Pular para o conteúdo principal

SEGUNDA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 13/9/2019

NO O ANTAGONISTA
Bolsonaro contra a “grande imprensa”
Sexta-feira, 13.09.19 09:18
Jair Bolsonaro foi ao Twitter ontem no fim da noite para atacar a imprensa.
“Enquanto lutamos entre nós, o inimigo se fortalece”, tuitou o presidente. 
“Não temos como agradar a todos. Vasculham minha vida e de minha família desde 1988, quando me elegi vereador.”
Bolsonaro disse também:
“Nossa inimiga: parte da GRANDE IMPRENSA. Ela não nos deixará em paz. Se acreditarmos nela, será o fim de todos.”

A vida nababesca dos lobinhos de Lobão
13.09.19 10:15
Na Crusoé, Renato Alves mostra a vida nababesca dos filhos de Edison Lobão, Luciano e Mário, ambos investigados pela Lava Jato, suspeitos de receber propina em nome do pai:
“Domingo de Sol quente em Brasília. Lanchas caras e possantes, postadas lado a lado, formam uma espécie de clube privê flutuante no Lago Paranoá, em Brasília. Som alto e bebidas animam os ocupantes das embarcações. O pessoal é surpreendido por um helicóptero, que, de repente, pousa sobre um píer próximo e deixa uma caixa com garrafas de champanhe geladas. Cortesia de Luciano Lobão ao aniversariante, o doleiro Fayed Traboulsi, figura conhecida da Polícia.
Noite de sábado no Rio de Janeiro. Mais de mil convidados estão no Forte de Copacabana para celebrar o casamento de Márcio Lobão com a advogada Marta Martins Fadel. No palco, Jorge Ben Jor e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Nas mesas, caviar, champanhe e vinhos importados. Pouco antes, na Igreja da Candelária, a cerimônia religiosa havia sido prestigiada por dezenas de políticos e ministros de tribunais superiores.”
Os assinantes podem levar a reportagem completa:
A vida faustosa dos filhos do ex-ministro Edison Lobão, alvos da mais recente fase da Lava Jato, lança luz sobre um fenômeno: os velhos suspeitos de corrupção têm deixado sucessores eficientes e vorazes

Paris parada
13.09.19 09:54
A maior greve nos transportes públicos de Paris em 12 anos leva caos à capital francesa nesta sexta-feira.
A paralisação foi convocada como protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Emmanuel Macron.
Das 16 linhas de metrô da cidade, dez não funcionam hoje. Os ônibus circulam com frota reduzida.

“Se a sociedade não se mobilizar, eles vão passar tratorando”
13.09.19 09:30
Eduardo Girão (Podemos) disse a O Antagonista que um grupo de senadores está pronto para tentar resistir à aprovação do projeto que altera regras do fundo eleitoral.
Mas ponderou que a população precisa pressionar.
- “Se a sociedade não se mobilizar, eles vão passar tratorando terça-feira.”
Davi Alcolumbre tentou forçar a votação na noite da última quarta-feira, mas um acordo acabou adiando a apreciação da matéria para a próxima terça-feira. A ideia do presidente do Senado é aprovar o projeto na CCJ pela manhã e, em seguida, no mesmo dia, liquidar a fatura no plenário.

Uma sessão exclusivamente para tratar do fundão
13.09.19 09:00
Davi Alcolumbre, como mostramos, tentou forçar a votação, na noite da última quarta-feira, diretamente no plenário, do projeto, cheio de jabutis, que altera regras do fundo eleitoral.
A reação de alguns senadores, que questionaram o tratoramento, porém, levou a um acordo que jogou a apreciação da matéria para a próxima terça-feira.
Um detalhe: dia de sessão na CCJ é quarta-feira, mas será aberta uma extraordinária na terça, exclusivamente porque senadores têm pressa em aumentar o fundão.
Alcolumbre vai querer liquidar a fatura no plenário no mesmo dia — o projeto já passou pela Câmara.

Adivinhe quem deve ser convocado pela tal CPI das Fake News?
13.09.19 08:45
Como mostramos ontem, a CPI das Fake News foi criada em resposta à CPI da Lava Toga.
E quem deverá ser convocado por petistas depor na CPI das Fake News?
Sergio Moro, para “prestar esclarecimentos sobre o vazamento de conversas privadas da Lava Jato”, segundo a Folha.
Essa gente não tem limites.

O quinto do ouro do Judiciário
13.09.19 08:30
A criação de 54 cargos de desembargador — inclusa na proposta de criação de um TRF-6, em Minas, e na ampliação dos outros Tribunais Regionais Federais — tem um ingrediente especial.
Pelo menos cinco desses cargos serão preenchidos por advogados dentro do chamado quinto constitucional — que reserva 20% das vagas para indicados pela OAB e pelo MP.
Em Brasília, é dado como certo que uma das vagas no novo TRF de Minas — que terá sede em BH e 18 desembargadores — vai para Otávio Henrique Menezes de Noronha, o Otavinho, filho de João Otávio de Noronha, presidente do STJ e principal articulador da proposta.

Comportas abertas para a sem-vergonhice em Brasília
13.09.19 08:01
O acordão político abriu as comportas para a sem-vergonhice mais completa em Brasília.
Um projeto de lei aprovado na Câmara e que será votado sumariamente no Senado na semana que vem, como publicamos ontem, muda regras eleitorais e partidárias para aumentar as brechas para o caixa dois e evitar a punição de políticos nesse crime.
Um dos pontos da sem-vergonhice é que cada partido poderá apresentar a sua prestação de contas de campanha e afins da maneira que quiser, o que dificulta a fiscalização.
- “Trata-se do maior retrocesso desde a redemocratização em termos de transparência e integridade dos partidos políticos”, disse Marcelo Issa, diretor-executivo do movimento Transparência Partidária, à Folha de S. Paulo.
E ele exemplificou ao jornal:
- “Imagine a Receita Federal recebendo a declaração do Imposto de Renda cada uma de um jeito. Em termos de controle social, de transparência para a sociedade, compromete severamente.”
Mais: “erros, omissões e outras falhas nas prestações de contas poderão ser corrigidas até o julgamento”.
Num texto assinado por mais de 20 entidades diz que tal “previsão pode, na prática, revelar-se verdadeira autorização para lançamento de dados falsos sobre contas de campanha”.
O País está andando para trás em ritmo acelerado.

“É um quebra-galho geral”
13.09.19 07:45
Major Olímpio, assim como a Juíza Selma, também recebeu um telefonema exaltado de Flávio Bolsonaro, em sua tentativa de barrar a CPI da Lava Toga.
O senador do PSL disse para a Veja:
- “O tom foi muito ruim. Para mim, o Flávio não existe mais.”
Sobre o acordão para enterrar a Lava Jato, ele disse:
- “É um quebra-galho geral.”

O acordão segue a toda
13.09.19 07:30
O acordão segue a toda em Brasília, como disse a Crusoé, sob reserva, um importante líder do Centrão.
Afirmou ele:
- “O acordão não é aberto. Não é transparente. Ele passa pelo Centrão, pela presidência das casas, pelo Judiciário. Consiste em segurar todas essas questões possíveis, para que não venham a complicar ninguém que esteja nesse nível. Quem mais tem problema (com a Justiça) é a esquerda, mas todos os partidos aqui têm essa vulnerabilidade. Então todos jogam. Segura um projeto tal, vem alguém com um interesse de alguém do Judiciário. E todo mundo vai se equilibrando”.
Leia a reportagem completa aqui.

“O STF não pode comprometer seu legado democrático”
13.09.19 07:24
Merval Pereira, em O Globo, diz que o STF não pode se deixar levar por um acordão político;
“O STF, que, no momento conturbado que o País vive tem o papel de poder moderador entre Legislativo e Executivo, e é buscado como solucionador de questões políticas e sociais, não pode comprometer seu legado democrático a pretexto de se defender de ataques.
O pacto anunciado pelos presidentes dos Poderes da República, nascido para, segundo revelou o ministro Dias Toffoli, desmontar um incipiente movimento contra o presidente Bolsonaro no início do governo, não pode se revelar apenas instrumento de um acordão político.
É importante impedir a percepção de que os Poderes estão se auxiliando mutuamente, em busca de um modelo de governo que deixe seus integrantes numa zona de conforto. Por isso é necessário que o STF retome seu papel de guardião da democracia.”
Acrescente-se que guardar bem a democracia inclui deixar Lula bem guardado na prisão e prender todos os corruptos como ele.

Onze mortos no hospital
13.09.19 07:17
O incêndio no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, causou a morte de 11 pessoas, informou a Defesa Civil.
O Badim é um hospital particular e fica na Tijuca, na Zona Norte da cidade.

Os articuladores da impunidade
13.09.19 06:30
Felipe Moura Brasil, em sua coluna na Crusoé, trata dos “articuladores da impunidade”.
Leia um trecho:
“Em nome da governabilidade, o governo Lula recorreu ao mensalão e ao petrolão. Em nome da governabilidade, a cúpula do partido de Jair Bolsonaro tenta blindar Dias Toffoli contra uma investigação que mira seu inquérito sem objeto definido, dentro do qual Alexandre de Moraes censurou a revista Crusoé por revelar o codinome de Toffoli na Odebrecht e suspendeu apurações da Receita Federal que poderiam atingir o presidente do STF e Gilmar Mendes. É o caso de perguntar:
– Se a CPI da Lava Toga investigar Toffoli, ele derrubará a própria decisão de suspender, entre outras, a investigação sobre Flávio, baseada na indicação pelo Coaf de movimentações bancárias atípicas no gabinete do então deputado estadual no Rio?”
Leia a coluna completa aqui.

Celso de Mello vai analisar pedido para instalação da CPI do Esporte
13.09.19 06:15
Depois que Luís Roberto Barroso se declarou suspeito para analisar um pedido de Jorge Kajuru para obrigar o Senado a instalar a CPI do Esporte, Celso de Mello foi sorteado para relatar a ação no STF.
Assim como faz com a Lava Toga, Davi Alcolumbre boicota a instalação da comissão, destinada a investigar gastos do COB nos Jogos Olímpicos e da CBF na Copa.

NO PUGGINA.ORG
L. F. VERÍSSIMO E MARIO SÉRGIO CONTI RUFAM TAMBORES DE GUERRA
Por Percival Puggina (*) 
Artigo publicado quinta-feira, 12.09.2019
Em plena Semana da Pátria (05/09) os brasileiros foram agraciados com um artigo de Luiz Fernando Veríssimo cujo destaque vem do instigante título “É Guerra”. 
Ao lê-lo – a imaginação nos proporciona tais deleites – visualizei o cacique Veríssimo, vestindo tanga de penas, rosto tisnado em vermelho e preto, de jenipapo com fuligem e urucum, preparado para o combate. Aparentemente ao menos, na opinião do belicoso cronista, o Brasil tomado pela bandidagem no longo reinado petista era um paraíso de amor e paz que está sendo arrasado pelos “morteiros verbais” de Jair Bolsonaro.
Bom humorista, que fica engraçadíssimo quando escreve sério, Veríssimo não deixa dúvidas sobre suas intenções, nem sobre a necessidade de arregimentar tribos. É aos estudantes, então, que soa seu tambor. É aos eternos manipulados do partidão. Há tanto tempo transformaram a UNE em embaixada do comunismo mundial que Fidel Castro – pasmem – é seu patrono. Por que a eles? Porque para a dança de bate-pés do cronista gaúcho, os brilhantes estudantes brasileiros irão emburrecer com os cortes de verbas introduzidos pelo governo federal por demanda da tragédia econômica que a irresponsabilidade fiscal e a corrupção causaram ao País.
E vai em frente conclamando à luta: 
“Temos de esquecer nossas diferenças e nos concentrarmos nessa verdade nua e crua: que isso não é um país, isso é uma zona de guerra. E eles atiraram primeiro.” 
Na sequência, afirma, na contramão de todas as evidências, que o sistema educacional é o primeiro sacrificado “com ataque frontal à inteligência” onde quer que “o mercado derrote o bom senso” (deve vir daí o atraso de todos os países capitalistas e a prosperidade dos comunistas). Quanta superficialidade é necessária para produzir tal manipulação? E como é bela a liberdade que nos permite conhecer os lados mais escuros do pensamento alheio, sempre impedido de manifestação nos regimes que tanto agradam a L.F. Veríssimo!
Por falar em recantos escuros, sob o título “Sol negro no céu da Pátria”, Mário Sérgio Conti publicou (na Folha, claro), um artigo no próprio 7 de setembro, em que o grito de guerra de Veríssimo ganha contornos tétricos. Definitivamente, Mario Sérgio não consegue ser engraçado. Aliás, não consegue sequer articular um sorriso que se tome como legítimo. O artigo começa citando Benjamin Kunkel, um novelista norte-americano que migrou da literatura para a economia marxista. No trecho escolhido a dedo pelo colunista da Folha, Kunkel, com candura tipicamente leninista, lastima não haver, a facada desferida em Bolsonaro, concluído sua tarefa assassina. Afinal, a escolha seria entre o pulmão de Bolsonaro e o pulmão do planeta. 
Tudo errado, impreciso e superficial, mas o intuito belicoso, tétrico, é escandalosamente explícito.
_______________________________
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no país. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Marcelo Odebrecht já está livre, leve e solto
Após cumprir prisão por pouco mais de quatro anos, o empresário Marcelo Odebrecht progrediu de regime de prisão domiciliar e visitou a sede da Odebrecht em São Paulo.
Marcelo Odebrecht está livre, leve e solto.
Sexta-feira, 9/13/2019 09:30:00 AM

Saiba quem será o substituto de Valeixo na Polícia Federal
O delegado Anderson Torres substituirá Maurício Valeixo no comando da Polícia Federal.
A decisão já foi tomada por Bolsonaro.
9/13/2019 09:02:00 AM

TST ordena fim da greve dos Correios
O TST mandou que os carteiros encerrem sua greve nesta sexta-feira.
A ordem é para que 70% dos serviços sejam garantidos.
9/13/2019 08:20:00 AM

TRF4, Porto Alegre, concede habeas corpus e manda soltar Índio da Costa
Índio da Costa foi candidato a vice na chapa de José Serra.
O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), concedeu na tarde de hoje um habeas corpus ao ex-deputado federal Antonio Pedro Indio da Costa, revogando a sua prisão preventiva. O político estava preso desde o dia 6/9 por decisão proferida pela 7ª Vara Federal de Florianópolis.
Indio da Costa é investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Postal Off em um inquérito que apura suposto esquema de fraude envolvendo crimes de corrupção passiva e ativa e de organização criminosa contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), com a obtenção de vantagem indevida mediante pagamento a menor no valor dos serviços postais. Segundo a PF, o ex-deputado seria um dos envolvidos do núcleo político da organização.
Quinta-feira, 9/12/2019 08:50:00 PM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
A manchete de O Globo e o que realmente Aras disse a Bolsonaro
Sexta-feira, 13/09/2019 às 07:25
A manchete de O Globo:
“Aras diz ter alertado Bolsonaro: 'O senhor não vai poder mandar, desmandar'."
Indicado para procurador-geral, ele fez o relato da conversa com o presidente durante audiência com o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Aras deve ser sabatinado no próximo dia 25.
O que disse na verdade o Procurador:
- “Tive o primeiro contato com o presidente da República através de um amigo de muitos anos e, nesse mesmo primeiro contato, eu disse ao presidente exatamente isso: 'Presidente, o senhor não pode errar (...) porque o Ministério Público, o procurador-geral da República, tem as garantias constitucionais, que o senhor não vai poder mandar, desmandar ou admitir sua expressão. Tem a liberdade de expressão para acolher ou desacolher qualquer manifestação. O senhor não vai poder mudar o que for feito”, disse Aras ao senador.
Por Lucia Sweet
Jornalista

Desempenho de Moro incomoda e Gleisi inventa escandalosa mentira, que nem os petistas acreditam
13/09/2019 às 06:41
O PT não presta mais nem pra mentir, coisa que outrora fazia com mais habilidade.
É notório o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo ministro Sérgio Moro. Basta ver os números. Em poucos meses, 22% de redução nos índices de criminalidade.
O nome desse desempenho fantástico é competência. A mesma competência que conseguiu revelar inúmeros crimes cometidos pelo PT.
Por outro lado, o projeto da Lei Anticrime, que parlamentares que atuam contra o Brasil não permitem que avance e seja aprovado, fatalmente poderá melhorar ainda mais esses números.
Paralelamente, o programa “Em frente, Brasil”, lançado na semana passada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai se traduzir em mais uma avanço.
A petista Gleisi, no entanto, carreada de desonestidade e despeito, afirmou através de suas redes sociais que a rejeição de Sérgio Moro atualmente atinge o patamar de 91%.
Ora, o número é evidentemente mais uma escandalosa mentira.
Até o suspeitíssimo Datafolha teve que reconhecer o ex-juiz como a figura mais popular do País.
Entretanto, em nota postada no site oficial, o PT afirma: “Com o viés político da força-tarefa mais do que sabido, agora é a opinião pública que reage aos crimes e abusos cometidos pela Operação. Segundo levantamento feito pela Agência PT, conforme você verá no vídeo a seguir, o apoio à Operação caiu de 59% para 9% entre o dia 1º e 8 de setembro. No mesmo período, a avaliação negativa do juiz/ministro Sergio Moro atingiu níveis impressionantes: saltou de 20% para quase 91%.”
A fonte como se vê é a Agência PT.
Uma piada. Um deprimente Fake News.
Nem os incautos petistas acreditam.
Da Redação

Tofolli recebe "Caju" e "Drácula" em casa, que chegam às 21 horas e só saem na virada da noite
Quinta-feira, 12/09/2019 às 20:53
Uma visita, no mínimo, suspeita.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, recebeu na noite desta quarta-feira (11), em sua residência, os senadores Jaques Wagner,  Caju e Drácula nas planilhas de propina da Odebrecht, respectivamente.
Quem apurou a ocorrência desse encontro inusitado foi o site O Antagonista, que garante que a reunião do trio durou mais de três horas.
Ainda segundo o site, “os dois petistas capitaneiam no Senado a estratégia de blindagem de Toffoli contra qualquer investigação parlamentar”.
Faz sentido.
Da Redação

Multinacional fará investimento bilionário no Brasil e Bolsonaro comemora
12/09/2019 às 19:04
Nesta quinta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro voltou a compartilhar através de suas redes sociais uma excelente notícia sobre investimentos que estão surgindo no País.
A boa nova vai atingir o montante de R$ 16 bilhões que a multinacional Fiat-Chrysler injetará no Brasil até 2024.
Com a iniciativa, segundo o presidente, serão gerados cerca de 16 mil novos empregos diretos e indiretos.
“Maior fase de investimento da empresa no País". [...] “Seguimos na direção para resgatar a confiança de quem produz! Afinal, foi uma promessa de campanha” - reforçou Bolsonaro
Bolsonaro se reuniu, em maio, no Palácio do Planalto, com o presidente mundial da Fiat Chrysler Automobiles, John Elkann, e outros executivos do grupo.
Da Redação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)