SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 13/9/2019

NO O ANTAGONISTA
Bolsonaro contra a “grande imprensa”
Sexta-feira, 13.09.19 09:18
Jair Bolsonaro foi ao Twitter ontem no fim da noite para atacar a imprensa.
“Enquanto lutamos entre nós, o inimigo se fortalece”, tuitou o presidente. 
“Não temos como agradar a todos. Vasculham minha vida e de minha família desde 1988, quando me elegi vereador.”
Bolsonaro disse também:
“Nossa inimiga: parte da GRANDE IMPRENSA. Ela não nos deixará em paz. Se acreditarmos nela, será o fim de todos.”

A vida nababesca dos lobinhos de Lobão
13.09.19 10:15
Na Crusoé, Renato Alves mostra a vida nababesca dos filhos de Edison Lobão, Luciano e Mário, ambos investigados pela Lava Jato, suspeitos de receber propina em nome do pai:
“Domingo de Sol quente em Brasília. Lanchas caras e possantes, postadas lado a lado, formam uma espécie de clube privê flutuante no Lago Paranoá, em Brasília. Som alto e bebidas animam os ocupantes das embarcações. O pessoal é surpreendido por um helicóptero, que, de repente, pousa sobre um píer próximo e deixa uma caixa com garrafas de champanhe geladas. Cortesia de Luciano Lobão ao aniversariante, o doleiro Fayed Traboulsi, figura conhecida da Polícia.
Noite de sábado no Rio de Janeiro. Mais de mil convidados estão no Forte de Copacabana para celebrar o casamento de Márcio Lobão com a advogada Marta Martins Fadel. No palco, Jorge Ben Jor e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Nas mesas, caviar, champanhe e vinhos importados. Pouco antes, na Igreja da Candelária, a cerimônia religiosa havia sido prestigiada por dezenas de políticos e ministros de tribunais superiores.”
Os assinantes podem levar a reportagem completa:
A vida faustosa dos filhos do ex-ministro Edison Lobão, alvos da mais recente fase da Lava Jato, lança luz sobre um fenômeno: os velhos suspeitos de corrupção têm deixado sucessores eficientes e vorazes

Paris parada
13.09.19 09:54
A maior greve nos transportes públicos de Paris em 12 anos leva caos à capital francesa nesta sexta-feira.
A paralisação foi convocada como protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Emmanuel Macron.
Das 16 linhas de metrô da cidade, dez não funcionam hoje. Os ônibus circulam com frota reduzida.

“Se a sociedade não se mobilizar, eles vão passar tratorando”
13.09.19 09:30
Eduardo Girão (Podemos) disse a O Antagonista que um grupo de senadores está pronto para tentar resistir à aprovação do projeto que altera regras do fundo eleitoral.
Mas ponderou que a população precisa pressionar.
- “Se a sociedade não se mobilizar, eles vão passar tratorando terça-feira.”
Davi Alcolumbre tentou forçar a votação na noite da última quarta-feira, mas um acordo acabou adiando a apreciação da matéria para a próxima terça-feira. A ideia do presidente do Senado é aprovar o projeto na CCJ pela manhã e, em seguida, no mesmo dia, liquidar a fatura no plenário.

Uma sessão exclusivamente para tratar do fundão
13.09.19 09:00
Davi Alcolumbre, como mostramos, tentou forçar a votação, na noite da última quarta-feira, diretamente no plenário, do projeto, cheio de jabutis, que altera regras do fundo eleitoral.
A reação de alguns senadores, que questionaram o tratoramento, porém, levou a um acordo que jogou a apreciação da matéria para a próxima terça-feira.
Um detalhe: dia de sessão na CCJ é quarta-feira, mas será aberta uma extraordinária na terça, exclusivamente porque senadores têm pressa em aumentar o fundão.
Alcolumbre vai querer liquidar a fatura no plenário no mesmo dia — o projeto já passou pela Câmara.

Adivinhe quem deve ser convocado pela tal CPI das Fake News?
13.09.19 08:45
Como mostramos ontem, a CPI das Fake News foi criada em resposta à CPI da Lava Toga.
E quem deverá ser convocado por petistas depor na CPI das Fake News?
Sergio Moro, para “prestar esclarecimentos sobre o vazamento de conversas privadas da Lava Jato”, segundo a Folha.
Essa gente não tem limites.

O quinto do ouro do Judiciário
13.09.19 08:30
A criação de 54 cargos de desembargador — inclusa na proposta de criação de um TRF-6, em Minas, e na ampliação dos outros Tribunais Regionais Federais — tem um ingrediente especial.
Pelo menos cinco desses cargos serão preenchidos por advogados dentro do chamado quinto constitucional — que reserva 20% das vagas para indicados pela OAB e pelo MP.
Em Brasília, é dado como certo que uma das vagas no novo TRF de Minas — que terá sede em BH e 18 desembargadores — vai para Otávio Henrique Menezes de Noronha, o Otavinho, filho de João Otávio de Noronha, presidente do STJ e principal articulador da proposta.

Comportas abertas para a sem-vergonhice em Brasília
13.09.19 08:01
O acordão político abriu as comportas para a sem-vergonhice mais completa em Brasília.
Um projeto de lei aprovado na Câmara e que será votado sumariamente no Senado na semana que vem, como publicamos ontem, muda regras eleitorais e partidárias para aumentar as brechas para o caixa dois e evitar a punição de políticos nesse crime.
Um dos pontos da sem-vergonhice é que cada partido poderá apresentar a sua prestação de contas de campanha e afins da maneira que quiser, o que dificulta a fiscalização.
- “Trata-se do maior retrocesso desde a redemocratização em termos de transparência e integridade dos partidos políticos”, disse Marcelo Issa, diretor-executivo do movimento Transparência Partidária, à Folha de S. Paulo.
E ele exemplificou ao jornal:
- “Imagine a Receita Federal recebendo a declaração do Imposto de Renda cada uma de um jeito. Em termos de controle social, de transparência para a sociedade, compromete severamente.”
Mais: “erros, omissões e outras falhas nas prestações de contas poderão ser corrigidas até o julgamento”.
Num texto assinado por mais de 20 entidades diz que tal “previsão pode, na prática, revelar-se verdadeira autorização para lançamento de dados falsos sobre contas de campanha”.
O País está andando para trás em ritmo acelerado.

“É um quebra-galho geral”
13.09.19 07:45
Major Olímpio, assim como a Juíza Selma, também recebeu um telefonema exaltado de Flávio Bolsonaro, em sua tentativa de barrar a CPI da Lava Toga.
O senador do PSL disse para a Veja:
- “O tom foi muito ruim. Para mim, o Flávio não existe mais.”
Sobre o acordão para enterrar a Lava Jato, ele disse:
- “É um quebra-galho geral.”

O acordão segue a toda
13.09.19 07:30
O acordão segue a toda em Brasília, como disse a Crusoé, sob reserva, um importante líder do Centrão.
Afirmou ele:
- “O acordão não é aberto. Não é transparente. Ele passa pelo Centrão, pela presidência das casas, pelo Judiciário. Consiste em segurar todas essas questões possíveis, para que não venham a complicar ninguém que esteja nesse nível. Quem mais tem problema (com a Justiça) é a esquerda, mas todos os partidos aqui têm essa vulnerabilidade. Então todos jogam. Segura um projeto tal, vem alguém com um interesse de alguém do Judiciário. E todo mundo vai se equilibrando”.
Leia a reportagem completa aqui.

“O STF não pode comprometer seu legado democrático”
13.09.19 07:24
Merval Pereira, em O Globo, diz que o STF não pode se deixar levar por um acordão político;
“O STF, que, no momento conturbado que o País vive tem o papel de poder moderador entre Legislativo e Executivo, e é buscado como solucionador de questões políticas e sociais, não pode comprometer seu legado democrático a pretexto de se defender de ataques.
O pacto anunciado pelos presidentes dos Poderes da República, nascido para, segundo revelou o ministro Dias Toffoli, desmontar um incipiente movimento contra o presidente Bolsonaro no início do governo, não pode se revelar apenas instrumento de um acordão político.
É importante impedir a percepção de que os Poderes estão se auxiliando mutuamente, em busca de um modelo de governo que deixe seus integrantes numa zona de conforto. Por isso é necessário que o STF retome seu papel de guardião da democracia.”
Acrescente-se que guardar bem a democracia inclui deixar Lula bem guardado na prisão e prender todos os corruptos como ele.

Onze mortos no hospital
13.09.19 07:17
O incêndio no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, causou a morte de 11 pessoas, informou a Defesa Civil.
O Badim é um hospital particular e fica na Tijuca, na Zona Norte da cidade.

Os articuladores da impunidade
13.09.19 06:30
Felipe Moura Brasil, em sua coluna na Crusoé, trata dos “articuladores da impunidade”.
Leia um trecho:
“Em nome da governabilidade, o governo Lula recorreu ao mensalão e ao petrolão. Em nome da governabilidade, a cúpula do partido de Jair Bolsonaro tenta blindar Dias Toffoli contra uma investigação que mira seu inquérito sem objeto definido, dentro do qual Alexandre de Moraes censurou a revista Crusoé por revelar o codinome de Toffoli na Odebrecht e suspendeu apurações da Receita Federal que poderiam atingir o presidente do STF e Gilmar Mendes. É o caso de perguntar:
– Se a CPI da Lava Toga investigar Toffoli, ele derrubará a própria decisão de suspender, entre outras, a investigação sobre Flávio, baseada na indicação pelo Coaf de movimentações bancárias atípicas no gabinete do então deputado estadual no Rio?”
Leia a coluna completa aqui.

Celso de Mello vai analisar pedido para instalação da CPI do Esporte
13.09.19 06:15
Depois que Luís Roberto Barroso se declarou suspeito para analisar um pedido de Jorge Kajuru para obrigar o Senado a instalar a CPI do Esporte, Celso de Mello foi sorteado para relatar a ação no STF.
Assim como faz com a Lava Toga, Davi Alcolumbre boicota a instalação da comissão, destinada a investigar gastos do COB nos Jogos Olímpicos e da CBF na Copa.

NO PUGGINA.ORG
L. F. VERÍSSIMO E MARIO SÉRGIO CONTI RUFAM TAMBORES DE GUERRA
Por Percival Puggina (*) 
Artigo publicado quinta-feira, 12.09.2019
Em plena Semana da Pátria (05/09) os brasileiros foram agraciados com um artigo de Luiz Fernando Veríssimo cujo destaque vem do instigante título “É Guerra”. 
Ao lê-lo – a imaginação nos proporciona tais deleites – visualizei o cacique Veríssimo, vestindo tanga de penas, rosto tisnado em vermelho e preto, de jenipapo com fuligem e urucum, preparado para o combate. Aparentemente ao menos, na opinião do belicoso cronista, o Brasil tomado pela bandidagem no longo reinado petista era um paraíso de amor e paz que está sendo arrasado pelos “morteiros verbais” de Jair Bolsonaro.
Bom humorista, que fica engraçadíssimo quando escreve sério, Veríssimo não deixa dúvidas sobre suas intenções, nem sobre a necessidade de arregimentar tribos. É aos estudantes, então, que soa seu tambor. É aos eternos manipulados do partidão. Há tanto tempo transformaram a UNE em embaixada do comunismo mundial que Fidel Castro – pasmem – é seu patrono. Por que a eles? Porque para a dança de bate-pés do cronista gaúcho, os brilhantes estudantes brasileiros irão emburrecer com os cortes de verbas introduzidos pelo governo federal por demanda da tragédia econômica que a irresponsabilidade fiscal e a corrupção causaram ao País.
E vai em frente conclamando à luta: 
“Temos de esquecer nossas diferenças e nos concentrarmos nessa verdade nua e crua: que isso não é um país, isso é uma zona de guerra. E eles atiraram primeiro.” 
Na sequência, afirma, na contramão de todas as evidências, que o sistema educacional é o primeiro sacrificado “com ataque frontal à inteligência” onde quer que “o mercado derrote o bom senso” (deve vir daí o atraso de todos os países capitalistas e a prosperidade dos comunistas). Quanta superficialidade é necessária para produzir tal manipulação? E como é bela a liberdade que nos permite conhecer os lados mais escuros do pensamento alheio, sempre impedido de manifestação nos regimes que tanto agradam a L.F. Veríssimo!
Por falar em recantos escuros, sob o título “Sol negro no céu da Pátria”, Mário Sérgio Conti publicou (na Folha, claro), um artigo no próprio 7 de setembro, em que o grito de guerra de Veríssimo ganha contornos tétricos. Definitivamente, Mario Sérgio não consegue ser engraçado. Aliás, não consegue sequer articular um sorriso que se tome como legítimo. O artigo começa citando Benjamin Kunkel, um novelista norte-americano que migrou da literatura para a economia marxista. No trecho escolhido a dedo pelo colunista da Folha, Kunkel, com candura tipicamente leninista, lastima não haver, a facada desferida em Bolsonaro, concluído sua tarefa assassina. Afinal, a escolha seria entre o pulmão de Bolsonaro e o pulmão do planeta. 
Tudo errado, impreciso e superficial, mas o intuito belicoso, tétrico, é escandalosamente explícito.
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Marcelo Odebrecht já está livre, leve e solto
Após cumprir prisão por pouco mais de quatro anos, o empresário Marcelo Odebrecht progrediu de regime de prisão domiciliar e visitou a sede da Odebrecht em São Paulo.
Marcelo Odebrecht está livre, leve e solto.
Sexta-feira, 9/13/2019 09:30:00 AM

Saiba quem será o substituto de Valeixo na Polícia Federal
O delegado Anderson Torres substituirá Maurício Valeixo no comando da Polícia Federal.
A decisão já foi tomada por Bolsonaro.
9/13/2019 09:02:00 AM

TST ordena fim da greve dos Correios
O TST mandou que os carteiros encerrem sua greve nesta sexta-feira.
A ordem é para que 70% dos serviços sejam garantidos.
9/13/2019 08:20:00 AM

TRF4, Porto Alegre, concede habeas corpus e manda soltar Índio da Costa
Índio da Costa foi candidato a vice na chapa de José Serra.
O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), concedeu na tarde de hoje um habeas corpus ao ex-deputado federal Antonio Pedro Indio da Costa, revogando a sua prisão preventiva. O político estava preso desde o dia 6/9 por decisão proferida pela 7ª Vara Federal de Florianópolis.
Indio da Costa é investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Postal Off em um inquérito que apura suposto esquema de fraude envolvendo crimes de corrupção passiva e ativa e de organização criminosa contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), com a obtenção de vantagem indevida mediante pagamento a menor no valor dos serviços postais. Segundo a PF, o ex-deputado seria um dos envolvidos do núcleo político da organização.
Quinta-feira, 9/12/2019 08:50:00 PM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
A manchete de O Globo e o que realmente Aras disse a Bolsonaro
Sexta-feira, 13/09/2019 às 07:25
A manchete de O Globo:
“Aras diz ter alertado Bolsonaro: 'O senhor não vai poder mandar, desmandar'."
Indicado para procurador-geral, ele fez o relato da conversa com o presidente durante audiência com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Aras deve ser sabatinado no próximo dia 25.
O que disse na verdade o Procurador:
- “Tive o primeiro contato com o presidente da República através de um amigo de muitos anos e, nesse mesmo primeiro contato, eu disse ao presidente exatamente isso: 'Presidente, o senhor não pode errar (...) porque o Ministério Público, o procurador-geral da República, tem as garantias constitucionais, que o senhor não vai poder mandar, desmandar ou admitir sua expressão. Tem a liberdade de expressão para acolher ou desacolher qualquer manifestação. O senhor não vai poder mudar o que for feito”, disse Aras ao senador.
Por Lucia Sweet
Jornalista

Desempenho de Moro incomoda e Gleisi inventa escandalosa mentira, que nem os petistas acreditam
13/09/2019 às 06:41
O PT não presta mais nem pra mentir, coisa que outrora fazia com mais habilidade.
É notório o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ministro Sérgio Moro. Basta ver os números. Em poucos meses, 22% de redução nos índices de criminalidade.
O nome desse desempenho fantástico é competência. A mesma competência que conseguiu revelar inúmeros crimes cometidos pelo PT.
Por outro lado, o projeto da Lei Anticrime, que parlamentares que atuam contra o Brasil não permitem que avance e seja aprovado, fatalmente poderá melhorar ainda mais esses números.
Paralelamente, o programa “Em frente, Brasil”, lançado na semana passada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai se traduzir em mais uma avanço.
A petista Gleisi, no entanto, carreada de desonestidade e despeito, afirmou através de suas redes sociais que a rejeição de Sérgio Moro atualmente atinge o patamar de 91%.
Ora, o número é evidentemente mais uma escandalosa mentira.
Até o suspeitíssimo Datafolha teve que reconhecer o ex-juiz como a figura mais popular do País.
Entretanto, em nota postada no site oficial, o PT afirma: “Com o viés político da força-tarefa mais do que sabido, agora é a opinião pública que reage aos crimes e abusos cometidos pela Operação. Segundo levantamento feito pela Agência PT, conforme você verá no vídeo a seguir, o apoio à Operação caiu de 59% para 9% entre o dia 1º e 8 de setembro. No mesmo período, a avaliação negativa do juiz/ministro Sergio Moro atingiu níveis impressionantes: saltou de 20% para quase 91%.”
A fonte como se vê é a Agência PT.
Uma piada. Um deprimente Fake News.
Nem os incautos petistas acreditam.
Da Redação

Tofolli recebe "Caju" e "Drácula" em casa, que chegam às 21 horas e só saem na virada da noite
Quinta-feira, 12/09/2019 às 20:53
Uma visita, no mínimo, suspeita.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, recebeu na noite desta quarta-feira (11), em sua residência, os senadores Jaques Wagner,  Caju e Drácula nas planilhas de propina da Odebrecht, respectivamente.
Quem apurou a ocorrência desse encontro inusitado foi o site O Antagonista, que garante que a reunião do trio durou mais de três horas.
Ainda segundo o site, “os dois petistas capitaneiam no Senado a estratégia de blindagem de Toffoli contra qualquer investigação parlamentar”.
Faz sentido.
Da Redação

Multinacional fará investimento bilionário no Brasil e Bolsonaro comemora
12/09/2019 às 19:04
Nesta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro voltou a compartilhar através de suas redes sociais uma excelente notícia sobre investimentos que estão surgindo no País.
A boa nova vai atingir o montante de R$ 16 bilhões que a multinacional Fiat-Chrysler injetará no Brasil até 2024.
Com a iniciativa, segundo o presidente, serão gerados cerca de 16 mil novos empregos diretos e indiretos.
“Maior fase de investimento da empresa no País". [...] “Seguimos na direção para resgatar a confiança de quem produz! Afinal, foi uma promessa de campanha” - reforçou Bolsonaro
Bolsonaro se reuniu, em maio, no Palácio do Planalto, com o presidente mundial da Fiat Chrysler Automobiles, John Elkann, e outros executivos do grupo.
Da Redação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA