TERCEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 17/3/2020

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
A difícil paz no Sertão
Terça-feira, 17 de março de 2020
Para a população de Fortaleza que acompanha a distância os eventos político-partidários relacionados às eleições para prefeituras e câmaras municipais, em outubro, nem tudo aparenta estar se encaminhando para um pleito totalmente pacífico. Como é de conhecimento geral, 90% da população da Capital têm suas raízes no Interior do Estado. Nesse caso, se houver preocupações, haverá motivos para isso. Basta uma simples conversa sobre o andamento da pré-campanha para prefeito em sua cidade de origem para se saber que ali está sendo armada mais uma acirrada campanha. Na verdade, uma batalha marcada pelo enfrentamento entre grupos que, em Fortaleza, apoiam o governador Camilo Santana, mas, na verdade, antagonistas, para não dizer ferozes adversários políticos na terra natal. Com esse quadro contraditório, as pessoas mais simples que acompanham tais evidências ficam a se indagar até onde funcionará o estafante e paciente trabalho que vem sendo realizado pelo senador Cid Gomes para manter a harmonia entre os partidos aliados do Palácio da Abolição, com muita gente querendo vencer nem que seja “tratorando” adversários.
Palavra respeitada
O deputado Mauro Filho (PDT), integrante da Comissão Especial da Reforma Tributária, é voz ouvida e respeitada pela profundidade do seu conhecimento. Com argumentos firmes e convincentes tem assumido a defesa dos deputados e senadores no tocante a emendas impositivas, com uma frase irretocável; “ninguém melhor do que os representantes do povo e do Estado, para levar ao Governo Central as necessidades das comunidades”.
Médicos 
Prefeitos de pequenos municípios vão pedir ao deputado Roberto Pessoa para apoiar o vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos na proposta para a contratação de médicos para municípios pobres, sem recursos e sem condições para atender a Saúde.
Preparando o futuro 
No momento em que o senador Cid Gomes trabalha para fortalecer o PDT e partidos aliados, o ex-ministro Ciro Gomes tem mais uma explicação para esse esforço redobrado do irmão: “Em política é preciso preparar o futuro”.
Não dá bolas 
Roberto Cláudio, presidente do PDT-Fortaleza, não dá bolas para vereadores que estão querendo impedir o ingresso de colegas na frente governista. Para ele o que interessa mesmo é que o PDT tenha o apoio do maior número de candidatos possíveis, com e sem terras.
Anticalamidade 
Diante das pesadas chuvas que têm resultado em arrombamentos de represas, destruindo moradias e desalojando famílias, o governador Camilo Santana tem oferecido apoio ao deputado Audic Mota e outros, no sentido de que ajudem na defesa dos desalojados nos Inhamuns.
Chances para elas 
Sobre mais mulheres na política, os deputados Romeu Aldigheri (PDT), Leonardo Araújo (MDB) e Nezinho Farias (PDT) deverão lançar suas respectivas esposas como candidatas nas cidades de Granja, Parambu e Horizonte.
RC anfitrião 
O prefeito RC, que integra como dirigente a Frente Nacional de Prefeitos vai anfitrionar, em novembro, o encontro nacional daquela entidade. E promete um grande evento, com a hospitalidade e os grandes atrativos de Fortaleza.
Surpresa 
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, anunciou a possível recontratação de médicos cubanos que trabalharam no “Mais Médicos” com o objetivo de aproveitá-los no combate ao coronavírus em 1.864 municípios.
“É muito difícil acreditar em estabilidade política num Brasil onde a maioria dos políticos já desfilou em até seis ou mais partidos”. Ministra Cármen Lúcia,
do STF.

NO R7






NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que, durante três meses, as empresas só terão que pagar 50% do que devem ao Sistema S, tipo Senai, Senac e Sebrae.
É para ajudar as empresas a enfrentar a crise econômica decorrente do coronavírus.
Segunda-feira, às 3/16/2020 07:18:00 PM

O Ministério da Economia instituiu um grupo de monitoramento para avaliar possíveis ações para remediar os impactos da crise global decorrente do novo coronavírus. Guedes disse que a cada 48 horas ações podem ser anunciadas para combater a crise.
Mais cedo, o Conselho Monetário Nacional aprovou duas resoluções que liberam recursos dos bancos para mais empréstimos. 
— “Fazendo isso, o Banco Central mantém a liquidez do mercado”, disse Guedes.
Guedes afirmou que, no Brasil, o choque será passageiro. — — “Esse choque bate 3, 4 meses, e depois desce novamente. Se a economia tem um organismo saudável, ela segue”, afirmou. Para isso, o ministro defendeu a necessidade de reformas pelo Congresso. Destacou as seguintes:
Pacto Federativo – unifica gastos mínimo obrigatórios em educação, saúde e dá mais autonomia para Estados e Municípios na distribuição de recursos;
Privatização da Eletrobras – permite ao governo arrecadar R$ 16 bilhões no próximo ano. Como o projeto ainda não foi votado, o governo terá que tirar esse provisionamento do Orçamento de 2019;
Plano Mansueto – oferece a Estados e Municípios com capacidade de pagamento a chance de obter empréstimo com garantia da União.
Às 3/16/2020 07:15:00 PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA