SEGUNDA EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 11/9/2019

NO O ANTAGONISTA
Bolsonaro tem distensão abdominal; quadro segue estável
Quarta-feira, 11.09.19 10:05
Segundo boletim médico que acaba de ser divulgado, Jair Bolsonaro teve um quadro de lentificação intestinal e distensão abdominal durante a madrugada.
Com isso, a equipe médica que cuida do presidente decidiu suspender a alimentação oral e introduzir a nutrição endovenosa.
Bolsonaro também foi submetido à passagem de uma sonda nasogástrica (um tubo que vai do nariz até o estômago), para facilitar a nutrição e a drenagem.
De acordo com o boletim, o quadro de Bolsonaro segue estável. Ele permanece sem dores, não teve febre ou qualquer disfunção orgânica.
Leia o boletim médico divulgado nesta quarta-feira:
“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, encontra-se no terceiro dia de pós-operatório, permanece sem dor, afebril e sem disfunções orgânicas. Evoluiu há 12 horas com lentificação dos movimentos intestinais e distensão abdominal, sendo submetido a passagem de sonda nasogástrica e introdução de nutrição parenteral (endovenosa). Os exames laboratoriais encontram-se estáveis. A reintrodução da alimentação por via oral será avaliada diariamente e ocorrerá no momento oportuno. Segue com medidas de prevenção de trombose venosa profunda e realizando fisioterapia motora. Por ordem médica, o paciente segue com visitas restritas.”

Verdevaldianos continuam presos
11.09.19 09:14
O juiz Vallisney de Oliveira decidiu manter presos os quatro verdevaldianos envolvidos no roubo das mensagens da Lava Jato, diz a GloboNews.

Senadores que apoiam Lava Toga podem boicotar o governo
11.09.19 09:01
Os senadores que assinaram a CPI da Lava Toga, segundo o Estadão, podem “boicotar pautas de interesse do governo até que Davi Alcolumbre, cada vez mais afinado com Jair Bolsonaro, instale a comissão”.
A reportagem diz que “a tensão aumentou ainda mais após Flávio Bolsonaro ter se recusado a assinar o requerimento pela CPI”.

Ex-presidiário assume comando do PT na maior cidade do interior de Mato Grosso
11.09.19 09:00
Wendell Girotto assumiu o cargo de presidente do diretório municipal do PT em Rondonópolis, maior cidade do interior de Mato Grosso.
Em 2013, ele foi preso temporariamente na Operação Sem Teto, que desarticulou um grupo que negava lotes de assentamento, lesando dezenas de famílias.

Dodge se despede tentando sabotar a reforma trabalhista
11.09.19 10:24
Raquel Dodge está limpando as gavetas da pior maneira possível.
Ela deu um parecer para que seja concedida uma liminar de urgência, proposta pelo Vice-Procurador-Geral da República, para limitar o artigo da reforma trabalhista de 2017 que limita a edição de súmulas por parte do Tribunal Superior do Trabalho.
É por meio de súmulas — muitas delas contra a lei em vigor — que os sindicalistas de toga do TST vêm sabotando quem tenta modernizar as relações de trabalho no Brasil.
A luta continua.

Flávio Bolsonaro na casa de Gilmar Mendes
11.09.19 08:40
Flávio Bolsonaro não se aproximou apenas de Dias Toffoli.
Segundo o Estadão, “ele também tem mantido contato com Gilmar Mendes, que já o recebeu em casa”.

A reportagem acrescenta (mas todo mundo sabe disso):
“No Supremo, o ministro é o principal crítico do que chama de abusos da Lava Jato”.

No rastro de Dilma
11.09.19 06:43
A Lava Jato está no rastro de Dilma Rousseff.
A Folha de S. Paulo percebeu isso:
“Mesmo sem ter sido alvo de buscas ou de outras medidas cautelares, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) está no centro das atenções dos trabalhos mais recentes da Lava Jato.
As últimas duas operações, deflagradas em 23 de agosto e nesta terça-feira, foram concentradas em pessoas ligadas diretamente à ex-presidente da República, além de tratar do financiamento das suas duas campanhas presidenciais, de 2010 e de 2014.”

As vias de Celso de Mello
11.09.19 06:17
Celso de Mello, ontem à tarde, aliou-se a Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski para engavetar a denúncia sobre Aroldo Cedraz.
Elio Gaspari, nesta quarta-feira, anunciou:
“Celso de Mello chegará à aposentadoria compulsória no seu 75º aniversário, em novembro do ano que vem. Até lá, escreverá boas páginas na defesa das ‘vias democráticas’, na luta da luz contra a treva.”
É grande o temor de que o decano tenha sido capturado pelos inimigos da Lava Jato.

Carlos Bolsonaro na CPI das Fake News
1.09.19 06:07
Carlos Bolsonaro terá de depor na CPI das Fake News.
A relatora Lídice da Mata disse para o UOL:
- “Ele e outras pessoas serão convocados. Todo agente público que tiver que ser ouvido pela comissão virá por meio de requerimento de convocação.”

Léo Pinheiro depõe no Supremo
Terça-feira, 10.09.19 20:42
Por Renan Ramalho
Léo Pinheiro foi ouvido hoje por um juiz instrutor de Edson Fachin, para verificar se o acordo de delação premiada foi firmado de livre e espontânea vontade.
A audiência é um dos requisitos para a homologação do acordo, na qual o juiz questiona se houve voluntariedade na colaboração.
Fachin também deve analisar a legalidade e a regularidade do trato. A delação, que tramita em segredo de Justiça, foi encaminhada de volta à PGR.

Dodge ‘V12’ contra Selma Arruda
10.09.19 20:35
Por Claudio Dantas
Raquel Dodge aprontou o parecer pela cassação da senadora Selma Arruda em apenas 7 horas, contando que foi intimada às 8h47 e juntou ao sistema sua manifestação às 15h42.
É um novo recorde na Procuradoria-Geral Eleitoral.
Embora fosse um recurso ordinário, a PGE se antecipou e enfrentou as provas. Coisa de profissional.
Para o advogado Gustavo Guedes, toda essa velocidade e dedicação tem cheirinho de armação. 
- “Estão armando para a senadora”, alerta.
O Antagonista revelou ontem que Selma Arruda está sendo chantageada a retirar sua assinatura da CPI da Lava Toga.

Delações engavetadas também desunem uma Nação
10.09.19 19:14
Raquel disse hoje:
- “Nós estamos nos tornando uma sociedade de pessoas, sobretudo nos meios virtuais, cada vez mais agressivas uns com os outros. Isso não constrói.”
- “É preciso estar muito atento com relação ao modo como em meios virtuais nós brasileiros estamos usando a palavra para, acho, desunir, desunirmos como nação e como país.”
Delações engavetadas também desunem uma nação.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Colômbia entra em alerta máximo para guerra com a Venezuela
A Colômbia entrou em alerta máximo para guerra com a Venezuela.
A Venezuela começou a escalada de provocações militares, iniciando exercícios militares de grandes proporções nas zonas de fronteira.
Caso haja conflito armado, o Brasil e os EUA poderão ser chamados a intervir.
Quarta-feira, 9/11/2019 08:36:00 AM

Saiba como seria a CPMF do governo Bolsonaro
Apesar da má vontade do presidente Bolsonaro neste caso, o ministro Paulo Guedes insiste com a proposta de criação de algo parecido com o extinto CPMF, que viria no bojo da reforma tributária, já em andamento no Congresso.
Para movimentações em dinheiro, como saques e depósitos, o governo está prevendo que o Imposto sobre Pagamentos seja de 0,4%.
A alíquota, nestes casos, seria maior do que aquela praticada quando a CPMF foi extinta (0,38%).
Se as movimentações forem feitas com cartões ou em transferências eletrônicas, a equipe econômica estima uma alíquota de 0,2%.
às 9/11/2019 08:30:00 AM

Estados não fazem o dever de casa e pressionam por nova repactuação da dívida com a União
O Tesouro Nacional estimou que a dívida bruta de estados e municípios com o governo federal somava cerca de R$ 908 bilhões. No governo Temer, foi lançado o RRF dos estados, mas apenas o Rio de Janeiro aderiu. O RS tentou ajustes e não conseguiu fazer isto até hoje.
O governo federal não vai ceder à nova onda de pressão para que o governo federal reveja os contratos da dívida dos estados com a União. O movimento foi aberto pelos governadores do Sul e do Sudeste. O governo federal quer que os ajustes saiam no Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, que está tramitando lentamente na Câmara, e nas ações do novo Pacto Federativo, negociado com os senadores. Em ambos os casos, tudo depende de leis em tramitação no Congresso, mas eles não ajudam Estados como o RS.
A pressão para a renegociação dos débitos dos estados com a União é uma demanda nova apresentada pelos governadores de estados que somam 71% do PIB. Estes pedidos de renegociação da dívida são recorrentes em todo início de administração.
às 9/11/2019 08:30:00 AM

Bolsonaro replica comentário que chama Rodrigo Maia de primeiro-ministro das couves
O presidente anda irritado com Nhonho. Os eleitores, também.

Mesmo convalescendo no hospital, o presidente Jair Bolsonaro não abre mão do Instagram e do Twitter.
Hoje, no Instagram, ele abriu fogo contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ainda que por via transversa, compartilhando a opinião de um eleitor.
No post, o eleitor reclamou que “o grave caso do inquérito do nosso primeiro-ministro das couves seja esquecido e ninguém fale dele”.
O caso é o do pedido de arquivamento de denúncia feita contra Nhonho por procuradores federais da Lava Jato, no âmbito da delação premiada de Leo Pinheiro, OAS, enviado por Raquel Dodge ao STF.
às 9/11/2019 08:30:00 AM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Jean Wyllys será financiado pelo bilionário George Soros e fará residência em Harvard
Quarta-feira, 11/09/2019 às 08:10
Não. Jean Wyllys não irá conhecer de perto os avanços cubanos, nem tampouco a ‘democracia’ venezuelana.
Através da Open Society Foundation, do bilionário George Soros, o ex-deputado que, ao que tudo indica, vendeu o seu mandato parlamentar para o marido do pseudojornalista Glenn Greenwald, vai estudar nos Estados Unidos.
Jean Wyllys fará uma residência na Universidade de Havard, onde pretende aprofundar uma pesquisa sobre “fake news e discursos de ódio contra minorias sexuais e étnicas”.
Vale dizer que, sobre esses assuntos, Jean é profundo conhecedor.
Resta saber com que objetivos o megainvestidor estaria financiando o ex-deputado do PSOL.
Certamente, por detrás dessa lambança, há interesses e tramas inconfessáveis.
Jean é uma figura altamente nociva, disseminador de ódio e ‘cusparadas’.
Aliás, fez escola. José de Abreu que o diga...
Da Redação

O Tiririca dos ricos
11/09/2019 às 05:41
Tiririca é o palhaço dos pobres.
Luciano Huck é o tiririca dos ricos.
Palhaço é pouco.
Luciano Huck está todo dodói porque Bolsonaro divulgou que ele consta na lista dos "RED GLOBAIS", que compraram jatinhos particulares com empréstimos do BNDES, instituição que não tem atribuições legais para financiar aquisição de bens particulares deste porte.
E este bicudo ainda quer propor alguma coisa e dizer que se nada for feito o país vai implodir?
Ah claro!
Conta outra.
Só falta nos dizer que quem fará alguma coisa pelo Brasil são seus amiguinhos Lula, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Sérgio Cabral.
Luciano Huck de boca fechada é um poeta.
Por Pedro Lagomarcino
Advogado em Porto Alegre (RS)

Deputado e empresário oferecem recompensa por informações sobre o mandante no caso Adélio 
(Veja o Vídeo)
Terça-feira, 10/09/2019 às 21:43
O deputado federal Loester Trutis (PSL-MS) e um empresário de Campo Grande (MS), Ciro Fidélis, acabam de lançar uma ofensiva para tentar de maneira mais efetiva descobrir quem mandou matar Jair Bolsonaro.
Em vídeo publicado no YouTube, Trutis e o empresário fazem os seguintes questionamentos:
- Quem paga os advogados de Adélio?
- Como ele tinha dinheiro para fazer as suas viagens?
- Como e porque ele tinha 4 celulares no apartamento?
- Como ele pagava um cartão de crédito internacional?
O deputado comunica ainda que a Polícia Federal tem um novo prazo para chegar a essas respostas. Serão mais 90 dias de investigação.
Para tanto, eles oferecem uma recompensa de R$ 100 mil por informações que levem à prisão do mandante do crime.
Da Redação

General Rêgo Barros impõe nova desmoralização aos "jornalistas" da extrema-imprensa (Veja o Vídeo)
10/09/2019 às 15:59
Os jornalistas da mídia tradicional verdadeiramente desconhecem o que seja ‘ética’.
Aliás, não têm a mínima noção.
A missão é tentar emparedar o governo.
Porém, o que se vê são profissionais despreparados e que não possuem a mínima intimidade com a inteligência. Algo praticamente generalizado
Assim, o general Otávio Rêgo Barros, porta-voz do presidente da República, em regra impõe a desmoralização aos repórteres incumbidos de questioná-lo.
Nesta segunda-feira (9), quando o tema da entrevista era a recuperação do presidente Jair Bolsonaro, mais uma vez ficou evidente o baixo nível do jornalismo brasileiro
Da Redação

NA AGÊNCIA BRASIL
TSE mantém cassação do mandato de Rosinha Garotinho
Publicado quarta-feira, 11/09/2019 - 06:06
Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão de ontem (10), a cassação dos mandatos de Rosinha Garotinho e de Francisco de Oliveira, ex-prefeita e ex-vice-prefeito de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, em 2012, pela prática de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral. A decisão também manteve a inelegibilidade dos dois políticos por oito anos.
Os ministros do TSE negaram três recursos propostos por Rosinha e Francisco contra as sanções aplicadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Eles votaram ainda pelo provimento de recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). 
Acompanharam, na íntegra, o voto do relator Herman Benjamin, os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e a presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber.
Em seu voto, Herman Benjamin, ao rejeitar os recursos interpostos por Rosinha e Francisco, endossou a decisão do TRE do Rio, que constatou abusos no desvirtuamento da propaganda institucional do município, veiculada no site da prefeitura de Campos. De acordo com o MPE, a publicidade institucional teria propagado obras feitas pela administração municipal como se fossem realizações pessoais de Rosinha, com o único objetivo de promover a reeleição ao cargo.
O relator também votou pelo provimento do recurso do Ministério Público Eleitoral. Na ação, o MPE acusou os dirigentes municipais de contratarem 1.166 funcionários temporários para a prefeitura em julho de 2012, ou seja, em período vedado pela legislação eleitoral. O TRE-RJ havia rejeitado a investigação judicial eleitoral do MPE sobre essa questão, por considerar que as contratações teriam ocorrido em data não proibida pela legislação.
Voto
Ao apresentar o voto, o ministro Carlos Horbach negou provimento aos recursos propostos por Rosinha Garotinho e seu vice, Francisco de Oliveira. Ele também votou pela rejeição do recurso sobre as contratações dos funcionários temporários.O ministro considerou graves todos os atos praticados por Rosinha e Francisco e apreciados pelo TRE do Rio com relação ao abuso de poder político e ao uso indevido dos meios de comunicação na campanha eleitoral.
Prisão do casal
No dia 3 deste mês, o casal Rosinha Matheus e Anthony Garotinho foi preso no âmbito da Operação Secretum Domus, deflagrada no Rio e em Campos dos Goytacazes, pelo Ministério Público. A denúncia foi aceita pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.
De acordo com a denúncia, o casal recebeu propinas no valor de R$ 25 milhões, como resultado de superfaturamento de R$ 62 milhões nos contratos, que somaram quase R$ 1 bilhão para a construção de casas populares nos programas Morar Feliz I e Morar Feliz II, durante os mandatos de Rosinha, de 2009 a 2016, na prefeitura de Campos. As investigações indicaram que o segundo projeto não chegou a ser concluído. No dia seguinte (4), o casal foi colocado em liberdade por determinação do desembargador Siro Darlan, do plantão judiciário, do Tribunal de Justiça do Rio.
Edição: Graça Adjuto

NO O SUL
Correios entram em greve por tempo indeterminado
Movimento é por tempo indeterminado e todos os serviços serão afetados
Quarta-feira, 11 de setembro de 2019 
Sindicatos que representam os funcionários dos Correios decidiram em assembleias pelo País por iniciar greve nesta terça-feira (10). O movimento iniciou a partir das 22h e será por tempo indeterminado e todos os serviços dos Correios serão afetados. Em São Paulo, em assembleia realizada no clube da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), cerca de 5 mil trabalhadores compareceram e aprovaram a paralisação. A categoria prega que o objetivo é defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família.
- “Cerca de 80% das agências vão aderir à greve. Foram 36 sindicatos que em conjunto e com decisão unânime decidiram pela paralisação”, afirma Douglas Cristóvão de Melo, diretor de comunicação do Sintect (Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo, Grande São Paulo e zona postal de Sorocaba) e da Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios). Alguns sindicatos ainda farão assembleias.
Os trabalhadores e a estatal estavam desde julho negociando, com mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho), novo acordo coletivo para a categoria. A empresa, no entanto, não aceitou os termos indicados. 
“A direção da ECT e o governo querem reduzir radicalmente salários e benefícios para diminuir custos e privatizar os Correios. Entregar o setor postal a empresários loucos por lucro. Para manter nosso acordo coletivo, repor as perdas aos salários e manter os empregos vamos ter que lutar”, informou em nota a Findect.
O acordo coletivo da categoria ficou vigente até o início de agosto. Antes de expirar, durante a audiência no TST, as duas partes concordaram em prorrogá-lo até 31 de agosto, enquanto as negociações andavam. Durante esse período de conversas, os sindicatos se comprometeram a não iniciar greve. No entanto, o novo prazo chegou e uma solução ainda estava pendente. Os Correios não quiseram prolongar por mais um mês o acordo, como propôs a Justiça do Trabalho, e, com isso, os trabalhadores voltaram a se organizar para uma paralisação.
Os trabalhadores dos Correios protestam contra a proposta de reajuste salarial oferecida pela empresa, de 0,8% – menor que os 3,1% da inflação acumulada em 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor. Entre pontos que a categoria reivindica, estão a exclusão do vale cultura, a redução do adicional de férias de 70% para 33% e o aumento da mensalidade do convênio médico e da co-participação em tratamentos de saúde. A exclusão dos pais de planos de saúde também é um ponto sensível na negociação.
Os Correios já informaram que, desde julho, a companhia participa da mesa de negociação com os representantes dos trabalhadores, contabilizando dez encontros. “Durante as reuniões, a empresa apresentou sua real situação econômica e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado na ordem 3 bilhões de reais. As federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa”, informou, em nota. 
“Os Correios convocam todos os empregados a continuar seu trabalho, focados na recuperação da sustentabilidade da empresa e no aprimoramento dos serviços prestados à população”, conclui a empresa.
Privatização
Além do acordo coletivo, a entrada dos Correios na lista do Programa de Parcerias de Investimentos, o que seria um início de um processo de privatização da estatal, também influenciou o movimento. No início de agosto, o presidente Jair Bolsonaro declarou que a privatização dos Correios estava no radar do governo. 
- “Vocês sabem o que foi feito com os Correios. O mensalão começou com eles. Sempre foi um local de aparelhamento político e que foi saqueado, como no fundo de pensão. Os funcionários perderam muito, tiveram que aumentar a contribuição para honrar”, disse o presidente, na ocasião.
Em maio, Bolsonaro já havia afirmado que deu sinal verde para a privatização dos Correios. 
- “Vamos partir para a reforma tributária e para as privatizações. Já dei sinal verde para privatizar os Correios. A orientação é que a gente explique por que é necessário privatizar”, disse ele. O governo enxerga a privatização da estatal com urgência. Em julho, a revista Veja teve acesso a cálculos preliminares feitos pela equipe do governo. As primeiras conclusões mostram que o tempo de vida útil para concretizar a venda dos Correios está em torno de cinco anos. Desde o início de 2018, a principal fonte de receita da estatal deixou de ser o monopólio postal — a entrega de cartas, largamente substituídas por várias formas de mensagem eletrônica — e passou a ser a entrega de encomendas, mudança impulsionada, sobretudo, pelo crescimento do e-commerce.

NO CRÍTICA NACIONAL
Desmentimos O Pravda: Presidente Bolsonaro Segue Ladeira Acima
Terça-feira, 10/09/2019
O Presidente Bolsonaro vem se consolidando como um fenômeno mundial das redes sociais e está próximo de atingir a marca de 33 milhões de seguidores nas principais plataformas de rede. Na última quinta-feira (05/09), o chefe do governo brasileiro havia atingido 32 milhões e 600 mil seguidores nas redes, estando muito próximo da marca dos 33 milhões.
Esse número foi obtido a partir de um levantamento que vem sendo feito pela Agência de Dados MrPredictions desde janeiro de 2018, e considera o somatório de todos os inscritos e seguidores nas quatro principais plataformas de rede: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
O reflexo desse números pôde ser percebido nas celebrações do Dia da Independência: pela primeira vez em muitos anos um presidente brasileiro foi ovacionado em pleno desfile de sete de setembro.
A despeito desses dados da realidade das redes sociais e das ruas, o institutos de pesquisas tradicionais, aqueles que trabalham com pranchetas e formulários, insistem em afirmar que a popularidade presidencial está em queda.
Até mesmo o anacrônico folhetim comunista Pravda, da Rússia, publicou em sua edição em Português, do último domingo (08/09), uma matéria, que pode ser vista nesse link aqui, sobre o Presidente Bolsonaro, afirmando que o mandatário brasileiro estaria “ladeira abaixo” na popularidade, segundo quatro diferentes institutos de pesquisa.
Não é o que mostram as redes sociais e a receptividade nas ruas por onde o presidente passa. Muito pelo contrário, de acordo com as redes sociais brasileiras, o Presidente Bolsonaro segue “ladeira acima” em termos de popularidade e aprovação de seu governo, como mostra o gráfico mais abaixo. E trata-se de um fenômeno de crescimento contínuo.
Instituições arcaicas e anacrônicas como o jornal comunista russo Pravda e os igualmente arcaicos institutos de pesquisa brasileiros tradicionais têm insistido na mesma narrativa de queda de popularidade e prestígio do presidente unicamente com o objetivo de tentar desgastar o governo brasileiro.
Uma narrativa que contrasta com o cenário presente na realidade, no qual o presidente brasileiro continua crescendo em adesões nas redes sociais, em um indicador de um claro sinal dado pelo brasileiro aos ultrapassados e desacreditados institutos de pesquisa tradicionais e aos seus porta-vozes como o jornal comunista russo Pravda. 


NA COLUNA DO ALEXANDRE GARCIA
Dia 11 de setembro, há 18 anos, eu dizia: Começou um novo tipo de guerra
Por Alexandre Garcia
[Terça-feira, 10/09/2019] [23:11]
Hoje é dia 11 de setembro e há 18 anos aviões se jogavam contra as torres gêmeas em Nova Iorque e contra o Pentágono nos Estados Unidos, iniciando um novo tipo de guerra. Cada um tem a sua lembrança.
Eu fazia uma palestra no centro de convenções em Belo Horizonte quando me entregaram um bilhetinho dizendo que aviões estavam atacando as Torres Gêmeas. Eu não entendi, pensei que fosse alguma promoção do evento para depois fazer algum sorteio.
Depois que me confirmaram, e eu disse: “Sendo verdade, inicia-se um novo tipo de guerra, uma guerra movida pelo terrorismo e que os atacantes são de baixo custo e provocam grande destruição”. E foi o que a gente viu depois.
Depois daquele dia 11 de setembro...
Após aquele dia 11 de setembro, vimos carros atacando e matando muita gente na França, sujeitos entrando em redação de jornal em Paris e metralhando todo mundo e as democracias se reforçando para evitar tudo isso.
Os americanos responderam construindo um memorial embaixo das Torres Gêmeas e subindo um novo prédio: da mesma altura dos anteriores e tão forte que é capaz de resistir a ataques semelhantes.
Lava Jato
Por não conseguir explicar o crescimento do próprio patrimônio, na terça-feira (10) pela manhã a 65ª operação da Lava Jato prendeu Marcio Lobão, filho do ex-senador e ex-governador do Maranhão, Edison Lobão, que foi ex-ministro de Lula e Dilma.
Hoje, o valor do patrimônio dele é de R$ 44 milhões e cresceu a uma média de R$ 3,5 milhões por ano, entre 2008 e 2011, exatamente o período em que o pai dele foi ministro de Minas e Energia dos governos Lula e Dilma e em que o irmão dele, que era suplente do pai, assumiu cadeira no Senado. O pai e o irmão dele também estão respondendo a investigações da Polícia Federal.
Eu lembro quando Edison Lobão trabalhava no Correio Braziliense e era um repórter pobrinho. Ele era meu colega em Brasília, se vestia muito discretamente e depois que entrou na política o patrimônio dele subiu como um torpedo. Virou um milionário. A política tinha dessas coisas. Espero que esse verbo se mantenha no passado, e que a gente não tenha essas coisas de novo.
No STF
O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Aroldo Cedraz, e o filho dele, o advogado Tiago, foram isentados de qualquer suspeita em um caso em que a Procuradoria-Geral da União viu tráfico de influência.
O caso foi enviado para o Supremo Tribunal Federal. A segunda turma do Supremo não aceitou a denúncia e isentou os dois por três votos a dois. A justificativa foi que Tiago era advogado da UTC Engenharia e a acusação é de que ele teria recebido propina para traficar influência no caso da Usina de Angra 3 no TCU.
Por fim...
Ontem (10) em Feira de Santana, conversando com o Dilson Barbosa - apresentador do telejornal Bom Dia Feira, que estava fazendo 17 anos -, ele me contou que fora colega de faculdade de Direito na Universidade Católica de Salvador do provável futuro procurador-geral da República, Augusto Aras.
Durante os quatro anos de faculdade, os dois iam juntos no mesmo carrinho de Feira de Santana a Salvador para a aula. Barbosa me deu garantias de que a escolha foi excelente. Disse que Aras é uma pessoa discreta, estudiosa, bem centrada e com janelas abertas para todos os lados ideológicos e políticos. Eu já tinha dito que seria uma boa decisão e Barbosa me confirmou.
Eu estou contando isso porque o candidato a procurador-geral Augusto Aras, indicado pelo presidente da República, ontem (10) esteve com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Ele já está preparando o caminho para a sabatina e depois para a votação no plenário. A sabatina vai ser na semana que começa na segunda do dia 23 deste mês."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA