Pular para o conteúdo principal

PAÍS RICO É...


BRASIL

Brasil: De sexta maior economia do mundo a país com 68% de analfabetos funcionais

Parafraseando Groucho Marx: “Você vai acreditar no governo, no PIB, ou nos seus próprios olhos?”
O comediante americano Groucho Marx provocava o espírito conformista dos bajuladores com uma tirada genial:“Você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?”. A máxima serve perfeitamente para ilustrar certo estado de euforia com as realizações tímidas de diversos governos no Brasil, divulgadas como grandes revoluções, mas que não têm no mundo real o impacto alardeado. Contra discursos e propagandas, de pouca valia tem servido os fatos. Vejamos.
No final de 2011 quase todos comemoraram, cheios de ufanismo, a notícia de que o Produto Interno Bruto brasileiro, o PIB, era maior do que o da Inglaterra. Seríamos, portanto, a sexta economia mais rica do planeta. De nada adiantava alertar que a comparação, como tinha sido tomada, era indevida. O nosso PIB, por exemplo, é maior do que o da Suíça, país com pouco mais de sete milhões de habitantes. Alguém, em sã consciência, acredita mesmo que um brasileiro tem padrão de vida melhor do que um suíço? A pergunta lógica para aferir o verdadeiro alcance do fenômeno era essencial: Afinal, o que é riqueza para um país?
Entretanto, de nada adiantava pedir mais reflexão. Quem não acompanhasse o coro dos contentes, era acusado de fazer “urucubaca”, como já explicou Lula da Silva. É como se os bate-palmas de plantão dissessem: “Você vai acreditar no PIB ou em seus olhos?”.
Não é com o PIB que se mede uma nação
Eis que alguns meses se passaram e o nosso PIB – medida de valor corrente e variável – caiu drasticamente. Tanto que a própria presidente Dilma veio a público confirmar que os céticos, vejam só, estavam certos. Isso mesmo. No dia 12 de julho deste ano ela afirmou em discurso:
“Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para as suas crianças e adolescentes, não é o PIB, é a capacidade de o País, do governo e da sociedade de proteger o seu presente e o seu futuro”.
Concordo! Dá-lhe Dilma! Tudo bem que a presidente fala agora, quando lhe é conveniente como medida de proteção contra eventuais críticas na área econômica. Se fosse uma estadista, ela teria dito isso lá no final de 2011. O que a presidente não esperava é que essa verdade simples fosse coroada com outra notícia que bem serve para mostrar como anda nossa riqueza.
País rico é país sem analfabetos
O mais recente Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revela que 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo”Veja mais >

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA