SEGUNDA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 12/3/2020

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Quinta-feira, 12/3/2020
Assunto recorrente para setores mais conservadores, o fechamento do Congresso é ideia rejeitada pela maioria dos brasileiros. Levantamento do Paraná Pesquisa para o saite Diário do Poder e esta coluna mostra que 51,2% são contrários à medida e 43,2% favoráveis ao fim da atuação de deputados federais e senadores. Não responderam 5,6% dos entrevistados. Não há recorte da pesquisa onde uma parcela da população é mais favorável do que desfavorável à medida de força.
O Paraná Pesquisa ouviu 2.010 pessoas em 162 municípios dos 26 estados e DF, entre 5 e 9 de março. A margem de erro é de 2%.

12/03/2020
Rodrigo Maia recebeu deputados na residência oficial, nesta quarta (11), para falar mal da manifestação de domingo (15) e, claro, do presidente Jair Bolsonaro. Ele não convive bem com a crítica e teme a virulência das ruas. Parlamentares do Rio de Janeiro, dizem que o vaidoso presidente da Câmara tem pesadelos sobre sua caracterização em bonecos infláveis em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

12/03/2020
A torcida alvinegra espera que eventuais bonecos de Maia não apareçam vestidos com a camisa do Botafogo, o Glorioso.

12/03/2020
Especialista em agradar plateias para fazer pose de rei da sensatez, Maia acha que são injustas as críticas dos bolsonaristas.

12/03/2020
Rodrigo Maia ganhou apelido de “Coronavírus” pela desenvoltura de procurar apenas os inimigos para cumprimentar, terça (10), no plenário.

12/03/2020
Não há perigo de este País dar certo: mais interessados na próxima eleição do que na próximas gerações, os integrantes da CCJ do Senado começaram a dilacerar a chamada “PEC Emergencial”, que os especialistas consideram de aprovação mais importante e urgente.

12/03/2020
A CCJ do Senado repetirá o erro da reforma da Previdência: Estados e Municípios devem ficar fora da PEC Emergencial. Presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS) alega “ano eleitoral” e outras razões políticas.

12/03/2020
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ordenou quarentena de 14 dias para servidores que estiverem voltando do exterior. Rodrigo Maia, que passeou por França e Espanha dias atrás, terá acesso garantido.

12/03/2020
Impressiona no noticiário sobre o coronavírus a queixa dos que tiveram de desistir de suas viagens ou suas reservas e voos foram cancelados. Enquanto o vírus mata, o que importa é o próprio umbigo.

12/03/2020
No Paraná, servidor público já está desobrigado desde terça (10) do desconto em folha da “contribuição sindical”. Apenas um terço dos quase 100 mil servidores, renovou a autorização do desconto.

12/03/2020
O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clóvis Arns da Cunha, explicou que pandemia é risco de “transmissão comunitária” do coronavírus, sem origem identificada. Para ele, se isso ocorrer no Brasil, apenas grandes cidades tipo Rio e São Paulo correm riscos.

12/03/2020
Estuado do saite de trabalhos freelances Workana mostra que idade não é um fator impeditivo para mulheres: 42% ingressaram na modalidade freelance depois dos 30 anos e 30% fizeram a mudança após os 40.

12/03/2020
...setores radicais de direita não precisam mais pregar o fechamento do Congresso: o coronavírus já se prestou a esse papel.

NO CEARÁ NEWS 7
Ex-superintendente da Funasa no Ceará é investigado por suspeita de rombo milionário
Quarta-feira, 11/03/2020 9:32
O ex-superintendente da Funasa no Ceará, Ricardo Silveira, é investigado por suspeita de ter deixado rombo de mais de R$ 19 milhões nos cofres públicos. Segundo o CN7 apurou, os indícios são de irregularidades na licitação, execução e pagamento de obras de perfuração de poços profundos no Estado.
Conforme processo interno da Funasa nº 25140.007191/2017/13, no dia 10 de agosto de 2018, o procurador federal Daniel Viana Teixeira recomendou “a adoção de providências administrativas para a APURAÇÃO das razões para as graves falhas observadas na elaboração do presente procedimento de licitação, no que concerne à elaboração de documentos técnicos adequados, a teor do que disposto no art. 7º da Lei 8.666/93.”.
O objeto dessa recomendação trata-se de uma licitação na ordem de quase R$ 19 milhões de reais, pregão eletrônico nº 09/2017, que visava à perfuração de 600 poços profundos (120 em rocha sedimentar e 480 em rocha cristalina), além de implantação de 250 chafarizes e 70 sistemas de dessalinizações.
Em tempo
Além das inquestionáveis inconsistências do processo licitatório, brevemente deve ser aberto auditória para analisar a qualidade dos serviços e os valores pagos, pois já existem indícios de inúmeros poços não instalados, realização de serviços em propriedades privadas, uso dos equipamentos por indicações políticas, perfuração de poços em locais inadequados e onde não houve estudo, nem licenciamento ambiental.
Em tempo - II
Em Quixadá, cidade onde o ex-superintendente estadual da Funasa, Ricardo Silveira, concentra seus interesses políticos, tendo sido candidato a prefeito e derrotado nas eleições de 2016, são constatados inúmeros casos de irregularidades na execução do serviço.
A cidade recebeu mais de um terço de todos os poços, em sua maioria não instalados, secos, perfurados em locais impróprios, não podendo ser utilizados pela população.

NA COLUNA DO FERNANDO MAIA
Pensando no amanhã
Quinta-feira, 12 de março 2020
Se há caso complicado é a maneira como o PDT e o PT permanecem, ainda, unidos, quando assumem as lideranças da oposição e da minoria. A indagação é como esses dois partidos conseguirão se manter aliados em 2022, quando ambos deverão disputar a Presidência da República. No que se refere ao nosso Estado, qualquer observador, até mesmo menos atento, saberá que PDT e PT não marcharão unidos rumo ao Palácio do Planalto. As lideranças pedetistas têm absoluta segurança de que o PT, instigado por Lula da Silva, fará de tudo para encurtar os caminhos de Ciro Gomes, impedindo que outros partidos com tendência de esquerda se aliem ao político sobralense. Em meio a essas manobras, PT e PDT continuam vivendo uma situação, no mínimo atípica, que vai depender muito da maneira como o deputado André Figueiredo, um dos nomes mais dinâmicos do PDT, conseguirá impedir que os petistas sabotem a pré-candidatura de Ciro, sabendo-se que o pleito presidencial é a meta e chegada. O perigo é o alto grau de malandragem do deputado José Guimarães, lobo em pele de cordeiro, sempre disposto a se valorizar fazendo-se de amigos, mas nem tanto o é. Esperto, ele sempre viaja ao sabor das emoções do momento e sabe encontrar a luz do Sol, mesmo na sombra da noite. Foi assim que saiu do Encantado para se firmar como uma das maiores lideranças do PT estadual, tendo o irmão Genoíno como seu principal mentor. Esse tempo vai chegar logo, apesar dos dois anos que os separam da realidade dos dias atuais.
Matuto sabido. Quando foi eleito para a Alece, depois de ter sido prefeito de Horizonte, Nezinho Farias era mais pra zero à esquerda que uma soma de aspirações centradas. De imediato, passou a se destacar por excelentes idéias e propostas. A mais recente foi a criação da Frente Parlamentar de Superação da Pobreza da Infância. Para se acreditar mais, a sua iniciativa conta com apoios internacionais, a começar pelo Unicef, dada a seriedade dos seus objetivos.
Que tristeza! Em qualquer conversa de jornalistas com deputados mais antigos e sérios, sobre o enfrentamento Baquit–Leonardo, o que se escuta é a repetição de que foi algo deprimente. Não é verdade. Isso sempre existiu. Não foi o primeiro nem será o último. Ninguém é perfeito. Muito menos os deputados.
Tem jeito. Em meio ao rescaldo da cena que teve dois deputados envolvidos, o presidente José Sarto, para não assanhar o fogo do confronto, entende que não deverá agir sem ouvir o pensamento dos seus pares da mesa Diretora.
Assim é o Parlamento. Sarto não assumirá o papel de carrasco. Com a experiência de veterano, com sete legislaturas, saberá se conduzir. Em se tratando de comportamento humano, discussões acaloradas levadas ao extremismo das emoções, sempre ocorreram em todos os parlamentos do País.
Importante. No Teatro São José, o prefeito Roberto Cláudio comandou a cerimônia de lançamento do Plano Diretor Participativo de Fortaleza. Conforme ele explanou aos presentes, nenhum projeto destinado a qualquer setor da Capital será implantado sem provação delegada.
Turismo nosso. Audic Mota (PSB) prepara ampla campanha em defesa do turismo interno no Ceará, rico em atrações artísticas, culturais, históricas e geográficas. Se há algo difícil de admitir é um cearense conhecer melhor Buenos Aires do que as nossas cidades turísticas.
Responsabilidade. Nesta quinta-feira (12), o presidente do TRE terá uma conversa com todos os presidentes de partidos políticos, sobre o pleito de outubro. Entre outros pontos, ele dirá a eles que os partidos terão a responsabilidade total sobre a ordem e a disciplina da eleição.
“Não há nada mais patético do que um prefeito ajoelhado diante de vereadores para trazê-los para o seu lado”. (Luís Fernando Veríssimo, escritor, humorista e músico).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA