Consignados para quem?

 

Antonio Mourão Cavalcante (*)



Acompanhei, com vivo interesse, a discussão e os desdobramentos do episódio dos empréstimos consignados pelo Governo do Estado aos seus funcionários. O servidor público tem uma precisão mais imediata, bate nas portas do Governo e esse intercede, apresentando uma firma que faz o empréstimo “na hora”. Não precisa de fiador, nem garantias. É ele, Governo do Estado, que diz “empresta que eu pago!” Mas de onde vem essa garantia? Do próprio salário do servidor público. Descontado na folha.

Aprendi no sertão que “de esmola grande, cego desconfia.” E, no caso, tinha zebra no caminho. Um intermediário muito do esperto – e provavelmente protegido pelos homens de cima - postou-se de intermediário na transação, para comer boa fatia do bolo. Não deu outra.

Esse consignado é um engodo para o servidor e um “negócio da China” para quem empresta. Ora, o único risco de quem empresta é não receber. Mas, se o Governo diz que paga, antes mesmo de chegar à boca do caixa, pode haver negócio mais bacana? Foi o que aconteceu.

Mais uma vez funcionou a lógica do povo “não sabe de nada” e é o Governo que deve orientar tudo. Acha-se no direito de intrometer na economia do funcionário, pode distribuir “gentilezas”, porque eles são otários, não sabem de nada. Nem administrar o pouco dinheiro ganho.

Essa lógica cínica termina na perversidade, como o Governo é bonzim! A administração pública não deveria se intrometer na gerência financeira dos seus funcionários. Quer fazer um empréstimo? Faça. Quer emprestar? Empreste. A única responsabilidade do governo seria a de, no final do mês, pagar o salário do servidor. O que ele vai fazer do dinheiro dele é problema dele. Isso não compete ao poder público. Acabou-se!

Como acreditar na bondade do governo? Prefiro imaginar os conchavos de bastidores, as falcatruas cobertas ou descobertas... Não precisamos de um Estado mãe, mas de um governo justo e democrático.

Antonio Mourão Cavalcante
a_mourao@hotmail.com
(*) Médico, antropólogo e professor universitário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA