Pular para o conteúdo principal

Tribuna da Internet, quinta-feira, 21 de junho de 2012 | 03:47

Duas histórias de futebol

Sebastião Nery
José Lins do Rego, romancista e torcedor fanático, fez em João Pessoa um Campeonato Nacional de Futebol Amador, para homenagear José Américo, governador. O campeonato foi indo, a Paraíba fazendo figura. A torcida explodia de feliz.
Chegou a partida final: Bahia x Paraíba. O filho do governador, José Américo Filho, chamou o juiz, Tenente Lira, da Polícia Militar do Estado:
- Lira, pai não pode perder. Este campeonato é homenagem a ele e temos que ganhar de qualquer jeito. Se a Paraíba ganhar, você vai a capitão. Se perder, adeus farda.
Começou o jogo, a Bahia apertando, encurralando a Paraíba. As arquibancadas urravam: Paraíba!!! Paraíba!!!. Mas o gol paraibano não saía.
Lira olhava para a tribuna da honra, onde estavam José Américo, o filho e as autoridades, levantava a mão, pedia calma. Inventava faltas, perseguia os baianos, protegia os paraibanos, mas o gol não saía. O negro goleiro baiano pegava todas.
O jogo irritantemente zero a zero. Lira perdeu a paciência, marcou um pênalti contra a Bahia. Não havia pênalti nenhum, mas marcou. O campo inteiro berrou enlouquecido. Bitota, artilheiro da Paraíba, chutou. O goleiro da Bahia pegou. Lira gritou:
- Nulo! Chuta de novo! O goleiro se moveu no gol!
O goleiro baiano protestou:
- Não me movi não, seu juiz!
Lira deu três passos, chegou bem junto do goleiro e rosnou no ouvido dele:
- Fica calado aí, negro, senão eu mando te arrebentar. Já viu goleiro pegar pênalti?
Lira virou capitão.
###
O PÊNALTI DO CORONEL
Dia de festa em Limoeiro, Pernambuco. O time da cidade ia jogar com o escrete de Garanhuns, disputando a final do Campeonato Intermunicipal. O coronel Chico Heraclio, senhor da terra, do fogo e do ar na região, chegou todo de branco, sentou na cadeira de vime, a partida começou.
Primeiro tempo, segundo tempo, nada. Zero a zero. Cinco minutos para acabar o jogo, o juiz, que tinha ido do Recife, marcou um pênalti contra Limoeiro. A torcida endoidou, invadiu o campo, o juiz correu para junto do coronel, com medo de ser linchado. O coronel levantou a bengala, todo mundo parou e voltou para a arquibancada.
- O que é que houve, seu juiz?
- Um pênalti que eu marquei, coronel. É quando um jogador comete uma falta dentro de sua área.
- E o que é que acontece, seu juiz?
- Aí, coronel, a bola fica ali naquela marca branca, em frente à trave, e um jogador adversário chuta. Só ele é o goleiro.
- E faz o gol, seu juiz?
- Geralmente faz, coronel. É muito difícil goleiro pegar pênalti.
- Muito bem, seu juiz. Eu não vou tirar sua autoridade. Já que houve o tal do pênalti, faça como a regra do futebol manda. Só que o senhor, em vez de botar a bola em frente da trave de Limoeiro, faça ao favor de botar do outro lado, diante da trave de Garanhuns, e mande um jogador daqui da cidade chutar.
- Mas, coronel, isto é contra a lei.
- Pois já ficou a favor, seu juiz. Aqui em Limoeiro a lei sou eu.
Limoeiro ganhou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)