SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 19/3/2020

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quinta-feira, 19/03/2020
A maioria dos assessores do Conselho de Ética da Câmara está de molho, em casa, com atestado médico, após a conduta do seu primeiro vice-presidente, deputado Cezinha (PSD-SP), que compareceu à reunião da semana passada e presidiu o colegiado antes de receber o resultado do teste para o coronavírus: positivo. O principal assessor da comissão já apresentou sintomas da Covid-19, incluindo febre alta.

19/03/2020
O presidente do Conselho, Juscelino Filho (DEM-MA), decidiu suspender o trabalho por 15 dias e submeter assessores e parlamentares a testes.

19/03/2020
Há pelo menos uma dezena de representações contra deputados que deveriam tramitar no Conselho de Ética, mas agora estão paralisadas.

19/03/2020
A leviandade levou colegas a cogitarem ação contra o próprio deputado e que seja a primeira a ser analisada na volta ao trabalho.

19/03/2020
O caso lembra Nelsinho Trad (PSD-MS), que disse ter abraçado “meio Senado”. Incluindo Davi Alcolumbre (DEM-AP), o novo infectado.

19/03/2020
O coronavírus tem feito vítimas brasileiras lá fora, inclusive o respeito pelo Brasil. Há brasileiros que estão lá fora a negócios ou estudando, na maioria turistas, todos impedidos de retornar. Só no Peru são 3.770, mas, a exemplo de paraguaios e colombianos, por exemplo, peruanos têm facilitado o retorno. Na Argentina, não. Muitos são tratados mal só por serem brasileiros. Mas no Itamaraty, o princípio da reciprocidade na diplomacia parece sepultado definitivamente, e não se cogita reagir.

19/03/2020
A Argentina retém brasileiros e os trata como bandidos. É o caso de dez amigos confinados em Nunquén, cidade feia, sem graça, da Patagônia.

19/03/2020
Brasileiros, generosamente, gastavam dinheiro em Nunquén quando a polícia os cercou como “suspeitos de Covid-19” sem qualquer exame.

19/03/2020
Na Argentina, parece clara uma política de hostilidade ao governo do Brasil e aos brasileiros que tiveram a má ideia de fazer turismo por lá.

19/03/2020
O resultado positivo para coronavírus do general Augusto Heleno e de Bento Albuquerque (Minas e Energia) representaram um baque para o presidente Bolsonaro. Agora se convenceu da gravidade da pandemia.

19/03/2020
O “furo” do portal Diário do Poder, sobre o teste positivo de coronavírus do general Augusto Heleno, foi divulgado 1 hora e 18 minutos antes do tweet do próprio ministro confirmando. Ele não apresenta sintomas e não tem doenças pré-existentes. Segue em isolamento domiciliar.

19/03/2020
Autoridades, ongueiros e políticos do Psol, que defendem o esvaziamento das penitenciárias a pretexto do coronavírus, deveriam acomodá-los em suas próprias casas. Os coitadinhos adorariam.

19/03/2020
Virou chacota o “kit miserê” semanal que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), distribui nas escolas públicas: leite, quatro frutas e dois pacotinhos de biscoito. E fica sujeito à acusação de compra de votos.

19/03/2020
A Câmara Legislativa do DF deu uma lição à Câmara Federal. Ao contrário da turma de Rodrigo Maia, que encontrou mais um pretexto para não aparecer no trabalho, os distritais aprovaram, entre segunda e quarta, um pacote de medidas que facilitam o combate ao coronavírus.

19/03/2020
Ótima sacada do BRB, o Banco de Brasília, abrindo linhas de crédito para clientes que foram surpreendidos no exterior pelo fechamento de fronteiras. Só no Peru são 3.770 turistas brasileiros proibidos de voltar.

19/03/2020
O STF não demorou a anular o ato do ministro Marco Aurélio que, a pedido do Psol, recomendava soltar presos sexagenários e “criminosos não-violentos”, como se o crime não fosse, em si, uma violência.

19/03/2020
Há 38 anos, em 19 de março, forças argentinas provocaram a Guerra das Malvinas, ilhas britânicas denominadas de Falklands, em um conflito malsucedido que acabou por precipitar o fim da ditadura militar.

19/03/2020
...difícil é encontrar alguma doença que matou menos pessoas que o coronavírus no Brasil, neste ano.

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
O difícil caminho
Quarta-feira, 18 de março 2020
Em Fortaleza, quem tem procurado acompanhar a campanha para a Câmara Municipal tem testemunhado as dificuldades enfrentadas pelos vereadores que batalham pela reeleição, o mesmo ocorrendo em relação aos seus partidos. Quando a lei que proíbe as alianças partidárias para as disputas por vagas no Legislativo veio a público, muitos não atentaram para a realidade que viria revolucionar o acesso a esse poder. Foi quando todos começaram a entender algumas realidades, sendo uma a de que muitos partidos terminariam por desaparecer das câmaras municipais, como parece inevitável para a CMFor. Essa realidade, pelo que temos constatado, atinge em cheio o nosso Legislativo, sabendo-se que no pleito de outubro apenas o PDT, que conseguiu montar uma forte estrutura, tem assegurada uma grande bancada, seguido de longe por mais dois ou três partidos. O lado cruel desse episódio, pelo que já se pode antecipar, é que mais de 10 pequenos e médios partidos sumirão do mundo político de Fortaleza. Entretanto, como lembram alguns líderes partidários, se havia, da parte de muitos o desejo pelo fim de partidos pequenos e inúteis, a Lei da proibição de alianças acabou caindo do céu.
Cabeto e prefeitos 
Uma das mais importantes reuniões realizadas contra os efeitos do coronavírus terminou ocorrendo na sede da Aprece. O objetivo era pedir ajuda financeira ao Doutor Cabeto, para prefeitos atenderem demandas na área de saúde. Erraram de endereço: falem com Camilo, o dono do cofre.
DNA histórico 
Cabeto tem DNA politico, mas nunca soube aproveitar. Poucos sabem que é neto de José Martins Rodrigues, legendário fundador do PSD e um dos mais respeitados homens públicos do Ceará. Se tivesse usado o parentesco, a sua tarefa teria sido mais exitosa.
Desejo 
No Ceará, petistas-camilistas continuam na torcida por uma boa conversa do Governador com o ex-presidente. Eles querem Lula ajudando a manter a aliança PT-PDT, afastando a pré-candidatura de Luizianne Lins à PMF.
Fica como está 
O desejo dos camilistas é ´impossível de se materializar enquanto Ciro Gomes der as cartas no PDT. E tem mais; Lula não é só admirador. É um fã ardoroso e tiete da Loura. Jamais a abandonaria para apoiar um pedetista.
Sem fome 
Ao enaltecer a decisão do governador Camilo Santana pela suspensão das aulas nas escolas estaduais, o deputado Queiroz Filho foi ao âmago da questão, pedindo ao chefe do Executivo a manutenção da merenda escolar, única alimentação de milhares e crianças.
Sessões virtuais 
Devido ao corona vírus, o presidente do Legislativo determinou a realização de sessões, virtuais. Na primeira dessas sessões, foi possível aprovar a ascensão funcional do pessoal da Secretaria da Saúde, e a reestruturação salarial da Segurança Pública.
Contramão 
Na CMFor, comentando uma aliança MDB-PT, aventada pelo presidente emedebista Walter Cavalcante, petistas indagam sobre o que ocorreu há três anos, lembrando que foi o MDB um dos principais responsáveis pelo “impeachment” de Dilma.
Contraditório 
Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro convidou o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, o senador Alcolumbre, presidente do Senado, e o ministro Dias Toffoli, presidente do STF, para discutirem efeitos do coronavírus para a saúde e a economia do País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA