Quando terá fim a corrupção?
A minicâmera e o grampo telefônico ainda podem fazer mais pela política do que toda a fiscalização e todos os mandamentos cristãos juntos
L.F.Veríssimo, ZH, 26.4.12.

Aparatos eletrônicos, a serviço da investigação, estão desnudando  fantástica rede de corrupção. Agentes do poder público, mancomunados com setores empresariais, serviram-se do poder e do dinheiro para ganhos astronômicos. Apropriaram-se do patrimônio público. Fraudaram a confiança da Nação. Esta, composta majoritariamente por pessoas de bem, quedou-se frustrada. Nem um sistema legal formatado em moldes legitimamente republicanos; nem os valores mais sagrados da ética, das crenças e da moral; nem os esforços das instituições encarregadas da execução das leis e de sua punibilidade, nada impediu que se atingissem tão altos graus de corrupção. Agora, as intercepções telefônicas e outras modernas tecnologias começam a desmascará-los. E a Nação reacende a esperança da punibilidade. Com a punição, que se instaure a decência em todos os níveis públicos e privados. É o que se reclama.
Sem dúvida, um caminho legítimo. Mas ainda não é a solução. Não se redime um indivíduo ou uma nação tão só pela aplicação da pena. Amanhã, se poderão engendrar formas mais sofisticadas de burlar também esses meios de prova que têm se mostrado eficientes. Por mais que se faça, a única e definitiva garantia da supremacia do bem e da ordem é a conscientização de sua conveniência. Por essa via, muito mais do que pelos justos esforços punitivos, se haverá de construir uma sociedade incorrupta. Nesse campo, a propósito, a Doutrina Espírita está apta a oferecer eficiente contribuição. Quando se demonstra o postulado da imortalidade, da evolução do Espírito e de sua responsabilidade individual, ordenamentos civis e religiosos começam a se fazer dispensáveis. A íntima consciência da conveniência do bem prescinde deles. 
Educar para o bem e para a vida plena. Esse é o grande projeto espírita. É, precipuamente, por aí, que estaremos contribuindo para o fim da corrupção.  
<><><><><>
Extraído da página http://ccepa-opiniao.blogspot.com.br, por Estênio Negreiros, em 12-6-2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA