SEGUNDA EDIÇÃO DE SÁBADO, 14/12/2019

NO O ANTAGONISTA
Depois de 100% pronta, Belo Monte quer erguer usinas térmicas
Sábado,13.12.19 20:45
Depois de gastar R$ 40 bilhões para erguer Belo Monte, a concessionária Norte Energia, dona da hidrelétrica no Pará, quer agora autorização para construir usinas térmicas, informa o Estadão.
Nas últimas semanas, segundo o jornal paulistano, a concessionária fez uma consulta formal à Aneel, pedindo autorização para mudar seu estatuto social e erguer as usinas térmicas –mais caras e poluentes.
A empresa alega que sua barragem principal, responsável por mais de 98% da capacidade de geração (11 mil MW, contra apenas 233 MW da barragem complementar), tem de ficar completamente desligada por cerca de cinco meses, todos os anos, por causa da baixa vazão do rio Xingu.
--“Não foi falta de informação nem erro de cálculo. Construir Belo Monte foi uma decisão política e que envolveu um esquema de corrupção de alto nível. O rio Xingu nunca teve água suficiente para mexer todas as turbinas ali instaladas”, diz a advogada Biviany Rojas, do Instituto Socioambiental.
Não custa lembrar de quem foi a decisão política de construir Belo Monte: Lula e Dilma Rousseff.
E que o agora ex-presidiário, segundo Antonio Palocci, pediu propina também nas obras da hidrelétrica.

Rui Costa quer pacificar Lula
14.12.19 07:03
O governador petista da Bahia, Rui Costa, não aprova o discurso raivoso adotado por Lula desde que deixou o prisão.
--“Acho natural que quem ficou preso um ano injustamente faça declarações duras. Mas o Lula governou o País durante oito anos como um conciliador. Essa concertação, com empresários, trabalhadores, sociedade, fez com que o governo dele fosse de maior desenvolvimento nos últimos séculos”, afirmou à Folha. 
--“Esse modelo que eu defendo. Acho que ele, independentemente de qualquer questão eleitoral, vai voltar ao leito de ser um conciliador nacional.”
Rui Costa disse mais:
--“Temos de ser diferentes deles [bolsonaristas]. Temos de pregar a pacificação do País, cortar a discriminação e o ódio. Antes, as pessoas tinham vergonha de manifestar preconceito. Agora parece que têm orgulho. Certamente essas pessoas existiam, mas ficavam no armário. Precisamos que elas voltem para seus armários.”

A esquerda não entendeu nada
14.12.19 07:13
Na entrevista à Folha em que pede a Lula que modere o discurso, Rui Costa também admitiu que a esquerda ainda não entendeu a surra que levou nas urnas em 2018.
Perguntado se estava faltando ao PT compreender melhor a derrota do ano passado, o governador da Bahia respondeu:
--“Não só a esquerda, todos nós precisamos ter um diagnóstico mais preciso. Porque hoje há teses que sempre foram amplamente rejeitadas, sem adesão no Brasil, de preconceito contra minorias ou opção sexual, de racismo, violência, armamentismo. Por que essas teses têm aderência, mesmo que de 25% da população? Precisamos refletir, partidos, universidades, imprensa.
Rui Costa também defendeu um “ajuste fino” em algumas posições do PT:
--“Eu acho que de fato é preciso aproximar as posições gerais do partido de desafios concretos da economia e da sociedade, da realidade brasileira. É preciso um ajuste fino, um refinamento das nossas posições. Quem é governador se pergunta: onde vamos buscar recursos para tirar o pobre de viver sem esgoto, em lugares alagados ou ficar sem água? O governo e os estados não têm como ofertar. É evidente que precisamos usar o instrumento da parceria público-privada, do capital privado, para levar água e esgoto à população. Isso não significa que os interesses públicos estarão subordinados aos privados.”

57% dos bolsonaristas apoiam ida para a Aliança
14.12.19 07:23
Segundo o Datafolha, a maioria dos eleitores que votou em Jair Bolsonaro em 2018 aprova a saída dele do PSL e a criação da Aliança pelo Brasil.
De acordo com o levantamento, entre os bolsonaristas, o índice de apoio ao novo partido é de 57%.
São 27% os que desaprovam, há 9% de indiferentes e 7% que não sabem responder.
Entre os que consideram o governo Bolsonaro bom ou ótimo, o percentual de aprovação à Aliança é ainda maior: 68%.
A maioria dos brasileiros, no entanto, não está acompanhando as movimentações político-partidárias de Bolsonaro. Segundo a pesquisa, 55% não tomou conhecimento da decisão dele de criar uma nova legenda.

Moro pede veto ao juiz de garantias
14.12.19 07:32
No que depender de Sergio Moro, Jair Bolsonaro vetará o tal “juiz de garantias” — jabuti que entrou no pacote anticrime e que garante, na verdade, a impunidade.
O ministro da Justiça e da Segurança Pública disse ao Estadão que vai propor a exclusão do item do pacote anticrime aprovado pelo Congresso.
--“O Ministério da Justiça proporá veto de toda a parte do juiz de garantias”, disse Moro.
--“Entre outros motivos, a Justiça brasileira, com um juiz na maioria das comarcas, não tem condições de ter dois juízes em cada uma, e o trabalho à distância não é factível.”
Anteontem, Moro já havia afirmado que discutiria com Bolsonaro possíveis vetos ao pacote.

Para Inpe, óleo veio da África
14.12.19 07:43
Estudos realizados pelo Inpe apontam a região sul do mar da África como possível origem do óleo que atingiu centenas de praias da costa brasileira nos últimos meses, diz o Estadão.
Segundo o instituto, o óleo teria se deslocado das águas africanas em abril e chegado ao litoral brasileiro no fim de agosto.
Trata-se uma hipótese que contraria a linha de investigação da Marinha e da PF — que apontaram o navio Boubolina, da empresa grega Delta Tankers, como o principal suspeito pelo vazamento.
De acordo com o último levantamento do Ibama, 942 localidades de 129 municípios brasileiros já foram afetadas pelo óleo.

Bolsonaro deve vetar trecho do pacote que altera Lei de Improbidade
14.12.19 08:15
A pedido do Ministério da Justiça de Sergio Moro, da AGU e da CGU, Jair Bolsonaro deve vetar um artigo do pacote anticrime aprovado pelo Congresso que altera a Lei de Improbidade Administrativa, diz a Folha.
Da forma como está escrito, o artigo 6º da proposta abriria uma brecha para livrar políticos da Lei da Ficha Limpa.
Pela proposta inicial encaminhada por Moro ao Congresso, pessoas que cometessem crimes de improbidade poderiam celebrar acordos com a Justiça — mas o texto foi alterado pelos parlamentares.
Segundo o jornal, “o problema apontado não é a possibilidade de que se faça pactos, mas o texto final prever que o Ministério Público possa fazê-los em todo o curso da ação, mesmo após eventual condenação em segunda instância”.
Na prática, de acordo com o governo, isso poderia livrar candidatos que já tivessem sido condenados duas vezes na mesma ação da Lei da Ficha Limpa.
Além disso, incomodou o fato de a redação final prever que apenas o Ministério Público pode celebrar acordos — e não também a AGU, por exemplo.

MPF liga Pedro Paulo a contrato com sócio de Lulinha
14.12.19 08:30
O MPF investiga o possível envolvimento do deputado federal Pedro Paulo, do DEM do Rio, com a contratação de uma empresa de Jonas Suassuna, sócio de Lulinha, para a execução de serviços da prefeitura do Rio, diz a Folha.
Segundo o jornal, o suposto envolvimento do parlamentar teria ocorrido quando ele era secretário municipal da Casa Civil do governo de Eduardo Paes.
O TCM-RJ também apura indícios de superfaturamento em um desses contratos.
A empresa Gol Mobile, de Suassuna, foi subcontratada pela Oi e pela Contax para executar serviços da Central 1746 — que realizava o monitoramento das queixas de cidadãos aos serviços da prefeitura.
Segundo a PF, foi localizado um e-mail recebido por Jonas Suassuna no qual um funcionário de Pedro Paulo diz que o então secretário havia solicitado “parceria com a Gol Mobile” para a execução do serviço. A Procuradoria diz que a empresa de Suassuna recebeu R$ 10,9 milhões pelos serviços entre 2011 e 2014.
Pedro Paulo negou qualquer direcionamento à Gol Mobile e disse que não conhece Lulinha. Segundo ele, “quem define eventual subcontratação são as próprias empresas que vencem as licitações”.
--“Não há nenhum documento sequer, nas 233 páginas da representação e seus anexos, que diga que fui responsável por qualquer subcontratação no projeto 1746. Nos e-mails juntados, verificam-se apenas cobranças de trabalho, resultados e datas dos meus subordinados em relação aos prestadores de serviços”, afirmou o deputado. “Não conheço Lulinha e nunca tive reunião com ele. Por fim, cabe ressaltar que nem a Polícia Federal e nem o MPF solicitaram prosseguimento de qualquer investigação em relação à minha conduta.”

Exames apontam reincidência do câncer de Queiroz
14.12.19 08:41
O câncer que havia sido retirado do intestino de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro investigado por um suposto esquema de “rachadinha” na Alerj, voltou a se manifestar, diz a Veja.
Queiroz foi submetido recentemente a uma nova bateria de exames no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Pacote anticrime de Moro “tem posições boas”, diz governador do PSB
14.12.19 08:54
Não é só o governador da Bahia, o petista Rui Costa, que defende um “ajuste” no discurso do partido. Renato Casagrande, do PSB, que governa o Espírito Santo, fez elogios ao pacote anticrime de Sergio Moro e também afirmou que a esquerda precisa rever algumas posições.
--“O projeto anticrime do governo federal tem posições boas. Tem que endurecer a pena para quem comete crime contra a vida, por exemplo. Isso significa reduzir a progressão de pena. A gente não pode caminhar em direção a uma sensação de impunidade”, disse Casagrande em entrevista ao UOL. 
--“Então, mantida a posição contrária a alguns pontos que são inegociáveis, sou favorável a um processo de negociação.”
Perguntado sobre a necessidade de uma autocrítica da esquerda brasileira, o governador do Espírito Santo disse:
--“Sem dúvida. É importante. Os partidos de esquerda precisam primeiro deixar claro, e esta tem sido a postura do PSB, de que temos responsabilidade com o dinheiro público. Não somos populistas, não podemos gastar mais do que a gente arrecada. A gente tem que ter responsabilidade fiscal e responsabilidade social. A gente sabe que precisa de investimento neste País. É preciso que os partidos de esquerda compreendam que o estado tem que ser forte. Não tem que ser grande nem pequeno. Um estado forte permite parceria com o setor privado, desde que a gente controle o setor privado, para ampliar a prestação do serviço e atender melhor a sociedade. Então, tem conceitos modernos que os partidos democráticos de centro-esquerda precisam incorporar e trabalhar.”
E mais:
--“Os partidos de esquerda não podem deixar de empunhar a bandeira da ética. Os partidos têm que tem que compreender que para ser socialista, para ser do campo democrático progressista, as pessoas têm que ter compromisso com o bom uso do dinheiro público.”

MBL pede suspensão de bônus de Natal de R$ 10 milhões na Alesp
14.12.19 09:02
O MBL foi ao TJ-SP e protocolou uma ação pedindo a suspensão do bônus de Natal concedido pela Alesp aos funcionários, que soma R$ 10,1 milhões, diz a Folha.
A medida foi apresentada pelo advogado do grupo, Rubinho Nunes.
Uma decisão tomada pela Mesa Diretora da Alesp prevê que cada um dos 3.266 funcionários da Casa receba um bônus de Natal de R$ 3,1 mil no vale-alimentação.
Serão beneficiários do bônus natalino tanto os servidores públicos quanto os comissionados. Os deputados não receberão o “presente”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA