TERCEIRA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 12/8/2019

NO O ANTAGONISTA
“Manda ele me procurar”, diz Bolsonaro sobre Deltan
Segunda-feira, 12.08.19 16:03
No mesmo discurso em que disse não querer um PGR que apenas combata a corrupção, Jair Bolsonaro também respondeu aos apelos pela escolha de Deltan Dallagnol para o posto.
- “Manda ele me procurar, por que não me procurou até hoje? É muito simples. Todos querem ser procurados. Eu não procurei ninguém. A caneta BIC é minha”, disse, segundo a Folha.

Senadores do PSL pedem a quebra do sigilo de áudios de líderes do PCC
12.08.19 15:51
Por Diego Amorim
O senadores Major Olímpio e Soraya Thronicke, ambos do PSL, apresentaram ao MPF um ofício pedindo a quebra do sigilo dos áudios de lideranças do PCC no âmbito da Operação Cravada.
Em uma das conversas interceptadas pela Polícia Federal, um dos membros da facção fala que havia um diálogo “cabuloso” com o PT.
Gleisi Hoffmann disse que vai processar Sergio Moro pela divulgação dos áudios (veja aqui).

O dinheiro da UNE
12.08.19 14:42
A UNE promete protestos amanhã contra a reforma da Previdência e pela liberdade de Lula.
Estudantes com carteirinha para pagar meia-entrada acabam financiando isso aí (aproveite e clique aqui para ler sobre um projeto de lei que propõe o fim desse monopólio).
E a CPI da UNE? Rodrigo Maia simplesmente a ignorou como parte do acordo para garantir o apoio do PC do B em suas eleições à presidência da Câmara.

“Será que ainda podemos ver na cadeia a quadrilha que assaltou o Postalis?”
12.08.19 14:27
Por Diego Amorim
A PGR criou uma força-tarefa para investigar o Postalis, fundo de pensão dos Correios.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial de hoje, o grupo vai atuar, inicialmente, por um ano. O objetivo é apurar crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.
“Será que ainda podemos ter alguma esperança de ver na cadeia a quadrilha que assaltou o Postalis?”, perguntou em mensagem enviada a O Antagonista a presidente da Associação dos Profissionais dos Correios (ADCAP), Maria Inês Capelli Fulginiti.
A força-tarefa, com três procuradores da República na coordenação dos trabalhos, é instaurada em meio ao debate sobre a privatização dos Correios.

Toffoli diz a banqueiros que “você nunca vai ter progresso se tiver que ter ordem como uma premissa”. Sim, ele disse isso
12.08.19 14:24
Dias Toffoli, num evento para banqueiros (pois é, verdevaldianos), disse que “se tudo vai parar no Supremo, é o fracasso da sociedade, não a solução”. Uma boa síntese do inquérito sigiloso e inconstitucional que ele instalou: o fracasso da sociedade.
Mas ele não parou por aí. Atacou a Lava Jato, sem citar a operação, ao afirmar que “o Brasil ficou travado em quatro anos num moralismo enfrentando questões de ordem e esquecendo o progresso”. E completou: “Você nunca vai ter progresso se tiver que ter ordem como uma premissa”.
Sim, ele disse isso.

Juíza quer ‘caso concreto’ para analisar ação contra nomeação de Eduardo
12.08.19 14:16
O MPF-DF entrou com uma ação civil pública para que a União observe normas na indicação de embaixadores que impediriam a ida de Eduardo Bolsonaro para os EUA, informa a Crusoé.
Mas a juíza responsável, Flávia de Macêdo Nolasco, deu dez dias para os procuradores indicarem um caso concreto de desrespeito às normas, já ocorrido, para que a ação possa ser analisada em primeira instância.
O Ministério Público Federal no Distrito Federal entrou com uma ação civil pública para que a União observe normas na indicação de embaixadores que impediriam a ida de Eduardo Bolsonaro (foto) para os Estados Unidos. Mas a juíza responsável deu dez dias para os procuradores indicarem um caso concreto que ela possa analisar. A ação na … Continue lendoJuíza quer ‘caso concreto’ para analisar ação contra nomeação de Eduardo

Bolsa argentina despenca
12.08.19 14:05
A vitória da chapa formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner, ontem, nas eleições primárias provocou um derretimento da Bolsa argentina nesta segunda-feira — além de ter atingido
No início da tarde, o índice Merval, o mais importante da Bolsa do país, registrava uma queda de mais de 30%.
O peso argentino também caiu: exatos 30,3% na mínima até o momento. O dólar disparou e está sendo cotado acima dos 65 pesos, um recorde histórico.
É o efeito Cristina.

Está ficando cada vez mais vergonhoso usar as mensagens roubadas contra a Lava Jato
12.08.19 13:53
Verdevaldo agora acusa Deltan Dallagnol de ter ficado feliz com a derrota de Renan Calheiros na eleição para a presidência do Senado. E de não ter vazado que Onyx Lorenzoni seria investigado.
Está ficando cada vez mais vergonhoso usar as mensagens roubadas para tentar liquidar a Lava Jato.

Carlos Fernando dos Santos Lima: Gilmar, Centrão e PT unem-se como urubus
12.08.19 13:51
Em artigo publicado hoje no Estadão, Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-parceiro de Deltan Dallagnol na Lava Jato, lamenta que “está a caminho o oferecimento da cabeça de Deltan Dallagnol em uma bandeja para a satisfação de vilões”.
Diz que o procurador e a operação estão indefesos contra os ataques e que Gilmar Mendes, o Centrão e o PT “unem-se em torno de mensagens apócrifas e de origem criminosa qual urubus à espera da morte da reputação” do coordenador da Lava Jato.
“O que está por vir é uma blindagem de um modo de relacionamento espúrio entre os três Poderes, com a venda constante de apoio político, com a impossibilidade de serem investigadas autoridades e seus familiares. O que está a caminho é um ataque à independência do Ministério Público – um real atentado à Constituição de 1988. Querem afinal, a submissão dessa instituição aos seus interesses, querem que promotores e procuradores continuem processando somente negros, pobres e prostitutas”, escreve o procurador, já aposentado.

Deltan: “Legal, legítimo e saudável”
12.08.19 13:40
Deltan Dallagnol acaba de publicar dois posts no Twitter em que trata do novo lote de mensagens roubadas da Lava Jato.
Deltan diz o óbvio, que já publicamos mais cedo: não há nenhuma ilegalidade em manter contato com o Vem Pra Rua e o Nas Ruas para pressionar o STF e o governo em favor da prisão em segunda instância e das Dez Medidas Contra a Corrupção.
“Não reconhecemos as mensagens do Intercept. Agora, nunca foi segredo meu diálogo com entidades da sociedade civil e movimentos sociais, que têm sido essenciais para os avanços contra a corrupção nos últimos anos. Seu mérito deve ser reconhecido. Interagir com eles como procurador e como cidadão na pauta anticorrupção, direta ou indiretamente, é legal, legítimo e saudável”, diz Deltan.


“OAS estaria devolvendo dinheiro em relação a um benefício que recebeu de Pimentel”, diz PF
12.08.19 13:35
Ainda na coletiva sobre a Operação Monograma, desdobramento da Acrônimo deflagrada hoje, o delegado da Polícia Federal, Renato Matsen, disse estar em investigação a relação entre empresas que teriam Fernando Pimentel como sócio oculto e obras da OAS no exterior.
Ele falou em repasses de dinheiro em espécie para as tais empresas “muito antes do período eleitoral”, nos primeiros meses de 2014 — o petista viria a ser eleito governador de Minas Gerais em outubro daquele ano.
- “Não se exclui a hipótese de esses pagamentos serem em função da gestão dele para favorecer a OAS. Ela [a empreiteira] estaria devolvendo dinheiro em relação a um benefício que recebeu [de Pimentel].”
Antes de virar governador, Pimentel era ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff.

“Há indícios fortes de que Fernando Pimentel era sócio oculto”, diz PF
12.08.19 13:29
Em coletiva sobre a Operação Monograma, desdobramento da Acrônimo deflagrada hoje, o delegado da Polícia Federal Marinho Rezende reforçou que as investigações têm por objetivo comprovar o vínculo do petista Fernando Pimentel com empresas de consultoria que receberam 3 milhões de reais da OAS.
- “Há indícios fortes de que ele era sócio oculto e tinha poder de mando nessas empresas.”
Segundo Rezende, “essas empresas prestavam serviços fictícios para legalizar dinheiro que vinha de forma ilícita, como caixa dois”.

Euros, dólares e libras esterlinas no apartamento de Pimentel
12.08.19 13:24
Como registramos mais cedo, agentes da Polícia Federal encontraram quantias de moedas estrangeiras em espécie no apartamento de Fernando Pimentel, alvo da Operação Monograma, desdobramento da Acrônimo deflagrada hoje.
Segundo o delegado Marinho Rezende, foram encontradas cédulas de euros, dólares e libras esterlinas: a contagem ainda está sendo feita, mas, a princípio, se trata de um total equivalente a cerca de 60 mil reais.

Bolsonaro e os radares
12.08.19 13:08
Jair Bolsonaro parece obcecado com os radares móveis. Hoje, no Rio Grande do Sul, o presidente prometeu acabar com eles já a partir da próxima semana.
- “Estou com uma briga na Justiça, junto com o ministro Tarcísio [Freitas], da Infraestrutura, para acabar com os radares móveis do Brasil. Isso é coisa de uma máfia de multas, é um dinheiro que vai para o bolso de poucos, é uma indústria de multas. A partir da semana que vem, não teremos mais essa covardia de radares móveis no Brasil.”

“Pessoas que nunca trabalharam querem ter gasolina no tanque todo dia”, diz Guedes sobre sindicalistas
12.08.19 13:05
Ainda em suas críticas aos sindicatos, em evento sobre a MP da liberdade econômica no STJ, há pouco, o ministro Paulo Guedes disse:
- “Gente que nunca trabalhou em nome de representar milhões de brasileiros desempregados. Pessoas que nunca trabalharam querem ter gasolina no tanque todo dia. É justamente a gasolina que nós cortamos com aquelas medidas de desconto compulsório na folha. Como se nós todos fôssemos obrigados a financiar grupos que querem atacar as medidas. Ué, organizem-se voluntariamente.”

Na ditadura, sobrava dinheiro para os sindicalistas do ABC, diz Guedes
12.08.19 13:03
Em evento sobre a MP da liberdade econômica no STJ, há pouco, o ministro Paulo Guedes disse que os sindicatos eram parceiros do governo na ditadura militar.
- “Sobrava [dinheiro] para o governo com bastante impostos, sobrava para as montadoras e sobrava também para os sindicalistas do ABC paulista, que ganhavam 10, 12, 13 vezes mais que a média do trabalhador brasileiro, porque, se não pagassem, eles iam para a porta da fábrica e ameaçavam quem quisesse trabalhar e quebravam tudo e brigavam com a Polícia e aí parecia que era coisa da ditadura.”
Ele emendou:
- “Não, a ditadura estava garantindo aqueles salários extraordinários para aquele grupo seleto de sindicalistas. Quem conhece a economia sabe quem era parceiro de verdade da ditadura militar.”

Delator da Odebrecht diz que não foi coagido a falar de Lula
12.08.19 12:36
Carlos Armando Guedes Paschoal, ex-executivo da Odebrecht, disse que não foi coagido a incriminar Lula no processo envolvendo o sítio de Atibaia, noticia a Folha.
No mês passado, ele havia afirmado que foi “quase coagido” a entregar o presidiário condenado.
Em um depoimento na 3ª Vara da Fazenda Pública, em São Paulo, na última sexta-feira, Paschoal afirmou que prestou todas as informações de forma livre e espontânea e que se equivocou ao falar em suposta coação.
“Quanto à expressão ‘quase coagido’ e minha colaboração envolvendo o ex-presidente Lula no sítio de Atibaia, reafirmo, como o fiz em meu interrogatório naquela ação penal, que a referida colaboração foi feita de maneira livre e espontânea. Admito que não me expressei de maneira adequada em meu depoimento como testemunha no dia 3 de julho de 2019, em São Paulo.”

O fim do foro, Rodrigo Maia, o fim do foro
12.08.19 12:29
A Operação Monograma, desdobramento da Acrônimo, só foi deflagrada hoje porque Fernando Pimentel, alvo das investigações, não tem mais foro privilegiado.
Por que não lembrar, quantas vezes forem necessárias, que a PEC do fim do foro está pronta para ser votada no plenário da Câmara?

Bolsonaro diz que não quer “irmãos argentinos fugindo” para o Brasil
12.08.19 12:21
Ao discursar durante a cerimônia de liberação de um trecho duplicado da BR-116, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Jair Bolsonaro falou sobre as eleições na Argentina.
O presidente voltou a criticar a chapa formada por Alberto Fernández e Cristina Kirchner, que derrotou Mauricio Macri nas primárias realizadas no domingo.
- “Povo gaúcho, se essa ‘esquerdalha’ voltar aqui na Argentina, nós poderemos ter, sim, no Rio Grande do Sul, um novo estado de Roraima”, disse Bolsonaro. 
“Não queremos isso: irmãos argentinos fugindo para cá, tendo em vista o que de ruim parece que deve se concretizar por lá caso essas eleições realizadas ontem se confirmem agora no mês de outubro.”
O presidente também afirmou que “a turma da Cristina Kirchner é a mesma da Dilma Rousseff”.

Decisão de Toffoli livra mulher do ‘Nem da Rocinha’ de investigação sobre lavagem de dinheiro
12.08.19 12:13
O jornal Extra registra um dos vários reflexos da decisão de Dias Toffoli, que, no plantão de julho, mandou suspender o andamento de todos os processos judiciais no Brasil que envolvam dados compartilhados por órgãos de fiscalização e controle — como Fisco, Coaf e Bacen –, instaurados sem supervisão da Justiça.
Trata-se de um caso em que Danúbia de Souza Rangel (foto abaixo), mulher do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o “Nem da Rocinha”, responde por lavagem de dinheiro.
No último dia 1º, a juíza Paula Fernandes Machado, da 5ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, suspendeu o processo após pedido da defesa com base na decisão do presidente do STF. A magistrada também acabou revogando a prisão preventiva de Danúbia, decretada em janeiro deste ano — ela só não será solta em razão de outra condenação por associação ao tráfico e corrupção ativa.
Valeu, Toffoli.

Justiça determina que Bolsonaro reintegre exonerados de grupo sobre tortura
12.08.19 11:57
A Justiça Federal do Rio determinou que Jair Bolsonaro reintegre 11 ex-funcionários do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), exonerados pelo presidente em junho.
A decisão do juiz federal Osair Victor de Oliveira Júnior, da 6ª Vara Federal do Rio, foi proferida na última sexta-feira, mas só divulgada hoje. Ela suspende parte de um decreto assinado por Bolsonaro.
O MNPCT, órgão ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, é responsável por fiscalizar possíveis violações de direitos humanos e casos de tortura em penitenciárias e hospitais psiquiátricos, por exemplo.
O governo ainda pode recorrer da decisão.

Léo Pinheiro era um bom companheiro
12.08.19 11:43
As investigações no âmbito da Operação Monograma, deflagrada hoje como novo desdobramento da Acrônimo, indicam que a OAS teria sido privilegiada na contratação de obras quando Fernando Pimentel era ministro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) de Dilma Rousseff.
Léo Pinheiro, dono da OAS, era um bom companheiro e ninguém pode negar.

Dilma, Cristina e a “luz no fim do túnel”
12.08.19 11:12
Dilma Rousseff, que levou o Brasil à maior recessão econômica de sua História, foi ao Twitter para celebrar a vitória do poste de Cristina Kirchner nas eleições primárias na Argentina.
“A vitória da chapa Alberto Fernández-Cristina Kirchner nas prévias presidenciais é uma luz no fim do túnel para o povo argentino e para a América Latina e um enorme alento para todos que lutamos pela democracia”, tuitou a presidente impichada.
Quem levou o Brasil para o buraco agora diz ver a luz no fim do túnel no país vizinho. Agora vai.
(...)

NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Jornalista desafia Verdevaldo para debate ao vivo após ataques contra Augusto Nunes
Segunda-feira, 12/08/2019 às 14:59
No último domingo (11), o desacreditado militante travestido de jornalista, Glenn Greenwald, foi ao Twitter para atacar Augusto Nunes, um dos mais respeitados jornalistas do Brasil. Nunes é crítico feroz das atitudes e dos meios utilizados por Verdevaldo para propagandear mentiras contra a Lava Jato.
Verdevaldo tentou apontar uma suposta hipocrisia de Nunes por este ser colunista da revista Veja, veículo que também associou-se ao The Intercept Brasil para divulgar material roubado. Glenn só não menciona que, ao contrário dele, que é fundador e comandante da barca furada do The Intercept, Nunes não é editor ou responsável pelos posicionamentos da revista.
Silvio Navarro, jornalista e colega de Augusto Nunes na Jovem Pan, bateu de frente com Verdevaldo e desafiou-o a participar de um programa ao vivo com ele.
"Você topa, você me encara? [...] Saia do Twitter e venha debater cara a cara! Não corre, não!"


Resposta a um amigo que está incomodado com as declarações de Bolsonaro
12/08/2019 às 11:11
"Querido amigo, torço para que você enxergue os erros do Novo - o partido - e ajude a corrigi-los, querido! Este partido exige do Jair Bolsonaro o comportamento de um lorde que ele nunca foi nem nunca será. Não foi eleito para portar-se como um lorde, ao contrário, foi eleito para "meter o pé na porta” e exercer a liderança bruta de lenhador, do tipo que escarra e cospe no chão.
Atente: além de ser um cara comprovadamente honesto, foi o temperamento e a disposição de escancarar o falso jogo político brasileiro que o elegeu. Esta idealização do líder é um grosseiro erro de avaliação da situação política do País. Porque uma vez estando há décadas em meio a uma saraivada de rajadas de tiros interesseiros vindos da ONU, dos Globalistas, do Foro de São Paulo, e de uma gama de militantes ferozes que se locupletaram da coisa pública dentro do nosso próprio País, o cara não desistiu e se destacou como anti-herói nesse jogo. E por isso foi eleito. Não queremos outro Bolsonaro.
Os eleitores do atual presidente não fazem cara de nojinho para as falas dele porque entendem que ele não é jarro de decoração, ele é o lenhador que meteu o machado na quadrilha do PT quando NINGUÉM nesta bosta de país teve coragem de fazê-lo. 
Talvez você acompanhe a atuação dele há dois ou três anos, mas eu miro o Bolsonaro desde que ele, SOZINHO, E MUITO SOZINHO - lá atrás -, deu um golpe de mestre no PT do Lula quando este estava prestes a ter nas mãos o comando do SENADO e da CÂMARA juntos. Ou seja, iam ter ainda mais poder do que tiveram. Mas o "lenhador maluco" que cospe no chão foi lá e agiu. Naquele ano venceu o Severino Cavalcante e o PT ficou refém do PMDB. Ruim? Certamente que sim, mas menos pior do que dar poder total àquela quadrilha maligna.
Então, quando vejo um bando de jornalistas bundões, que choram por dinheiro público a vida inteira, reclamando porque o Bolsonaro falou que o TERRORISTA FOI ASSASSINADO POR TERRORISTAS, logo vejo que fiz a escolha certa: elegi o presidente certo; apaguei toda essa mídia da vida de minha família. Quem faz coro a esta bobajada toda, ou está perdido, ou está mal intencionado.
O Bolsonaro é sim um cara preparado, preparado para sofrer e aturar a política atual do Brasil e sobreviver a isso tudo. Nenhum outro aturaria, e a prova disso é que TODOS, LITERALMENTE TODOS POLÍTICOS DESTE PAÍS, compraram ou venderam apoio político antes dele. Mas graças ao nosso "lenhador mal educado” isso ACABOU no Brasil. E só por isso ele deveria ser tratado por todos os brasileiros como a lenda que ele de fato é.
Despreparado está ainda uma parte do povo que não consegue enxergar o óbvio: Bolsonaro é o cara! Sim, o cara que temos para hoje. Para amanhã talvez possamos ter em Brasília um político que mantenha o viés de política limpa que conquistamos com o atual governo e que ao mesmo tempo consiga passear na rua sem ser cassado por um bando de alucinados violentos criados às custas de muita doutrinação, de costuras partidárias espúrias que envolveram desde multinacionais do tráfico de drogas a invasores da propriedade alheia. Espero que nossos netos vejam esse dia ser possível.
Até lá defenderei o presidente que escolhi, que, em meio a tropeços e corridas, até agora honra o meu voto.
Nunca imaginei que pudéssemos vencer, mas vencemos. Nunca esperei que o povo pudesse entender o fenômeno Bolsonaro, e não entende.
Mas ainda assim o rabo que está na reta é o dele. E eu dou-lhe muitos créditos pela sua história.
Abração!"
(Autor desconhecido)

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
O governo Bolsonaro avisou que, a partir da semana que vem, a PRF vai acabar com os radares móveis nas rodovias federais.
O presidente fez o anúncio em Pelotas, esta manhã.
Bolsonaro explicou como isto será feito:
- A Polícia Rodoviária Federal será instruída a não usar mais os aparelhos.
A PRF é subordinada ao ministério da Justiça, cujo titular é Sérgio Moro.
Segunda-feira, 8/12/2019 02:04:00 PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA