TERCEIRA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 20/8/2019


NO O ANTAGONISTA
Moro: “No fundo, a estrutura do Coaf permanece a mesma”
20.08.19 14:52
Durante palestra há pouco, no Ministério da Justiça, Sergio Moro disse que tem visto “interpretações equivocadas” sobre a MP que transfere o Coaf para o Banco Central.
- “Há uma série de receios, a meu ver, infundados sobre essa medida provisória. Tivemos a oportunidade de examinar. Há algumas pequenas mudanças, mas, no fundo, a estrutura do Coaf permanece a mesma, inclusive com a manutenção da estrutura de cargos, que nós reforçamos aqui dentro do Ministério da Justiça.”
O ministro acrescentou:
- “Não existe nenhum receio. O Coaf vai continuar realizando seu trabalho com independência e autonomia, embora agora vinculado ao Banco Central.”
Leia também:
Apesar de entender que não há receio quanto a transferência do Coaf para o Banco Central, Sergio Moro, em palestra há pouco, no Ministério da Justiça, fez questão de dizer que preferia que o órgão continuasse sob o seu comando…

Witzel: “Comemorei a vida”
20.08.19 13:53
Ao ser questionado sobre a comemoração ao descer do helicóptero na ponte Rio-Niterói, após o desfecho do sequestro de um ônibus que terminou com a morte do criminoso, Wilson Witzel afirmou que celebrou “a vida”.
- “Algumas pessoas estão dizendo que comemorei a morte. Não. Comemorei a vida”, disse o governador do Rio.
- “Naquele momento, eu estava feliz por ver a atuação da PM. E a população que estava ali ao redor agradeceu porque as vítimas tinham sido poupadas. Eu celebrei a vida.”

Órgão que substituirá Coaf é modelo na Itália, na Malásia e no Sri Lanka
20.08.19 13:47
Por Claudio Dantas
Um parecer jurídico da Procuradoria do Banco Central, obtido com exclusividade por O Antagonista, indica que o novo modelo de Unidade de Inteligência Financeira, que substituirá o Coaf, é usado em 14 países.
Como exemplo, a procuradora-chefe do BC, Chiarelly Moura de Oliveira, cita Itália, Armênia, Malásia e Sri Lanka.

“Teríamos aposentados na ativa com a Lei de Abuso de Autoridade”
20.08.19 13:43
Em ato realizado ontem contra a Lei de Abuso de Autoridade, o procurador Renan Paes, disse que o Brasil passa por momento semelhante ao que desmontou a Mãos Limpas na Itália, com a aprovação de leis para proteger os corruptos.
E disse que, se a lei for sancionada, “teríamos aposentados na ativa, apenas indo dar expediente, tomar cafezinho e não incomodar nenhum colarinho branco para não ter problemas”.
- “A Itália perdeu uma oportunidade de utilizar uma operação de alta envergadura, a Operação Mãos Limpas, para criar um sistema efetivo e dar um salto no combate à corrupção. Nós no Brasil estamos passando exatamente por esse momento”, afirmou.
- “A História nos ensina e nós temos aqui a oportunidade de barrar esse movimento. Esse é um movimento articulado. O PL do Abuso de Autoridade é a primeira. Depois já estão falando num projeto de lei para acabar com as colaborações premiadas e assim por diante”.
Vale a pena assistir tudo: https://youtu.be/iS4b4ykpnpE

Polícia prende suposto comparsa de sequestrador
20.08.19 13:17
A Polícia do Rio prendeu no fim da manhã desta terça-feira um homem identificado como Luiz André Silva de Carvalho, que pode ter sido comparsa de William Augusto da Silva, o sequestrador do ônibus na ponte Rio-Niterói.
No momento da prisão, Luiz André disse que iria “salvar o amigo”, registra O Globo.
Ele tentou avançar com a moto sobre um grupo de policiais militares que monitoravam o escoamento dos veículos que haviam ficado retidos na ponte Rio-Niterói em função do bloqueio das duas pistas durante o sequestro do ônibus.
Luiz André usava uma touca e portava um espeto de churrasco no momento da prisão.
Um dos policiais chegou a entrar em luta corporal com o suspeito.

VÍDEO: Veja o momento em que o sequestrador é atingido
20.08.19 13:02
O sequestrador do ônibus na ponte Rio-Niterói, identificado como William Augusto da Silva, morreu após ser baleado por um atirador de elite.
O criminoso desceu do ônibus e jogou um casaco para os policiais. Foi, então, atingido quando estava subindo novamente a escada.
Assista ao vídeo: https://youtu.be/kS7w6p_RjpI

Witzel diz que conversou com a mãe de sequestrador: “Disse a ela que vamos ajudá-la a superar esse momento difícil”
20.08.19 12:30
Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, em entrevista coletiva, disse que o sequestrador morto hoje por disparos de um sniper na ponte Rio-Niterói “estava pronto” para atear fogo no ônibus — leia mais aqui.
- “Dentro do ônibus havia forte cheiro de gasolina, havia pendurado garrafas pets cortadas, com gasolina. O criminoso estava com um isqueiro na mão, pronto para incendiar aquele veículo. Durante as conversas, ele demonstrou uma perturbação mental, mas dizia que queria parar o estado.”
Ele disse que ainda serão ouvidos familiares para entender o que motivou o sequestro, “para evitar novos atos”.
- “Conversei com um dos parentes. A mãe está muito abalada, se perguntando onde ela errou. Evidente que aqui não é momento de fazer esse tipo de indagação. Disse a ela que nós vamos ajudá-la a superar esse momento difícil.”

Ao falar em ‘acordão’, autor da CPI da Lava Toga diz que Bolsonaro está sendo conivente com medidas que prejudicam o combate à corrupção
20.08.19 13:13
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o senador Alessandro Vieira (Cidadania), autor dos engavetados pedidos de criação da CPI da Lava Toga, diz que o combate à corrupção no Brasil corre risco “após uma série de medidas que estão sendo adotadas em conjunto, num acordão, pelo governo federal, pelo Supremo Tribunal Federal e por setores do Congresso Nacional”.
“É importante que você preste atenção: se você, por acaso, ainda está encantado, apaixonado, com clima de campanha, é preciso, antes de qualquer coisa, olhar para os fatos”, continua ele, antes de enumerar que a Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República, o Coaf e a Receita Federal precisam de “autonomia”.
Ainda segundo Vieira, medidas que querem “acabar com o mecanismo de combate à corrupção” estão contando com a “conivência” do governo federal e de Jair Bolsonaro.
(...)

Onyx demite servidor que denunciaria corrupção na Câmara em documentário
20.08.19 12:47
Igor Gadelha, na Crusoé, informa que Onyx Lorenzoni exonerou hoje Claiton Vaz Barbosa do cargo de assessor especial da Casa Civil.
O ex-funcionário será personagem de um documentário em que promete falar sobre temas como nepotismo cruzado na Câmara, onde é servidor de carreira.
Leia a notícia completa:
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (foto), exonerou nesta terça-feira, 20, Claiton Vaz Barbosa do cargo de assessor especial da pasta. A demissão ocorreu menos de uma semana depois de Crusoé revelar que Barbosa será personagem de um documentário em que promete falar sobre temas como nepotismo cruzado na Câmara, onde é servidor de carreira. … Continue lendoOnyx demite servidor que iria denunciar corrupção na Câmara em documentário

Diretório estadual do PSDB-SP também pede expulsão de Aécio
20.08.19 12:25
Depois do diretório municipal, agora é a vez da seção estadual do PSDB de São Paulo formalizar o pedido de expulsão de Aécio Neves.
A decisão foi tomada ontem à noite, na mesma reunião que arquivou o pedido de impugnação da filiação de Alexandre Frota, como registramos mais cedo.

“Vai ficar tudo nas mãos do Roberto Campos”, diz Bolsonaro sobre Coaf
20.08.19 12:19
Jair Bolsonaro disse hoje que as indicações para o Coaf, que agora estará sob a alçada do Banco Central, serão determinadas por Roberto Campos Neto.
- “Vai ficar tudo nas mãos do Roberto Campos [presidente do BC]. Eu acredito no Roberto Campos, está fazendo bom trabalho. Está resolvida a questão do Coaf”, afirmou Bolsonaro.
Roberto Campos cuida de política monetária, não de lavagem de dinheiro.

“A corrupção está reagindo”, alerta senador, sobre os ataques à Lava Jato
20.08.19 12:17
Por Diego Amorim
O senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) ocupará a tribuna na tarde de hoje para “manifestar solidariedade” ao procurador Deltan Dallagnol e à Lava Jato.
O Antagonista obteve uma cópia do discurso.
“Percebemos uma reação covarde dos grupos que alimentavam as quadrilhas de corrupção em nosso país. Os ataques do site The Intercept Brasil ao ministro Sergio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol fazem parte de uma tentativa que nasce fracassada. Sim, trata-se de um ataque hacker, ilegal. A intenção: manchar o nome de quem luta por um Brasil melhor. Temos que descobrir quem foi o mandante das tais escutas”, dirá o senador.
Ele comentará, ainda, que “a corrupção está reagindo”.
“É por isso que estou aqui, dando voz ao pedido de milhares de brasileiros que ecoa nas ruas, que mudou o Brasil nas últimas eleições. É por isso que faço parte do grupo de senadores que quer a Lava Toga e investigações no Supremo. O movimento Muda Senado, Muda Brasil vai dar continuidade às pautas de mudança que tanto precisamos."

Moro compara condenação em última instância a unicórnio: ‘só existe nos livros de fantasia’
20.08.19 12:06
Em seminário no STJ, Sergio Moro voltou a defender o cumprimento imediato de prisão para condenados em segunda instância, um dos pontos do pacote anticrime, informa o Globo.
Ao argumentar sobre o tema, o ministro comparou a escassez de condenações judiciais definitivas no País a um unicórnio.
- “Se nós formos considerar preso provisório aquele que não foi condenado ainda, até o trânsito em julgado, então quase ninguém [vai ser preso], porque o trânsito em julgado no Brasil, muitas vezes, é como um unicórnio, é algo que existe só nos livros de fantasia.”

Norambuena já está no Chile
20.08.19 11:54
Maurício Hernandez Norambuena, extraditado pelo Brasil, já está no Chile. Ele chegou ao país na madrugada desta terça-feira.
O ex-guerrilheiro desembarcou em um avião da Força Aérea chilena e foi levado para uma prisão de segurança máxima em Santiago.

O velho MDB vai querer melar a reforma
20.08.19 11:53
Como avisamos aqui, Renan Calheiros vai sair da toca durante a tramitação da reforma da Previdência no Senado.
- “O Senado precisa exercer o seu papel e modificar o que precisará ser modificado”, disse o senador alagoano a Denise Rothenburg, do Correio Braziliense.
Nos bastidores de Brasília, chama a atenção o fato de o velho MDB, com Renan Calheiros e o ex-senador Romero Jucá, continuar dando as cartas na bancada do partido, hoje liderada pelo amazonense Eduardo Braga, muito próximo da dupla.

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
PCC e CV foram ao STF e agora irão ao Senado para falar mal de Sérgio Moro
PCC e CV, agora unidos contra o ministro Sérgio Moro, mandarão as mulheres dos seus líderes ao Senado, amanhã, para reclamar das regras mais duras estabelecidas pelo governo Bolsonaro para os bandidos presos.
PCC e CV também reclamam no STF, usando o Instituto Anjos pela Liberdade, que defende os bandidos.
O Senado resolveu franquear suas portas, amanhã, para que PCC e CV falem mal do ministro.
O caso demonstra que existe uma aliança do mal contra Sérgio Moro e os ataques a ele não se limitam ao site sujo The Intercept+Folha, mas vão além das ações nem sempre claras promovidas nos âmbitos do STF e do Congresso.
A denúncia sobre o encontro de amanhã acaba de ser feita pela deputada Joice Hasselman, líder do governo Bolsonaro na Câmara.
Joice chama a atenção para a delicada situação em que ficou o Senado neste caso.
O que não surpreende ninguém.
Terça-feira, 8/20/2019 02:53:00 PM

Bolsonaro surpreende, acaba com Coaf e cria a Unidade de Inteligência Financeira
CLIQUE AQUI para ler a MP.
O governo optou por uma reformulação completa do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira e será integrado à estrutura do Banco Central. 
A mudança ocorre por meio de medida provisória – publicada hoje no Diário Oficial da União – e coloca nas mãos do Congresso o desenho final.
O novo Coaf simboliza um ajuste importante na visão do governo. 
No início da gestão Bolsonaro, o órgão assumiu condição estratégica dentro da rede de combate à lavagem de dinheiro. Seguirá com esse status. Será ainda mais enxuto, mais tecnológico e mais protegido de ingerências políticas.
às 8/20/2019 11:34:00 AM

Bolsonaro avisa que poderá rever indicação de Eduardo para embaixador nos EUA
O presidente Jair Bolsonaro admitiu rever a indicação do filho Eduardo Bolsonaro para o comando da embaixada do Brasil nos EUA.
Bolsonaro disse que só formalizará a indicação se tiver garantia de aprovação no Senado.
às 8/20/2019 10:55:00 AM

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Sequestrador, defendido pela esquerda, tinha passagem por estupro e Maria da Penha
Como fica a narrativa agora, 'esquerdalha'?
Terça-feira, 20/08/2019 às 14:32
Neste momento, enquanto a maioria não mais silenciosa deste País comemora o desfecho, sem inocentes feridos, do sequestro ao ônibus no Rio de Janeiro, outros reféns, de si e de suas ideologias, lamentam. Planejam uma defesa de um sequestrador cujas ações anteriores às de hoje são frontalmente contrárias às que os próprios juram defender: ele era condenado por estupro e pela lei Maria da Penha. Não parece, portanto, um defensor dos "direitos das mulheres".
Toneladas de auto-culpa, um contorcionismo moral que nem o Cirque du Soleil seria capaz, tentarão, acredite, nos convencer de que este sujeito, que afrontou a liberdade de dezenas de cidadãos inocentes, ignorando o "meu corpo, minhas regras", é a vítima. Não duvidem se um documentário usando a Lei Rouanet for feito exclusivamente para isto: dividir a culpa, enquanto sociedade, por este pobre senhor, vítima dos fatos e das injustiças mundanas, ter tido a vontade de sequestrar trabalhadores, num dia útil, no meio da ponte Rio-Niterói. Aliás, não há ponte capaz de ligar o pensamento "baixogaveano" à realidade, aparentemente.
Décadas de valores invertidos conseguiram criar este monstro coletivo disforme, que não consegue mais comemorar livremente a hora certa de um dia errado.
Meninos incentivados a serem meninas, e vice-versa, crianças doutrinadas a não criarem a ideia de certo e errado. Até a brincadeira de "Polícia e Ladrão", virou politicamente incorreta. Nada disso é à toa. O objetivo é apagar quaisquer fronteiras entre o bem e o mal. Um escritor russo já nos alertava: "sem Deus, tudo é permitido".
Estivemos atolados na lama, reféns dentro de nossas próprias casas, por muitos anos de desgovernos de esquerda. Sem podermos vibrar diante de uma vitória como essa. Fingindo que enlouquecemos com eles, e que perdemos nossas referências -- como eles. O mau-humor que se instalará na imprensa, hoje, nada mais será do que esta percepção: nossos reféns se libertaram. Livres das amarras ideológicas podem voltar a parabenizar policiais dignos de todas homenagens possíveis. O tiro, hoje, não saiu pela culatra.
No Rio de Janeiro, é preciso celebrar: cai um inimigo. Batalha ganha. Amanhã, a guerra continua.
Por João Ferreira
http://joaoferreiraoficial.com/

Sâmia Bomfim, do PSOL, em completa inversão de valores, diz que desfecho do sequestro foi uma "tragédia"
20/08/2019 às 14:02
A deputada federal pelo PSOL-SP, Sâmia Bomfim, publicou nesta terça-feira (20), através de suas redes sociais, sua indignação com o desfecho do sequestro no Rio de Janeiro, quando todos os reféns saíram completamente ilesos e o sequestrador do ônibus na Ponte Rio-Niterói foi neutralizado.
A deputada, que não comemorou o salvamento de todos os inocentes presentes no veículo, classificou o abatimento do marginal como "tragédia" e criticou a alegria do governador.
Uma declaração completamente absurda e que desqualifica o trabalho honroso dos policiais. Mas a declaração vinda da deputada não surpreende, dada as pautas pró-bandido defendidas pelo seu partido.
Wilson Witzel respondeu dizendo que comemorou a vida.
Quem é o sociopata?
Veja a publicação:
Comemora uma tragédia como se fosse uma partida de futebol. Wilson Witzel é um sociopata.
10:26 - 20 de ago de 2019
Da Redação

Boris faz o cálculo dos salários de Gilmar, mas a conta não fecha
Segunda-feira, 19/08/2019 às 19:46
Matemática pura.
O jornalista Boris Casoy fez as contas dos ganhos do servidor público Gilmar Ferreira Mendes.
O ilustre servidor, como é sabido, desempenha suas atividades no Supremo Tribunal Federal, onde exerce o cargo de ministro.
De posse dos dados, o jornalista não conseguiu chegar a um resultado satisfatório. As contas não batem.
Algo está errado.
A conclusão de Boris: “Precisa ser investigado”.
Sem dúvida.
Veja abaixo:

Da Redação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA