SEGUNDA EDIÇÃO DE DOMINGO, 08/3/2020

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Domingo, 08/03/2020
As mulheres conquistam espaço na política, apesar das dificuldades, mas em ritmo muito lento. Mas, ao contrário da maioria dos países democráticos, deputados e senadores brasileiros nunca elegeram mulheres para presidir a Câmara ou o Senado. Mulheres já presidiram todos os tribunais superiores (STF, STJ, TSE, STM e agora o Tribunal Superior do Trabalho, com a ministra Maria Cristina Peduzzi), mas no Legislativo, nada. Fez uma concessão na presidência da República.

08/03/2020
O presidente Jair Bolsonaro pode enfrentar um novo problema com aliados, desta vez os 12 deputados federais cujos mandatos foram suspensos por um ano pela Câmara, a pedido do presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE). Os doze parlamentares, suspensos por se manterem fiéis a Bolsonaro, reclamam que não receberam dele nem mesmo uma palavra de defesa ou solidariedade.

08/03/2020
A bancada caiu de 53 para 41 deputados. Os afastados não podem exercer funções (de líder, por exemplo), nem falar em nome do partido.

08/03/2020
Estão suspensos Aline Sleutjes, Bibo Nunes, Carlos Jordy, Caroline de Toni, Daniel Silveira, General Girão, Filipe Barros.

08/03/2020
Também Hélio Lopes, Márcio Labre, Sanderson, Vitor Hugo e Cabo Junio foram suspensos de suas atividade partidárias na Câmara.

08/03/2020
É maior do que supõe o Planalto o estrago causado pelo general e ex-ministro Santos Cruz (Governo). Demitido após trombar com Eduardo Bolsonaro, ele circula de forma obstinada falando mal do presidente.

08/03/2020
O criminalista Kakay, tão admirado, frustrou estudantes numa aula de Direito Penal no Uniceub, em Brasília. Insultou os eleitores de Jair Bolsonaro de “57 milhões de fascistas” e chamou de “ministrinho” a Sergio Moro, que no mesmo local, meses antes, atraiu o triplo da audiência estudantil.

08/03/2020
Uma tal de “comissão de superendividamento do consumidor”, da Câmara, vota quarta (11) o relatório de Franco Cartafina (PP-MG) dando ordens para “prevenir e solucionar” dívidas. Quanto aos precatórios, zero.

08/03/2020
Não é caso isolado o romance de Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann, petistas enrolados em investigações de corrupção. Na Câmara e no Senado, a turma está se pegando para valer. Por quê? 
“Muito tempo sem fazer nada, conversa vai, conversa vem...”, teoriza um senador.

08/03/2020
Até o dia 3 de abril está liberada a troca de partido sem risco de perda de mandato para políticos que disputam vaga de vereador. Como quem se elege não precisa assumir, é a chance de debandada na Câmara.

08/03/2020
Apenas no ano passado foi a primeira vez que uma mulher ocupou o cargo de chefia da primeira-secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com a deputada Soraya Santos (PL-RJ).

08/03/2020
A Câmara votará nos próximos dias o 13º salário permanente para beneficiários do Bolsa Família. Com os acréscimos criativos do relator Randolfe Rodrigues, a conta anual subirá para R$ 7,3 bilhões.

08/03/2020
Montadoras de caminhões produziram 9,1 mil unidades em fevereiro no País, uma alta de 27,3% em relação a janeiro. Em relação a fevereiro de 2019 foi 5,3% menor. Caiu 0,9% no acumulado do ano.

08/03/2020
...após uma “semana parlamentar” (de dois dias) inteira de votações, deputados e senadores devem estar exaustos.

NA FOLHA DE SÃO PAULO
Domingo, 8 de março de 2020

Bolsonaro defende atos e descontenta Congresso e STF
Antes de embarcar para os Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro pediu que a população participe das manifestações programadas para o próximo dia 15, domingo, que segundo ele são a favor do Brasil, e não contra Congresso e Judiciário. “É um movimento espontâneo, e o político que tem medo de movimento de rua não serve para ser político”, afirmou, em Boa Vista (RR). As declarações desagradaram os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. Para eles, Bolsonaro havia sinalizado nos últimos dias que não voltaria ao tema depois da polêmica que provocou ao compartilhar vídeos de apoio às manifestações em tom hostil ao Congresso. Em conversa, Alcolumbre e Toffoli discutiram a possibilidade de reação conjunta à atitude do Planalto, em tom mais contundente que o de declarações anteriores. Para o presidente do Senado, a fala de sábado criou “situação grave”.

O mais importante de hoje



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA