DA MÍDIA SEM MORDAÇA - 09-5-12

BLOG POLITIKA COM K

Ceará

Cid Gomes passa mal e é internado em hospital público de Fortaleza


Cid Gomes passa mal e é internado no HGF. Na foto, o governador aparece no programa Primeiro Plano da TV Jangadeiro. Foto: reprodução da TV Jangadeiro
O Governador Cid Gomes passou mal durante evento de assinatura da Ordem de Serviço do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, nesta terça-feira (8) e foi trazido de helicóptero para um hospital da capital cearense. Cid Gomes foi internado no terceiro andar do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).  Oficialmente, o mal estar seria motivado por “uma queda de pressão arterial”.
Alta
O governador passou poucas horas na unidade e perto de 1h da manhã foi liberado pelos médicos após passar por uma bateria de exames. Na saída, Cid Gomes não falou com a imprensa mas deixou o hospital acenando para os que aguardavam informações.
O governador seguiu para casa onde deve permanecer em repouso e observação.
Durante evento
De acordo com a assessoria do governador, Cid Gomes estava no palanque de autoridades quando pediu uma cadeira afirmando indisposição e quase desmaiou. Ele foi rapidamente socorrido pelo Samu e transportado de helicóptero para Fortaleza.
Privado x Público
O helicóptero seguiria para o Hospital São Mateus mas, a pedido de Cid Gomes, acabou seguindo para o HGF, onde o governador foi internado para observação.
Exames
Cid Gomes foi submetido a uma bateria de exames, incluindo análises de sangue e uma tomografia computadorizada. Médicos de diferentes especialidades que estavam de plantão na unidade foram acionados para acompanhar o governador.
Acompanhantes
Os irmãos de Cid, Ciro GomesIvo Gomes, acompanharam o governador na unidade de saúde. A movimentação de médicos foi intensa e aos poucos secretários e políticos começaram a chegar ao HGF.
O procurador da Assembleia Legislativa, Reno Ximenes, o secretário de Turismo, Bismarck Maia, e o secretário da Copa, Ferruccio Feitosa, também foram ao hospital acompanhar a recuperação de Cid Gomes.
Fala Ciro
Durante entrevista, Ciro Gomes disse que o irmão não chegou a desmaiar mas que seguia em observação. Disse ainda que não poderia da maiores detalhes e que  um boletim médico será divulgado para informar o estado de saúde do governador.
E ainda
O governador passou o dia em Brasília e ainda iria participar de uma carreata que marcaria a pavimentação dos 53,8 quilômetros entre Quixeramobim e Madalena.
Twitter
Pelo perfil oficial do Governo do Ceará, no twitter, a assessoria de Cid Gomes informou que o governador foi internado para observação no HGF.
“Cid Gomes teve uma indisposição esta noite e está em observação no HGF. Ele passa bem e agradece as manifestações de carinho dos cearenses”, diz o tweete.
Informação oficial
Após dar alta ao governador, os médicos responsáveis pelo atendimento assinaram boletim com informações sobre o estado de saúde de Cid Gomes.
Acompanhe, na íntegra, o que dizem os médicos através do boletim:
Boletim Médico – Governador Cid Gomes
Fortaleza, 09 de maio de 2012
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) informa que o paciente Cid Ferreira Gomes teve na noite desta terça- feira (08) uma indisposição (síndrome vasovagal) motivada por uma queda de pressão determinada por medicamentos que o paciente vem utilizando devido a uma cirurgia ocular realizada recentemente. 
A equipe médica informa ainda que o paciente realizou exames de rotina que não revelaram nenhuma anormalidade. O paciente já recebeu alta.
Dr. Augusto Guimarães – cardiologista
Dr. João José de Carvalho – neurologista
Dr. José Morano – Diretor Médico do HGF
 Com informações do repórter Nilson Bezerra


COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

Ramificações

Parlamentares acham que a CPI mista do Cachoeira vai desaguar em outras operações da PF: Satiagraha, Chacal, Pedra Bonita.

Torneira

Em meio à descontração na CPMI do Cachoeira, que decidiu segredo no depoimento de delegados e procuradores, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) foi sincero: “Tudo que aqui for falado vai vazar”.

A fraude compensa

Numa palestra há dias em Brasília, o juiz federal Odilon de Oliveira, célebre pela condenação a traficantes internacionais, lembrou que fraudar licitação dá no máximo quatro anos de cadeia. O ladrão furtivo, que não tira dinheiro da Saúde, por exemplo, pega até 8 anos.

Correndo por fora

Professor há 30 anos da Faculdade de Direito de São Bernardo (SP), José Benedito de Godoi tenta a vaga do ministro César Peluzo, que sai do Supremo em novembro. Tem forte apoio das lideranças petistas do ABC, mas oposição do advogado Roberto Teixeira, compadre de Lula.

Logo ali

Os bispos da Bolívia abriram guerra contra o cultivo de folha de coca numa área de reserva ambiental em Santa Cruz de La Sierra, fronteira com o Brasil, incentivado pelo presidente maluquete Evo Morales.


BLOG DO CORONELEAKS

PT transforma CPMI em guerra contra a liberdade de imprensa.

Do Painel da Folha:
O PT decidiu investir todas as fichas em transformar a CPI criada para apurar as relações de Carlinhos Cachoeira com autoridades de várias instâncias numa investigação sobre a imprensa. A estratégia, antes discreta, se intensificou após reunião de petistas ontem. No depoimento secreto do delegado Raul Alexandre Sousa, que conduziu a Operação Vegas, as perguntas de petistas e aliados se concentraram nas ligações de Cachoeira com jornalistas. Sousa disse que, após longa investigação, a Polícia Federal não verificou nada de impróprio nessas relações nem viu razões de indiciar jornalistas ou investigar órgãos de imprensa.

QG A reunião em que petistas e aliados decidiram concentrar o foco na imprensa foi feita na liderança do PT no Senado. Um senador petista saiu externando o espírito reinante: "Se a mídia quer guerra, vai ter guerra". 
Soldados A tropa de choque anti-imprensa na sessão secreta de ontem foi composta pelos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Humberto Costa (PT-PE) e pelos deputados Luiz Sérgio (PT-RJ), Doutor Rosinha (PT-PR) e Protógenes Queiroz (PC do B-SP).

Da mesma Folha:

O delegado Raul Souza respondeu ontem a questionamentos de petistas e do senador Fernando Collor (PTB-AL) sobre a relação de Carlinhos Cachoeira e a mídia. Questionado se havia “matérias encomendadas” por Cachoeira na revista “Veja”, o delegado disse que há várias conversas entre o empresário e o diretor da publicação em Brasília, Policarpo Júnior, mas que elas denotam apenas relação entre repórter e fonte.
 
Souza também citou grampo na qual Cachoeira diz que vai entregar uma gravação provando compra de votos numa cidade de Goiás à Rede Globo, sem outra referência sobre o que ocorreu. Por fim, o delegado relatou que há conversas em que Cachoeira cita pagamentos a dois jornais de Goiás, o “Opção” e o “Diário da Manhã”, mas não fica claro do que se trata.
Um jornalista da segunda publicação, disse o empresário, estaria em sua folha de pagamento. O delegado disse não saber a veracidade do relato. Os dois jornais, procurados, não responderam. Setores do PT têm como estratégia a tentativa de desqualificar órgãos de imprensa às vésperas do julgamento do mensalão. Já Collor, que sofreu impeachment em 92 após reportagens que alimentaram uma CPI, tem feitos seguidos ataques à imprensa.

Dilma blinda Exército contra Comissão da Verdade.

Na semana em que deve anunciar os nomes para a Comissão da Verdade, Dilma Rousseff rasga elogios ao Exército. Só faltou reconhecer que a instituição cumpriu o seu dever constitucional ao proteger o país da ameaça do comunismo internacional, que queria implantar uma ditadura no Brasil, usando a luta armada e o terrorismo como instrumentos. Ela sabe disso melhor do que ninguém.
A presidente Dilma Rousseff fez ontem um discurso elogioso às Forças Armadas e à missão de Paz no Haiti, comandada pelo Exército, e acenou com investimentos. Durante a cerimônia de apresentação dos novos oficiais-generais no Palácio do Planalto, Dilma afirmou que as Forças Armadas devem estar "bem equipadas e bem treinadas" para proteger o patrimônio do país, citando as hidrelétricas e o pré-sal. "Estamos trabalhando para que a recomposição da capacidade operativa das Forças Armadas esteja associada à busca de autonomia tecnológica e acompanhada do fortalecimento da indústria de defesa nacional", afirmou. 
A presidente disse que a missão de paz no Haiti foi liderada com "sensatez e competência" e citou também o controle das fronteiras. "Os resultados alcançados [...] demonstram a capacidade de nossas Forças Armadas de reprimir o ilícito, ampliar a proteção de nossas fronteiras e, em simultâneo, a prestação de serviços médicos e sociais à população dessas regiões", afirmou Dilma. A presidente lembrou ainda do trabalho conjunto com as autoridades dos Estados, sobretudo o Rio, para "recuperar o controle sobre áreas conflagradas" e garantir a segurança nos "grandes eventos internacionais".(Folha de São Paulo)

Temer não vê motivos para Cabral depor na CPMI. Na verdade, o caso é de polícia.

O vice-presidente Michel Temer, principal líder do PMDB, disse ontem não ver motivos para que o governador do Rio, o peemedebista Sérgio Cabral, seja convocado pela CPI do Cachoeira. Para ele, as viagens e o jantar do colega de partido com o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta, não configuram crime. Embora Temer tenha tido o cuidado de ressaltar que não deseja influir na investigação do Congresso, trata-se de uma declaração de peso. O vice é presidente nacional licenciado do PMDB.
Temer falou em entrevista à Folha e ao UOL. Seu recado sobre Cabral reforça a estratégia do governo de proteger os governadores de partidos aliados. Outro citado nas investigações é o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT). Deputados e senadores pró-governo querem impedir a convocação de Cabral e de Agnelo. Ao mesmo tempo, tentarão forçar um depoimento do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). 
Cabral aparece em viagem ao exterior confraternizando com Cavendish em imagens divulgadas pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). Para Temer, esse fato "pode ser apurado". Indagado se o governador deveria se explicar melhor sobre seu relacionamento com Cavendish, Temer disse que ele poderá fazer isso "não necessariamente na CPI". "Me me parece que chamar o Sérgio Cabral porque ele jantou com um empreiteiro, ou jantou com secretários ou o que seja... Só se a ilegalidade for jantar com um empreiteiro. Se isto for ilegal, muito bem. Não me parece." Ele frisou, porém, que a convocação de governadores "é uma decisão da CPI". (Folha de São Paulo)
Comentário: Cabral jantou, caiu de avião, marcou casamento, dançou na boquinha da garrafa, encheu o empreiteiro de contratos, o empreteiro superfaturou obras segundo relatórios do TCU, o governador não tem dinheiro para pagar as contas feitas no Ritz de Paris, segundo o IR que apresentou às autoridades... Deveria depor na polícia, sem escala na CPMI.
BLOG DO NOBLAT

Depoimento de delegado da PF na CPI complica situação de Gurgel

Jaílton de Carvalho e André de Souza, O Globo
O depoimento do delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Souza complicou a situação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto abaixo). Pelo menos dois parlamentares que integram a CPI e não são da base governista mudaram de opinião em relação ao procurador depois de ouvir o delegado.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) deixaram a reunião da comissão defendendo a convocação de Gurgel.
- Ele (Gurgel) está sem defesa. Não há argumento: ele estava com a bomba atômica na mão (relatório contra Demóstenes) e nada fez - disse Lorenzoni.
Randolfe Rodrigues deve apresentar nesta quarta-feira um requerimento para convidar a subprocuradora Cláudia Sampaio para se explicar à CPI.
Ela recebeu o relatório da Operação Vegas em setembro de 2009 e não tomou nenhuma providência. Se as explicações da subprocuradora não forem satisfatórias, Randolfe entende que cabe ao procurador-geral se esclarecer perante à CPI.
- Ele disse que a Vegas não tinha elementos para impedir a abertura de inquérito (contra Demóstenes), mas no pedido que ele fez depois ao STF, ele usou 16 itens da operação.
Leia também Base do governo quer convocar procurador-geral na CPI do Cachoeira
Leia ainda CPI pode convocar mulher de Gurgel

Delegado diz que Demóstenes era braço político da organização

Jaílton de Carvalho e André de Souza, O Globo
O delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques Souza (foto abaixo) apontou nesta terça-feira, em depoimento à CPI do Cachoeira, os indícios de como o senador Demóstenes Torres (Sem partido-GO) colocou o mandato a serviço do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
Foto: Aílton de Freitas / O Globo

Da mesma forma que fez no relatório final da Operação Vegas, o delegado reafirmou o envolvimento dos deputados Carlos Leréia (PSDB-GO) e João Sandes Júnior (PP-GO) com o bicheiro.
Ao responder perguntas dos parlamentares sobre o caso, o delegado pôs em xeque a atuação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O procurador recebeu o relatório da Vegas em 15 de setembro de 2009 e nada fez.
Gurgel só pediu abertura de inquérito contra Demóstenes no Supremo Tribunal Federal (STF) em 27 de março deste ano, cinco dias depois de O GLOBO revelar o conteúdo das ligações entre o senador e Cachoeira. As declarações do delegado surpreenderam os parlamentares e devem redefinir os rumos da CPI.
— Estou convencido: o senador Demóstenes Torres era o braço político da organização. Estou mais convencido do envolvimento do senador. Estou mais convencido ainda do envolvimento dos deputados Sandes Júnior e Leréia.Me parece que não resta dúvida alguma do envolvimento deles — afirmou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), depois de ouvir a explanação do delegado.
Durante a operação Vegas, foram gravadas mais de mil horas de conversas de Cachoeira com Demóstenes e outros supostos integrantes da organização do bicheiro.
— O delegado confirmou as ligações do senador com Cachoeira, que são cada vez mais claras — disse o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
Leia mais em Delegado diz que Demóstenes era braço político da organização

Protógenes tentou contato com esquema do Cachoeira, diz PF

Alana Rizzo e Fabio Fabrini, Estadão.com.br
O delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques constrangeu o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP, foto abaixo) no fim da sessão secreta da CPI do Cachoeira, que durou mais de sete horas.
Em meio a questionamentos de Protógenes sobre o envolvimento de setores da mídia com a organização criminosa, o delegado o rebateu, citando a proximidade do parlamentar com o araponga Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, braço-direito de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Marques lembrou de escutas da operação Vegas em que Protógenes foi flagrado conversando com Dadá. Segundo o delegado, um dos diálogos indica o interesse do deputado em se aproximar do ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, apontado pela PF como um dos principais aliados do bicheiro. Protógenes teria dito no grampo ter uma missão para o araponga: apresentá-lo ao dirigente da empreiteira.
Membro da CPI, o deputado federal aparece também nas investigações da operação Monte Carlo. Conforme revelou o Estado, Protógenes foi flagrado em pelo menos seis conversas suspeitas com o araponga.
Segundo a PF, Dadá esteve a serviço de Protógenes na Operação Satiagraha e, nas conversas, recebe orientações do ex-delegado sobre como agir para embaraçar a investigação aberta pela corregedoria da PF sobre desvios no comando da operação que culminou com a prisão do banqueiro Daniel Dantas - a Satiagraha.
Leia mais em Protógenes tentou contato com esquema do Cachoeira, diz Polícia Federal


Gastos com viagens triplicam no governo de Sérgio Cabral

Fábio Vasconcelos, O Globo
O governo Sérgio Cabral (PMDB) aumentou em 294% os gastos da administração estadual com diárias no exterior desde 2007. Naquele ano, foram pagos R$ 663 mil para esse tipo de despesa contra R$ 3,2 milhões em 2011 — aumento nominal de 391%. Atualizando valores pela inflação, o aumento fica em 294%.
Até o mês passado, o governo já havia desembolsado R$ 12,3 milhões para bancar diárias em hotéis e alimentação da equipe do governo em países da Europa e nos Estados Unidos.
Cabral em frente à Prefeitura de Paris Foto: Carlos Magno / Divulgação

Desse total, R$ 1,2 milhão foram pagos nos quatro primeiros meses deste ano. No primeiro mandato de Cabral, a chefe do cerimonial do governo, Adriana Novis de Leite Pinto, foi quem mais gastou com diárias: R$ 153 mil. O governador não ficou muito atrás. Entre 2007 e o ano passado, as despesas de Cabral nesse item foram de R$ 143 mil. Já o secretário chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, gastou R$ 66 mil.
Cabral vem sendo questionado por suas viagens após divulgação, no blog do deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR), de imagens suas e de secretários estaduais em jantares e festas em que estava presente o dono da Delta Construções, Fernando Cavendish, que é amigo de Cabral e tem contratos com o estado.
A Secretaria da Casa Civil é uma das que mais desembolsou no período. Em 2011, dos R$ 3,2 milhões gastos por todo governo com diárias no exterior, 26% (R$ 847 mil) foram pagos por esse órgão.
Régis Fichtner é o responsável por fazer a auditoria nos contratos da Delta Construções com o governo do estado. A medida foi anunciada após vir à tona o relacionamento da construtora com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Procurado para explicar o aumento dos gastos e como é feita a prestação de contas, o governo do estado enviou uma nota, na qual informou que as despesas são estimadas previamente de acordo com a realidade de cada destino. Assim, os secretários, assessores e servidores recebem o dinheiro e “não há necessidade de posterior prestação de contas”.
De acordo com o governo, Sérgio Cabral fez 37 viagem ao exterior em missão oficial desde 2007. Vinte e uma dessas missões tiveram como destino a França. Paris, a capital francesa, recebeu o governador cinco vezes neste período.
Pelo menos quatro deputados estaduais —Marcelo Freixo (PSOL), Luiz Paulo (PSDB), Clarissa Garotinho (PR) e Paulo Ramos (PDT) — formalizaram na mesa diretora da casa requerimentos em que pedem informações sobre estas viagens. Nenhum deles, no entanto, recebeu resposta.
Ao GLOBO, a assessoria do governador argumentou que o aumento das despesas com diárias no exterior aconteceu porque “tem sido uma prática do governo fazer com que os servidores busquem experiências, aprendizado e formação em outros países.”
Por fim, afirmou que estas viagens serviram para trazer para o Rio grandes eventos como a conferência ambiental Rio+20, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de 2014.
O governo argumentou ainda que o valor gasto em viagens internacionais em 2011 se refere às despesas de todo o governo com viagens oficiais e é um valor compatível se comparado com o orçamento total do Estado, que é de R$ 64 bilhões. E que o resultado das missões acaba impulsionando o desenvolvimento econômico do estado.



 
 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA