Pular para o conteúdo principal

PAÍS RICO É...


BRASIL

Brasil: De sexta maior economia do mundo a país com 68% de analfabetos funcionais

Parafraseando Groucho Marx: “Você vai acreditar no governo, no PIB, ou nos seus próprios olhos?”
O comediante americano Groucho Marx provocava o espírito conformista dos bajuladores com uma tirada genial:“Você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?”. A máxima serve perfeitamente para ilustrar certo estado de euforia com as realizações tímidas de diversos governos no Brasil, divulgadas como grandes revoluções, mas que não têm no mundo real o impacto alardeado. Contra discursos e propagandas, de pouca valia tem servido os fatos. Vejamos.
No final de 2011 quase todos comemoraram, cheios de ufanismo, a notícia de que o Produto Interno Bruto brasileiro, o PIB, era maior do que o da Inglaterra. Seríamos, portanto, a sexta economia mais rica do planeta. De nada adiantava alertar que a comparação, como tinha sido tomada, era indevida. O nosso PIB, por exemplo, é maior do que o da Suíça, país com pouco mais de sete milhões de habitantes. Alguém, em sã consciência, acredita mesmo que um brasileiro tem padrão de vida melhor do que um suíço? A pergunta lógica para aferir o verdadeiro alcance do fenômeno era essencial: Afinal, o que é riqueza para um país?
Entretanto, de nada adiantava pedir mais reflexão. Quem não acompanhasse o coro dos contentes, era acusado de fazer “urucubaca”, como já explicou Lula da Silva. É como se os bate-palmas de plantão dissessem: “Você vai acreditar no PIB ou em seus olhos?”.
Não é com o PIB que se mede uma nação
Eis que alguns meses se passaram e o nosso PIB – medida de valor corrente e variável – caiu drasticamente. Tanto que a própria presidente Dilma veio a público confirmar que os céticos, vejam só, estavam certos. Isso mesmo. No dia 12 de julho deste ano ela afirmou em discurso:
“Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz para as suas crianças e adolescentes, não é o PIB, é a capacidade de o País, do governo e da sociedade de proteger o seu presente e o seu futuro”.
Concordo! Dá-lhe Dilma! Tudo bem que a presidente fala agora, quando lhe é conveniente como medida de proteção contra eventuais críticas na área econômica. Se fosse uma estadista, ela teria dito isso lá no final de 2011. O que a presidente não esperava é que essa verdade simples fosse coroada com outra notícia que bem serve para mostrar como anda nossa riqueza.
País rico é país sem analfabetos
O mais recente Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) revela que 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo”Veja mais >

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...