SEGUNDA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 16/3/2020

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Segunda-feira, 16/03/2020
A Bolsa de Valores brasileira viveu uma gangorra nunca antes vista em sua história, com seu principal índice variando de 97,9 mil pontos na máxima de segunda até 68,4 mil na mínima de quinta. A variação de quase 50% fez alegria de traders experientes, bilionários ficaram mais ricos e, no frigir dos ovos, perdeu dinheiro mesmo quem aplicou suas economias em renda variável pela primeira vez movido pelo encanto dos altos rendimentos nos últimos meses em tempos de juros baixos.

16/03/2020
Entre o primeiro e o último pregão do ano passado, os ganhos da bolsa foram de exatos 27%, com salto de 91 mil para 115,6 mil pontos.

16/03/2020
A Bolsa continuou subindo até 23 de janeiro quando atingiu 119,5 mil pontos. De lá para cá, os novatos acumularam prejuízos de 30,1%.

16/03/2020
Chamou atenção, sexta, o aspecto cansado de Luiz Henrique Mandetta (Saúde), durante outra maçante coletiva conduzida pelo governador João Doria. O ministro precisa, urgentemente, de uma boa noite de sono.

16/03/2020
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está a poucos voos de completar 800 viagens em jatos da Força Aérea, desde que assumiu o cargo. A FAB deveria fazer um evento para destacar o Rei da Mordomia Aérea.

16/03/2020
O trabalho do Ministério da Saúde contra o coronavírus tem sido elogiado por infectologistas, políticos de oposição e até por quem fica em cima do muro, tipo João Amoêdo, ex-presidente do partido Novo.

16/03/2020
Em evento para o agronegócio, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) reclamou de que projetos não são votados porque os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado não gostam do texto. Para ele, a decisão deveria ser por voto e não por gosto.

16/03/2020
A empresa aérea Air France bombardeia a clientela brasileira com e-mails, comunicados e propagandas garantindo que não vai cobrar por mudanças em passagens. E ainda suplica “confiança” nas viagens.

16/03/2020
A diretoria da Câmara diz não haver nenhum “servidor da Casa, nem da Presidência” com coronavírus. O noticiário chegou a apontar o presidente da Casa, Rodrigo Maia, como contaminado pela doença.

16/03/2020
O Salão do Automóvel foi cancelado a pretexto do coronavírus, mas 85% das montadoras saíram reclamando dos preços elevados para participar do evento, que deveria ocorrer em novembro em São Paulo.

16/03/2020
... o coronavírus deu outro significado para a expressão ‘negócio da China’.

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
O gigantismo complica
Domingo, 15 de março de 2020
Quase pronto para retornar à sua árdua missão de articular o multifacetado grupo de partidos que constitui o bloco governista, o senador Cid Ferreira Gomes não deixa de expressar a sua preocupação diante das complicações que essa tarefa impõe. Se, como adverte o ex-ministro Ciro Gomes, se tratasse de uma coligação estadual constante apenas de quatro ou cinco partidos, as dificuldades seriam muito menores. O “imbróglio” criado para a constituição da força partidária que dá sustentação ao Governo do Estado é grande demais, reunindo hoje em torno de 24 partidos políticos. Entretanto, não é a excessiva quantidade de partidos que torna a força governista o maior problema, mas sim, a incalculável variedade de propósitos e exigência de cada um desses partidos para se manter dentro da coligação no poder. Daí, a justificada preocupação do senador Cid Gomes, ao se preparar para retornar à missão de coordenar os partidos aliados, além da projeção de tornar maior o seu PDT. Vale a pena não esquecer um renitente concorrente “aliado”, o PSD de Domingos Aguiar, com agressiva e permanente voracidade de se constituir como força alternativa ao domínio dos Ferreira Gomes.
Ciro critica
Está com razão o ex-ministro Ciro Gomes, ao criticar a Caixa Econômica Federal, tendo em vista proposta dele no sentido de que seja ofertado recursos para capital de giro e para socorrer bancos de porte médio. Para Ciro, faz-se necessário socorrer os pequenos para sanar dívidas de 63 milhões de brasileiros, que teriam condições de consumir mais, aquecendo a economia.
Anti-Pandemia
Camilo Santana assinou Decreto criando a Comissão Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. O governador promete comandar essa luta que vai reunir não só os três poderes, mas também todas as entidades-órgãos responsáveis pela defesa da população.
Tarefa pesada
Ontem, em sua sede no bairro Meireles, a direção do MDB fez reunião para reconduzir à presidência do partido em Fortaleza encabeçando chapa única, o deputado estadual Walter Cavalcante. Ninguém melhor com consciência para resgatar o que resta do antigo MDB.
Voto de qualidade
Entre os pré-candidatos já evidenciados à PMF, podem se destacar dois nomes com expectativa de voto de qualidade, ou seja, os deputados Renato Roseno (PSOL) e seu colega do Solidariedade, Heitor Férrer. O deputado Wagner deu uma recuada.
Vereadores rejeitados
O PDT, diante do excesso de vereadores de outros partidos prontos para ingressar em suas fileiras, vive situação atípica: vereadores pedetistas estão impondo ao partido o prazo-limite, ou seja, o dia 20, para filiações de candidatos à Câmara Municipal.
Tensão
É bem mais sério do que se imagina o jogo de troca de partidos na CMF por conta da “janela” constitucional favorecendo essa prática. Segundo se constatou, a nova situação é uma ameaça a muitos dos atuais donos de mandatos.
No vazio
O coronavírus terminou livrando o País de grandes aborrecimentos ao colaborar para o esvaziamento das manifestações marcadas para o dia de ontem, incentivada pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele mesmo concordou, transferindo para depois o enfrentamento com congressistas.
Avançando
O PSD-CE, cuja atuação vem sendo eficiente para atrair prefeitos dos mais variados partidos, continua avançando para ocupar o território governista. Na semana passada os Aguiares cooptaram numa só cidade sete vereadores!
Mais informações de Fernando Maia:
e-mail: fernandomaia@oestadoce.com.br
blogdofernandomaia.zip.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA