que se refere à tradicional impunidade dos políticos brasileiros, na qual nem mesmo os sinais exteriores de enriquecimento ilícito eram levados em consideração.
Cabral e Côrtes têm realmente motivos para estarem deprimidos, como de fato estão, porque, ao mesmo tempo, eles veem ser demolido o império construído pelo grande amigo e financiador Fernando Cavendish, que durante certo período chegou a ser concunhado de Sergio Cabral, até que o acidente de helicóptero na Bahia pôs fim ao tórrido romance que o governador então mantinha com a cunhada do empreiteiro.
###
LADRÕES DEPRIMIDOS
Mas a vida é assim mesmo. De que adianta roubar tanto dinheiro do povo, se todos ficam sabendo que você é ladrão e não merece o menor respeito? Como usufruir desse dinheiro maldito, longe do poder? Longe também dos amigos de infância, dos parentes, dos colegas de colégio e faculdade? O que fazer da vida, quando todos sabem que você é corrupto?
É claro que Cabral e Côrtes podem morar em Paris e continuar comprando sapatos caros para suas mulheres. Mas e daí? O que isso realmente significa? Valeu à pena?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)