PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 18/8/2019

NO VER CAPAS
Domingo, 18/8/2019
Capas de hoje dos principais jornais do Brasil










NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Domingo, 18/08/2019
O governo monitora o caso, mas por enquanto não atenderá ao pedido do FBI de extradição para os Estados Unidos, do egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim, que se casou com brasileira e vive legalmente no País. Nova regra criada pelo ministro Sérgio Moro (Justiça) facilita a deportação, mas não há nem mesmo mandado de prisão expedido pelo Egito, que o acusou de integrar “organização terrorista”. O FBI quer interrogá-lo sobre supostas ligações a Al Qaeda.

18/08/2019
O egípcio integrava o movimento al-Jamma al-Islamiya, que apoiava o então presidente Mohamed Mursi, deposto pelos militares em 2013.

18/08/2019
Para o ministro Augusto Heleno, superior hierárquico da agência de inteligência Abin, a falta de processo judicial dificulta a extradição.

18/08/2019
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou há dias o status de refugiado a Mohamed Ahmed, mas isso não altera sua condição de residente.

18/08/2019
Turistas brasileiros ficam impressionados com as mentiras reproduzidas contra o Brasil na imprensa europeia. E se impressionam também com o silêncio envergonhado dos embaixadores do Brasil.

18/08/2019
Voltou a fazer sucesso nas redes sociais o documentário “Slaget om kvalen” (“A batalha pelo tormento”) da rede de televisão NRK, da Noruega, que revelou em 2017 que 90% das baleias mortas por ano em águas norueguesas são fêmeas, e “quase todas” grávidas.

18/08/2019
A proposta de emenda à Constituição da Reforma Tributária começa a ser analisada nesta segunda (19), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O projeto foi assinado por 67 senadores.

18/08/2019
O jornalista Marcel Leal viajou dezenas de vezes entre Itabuna (BA) e São Paulo. Ele conta que nos últimos anos a profusão de radares, dois terços deles desnecessários, tornam a viagem mais longa. Há radares em retas de 2km exigindo 40km/h “sem ninguém por perto”, diz ele.

18/08/2019
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde aponta que há surto de sarampo em apenas uma cidade do Nordeste: Salvador (BA). Mas até agora não foram registrados óbitos.

NO O ANTAGONISTA
Justiça nega domiciliar a Roger Abdelmassih
Sábado, 17.08.19 16:56
O desembargador Otávio de Almeida Toledo, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou neste sábado habeas corpus com pedido de liminar da defesa de Roger Abdelmassih.
A decisão ocorre quatro dias depois de a Justiça suspender sua prisão domiciliar e mandá-lo para o Hospital Penitenciário de São Paulo.
A defesa do ex-médico apontou constrangimento ilegal por parte da juíza da 3ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de São Paulo, que suspendeu a prisão domiciliar.
Abdelmassih foi condenado a 181 anos de prisão, por 48 estupros de pacientes.

Consultoria do Senado aponta nepotismo em indicação de Eduardo Bolsonaro
17.08.19 17:18
A Consultoria Legislativa do Senado afirmou que a provável indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada do Brasil em Washington pode ser considerada como nepotismo, publica O Globo.
Para os técnicos da Casa, o cargo de embaixador é comissionado, o que vedaria a indicação de parentes até o terceiro grau.
“A proibição se estende a parentes até o terceiro grau, o que, obviamente, inclui filhos da autoridade nomeante, cujo vínculo de parentesco é o mais próximo possível”, diz o texto.

Ações pendentes na Justiça do Trabalho despencam
17.08.19 18:49
O número de ações pendentes na Justiça do Trabalho recuou a menos de 1 milhão pela primeira vez nesta década, publica a Folha.
Até junho deste ano, o volume residual caiu a 959 mil ações. O número é semelhante ao de 2007, quando terminou com 946 mil reclamações sem julgamento.
A queda no total de ações pendentes é reflexo, claro, da reforma trabalhista.

Limite ao pedido de vista na pauta do Senado
17.08.19 19:44
O plenário do Senado deve analisar na semana que vem uma PEC que restringe o poder de decisão individual dos ministros do STF e de outros tribunais para pedir vista de um processo, diz a Crusoé.
Leia a íntegra da nota aqui.

Ministro da Fazenda da Argentina renuncia
17.08.19 20:00
Nicolás Dujovne, ministro da Fazenda da Argentina, renunciou neste sábado, informa o jornal Clarín.
Ele será substituído pelo ministro da Economia da Província de Buenos Aires, Hernán Lacunza.
A renúncia ocorre depois da derrota de Mauricio Macri para o kirchnerista Alberto Fernández nas eleições primárias do país.

“Existem pareceres que dizem que é nepotismo e outros que dizem que não”
18.08.19 06:58
Em entrevista ao Globo, Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, comentou sobre o parecer de técnicos da Casa que apontou nepotismo na indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada em Washington.
- “Nesse caso, há uma controvérsia. Existem pareceres que dizem que é nepotismo e outros que dizem que não. Assim como no próprio Supremo”, disse.
- “Se a mensagem chegar, vai ter um relator. Ele terá acesso a esses pareceres para proferir o seu relatório. A partir do momento que ele concluir o trabalho dele, esse relatório vai ser lido no colegiado. O colegiado vai dizer se acompanha o relator, de acordo com o que ele escreveu, ou não.”
O presidente da CRE, embora tenha elogiado o nome do filho de Jair Bolsonaro, tem dito que a comissão está dividida em relação à possível indicação de Eduardo.

Alcolumbre briga na Justiça para manter sigilo sobre gastos do Senado
18.08.19 07:32
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, briga na Justiça para que os senadores mantenham em sigilo as notas fiscais de seus gastos com a cota parlamentar, publica o Estadão.
Desde que assumiu a presidência da Casa, Alcolumbre se recusa a atender os pedidos da Lei de Acesso à Informação para que seu gabinete informe gastos com a verba parlamentar.
A cota varia entre R$ 30 mil e R$ 45 mil e com ela é possível pagar despesas com passagens, hospedagem, combustível, serviços postais, entre outros.
Para tentar convencer a Justiça a desobrigar a divulgação das notas, a Advocacia-Geral do Senado disse que a “determinação da divulgação geral e irrestrita das imagens demandaria a avaliação de centenas de documentos e da mobilização de diversos profissionais (trabalho excessivo), ante a necessidade de se avaliar a existência de algum dado sigiloso”.

Com contingenciamento, Exército pode dispensar 25 mil recrutas
18.08.19 07:44
Com contingenciamento, o Exército deverá dispensar pelo menos 25 mil dos 80 mil recrutas no início de outubro, diz o Estadão. A baixa estava prevista para dezembro.
Segundo os militares ouvidos pelo jornal, a redução contínua no orçamento da Força pode comprometer até mesmo gastos como contas de luz, gás, telefone, combustível e munição.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA