Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE DOMINGO, 26 DE ABRIL DE 2020

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Domingo, 26/04/2020
Louco para virar político, se Luciano Huck tentar se lançar prefeito do Rio de Janeiro, este ano, como se fala, pode ser impedido. Semana passada, ele divulgou vídeo através do Whatsapp onde anunciou uma doação de R$200 a qualquer residente de Vegel do Lago (AL). É uma campanha que chamou de “Zap do bem”, onde residente da região – após cadastro – recebe um crédito através de carteira digital para “pagar boletos, fazer compras”. O problema é que isso pode ser crime eleitoral.

26/04/2020
“Desequilibra o pleito de forma ilícita. Pode caracterizar abuso de poder econômico, promoção pessoal”, diz a jurista Samara Ohanne.

26/04/2020
Se tentar ser prefeito ou vereador este ano, Huck pode ter a candidatura impugnada ou, caso eleito, ter seu mandato cassado”, adverte Ohanne.

Huck diz no vídeo que “a gente vai te ajudar”, “significa que ele está envolvido” diz Ohanne. Em ano eleitoral, é proibido para candidatos.

26/04/2020
Porém, “não há como configurar crime eleitoral para as eleições gerais”, para presidente, em 2022, ressalta a advogada eleitoral Leila Ornelas.

26/04/2020
A indicação do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal, recebeu apoio de peso. Para além do próprio presidente Jair Bolsonaro e família, Ramagem é um nome cuja indicação agradou muito o seu chefe direto há 16 meses: o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

26/04/2020
Heleno viveu momentos tensos, na crise da demissão de Sérgio Moro: foi ele quem mais se esforçou para aproximar o ex-juiz do presidente eleito.

26/04/2020
Ramagem ganhou a confiança do general Heleno pelo profissionalismo à frente da Abin, órgão subordinado ao seu GSI.

26/04/2020
Alexandre Ramagem chefiou a segurança na campanha de Bolsonaro, que diz dever sua vida ao delegado e à sua equipe.

26/04/2020
Amigo de longa data do presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) estava na fazenda da família, no interior de Sergipe, quando começou a crise Moro. A família não queria, mas ele pegou o rumo de Brasília imediatamente. Até porque é cotado para virar ministro.

26/04/2020
Um detalhe fez o governo concluir que Sergio Moro quer o Planalto: ele não esperou a conversa combinada com Bolsonaro, para definir nome consensual à direção da PF. 
“Todos os delegados são inteligentes”,  disse Bolsonaro  , “pode ser qualquer um”. Moro preferiu chutar o balde.

26/04/2020
O problema do presidente Jair Bolsonaro, para se fazer acreditar, é a altíssima credibilidade do ex-juiz e ex-ministro da Justiça. A imagem do herói que meteu na cadeia um bando de políticos ladrões é muito viva.

26/04/2020
O presidente Bolsonaro contou que sua “interferência” na Polícia Federal foi para mostrar que se a mesma atenção dada ao caso Marielle fosse conferida ao dele, os mandantes da facada já seriam conhecidos.

26/04/2020
Enquanto Moro saboreava o vazamento de mensagens privadas que trocou com Bolsonaro, não faltou quem lembrasse a atitude do presidente apoiando seu ministro da Justiça, durante a VazaJato.

26/04/2020
A expectativa pela venda direta de etanol aos postos, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, tem tido efeito na produção. Segundo a Conab, a safra atual será a maior da história: 35,6 bilhões de litros. Sem distribuidores/atravessadores, o benefício seria do consumidor.

26/04/2020
Enquanto uns buscam atritos para garantir mais tempo de holofotes, a ministra Tereza Cristina (Agricultura) garantiu um Plano Safra 2020/21 específico da agricultura familiar, em decorrência da pandemia.

26/04/2020
Até pela reconhecida “roda presa” da gestão de Luiz Mandetta, o Brasil demorou a começar testes em larga escala para o coronavírus, mas os números começam a subir rapidamente e já se aproximam dos 300 mil.

26/04/2020
...só falta a Bolsonaro seguir o exemplo de Sergio Moro, durante a Vazajato, e jurar que não reconhece as mensagens atribuídas a ele.

NO DIÁRIO DO PODER
Domindo, 25/4/2020
HOMEM DE CONFIANÇA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)