Pular para o conteúdo principal

Queda do presidente do BNB abre crise explosiva na bancada do PT

qui, 21/06/12
por Gerson Camarotti |
categoria Câmara
A saída de Jurandir Vieira Santiago da presidência do Banco do Nordeste (BNB) abriu uma crise sem precedentes na bancada do PT na Câmara dos Deputados. Já há um forte movimento em setores da bancada para evitar que José Guimarães (PT-CE) seja escolhido líder no próximo ano – Santiago é afilhado político do deputado cearense.
Muitos deputados petistas estão aliviados pelo fato de Guimarães não ter sido escolhido líder já neste ano. Isso porque o escândalo envolvendo o BNB poderia respingar na imagem da própria bancada. Mas há um acordo para que ele assuma a liderança em 2013. Pelo acerto, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) ficaria com o comando da bancada em 2012, e Guimarães, em 2013.
Em conversas reservadas, Guimarães atribui ao “fogo amigo” a divulgação das acusações que envolvem a cúpula do BNB. Questionado sobre a origem desse “fogo amigo”, ele é direto e responsabiliza os deputados petistas que hoje comandam a bancada, inclusive o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), o líder do governo, deputado Arlindo Chinália (PT-SP), e o próprio líder Jilmar Tatto.
Para Guimarães, há um movimento interno para explorar esse episódio e com isso evitar que ele assuma a liderança do partido no próximo ano. Guimarães faz parte de um grupo de deputados petistas conhecido por “G-8”, do qual faz parte o ex-líder do governo Cândido Vaccarezza (SP). Esse grupo está em disputa interna pelo controle da bancada contra a turma de Marco Maia e Arlindo Chinália.
O deputado cearense admite que fez indicações políticas para o BNB. Mas ressalta que não é responsável pelo malfeito de terceiros. Jurandir Santiago renunciou ao cargo de presidente do BNB em meio a denúncias de desvio de recursos do período em que era secretário de Estado do Ceará. Ele estava desde julho de 2011 no cargo. Irregularidades no banco também são alvo de investigação do Ministério Público. Nos bastidores, Guimarães tem dito que Chinaglia tentou emplacar um nome para o comando do BNB.
Publicado às 17h46

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)