TERCEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 16/9/2019

NO O ANTAGONISTA
Bolsonaro recebe alta
Segunda-feira, 16.09.19 13:44
O Palácio do Planalto acaba de divulgar que Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o presidente ficará mais dois dias se recuperando em casa, por recomendações médicas.
Como noticiamos mais cedo, Hamilton Mourão seguirá no exercício da Presidência até a próxima quarta-feira, dia 18.

TRF-1 adia julgamento sobre investigação de quem banca defesa de Adélio
16.09.19 14:58
Por Renan Ramalho
O desembargador Néviton Guedes adiou de quarta (18) para o dia 2 de outubro o julgamento, no TRF-1, de um pedido para destravar a investigação que busca descobrir quem banca a defesa de Adélio Bispo de Oliveira.
Na semana passada, a AGU se manifestou pela continuidade da apuração, iniciada pela PF, mas travada em março por Guedes a pedido da OAB, que alega sigilo da relação entre cliente e advogado.
O órgão diz que o objetivo é apurar se quem banca a defesa participou do atentado contra Jair Bolsonaro. O julgamento caberá a Néviton Guedes, Olindo Menezes, Saulo Bahia, Mônica Sifuentes, Ney Bello, Cândido Ribeiro e Hilton Queiroz.

Senadora do PSL: “CPI não irá atrapalhar a reforma da Previdência”
16.09.19 14:40
A senadora do PSL Soraya Thronicke foi ao Twitter desmontar a falácia bolsonarista de que a CPI da Lava Toga poderia atrapalhar a tramitação da reforma da Previdência.
Ela diz que a reforma será votada amanhã em primeiro turno, no plenário.
REPITO:
Tanto CPI, impeachment ou qualquer medida não irá atrapalhar a Ref. Previdência. Os Senadores (ao menos a maioria que assinou a CPI) não irão usar deste expediente baixo em detrimento do bem estar da população, que está em primeiro lugar. 
Amanhã votaremos o 1º turno!

Lei que facilita caixa 2 é grave retrocesso e será contestada, diz Fux
16.09.19 14:03
O projeto de lei prestes a ser aprovado no Senado, que aumenta o fundo eleitoral e inviabiliza a fiscalização da prestação de contas de campanha, “vai passar sem um crivo bem rigoroso de constitucionalidade”, disse hoje Luiz Fux.
- “Entendo que a era hoje é a era da transparência. E, com o dinheiro público, o segredo não pode ser a alma do negócio. De sorte que a transparência é uma exigência da sociedade em relação a tantos quantos lidam com o dinheiro público. Entendo que, se a lei representa um grave retrocesso, vai passar sem um crivo bem rigoroso de constitucionalidade”, disse o ministro num congresso de Direito no Rio, informa O Globo.
- “Não tenho a menor dúvida de que vai ser judicializada, inclusive pelas críticas que vêm surgindo em relação a ela [a proposta] no sentido de que é um retrocesso em comparação a tudo que já foi conquistado em termos de moralidade das eleições.”

Vai desengavetar?
16.09.19 13:23
Raquel Dodge engavetou o anexo de Léo Pinheiro sobre o irmão de Dias Toffoli.
A Folha de S. Paulo, porém, encontrou os relatos do empreiteiro no meio das mensagens roubadas e agora pode desengavetá-lo.
Estamos esperando.

Que tal publicar os anexos sobre Lula?
16.09.19 13:14
A Folha de S. Paulo encontrou os anexos de Léo Pinheiro no meio das mensagens roubadas da Lava Jato.
Que tal publicar os relatos do empreiteiro sobre o triplex de Lula?
Já ouvimos o depoimento que ele prestou a Sergio Moro, entregando o chefe da ORCRIM e sua conta Zeca Pagodinho (praia), mas o anexo sobre o assunto ainda é inédito.

Ameaça de Gilmar de barrar CPI da Lava Toga é “grito autoritário de quem tem medo”, diz senador
16.09.19 12:42
Nesse fim de semana, Gilmar Mendes disse à Folha de S. Paulo que “se a CPI da Lava Toga for instalada, o STF manda trancá-la”.
O autor do pedido, senador Alessandro Vieira, comentou com O Antagonista:
- “É o grito autoritário de quem tem medo da investigação que se aproxima. O Senado já fez uma CPI do Judiciário no passado, é óbvio que ela é constitucional. Mas o mais interessante é ver a manifestação articulada da família Bolsonaro, de Olavo de Carvalho, Gilmar Mendes e do PT. Todos contra a CPI. É mais um bom sinal de que estamos no caminho certo.”
O pedido da CPI deverá ser protocolado amanhã.

Os detalhes da caixa-preta do BNDES
16.09.19 11:40
O BNDES abriu a caixa-preta das operações de financiamento à exportação de serviços, ao divulgar em seu site os detalhes de valores dos empréstimos, das empresas e dos países beneficiados, além dos resultados obtidos, registra a Crusoé. O detalhamento mostra como foram favorecidas empreiteiras investigadas pela Lava Jato e países alinhados politicamente ao PT.
Embora o levantamento compreenda o período de 1998 a junho de 2019, na prática, 88% do valor foi liberado entre 2007 e 2015, durante os governos do PT. O BNDES desembolsou US$ 10,5 bilhões no incentivo a exportações de serviços e até agora recebeu em retorno US$ 10,3 bilhões.
Os dados mostram que cinco empreiteiras concentraram 98% dos valores desse tipo de operação. A que mais recebeu financiamento foi a Odebrecht, com 76% do total, seguida da Andrade Gutierrez (14%), Queiroz Galvão (4%), Camargo Corrêa (2%) e OAS (2%).
Leia a reportagem completa:
O BNDES abriu a caixa-preta das operações de financiamento à exportação de serviços, ao divulgar em seu site os detalhes de valores dos empréstimos, das empresas e dos países beneficiados, além dos resultados obtidos. O detalhamento mostra como foram favorecidas empreiteiras investigadas pela Lava Jato e países alinhados politicamente ao PT. Embora o levantamento compreenda … Continue lendoOs detalhes da caixa-preta de apoio a obras no exterior pelo BNDES

Ex-governador que assumiu vaga no Senado durante o recesso é denunciado
16.09.19 11:25
O Ministério Público Federal denunciou dois ex-governadores do Tocantins por desvio em esquema milionário, registra O Globo.
Segundo o MPF, acertos de propina foram feitos por conversas de WhatsApp e envolveram também pagamento de voos para Porto Seguro, na Bahia.
O Antagonista lembra que, no recesso parlamentar, o senador Eduardo Gomes pediu licença para que Siqueira Campos, hoje denunciado, ocupasse o cargo por alguns dias.
O ex-governador, de 91 anos e com a saúde bastante debilitada, assumiu o cargo, acarretando gastos extras ao Senado (a nós, no caso) e, claro, nada fez.

Juiz condena Romário a pagar aluguéis atrasados de mansão em Brasília
16.09.19 11:09
O juiz Luciano dos Santos Mendes, da 7ª Vara Cível de Brasília, condenou o senador Romário (Podemos) ao pagamento de 408 mil reais referentes a 14 meses de aluguéis atrasados da mansão onde morou no Lago Sul, área nobre de Brasília, entre 2012 e 2016.
De acordo com o processo, Romário pagava, no início, 26 mil reais mensais pela locação da casa. Depois que o valor foi reajustado para 35 mil reais, em agosto de 2015, ele teria pago apenas dois aluguéis até deixar de ser inquilino, em dezembro do ano seguinte.
Cabe recurso da decisão.

NO PUGGINA.ORG
LOUCURA PURA NOS LABORATÓRIOS DE MANIPULAÇÃO
Por Percival Puggina 
Artigo publicado segunda-feira, 16.09.2019
A celeuma suscitada pela declaração do vereador filho do Presidente é um dos mais claros exemplos de o quanto pode ser inventiva e excitante a atividade nos laboratórios de manipulação em que se transformaram alguns veículos da imprensa brasileira. São entes estratégicos do velho “mecanismo”.
Neles, os fatos são escaneados, sempre, na perspectiva do dano que possam causar ao governo, conduta que inclui o descarte de quaisquer boas notícias ou matérias que possam fortalecê-lo. Para os manipuladores desse laboratório, com suas luvas descartáveis, pipetas e retortas, a notícia é destilada como lhes convém. Por exemplo: afirmam com ar sério, que as instituições nacionais funcionam às mil maravilhas; o Congresso Nacional é apresentado como voz do povo e voz de Deus; o Supremo Tribunal Federal, por sua vez, como um Olimpo regenerado, onde os deuses abandonam os vícios e apenas as virtudes são preservadas. Já ao Executivo, cada dia sua dose de veneno.
Quero deixar claro que não conheço o tal vereador e nada sei de sua biografia. Votei no pai dele e defendo o governo porque vejo o bem que faz e o mal que impede seja feito. Conheço seus inimigos e identifico o trabalho dos laboratórios de manipulação da informação (basta olhar a vitrina).
A frase que o vereador fez sobre democracia e velocidade foi muito mal redigida. No entanto, sequer com má redação se presta as interpretações que os laboratórios de manipulação quiseram impor à leitura de sua clientela. Bem ao contrário, tais interpretações evidenciam que, mesmo escrevendo mal, o autor da frase é muito mais sensível do que seus detratores à natureza política do problema que abordou. “Sorry periferia!”, como diria o saudoso Ibrahim Sued; o vereador carioca entende muito melhor o problema institucional e político brasileiro do que vocês.
Ele captou nas redes sociais o mesmo desalento nacional que venho observando e ao qual tenho me referido em sucessivos artigos e vídeos dos últimos meses. Em sua postagem, afirma uma obviedade gritante: na democracia, especialmente no nosso modelo, as mudanças acontecem em very slow motion. O episódio democrático eleitoral pode promover (como aconteceu no ano passado), um giro de 180 graus em apenas nove horas de votação, mas correspondentes câmbios na vida social, política e econômica se arrastarão ao longo dos anos. Ou não? É importante que todos tenham consciência disso para evitar o desalento cívico e inquietudes não democráticas.
Qual a celeridade esperável de um Congresso que se reúne três dias por semana e onde funcionam as obstruções, os longos prazos, as faltas de quórum? Como serem ágeis as mudanças quando a oposição, a toda hora, apela às interferências do STF?
Quem mais me espanta, como observador, são os juristas chamados às falas sobre o assunto. Fazem fila. E são unânimes em ignorar o caráter disfuncional de nossas instituições! Chegam ao absurdo de erguê-las ao nível da perfeição, mesmo quando basta não ser idiota para ver o quanto elas sempre se prestaram e se prestam a todo tipo de chantagem e extorsão. Objetivo sistemático e sistêmico: realizar aquilo que vem sendo rotulado nos laboratórios de manipulação como “interlocução” entre os poderes. Haja realismo cínico! Em que país vivem e que livros andaram lendo os jornalistas e os doutos entrevistados da Globo ao longo destes dias? Não sabem eles o quanto é suja a ficha desse modelo institucional, o quanto da corrupção a ele é devida? Ignoram o quanto nosso sistema eleitoral patrocina e é patrocinado pelo oneroso corporativismo? Ora, por favor, tenham dó da Nação! Parem de atrapalhar e comecem a ajudar o País. Trabalhem com pautas reais!
Tudo que maldosamente foi “presumido”, “intuído”, “inferido” da frase do vereador o foi para atingir o governo. Atribuíram-lhe o que não disse. Ocultaram, no laboratório de manipulação, outra verdade que enunciou: “a roda segue girando em torno do próprio eixo”. Na mosca! Com efeito, a regra do jogo político determina o comportamento dos agentes políticos. A democracia brasileira se arrastará em ritmo antagônico ao desejado pela sociedade enquanto continuarmos esperando que as coisas “se mudem”, mantendo o hábito segundo o qual “está tudo errado, mas não mexe”. A democracia brasileira funciona mal e poderia funcionar muito melhor. Nosso modelo institucional, ao operar, faz exatamente isso que vemos. Desconhecê-lo, repito, é idiotia. Afirmar que a frase expressa uma opção por ditadura é enorme desonestidade intelectual.
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Dividida, oposição lulopetista assiste, perplexa, duelo entre o machista Ciro Gomes e o homossexual Jean Willys
A oposição lulopetista está dividida.
Esta manhã, o fujão ex-deputado do Psol, Jean Wyllys, resolveu espinafrar Ciro Gomes, PDT:
- Ele é oportunista, machista e inseguro.
Há controvérsia, mas Jean Wyllys sabe do que fala.
Afinal, o líder fugitivo do Psol será "professor" em Harvard. 
Segunda-feira, 9/16/2019 01:53:00 PM

OAS fez obra na Bolívia para "agradar" o prisioneiro por corrupção Lula da Silva e o PT, diz Folha
Ao lado, o caso do triplex, outra das roubalheiras do prisioneiro por corrupção Lula da Silva.
A Folha de S. Paulo usou, hoje, dados roubados por hackers e usados pelo site sujo Intercept para atacar a Lava Jato, tudo para revelar que o ex-presidente da empreiteira OAS, Léo Pinheiro, afirmou, ​ao negociar acordo de delação, que a construtora assumiu uma obra na Bolívia para agradar o ex-presidente Lula (PT).
A Folha, aliada do site do americano Glenn Greenwald, parece ter se voltado contra o site sujo.
O relato da OAS, entregue por The Intercept para a Folha, está na proposta de delação do empresário que foi compartilhada por procuradores da Lava Jato no aplicativo Telegram, obtida pelo site e analisada em conjunto com a Folha.
Léo Pinheiro também mencionou o ex-presidente como intermediador de negócios da empresa com governos na Costa Rica e no Chile.
CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes.
9/16/2019 11:32:00 AM

Crise na Arábia Saudita poderá inflar em até 10% o preço da gasolina no Brasil
Informações de dentro da Petrobras, vazadas hoje, revelam que o preço da gasolina poderá subir até 10% no Brasil.
É desdobramento da menor oferta mundial de petróleo e alta dos preços internacionais.
9/16/2019 11:14:00 AM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
J. R. Guzzo afirma que Gilmar é líder de “facção pró-crime” (Veja o Vídeo)
Segunda-feira, 16/09/2019 às 15:02
Os ataques à Operação Lava Jato, cada vez mais intensos, estão provocando inúmeras reações contra o Ministro Gilmar Mendes, que efetivamente tem sido a voz mais intensa nesse sentido.
Ainda em 2018, o jurista Modesto Carvalhosa classificou o ministro como “marginal”.
- “É uma pessoa absolutamente marginal que nós temos dentro do Supremo Tribunal Federal. É um marginal”.
Veja o vídeo neste link: https://youtu.be/2Z1svZCscAA
Nesta segunda-feira (16), foi a vez do respeitado jornalista J. R. Guzzo ir pra cima de Gilmar, acusando-o de ser o líder de uma suposta 'facção pró-crime'.
Eis a íntegra da manifestação de Guzzo:
“Não perca o seu tempo com dúvidas. A guerra para manter vivo o Brasil velho está sob o comando da facção pró-crime dos tribunais superiores. A elite iluminada, a maior parte da mídia e os magnatas com medo do Código Penal se subordinaram a ela. Seu líder, hoje, é Gilmar Mendes.”
Da Redação

CPI da Lava Toga defende Bolsonaro de trama de impeachment
16/09/2019 às 09:38
Enquanto não usarem argumentos verdadeiros contra a CPI da Lava Toga, eu serei favorável.
Para quem é advogado, está assustadora a maneira como “formadores de opinião”, de maneira orquestrada, estão distorcendo leis e regimentos, para enganar os leigos.
Tem motivos para convencer que a CPI não é boa? Me mostre... porque:
1- ela tem previsão constitucional, sim. O que não pode ser investigado são os atos jurisdicionais, mas a corrupção que pode ter levado a esses atos podem ser objetos de CPI, sim !
2- não é verdade que não dará em nada, porque tudo termina no STF. Sim, termina. Mas uma coisa que não te contaram é que os ministros investigados pela CPI não podem votar. E mais: qualquer prova contra esses ministros pode servir de base para novo impeachment.
Você vai me perguntar: "E porque não apoiamos um impeachment de uma vez....?"
Porque amigo, se já está difícil conseguir 27 assinaturas pra CPI, imagina conseguir hoje 41 votos pra um impeachment baseado em atos jurídicos?
Outra coisa que não contaram é que a investigação de corrupção de ministros do STF é feita pelo próprio STF e não pelo MP. Você sabia?
Você sabia que pra provar a suposta corrupção do Toffolli ele mesmo tem que querer?
Você sabia que só uma CPI pode fazer isso, além do STF?
E você vai me falar que uma CPI não vai dar em nada?
Você acha que se ficar provada toda a corrupção desses caras, não será mais fácil os 41 votos para tirá-los do poder?
Vejo muita gente falando que isso é um ataque ao Bolsonaro!
Não amigo, isso é uma defesa!!
Temos uma CPI da Lava Jato e outra das Fake News prontas pra pedir o impeachment do presidente. Já tem até data: 30 de outubro.
Agora me pergunto: se vier um impeachment do Bolsonaro você acha que o Maia não vai colocar em pauta? Você acha que o Toffolli vai barrar?
Estou aguardando a me convencerem do contrário...
(Texto de Flavia Ferronato. Advogada)

Glauber Braga se dá mal e será processado no Conselho de Ética por chamar Moro de "juiz ladrão"
16/09/2019 às 12:29
O Partido Social Liberal (PSL) solicitou um processo ético contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) por ter chamado o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, de "juiz ladrão".
Nesta quarta-feira (18), o Conselho de Ética da Câmara deverá instaurar o processo.
“O representado escolheu fugir do debate, quebrando suas regras e invadindo o domínio da pura violência moral, em fase da qual não há respostas racionais, mas a simples escolha entre o silêncio e a contraofensiva”, diz trecho da representação.
A falta de decoro do parlamentar ocorreu quando Moro participou da Comissão de Constituição e Justiça, em julho deste ano, para dar explicações sobre as supostas mensagens vazadas atribuídas a ele pelo site pirata The Intercept e pelo gangster travestido de jornalista Glenn Greenwald.
Veja mais:
Da Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA