SEGUNDA EDIÇÃO DE SÁBADO, 19/10/2019

NO BR POLÍTICO
Mais reformas? Só no ano que vem
Sexta-feira, 19/10/2019
Por Vera Magalhães
Enquanto o partido do presidente briga, o novo líder do governo dá a real
Previdência e só 
O velho MDB está de volta ao centro da cena política e traz uma dose de pragmatismo, algo ausente na destrambelhada guerra do PSL: depois da reforma da Previdência, dificilmente outras reformas constitucionais serão aprovadas em 2019.
Boas intenções 
Diante do diagnóstico, bastante realista, dado que os projetos nem foram concluídos ainda, a ordem em que as PECs serão analisadas parece ser secundária. A equipe econômica fala em reforma administrativa, revisão do teto de gastos, desvinculação orçamentária e na cada vez mais distante reforma tributária. São todas questões de difícil tramitação e que vão enfrentar resistência de lobbies de corporações, Estados e municípios.
Enquanto isso... 
Alheio a essa agenda, que é a necessária para tirar o País da crise econômica, o presidente segue às voltas com a guerra de facções do PSL. O novo lance foi do líder redivivo da legenda, Delegado Waldir, que acusou Jair Bolsonaro de comprar apoio para emplacar o filho no comando da bancada. O presidente, por sua vez, quer envolver a Advocacia Geral da União na querela partidária, para processar seu antigo aliado.
Traição em toda parte 
As acusações de traição pulularam não sexta-feira. Alvo de ataques pesados dos ex-aliados, Joice Hasselmann acusou a existência de milícias digitais e também ameaçou: eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Ela será a entrevistada do Roda Viva na segunda-feira, em mais um lance de lavação de roupa suja.
Stand-up comedy 
Com o governo assim paralisado em razão da guerra fratricida, coube ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, contribuir para o pastelão: conseguiu transformar o anúncio de uma notícia positiva, o descontingenciamento de recursos das universidades federais, numa cena ridícula, ao colocar óculos escuros de "lacração" e dar meia volta na entrevista coletiva.
Por Marcelo de Moraes
Sexta-feira, 19/10/2019
Brigalhada do PSL ofusca bons resultados 
A guerra civil do PSL trouxe mais um efeito colateral negativo para o governo. No momento em que tem bons resultados para exibir, tudo fica ofuscado diante da brigalhada e autodestruição provocada pelos membros do partido, e, principalmente, pelo próprio presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. > Leia mais
VOCÊ TAMBÉM PRECISA LER:
MDB ocupando mais espaço no governo Bolsonaro
A entrada do senador Eduardo Gomes (MDB-TO) na vaga da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) como líder do governo no Congresso amplia a presença dos emedebistas na equipe de Jair Bolsonaro. Além de Gomes, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) já lidera o governo no Senado e o deputado Osmar Terra (RS) comanda o Ministério da Cidadania. Leia mais
Queda de Joice anima aliados de Covas
Aliados do prefeito Bruno Covas (PSDB) avaliaram que a destituição da liderança do governo no Congresso enfraquece a candidatura da deputada federal Joice Hasselmann (PSL) à Prefeitura de São Paulo. Leia mais
'Depois do ocorrido aqui, ninguém confia mais em ninguém'
Relator do Orçamento, o deputado Domingos Neto (PSD-CE) foi extremamente sincero ao definir como está o clima no Congresso desde o início da guerra do PSL, especialmente por conta do aparecimento de gravações das reuniões privadas dos parlamentares. Leia mais

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Gilmar Mendes rende-se ao lobby dos jornais e suspende MP de Bolsonaro
A publicação de atos oficiais na internet é gratuita, ao contrário da publicação em jornais.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, atendeu ao lobby dos jornais e tomou outra decisão flagrantemente ilegal e intempestiva, ontem, ao decidir suspender a Medida Provisória (MP) 896, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que facultou o governo federal, estados e municípios de publicarem editais de licitações, leilões e concursos em jornais. Com a medida, as publicações poderiam ser feitas no site dos órgãos na internet. 
A decisão liminar do ministro foi tomada em ação protocolada pela Rede e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e suspendeu os efeitos da medida provisória até o julgamento definitivo do caso pelo plenário da Corte. Para Mendes, o texto da MP não preenche o requisito legal de urgência e poderia prejudicar a transparência na divulgação de licitações.
Não existe mais transparência do que a disponibilização permanente de informações na internet.
Sábado, 10/19/2019 08:02:00 AM

Lula confirma que quer ficar na cadeia
O advogado Cristiano Zanin disse que Lula rejeita sair da cadeia e cumprir pena em casa, conforme deseja o MPF.
O que ele disse, hoje:
- Lula reafirmou que não aceita o pedido do MPF de progressão de pena porque ele vai buscar a sua liberdade plena, a sua inocência, e o reconhecimento de que não praticou qualquer crime.
Ou seja, se não sair à força da cadeia, Lula cumprirá sua pena de 8 anos e 11 meses na cadeia.
No momento, existem duas possibilidades de Lula ser solto, ambas em discussão no STF:
1) Mudança de jurisprudência para impedir prisões em segunda instância, com o que a prisão de Lula fica relaxada e sua nova prisão dependerá dos recursos que existem no STJ e STF.
2) Alteração da ordem de alegações finais, decisão já tomada, mas ainda não dosada, podendo beneficiar Lula, já que seu julgamento terá que recomeçar.
Em nenhum dos dois casos, ocorrerá absolvição.
Sexta-feira, 10/18/2019 06:11:00 PM

É direito do réu não aceitar o semi-aberto, diz L.F. Corrêa Barbosa
O advogado criminalista Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que chegou a defender Roberto Jefferson na fase inicial do Mensalão (ele também é advogado do editor), disse o seguinte, consultado pelo editor:
- Se Lula não quiser sair, nada pode ser feito.
É direito do réu não aceitar a progressão de pena.
Há controvérsia.
O MPF do Paraná acha que Lula pode ser retirado á força da cadeia, caso ele insista em não ir para o semi-aberto.
Tudo, agora, está nas mãos da juíza federal Carolina Lebbo.
10/18/2019 06:14:00 PM
Saiba por que você não deve desanimar diante da espuma provocada pelos inimigos de Bolsonaro
Veja vídeo neste link: https://youtu.be/YRvosrey0g4
10/18/2019 06:05:00 PM

A caminho do ostracismo, Joice Hasselmann já emoldura cédulas de 3 reais
Desde ontem à noite as redes sociais bolsonaristas fazem circular esta cédula de 3 reais para mostrar como a deputada Joice Hasselmann é falsa.
Hoje, o deputado Eduardo Bolsonaro replicou a ofensa.
Joice Hasselmann enfrenta severa saraivada de críticas pela internet, mas não baixou o tom de críticas ao governo Bolsonaro.
A deputada também demonstra enorme arrogância diante dos acontecimentos, chegando ao ponto de afirmar que "salvou" o governo Bolsonaro por inúmeras vezes.
Ela joga gasolina na fogueira onde se queima.
Vai para o ostracismo que já consumiu outros protagonistas dos eventos que resultaram na derrubada de Dilma, como são os casos de Kim Kataguiri e Reinaldo Azevedo, mas não apenas eles.
10/18/2019 04:00:00 PM

Dica do editor - Conheça a sentença do juiz federal que inocentou Temer no caso Joesley Batista
O escandaloso diálogo entre Michel Temer e Joesley Batista, apontado pela PGR como prova da interferência de Temer no caso Eduardo Cunha, não tem base fática (real) alguma, segundo decidiu o juiz federal Marcos Bastos, 12a. Vara Federal de Brasília, que inocentou o ex-presidente.
CLIQUE AQUI par conhecer a notícia completa e o inteiro teor da sentença.
10/18/2019 02:19:00 PM

NO O ANTAGONISTA
Desembargador adia depoimento de Lula
Sábado,19.10.19 08:57
O desembargador Neviton Guedes, do TRF-1, adiou o interrogatório de Lula na ação em que o petista é réu por tráfico de influência na compra de caças para a FAB.
O depoimento, que estava marcado para a próxima terça-feira, foi adiado por mais 30 dias.
A ação se arrasta desde 2006 porque a defesa de Lula pediu depoimentos de 80 testemunhas, sendo 17 no exterior.
Para o desembargador, o número de testemunhas ouvidas no caso é “mais do que suficiente” para o direito à ampla defesa.
Neviton, porém, deu mais dias para serem buscadas informações sobre a viabilidade de se ouvir as testemunhas francesas e inglesas.

Bolsonaro viaja para Ásia sem resolver crise
19.10.19 08:39
Jair Bolsonaro vai embarcar na noite de hoje para uma viagem de mais de dez dias por países de Ásia e do Oriente Médio.
Segundo aliados, mesmo longe, o presidente continuará dando orientações para o grupo bolsonarista do PSL sobre sua situação no partido.

Chile em estado de emergência
19.10.19 08:26
Na madrugada deste sábado, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência para tentar conter as manifestações contra aumento no preço de passagens do transporte público.
Pelo menos 19 estações de metrô e 16 ônibus foram vandalizados na sexta-feira. 180 pessoas foram presas.

Batalhas tribais
19.10.19 08:11
O Estadão, em editorial, tratou do bate-boca rasteiro do PSL:
“O País assistiu nessa semana a verdadeiras batalhas tribais no PSL, que escancararam os piores costumes da chamada velha política. É de aguardar o que restará da legenda depois de tamanha dilaceração em praça pública. Seja como for, a disputa entre membros do PSL deixa claro que suas preocupações não estão alinhadas com o interesse nacional. Toda essa luta fratricida ocorreu a menos de uma semana de o Senado retomar a votação da reforma da Previdência. Esqueceram-se do País?”
É uma pergunta retórica, claro.

Zema: “Bolsonaro é um patriota”
19.10.19 07:45
Romeu Zema, do Novo, está alinhado com Jair Bolsonaro.
O governador de Minas Gerais disse para o Estadão:
- “Nós somos um partido de direita, liberal (…).
Minha relação com Bolsonaro é boa. Ele é um patriota. Gosta do Brasil e está fazendo o possível para que o País melhore. O Novo tem sido um partido bastante alinhado com o governo federal. O presidente montou um excelente ministério.”

Processo criminal de Edir Macedo é prescrito
19.10.19 07:18
A Lava Jato foi apenas um breve intervalo em nossa impunidade atávica.
Diz a Folha de S. Paulo:
“A lentidão da Justiça resultou na prescrição do processo criminal contra o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, 74, e o Bispo João Batista, 75, ambos acusados de lavagem de dinheiro e outros delitos.
Segundo o Ministério Público Federal, a ação penal completou oito anos sem julgamento em setembro, e assim se esgotou o prazo legal para aplicar eventuais penas a Edir Macedo e ao Bispo João Batista, que é vereador pelo Republicanos em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.”

“Tem um corno escutando a nossa conversa nesse momento”
19.10.19 07:12
Durante a entrevista para O Globo, o Delegado Waldir disse que seu telefone estava grampeado:
- “Meu telefone está grampeado e tem um corno escutando a nossa conversa nesse momento.”
Em seguida, ele acusou o deputado Daniel Silveira, que gravou a reunião do PSL, de jogo duplo:
- “Ele estava passando para deputados nossos prints do grupo de lá. Ele estava agindo dos dois lados. A gente já sabia que ele estava fazendo isso (…). Ele gravou inclusive o presidente da República (…). Não sei se ele contou ao presidente que ele foi gravado. Eu teria muitas coisas mais graves sobre ele, sobre a conduta dele. Mas não vou passar.”

EUA anunciam novas sanções contra Cuba
Sexta-feira, 18.10.19 20:50
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou hoje mais um pacote de sanções contra a ditadura cubana.
Desta vez, as medidas estão relacionadas ao apoio de Cuba a outra ditadura, a de Nicolás Maduro na Venezuela.
“Essa ação do Departamento de Comércio manda uma nova mensagem para o regime cubano: eles precisam interromper imediatamente seu comportamento destrutivo dentro e fora do país”, disse o secretário de Comércio do governo americano, Wilbur Ross.
As novas sanções têm como principal alvo o setor de aviação civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA