SEGUNDA EDIÇÃO DE DOMINGO, 1º/9/2019

NO O ANTAGONISTA
Ciro quer Lula livre tanto quanto Bolsonaro
Domingo, 01.09.19 15:30
Como publicamos ontem, os petistas se animaram ao ver Ciro Gomes com Fernando Haddad, na sessão de um festival de cinema no Ceará, sob os gritos de “Lula livre”.
Mas, como ficou claro na sua entrevista ao Correio Braziliense, Ciro Gomes quer distância de organizaçōes criminosas que o prejudiquem eleitoralmente.
Ciro quer Lula livre tanto quanto Jair Bolsonaro.

Furacão Dorian nas Bahamas
01.09.19 15:23
O furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões em Miami, a tempestade poderá desenvolver ventos de até 320 km/h e causar “uma destruição extrema nas áreas atingidas por várias horas”.

“Eu, hoje, tenho vergonha de dizer que sou de esquerda”
01.09.19 13:41
Em entrevista ao Correio Braziliense, o senador Cid Gomes (PDT) afirmou que, graças ao PT, tem vergonha de se dizer de esquerda.
- “Tenho uma queixa [ao PT] que vou levar para o resto da vida, ou até que eu deixe de ter vergonha de dizer que sou de esquerda. Eu, hoje, tenho vergonha de dizer que sou de esquerda”, disse.
- “Porque o PT acabou passando para a população a ideia de que esquerda é o vale-tudo, pode meter a mão, pode fazer o que quiser sem o mínimo de moral e ética, numa crença de que, para alguns, os fins justificam os meios. E virou sinônimo de corrupção e de desmando, de irresponsabilidade, enfim, um conjunto de coisas que ficou colado na esquerda.”

Nova cirurgia de Bolsonaro na semana que vem
01.09.19 13:14
O médico Leandro Echenique disse à agência Reuters que Jair Bolsonaro vai passar pela nova cirurgia no dia 8 ou 9 de setembro.
- “Ainda vamos ajustar com presidente até o final do dia.”

Médico de Bolsonaro diz que nova cirurgia “é bem mais simples”
01.09.19 12:50
O cardiologista Leandro Echenique, que avaliou Jair Bolsonaro no aeroporto de Congonhas neste domingo, disse à agência Reuters que é comum o surgimento de hérnia no local onde há uma cirurgia abdominal.
- “Todo mundo que faz cirurgia do abdômen pode ter isso depois. É algo comum ter uma hérnia da parede abdominal.”
Echenique disse também que a cirurgia de correção de hérnia incisional, a que o presidente será submetido, é simples.
- “Não é motivo para dor de cabeça ou preocupação. É bem mais simples que as [cirurgias] anteriores, nem se compara. Na outra vez ele tinha sido vítima de uma facada.”

“Estará em excelentes mãos”
01.09.19 11:12
No Twitter, Eduardo Bolsonaro disse que seu pai “estará em excelentes mãos” em sua próxima cirurgia.
Mais cedo, Carlos Bolsonaro também comentou sobre a operação e disse que estará junto ao pai:
-  “Tudo vai dar certo”.
Neste domingo, Jair Bolsonaro passou por reavaliação médica com o cirurgião Antônio Luiz Macedo e com o cardiologista Leandro Echenique, no aeroporto de Congonhas.
Segundo Macedo, surgiu uma hérnia no local da operação anterior. A nova cirurgia deverá ser feita no próximo domingo.
Jair M. Bolsonaro
✔@jairbolsonaro
- Agora em São Paulo com os Drs. Macedo e Leandro.
- Pelo que tudo indica “curtirei” uns 10 dias de férias com eles brevemente.
- Bom dia a todos.


Novas tarifas a produtos chineses
01.09.19 11:52
Entraram em vigor neste domingo, nos Estados Unidos, tarifas adicionais sobre bilhões de dólares em produtos chineses.
A tarifa de 15% dos EUA se aplica a cerca de US$ 112 bilhões em produtos da China que ainda não haviam sido penalizados.
As taxas vão incidir em mais de três mil categorias de produtos, entre eles ketchup, carne, linguiça, frutas, legumes, leite e queijos.

Drible no apagão
01.09.19 09:31
O Ministério da Economia determinou uma série de ações para reduzir as despesas da pasta, como o corte de celulares de servidores e o fim do expediente às 18 horas.
Igor Gadelha, na Crusoé, conta que os servidores da pasta estão buscando formas de driblar a determinação.
Leia a íntegra da nota aqui.

Governo planeja ampliar Bolsa Família
01.09.19 09:13
A equipe econômica do governo federal encomendou um estudo ao Ipea para reestruturar e ampliar o número de pessoas atendidas pelo Bolsa Família, publica O Globo.
Segundo documento obtido pelo jornal, o instituto recomenda cortes no abono salarial e deduções no Imposto de Renda como contrapartida à ampliação da cobertura do Bolsa Família.
Os pesquisadores do Ipea também sugerem unificar quatro programas: Bolsa Família, salário-família, abono salarial e dedução de dependente no IR.

Bolsonaro diz que governo monitora Sínodo da Amazônia
01.09.19 08:54
Jair Bolsonaro confirmou que a Abin monitora o Sínodo da Amazônia.
- “Tem muita influência política lá sim”, disse o presidente em almoço com jornalistas no sábado.
O Sínodo é uma reunião de bispos da Igreja Católica, convocada pelo papa, para tratar de temas ambientais.
Em fevereiro deste ano, o Gabinete de Segurança Institucional divulgou nota negando que o evento fosse alvo de monitoramento.

Moro: “O que existe é uma política mais dura do governo federal”
01.09.19 08:33
Em sua entrevista à GloboNews, Sergio Moro foi questionado se a queda no número de homicídios no primeiro semestre deste ano poderia ser explicada por uma trégua entre facções criminosas. Ele respondeu:
- “Essa acomodação é um tanto quanto questionável. Tivemos por exemplo neste ano dois massacres em presídios estaduais, um no Amazonas e um no Pará, que envolviam conflitos entre facções criminosas. Não sei se existe, de fato, essa acomodação e essa trégua. O que existe é uma política mais dura do governo federal.”

A paella em Washington (e a sangria) 
01.09.19 08:20

Em Washington, Eduardo Bolsonaro foi traçar uma paella em um restaurante. A conta do jantar para sete pessoas, segundo a Folha, foi de 1 mil dólares.
Bebeu-se sangria.
By way the , a sangria da Lava Jato está sendo estancada também por quem publica os traques de Verdevaldo.

Moro comenta queda no número de homicídios 01.09.19 08:13
Em entrevista à GloboNews, Sergio Moro disse que a queda no número de assassinatos no País no primeiro semestre deve-se, entre outras coisas, a medidas como transferência de chefes de facções criminosas para presídios federais.
- “Houve um esforço maior, tanto dos governos locais como também do governo federal, contra a criminalidade em geral”, afirmou.
- “O mérito é também do governo federal porque assistimos basicamente a uma redução da criminalidade em todo o País, o que nos leva a crer que existe uma causa nacional para a redução da criminalidade. Entre elas, recordes de apreensão de drogas, especialmente cocaína pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, e o incremento da política de transferência e isolamento das lideranças criminosas.
Muito da criminalidade violenta está relacionada à criminalidade organizada. São lideranças criminosas ordenando assassinatos. E uma das primeiras coisas feitas pelo governo federal junto com o governo de São Paulo foi a transferência e o isolamento das principais lideranças criminosas do País em presídios federais. [Houve] uma mudança também no regime de visitação dos presídios federais, que impactou a capacidade dessas lideranças transmitirem ordens para a prática de crimes no mundo externo. Nós estamos com uma política de tentar retomar o controle de vários presídios do País.”

Esquerda quer volta dos showmícios em 2020 
01.09.19 08:00
Por Renan Ramalho
PT, PSOL e PSB pediram a Luiz Fux prioridade no julgamento de uma ação que busca autorizar de novo a realização de showmícios, proibidos pela reforma eleitoral de 2006.
O pedido foi feito visando as eleições do ano passado, mas como não houve decisão, querem agora a liberação para as eleições municipais.
Os partidos argumentam que as disputas não devem ser “assépticas, sem emoções”.
“As restrições renegam o relevante papel das artes na política democrática, já demonstrado na História nacional, como na luta contra a ditadura e na campanha pelas Diretas Já”, dizem os partidos.

Messer divide cela com 19 presos 
01.09.19 07:41
Dario Messer foi transferido para uma cela com dezenove presos, diz O Globo.
O doleiro dos doleiros, que completa um mês de cárcere em Bangu 8, estava preso, até então, com apenas um companheiro de cela.

Moro concedeu a Bendine oportunidade de segundo depoimento 
01.09.19 07:10
Ao anular o processo de Aldemir Bendine, a Segunda Turma do STF não constrangeu apenas Sergio Moro, como também o TRF4 e o STJ.
Josias de Souza resgatou um despacho de abril de 2018 em que o ministro Felix Fischer, relator da Lava Jato no STJ, destacou o fato de Moro ter dado a Bendine um tratamento generoso e ter concedido ao acusado, fora do prazo legal, a oportunidade de um segundo depoimento.
“Mesmo encerrada a instrução processual, foi possibilitado novamente o reinterrogatório do paciente [Bendine], uma vez que optou por ficar em silêncio no primeiro ato.”

Governo aumenta ‘fundão eleitoral’ 
01.09.19 06:51
O governo federal enviou ao Congresso a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020 com aumento do chamado “fundão eleitoral” de 1,7 bilhão de reais para 2,5 bilhões.
O deputado Felipe Francischini, do PSL de Jair Bolsonaro, disse que neste ano há uma “excepcionalidade” para o aumento, “que é o fato de a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ainda não ter sido aprovada pelo Congresso”.
- “A LOA é feita com base na LDO. Sem a aprovação da LDO, é claro que O PROJETO DE LOA vem com distorções. É uma questão muito técnica. Vamos aguardar a aprovação da LDO e o posicionamento do Governo.”
Como registramos nesta semana, o texto da LDO que deveria ter sido apreciado até o fim do primeiro semestre aumentaria o fundo para 3,7 bilhões de reais no ano que vem. Depois de acordo com parlamentares, o governo decidiu “baixar” o valor para 2,5 bilhões. Na prática, continua sendo uma quantia maior do que a proposta de 1,7 bilhão de reais enviada pelo governo inicialmente.

TCU aponta fraudes em benefícios do INSS 
Sábado, 31.08.19 21:00
O TCU identificou indícios de fraudes em benefícios pagos pelo governo que somaram R$ 2,25 bilhões em 2018.
A maior parte das suspeitas, relata o Estadão, foi encontrada em benefícios previdenciários acima do teto do INSS, num total de R$ 957,1 milhões.
Segundo o Tribunal, há a suspeita de 34 mil casos de acumulação indevida de benefícios no ano passado, além de 25,2 mil casos de uso irregular do CPF ou do Número de Inscrição do Trabalhador.
Os dados devem servir de base para o trabalho de pente-fino do governo.

Bolsonaro sobre a CPMF: “Imposto muito carimbado” 
31.08.19 20:00
Jair Bolsonaro repetiu neste sábado que não pretende recriar a CPMF.
- “Essa ideia não dá, já falei para a equipe”, afirmou.
- “A CPMF é um imposto muito carimbado, as pessoas não gostam.”

Os riscos da Lei do Abuso de Autoridade
31.08.19 19:18
Em artigo para o Estadão, Manoel Murrieta, vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), defendeu o veto integral da Lei de Abuso de Autoridade.
“O momento é de ir além e vetar pontos que representam retrocesso no combate à corrupção, como, por exemplo, eliminar artigos que inibem promotores de requisitarem e instaurarem investigações. Como guardiões do Estado Democrático de Direito, é nossa responsabilidade chamar a atenção da sociedade brasileira para os riscos dos dispositivos que atentam contra a autonomia e a independência de procuradores e promotores de Justiça, juízes e à atuação das polícias.
Outras questões merecem igualmente atenção. O Artigo 30, por exemplo, ‘criminaliza a oferta de ação penal’ – Denúncia Criminal por parte dos promotores, sendo esta a rotina de trabalho desses agentes. E, a posterior absolvição do acusado, pode levá-lo a ser responsabilizado criminalmente quando o debate e o processo servem para o embate e a busca da verdade, seja da inocência ou da culpa. Este artigo intimida a disputa judicial pela prova.”

Bolsonaro quer indicar evangélico para direção da Ancine
31.08.19 18:48
Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que quer indicar um nome “terrivelmente evangélico” para a direção da Ancine.
- “É Bíblia embaixo do braço, joelho ralado no milho e que saiba 200 versículos da Bíblia”, afirmou.
- “É claro que é um certo exagero, mas eu sou um presidente conservador.”
Como publicamos, Bolsonaro e Osmar Terra afastaram ontem Christian de Castro Oliveira do cargo de diretor-presidente da Ancine.

Inquérito que censurou Crusoé vai basear pedido de CPI de Toffoli
31.08.19 17:50
O senador Alessandro Vieira deve protocolar na segunda-feira um pedido para a criação da CPI sobre Dias Toffoli, diz a Crusoé.
O fato determinado que é exigido para a comissão ser instalada, segundo o senador, é o inquérito aberto por Toffoli para apurar supostos ataques à Corte.
O inquérito motivou a ordem de censura a Crusoé e a O Antagonista.
Leia a íntegra da nota aqui.

Doria está ‘morto’ para 2022, diz Bolsonaro
31.08.19 17:24
Durante o almoço com jornalistas neste sábado, no Quartel General do Exército, em Brasília, Jair Bolsonaro disse que João Doria não tem chances na disputa presidencial de 2022.
- “Doria? Esse está morto. Esse não chega”, afirmou.
- “O Doria, quando está do meu lado, se faz de amiguinho. Quando está longe, faz o joguinho político dele. Mas não dá certo. Na campanha ele estava andando na feira e mordeu uns 30 pastéis, mas nenhuma foto ficou boa. A pessoa não pode tentar ser o que não é.”

Bolsonaro diz que AGU é mais “supremável” do que Moro
31.08.19 17:13
Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que o ministro-chefe da AGU, André Mendonça, é mais “supremável” do que Sergio Moro.
Sobre a eventual indicação do ministro da Justiça para o STF, Bolsonaro afirmou que isso vai depender do “dia a dia” e de como o Senado o avaliaria numa sabatina.
- “Não me comprometi com o Moro no STF. Durante a campanha, o que eu prometi foi alguém do perfil do Moro.”
As declarações foram feitas por Bolsonaro durante almoço com jornalistas no Quartel General do Exército, em Brasília.

Bolsonaro diz que vai vetar 9 artigos da Lei de Abuso de Autoridade
31.08.19 16:46
Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que vai vetar nove pontos da Lei de Abuso de Autoridade.
O presidente disse ainda que para decidir sobre os vetos ouviu seus “ministros do Centrão”, referindo-se a André Mendonça (AGU), Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência) e Wagner Rosário (CGU).
As declarações foram feitas por Bolsonaro durante almoço com jornalistas no Quartel General do Exército, em Brasília.

“Vou atender o Centrão do Bolsonaro”
31.08.19 12:12
Jair Bolsonaro disse neste sábado que atenderá o Ministério da Justiça, a CGU e a AGU em relação ao que vetará no projeto de lei do abuso de autoridade.
- “Vou atender o Centrão do Bolsonaro’”, afirmou na saída do Palácio da Alvorada.

PGR só formaliza eleição de procuradores regionais eleitorais
31.08.19 15:30
Como registramos mais cedo, Jair Bolsonaro insinuou que Raquel Dodge estaria aparelhando a PGR no fim do mandato ao fazer uma série de nomeações de procuradores.
Na verdade, o Ministério Público Federal dos estados está em eleições para a escolha de seus procuradores chefes e procuradores regionais eleitorais. Depois disso, o colégio eleitoral envia os nomes da chapa eleita para a PGR.
Cabe a Dodge apenas o ato de formalizar as nomeações.
Foi invenção do PT: não deveria haver “eleição” para tais cargos. Antes, eles eram de livre escolha do PGR. Uma portaria substituiu a lei. É o Brasil.

Bolsonaro diz que isenção de visto gerou aumento de gastos de turistas
31.08.19 15:12
Jair Bolsonaro comemorou neste sábado o aumento de gastos de turistas estrangeiros no Brasil.
Ele disse no Twitter:
“Em julho de 2019, US$598 milhões foram injetados na economia brasileira. Tirando o ano da Copa 2014, esse foi o maior crescimento dos últimos 16 anos.”

Kassab teme Moraes no TSE
31.08.19 14:39
Gilberto Kassab e o governador do Sergipe, Belivaldo Chagas e Silva, estiveram juntos em Brasília nesta semana em busca de um advogado para defender o sergipano no TSE, diz Caio Junqueira, na Crusoé.
O maior receio de Kassab é com o novo comando do Tribunal no ano que vem, quando o ministro Alexandre de Moraes assumirá o cargo.
Leia a íntegra da nota aqui.

Trump no Salão Oval com Eduardo Bolsonaro
31.08.19 13:38
A Casa Branca divulgou as imagens do encontro de ontem entre Donald Trump e a comitiva do governo brasileiro, incluindo Ernesto Araújo e Eduardo Bolsonaro.
Também participou do encontro o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.
Como relatamos, o filho de Jair Bolsonaro disse que recebeu uma sinalização positiva do presidente americano em relação à sua indicação ao posto de embaixador do Brasil nos EUA.

Cid Gomes: “O PT não é nosso inimigo”
31.08.19 13:19
Meses depois de chamar os petistas de “babacas” e afirmar ter sido “bem-feito” a derrota do PT na disputa presidencial, Cid Gomes disse ao Congresso em Foco não ter “nenhum problema em fazer uma luta comum” com o partido de Lula.
“O PT não é nosso inimigo, queremos nos colocar como alternativa progressista que não irá cometer os mesmos equívocos e erros graves que o PT cometeu, só isso. O PT pode ser aliado? Pode, pode ser antes e pode ser depois. Quem dita a forma é quem lidera.”

Haddad e Ciro: o poste e o fantasma
31.08.19 11:52
A esquerda está assanhada nas redes sociais porque Fernando Haddad e Ciro Gomes encontraram-se no Ceará, numa sessão de um festival de cinema, sob gritos de “Lula livre”.
Haddad continua a ser um poste do fantasma que continua a assombrar Ciro.

Equipe do Ibama é alvo de tiros no Pará
31.08.19 12:57
Uma equipe do Ibama que estava acompanhada por agentes da Polícia Federal e da Força Nacional foi alvo de tiros nesta sexta-feira durante uma fiscalização do órgão no sudoeste do Pará.
Segundo a PF, o objetivo da ação criminosa era intimidar as operações na região. Durante a fiscalização, foi identificado um garimpo ilegal perto de uma área indígena.
Ninguém ficou ferido na troca de tiros entre a polícia e os garimpeiros, que se esconderam na mata. Não houve prisões.

Bolsonaro diz que Queiroz isentou Flávio
31.08.19 12:30
Jair Bolsonaro disse neste sábado que Fabrício Queiroz já prestou depoimento por escrito e isentou Flávio Bolsonaro no suposto esquema de rachadinha na Alerj.
O presidente disse também não ter mais contato com o ex-assessor de Flávio e que desconhece o paradeiro dele.
- “Não existe telefonema para ele, nada. Não sei onde ele está. Parece que a Veja descobriu, como se estivesse foragido. E, pelo que eu sei, ele já prestou depoimento por escrito. E, pelo que eu fiquei sabendo também, exime o meu filho de culpa. Ele responde pelos atos dele.”

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
Sem seguidores, MBL desistiu de virar Partido
Abandonado pela maioria dos seguidores, o MBL desistiu de virar Partido.
No RS, as principais lideranças do MBL decidiram abandonar o projeto, tudo depois que seu líder, Kim Kataguiri, passou a atacar severamente o governo Bolsonaro.
Um dos casos mais emblemáticos da deserção é o da advogada Paula Cassol, que tem protagonizado papel de destaque em todas as manifestações de rua que ocorrem de 2015 para cá.
Domingo, 9/01/2019 03:30:00 PM

Rede Globo também possui cópias do material hackeado (roubado) dos celulares de Dallagnol
A Rede Globo está de posse de todo o material hackeado criminosamente pela quadrilha de bandidos que roubou áudios e dados dos celulares de procuradores e juízes federais da Lava Jato.

Artigo, blog de Orlando Tambosi - The Intercept e seus parceiros: circo sem fim
É um comportamento que não tem mais como ser justificado pelo interesse público, sendo apenas maneira de manter na defensiva os procuradores e o ministro da Justiça, algo que não encontra nenhum abrigo na boa ética jornalística. 
Editorial da Gazeta do Povo:
"Quando o site The Intercept Brasil iniciou, em junho deste ano, a divulgação de supostos diálogos atribuídos a procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato – especialmente seu coordenador, Deltan Dallagnol – e o então juiz federal Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, afirmou que suas reportagens revelariam “comportamentos antiéticos e transgressões que o Brasil e o mundo têm o direito de conhecer”. Assim, o site embasava no interesse público a publicação de conteúdos alegadamente obtidos por meio da violação da comunicação dos envolvidos. Dois meses depois, e agora com a colaboração de veículos que estão entre os mais importantes da imprensa nacional, é preciso questionar até onde o Intercept e seus parceiros querem chegar.
Desde já é preciso deixar claro que a questão não é a legalidade da publicação, ainda que o material seja produto de um crime (a invasão dos celulares dos procuradores), e apesar de ainda haver muitas dúvidas razoáveis a respeito da própria autenticidade das mensagens.
CLIQUE AQUI para ler tudo.

A mancebia da RBS com o lulopetismo vem desde o primeiro governo Lula, demonstra Antônio Palocci
Ao lado, Nelson Sirotsky mostra a Lula um exemplar do jornal, rodado nas modernas impressoras que comprou com dinheiro do BNDES. Atrás de Sirotsky, vê-se Dilma.

Em delação premiada, o ex-ministro de governos petistas Antônio Palocci afirmou que atuou para que o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) beneficiasse a RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. A notícia foi destaque ontem, 30, do Jornal da Record.
Segundo Palocci, teriam sido pagas propinas a conselheiros do CARF para cancelar uma multa da RBS de R$ 500 milhões com a Receita Federal. A multa foi aplicada porque a Receita considerou que uma fusão da RBS com a Telefônica, em 1999, tinha apenas a intenção de sonegar impostos.
Palocci revelou que, 12 anos depois, em 2011, quando já era ministro da Casa Civil, no governo Dilma Roussef, recebeu no gabinete o então presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e o diretor da afiliada, Paulo Tonet Camargo. A dupla teria pedido ajuda de Palocci para conseguir o perdão da dívida. A contrapartida, segundo Palocci, seria o apoio dos veículo do grupo RBS à Dilma Roussef.

Governo Bolsonaro começou a desaparelhar as universidades públicas do RS
A escolha do professor Marcelo Recktenvald para a condição de reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, RS, é a tônica das escolhas que vem fazendo o presidente Bolsonaro e que se estenderá a todas as universidades brasileiras.
O governo quer desaparelhar ideologicamente as universidades e transformá-las em campos de ensino. A maior parte delas viraram ninhos de lulopetistas. 
Recktenvald é homem de perfil ideológico conservador. Ele foi o terceiro colocado na lista tríplice.
O próximo caso gaúcho é o da Unipampa.

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Despacho de Moro de 2018 desmascara decisão da 2ª turma do STF
Domingo, 01/09/2019 às 08:30
A inovação jurídica perpetrada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, anulando a sentença do então juiz Sérgio Moro no processo-crime do ex-presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, vulgo Dida, não tem mais condições de prosperar e fatalmente será corrigida pelo plenário.
Matéria publicada neste domingo pelo jornalista Josias de Souza demonstra com clareza que não houve nenhum tipo de cerceamento na defesa do réu. Muito pelo contrário, houve ‘generosidade’.
Replicamos abaixo o conteúdo postado por Josias de Souza em seu blog:
"Na sentença em que condenou Aldemir Bendine por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em março de 2018, o então juiz Sergio Moro ironizou as queixas dos advogados do réu. 'A alegação da defesa de que foi cerceada não reflete a realidade do processo, antes tendo ela e seu cliente sido tratada com generosidade'.
Moro relatou que marcara o interrogatório de Bendine para 22 de novembro de 2017. ‘Na ocasião, Aldemir Bendine, orientado por seu defensor, preferiu ficar em silêncio’, recordou o então magistrado. De repente, a defesa de Bendine pediu o agendamento de nova inquirição. O réu queria falar.
Embora já estivesse fora do prazo previsto no Código de Processo Penal para o interrogatório, Moro decidiu atender ao pedido. Escreveu: ‘Este Juízo, a bem da ampla defesa, deferiu, nos termos da decisão de 19/12/2017, novo interrogatório, que foi realizado em 16/01/2018’.
Na última terça-feira, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal anulou a sentença de Moro. Aceitou a tese do cerceamento de defesa com base num procedimento não previsto em lei. Alegou que, por ter sido alvo de delação, Bendine deveria ter falado por último no processo, depois da manifestação dos delatores. Moro indeferiu o pedido. Anotou que a lei não faz distinção entre réus. Concordaram com ele o TRF-4 e o STJ.”
Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia abraçaram a esdrúxula tese da defesa de 'Dida'.
Edson Fachin, lúcido e diligente, rapidamente mandou o caso para o plenário.
Assim, o STF terá uma nova chance para desfazer esta aberração trazida pelos três ministros, sem qualquer base legal e sem qualquer razão plausível.
Da Redação




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA