Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 18/8/2019

NO VER CAPAS
Domingo, 18/8/2019
Capas de hoje dos principais jornais do Brasil










NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Domingo, 18/08/2019
O governo monitora o caso, mas por enquanto não atenderá ao pedido do FBI de extradição para os Estados Unidos, do egípcio Mohamed Ahmed Elsayed Ahmed Ibrahim, que se casou com brasileira e vive legalmente no País. Nova regra criada pelo ministro Sérgio Moro (Justiça) facilita a deportação, mas não há nem mesmo mandado de prisão expedido pelo Egito, que o acusou de integrar “organização terrorista”. O FBI quer interrogá-lo sobre supostas ligações a Al Qaeda.

18/08/2019
O egípcio integrava o movimento al-Jamma al-Islamiya, que apoiava o então presidente Mohamed Mursi, deposto pelos militares em 2013.

18/08/2019
Para o ministro Augusto Heleno, superior hierárquico da agência de inteligência Abin, a falta de processo judicial dificulta a extradição.

18/08/2019
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou há dias o status de refugiado a Mohamed Ahmed, mas isso não altera sua condição de residente.

18/08/2019
Turistas brasileiros ficam impressionados com as mentiras reproduzidas contra o Brasil na imprensa europeia. E se impressionam também com o silêncio envergonhado dos embaixadores do Brasil.

18/08/2019
Voltou a fazer sucesso nas redes sociais o documentário “Slaget om kvalen” (“A batalha pelo tormento”) da rede de televisão NRK, da Noruega, que revelou em 2017 que 90% das baleias mortas por ano em águas norueguesas são fêmeas, e “quase todas” grávidas.

18/08/2019
A proposta de emenda à Constituição da Reforma Tributária começa a ser analisada nesta segunda (19), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O projeto foi assinado por 67 senadores.

18/08/2019
O jornalista Marcel Leal viajou dezenas de vezes entre Itabuna (BA) e São Paulo. Ele conta que nos últimos anos a profusão de radares, dois terços deles desnecessários, tornam a viagem mais longa. Há radares em retas de 2km exigindo 40km/h “sem ninguém por perto”, diz ele.

18/08/2019
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde aponta que há surto de sarampo em apenas uma cidade do Nordeste: Salvador (BA). Mas até agora não foram registrados óbitos.

NO O ANTAGONISTA
Justiça nega domiciliar a Roger Abdelmassih
Sábado, 17.08.19 16:56
O desembargador Otávio de Almeida Toledo, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou neste sábado habeas corpus com pedido de liminar da defesa de Roger Abdelmassih.
A decisão ocorre quatro dias depois de a Justiça suspender sua prisão domiciliar e mandá-lo para o Hospital Penitenciário de São Paulo.
A defesa do ex-médico apontou constrangimento ilegal por parte da juíza da 3ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de São Paulo, que suspendeu a prisão domiciliar.
Abdelmassih foi condenado a 181 anos de prisão, por 48 estupros de pacientes.

Consultoria do Senado aponta nepotismo em indicação de Eduardo Bolsonaro
17.08.19 17:18
A Consultoria Legislativa do Senado afirmou que a provável indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada do Brasil em Washington pode ser considerada como nepotismo, publica O Globo.
Para os técnicos da Casa, o cargo de embaixador é comissionado, o que vedaria a indicação de parentes até o terceiro grau.
“A proibição se estende a parentes até o terceiro grau, o que, obviamente, inclui filhos da autoridade nomeante, cujo vínculo de parentesco é o mais próximo possível”, diz o texto.

Ações pendentes na Justiça do Trabalho despencam
17.08.19 18:49
O número de ações pendentes na Justiça do Trabalho recuou a menos de 1 milhão pela primeira vez nesta década, publica a Folha.
Até junho deste ano, o volume residual caiu a 959 mil ações. O número é semelhante ao de 2007, quando terminou com 946 mil reclamações sem julgamento.
A queda no total de ações pendentes é reflexo, claro, da reforma trabalhista.

Limite ao pedido de vista na pauta do Senado
17.08.19 19:44
O plenário do Senado deve analisar na semana que vem uma PEC que restringe o poder de decisão individual dos ministros do STF e de outros tribunais para pedir vista de um processo, diz a Crusoé.
Leia a íntegra da nota aqui.

Ministro da Fazenda da Argentina renuncia
17.08.19 20:00
Nicolás Dujovne, ministro da Fazenda da Argentina, renunciou neste sábado, informa o jornal Clarín.
Ele será substituído pelo ministro da Economia da Província de Buenos Aires, Hernán Lacunza.
A renúncia ocorre depois da derrota de Mauricio Macri para o kirchnerista Alberto Fernández nas eleições primárias do país.

“Existem pareceres que dizem que é nepotismo e outros que dizem que não”
18.08.19 06:58
Em entrevista ao Globo, Nelsinho Trad (PSD), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, comentou sobre o parecer de técnicos da Casa que apontou nepotismo na indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada em Washington.
- “Nesse caso, há uma controvérsia. Existem pareceres que dizem que é nepotismo e outros que dizem que não. Assim como no próprio Supremo”, disse.
- “Se a mensagem chegar, vai ter um relator. Ele terá acesso a esses pareceres para proferir o seu relatório. A partir do momento que ele concluir o trabalho dele, esse relatório vai ser lido no colegiado. O colegiado vai dizer se acompanha o relator, de acordo com o que ele escreveu, ou não.”
O presidente da CRE, embora tenha elogiado o nome do filho de Jair Bolsonaro, tem dito que a comissão está dividida em relação à possível indicação de Eduardo.

Alcolumbre briga na Justiça para manter sigilo sobre gastos do Senado
18.08.19 07:32
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, briga na Justiça para que os senadores mantenham em sigilo as notas fiscais de seus gastos com a cota parlamentar, publica o Estadão.
Desde que assumiu a presidência da Casa, Alcolumbre se recusa a atender os pedidos da Lei de Acesso à Informação para que seu gabinete informe gastos com a verba parlamentar.
A cota varia entre R$ 30 mil e R$ 45 mil e com ela é possível pagar despesas com passagens, hospedagem, combustível, serviços postais, entre outros.
Para tentar convencer a Justiça a desobrigar a divulgação das notas, a Advocacia-Geral do Senado disse que a “determinação da divulgação geral e irrestrita das imagens demandaria a avaliação de centenas de documentos e da mobilização de diversos profissionais (trabalho excessivo), ante a necessidade de se avaliar a existência de algum dado sigiloso”.

Com contingenciamento, Exército pode dispensar 25 mil recrutas
18.08.19 07:44
Com contingenciamento, o Exército deverá dispensar pelo menos 25 mil dos 80 mil recrutas no início de outubro, diz o Estadão. A baixa estava prevista para dezembro.
Segundo os militares ouvidos pelo jornal, a redução contínua no orçamento da Força pode comprometer até mesmo gastos como contas de luz, gás, telefone, combustível e munição.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Bolsonaro entrega moradias populares no Cariri nesta sexta (13); veja agenda da visita (Ler mais) Relator conta que PT e PSOL queriam alterar cassação de Flordelis para ‘suspensão’ Manobra foi abortada após ter sido percebida pelos demais parlamentares (Ler mais) Presidente sugere que estados não cobrem ICMS sobre bandeiras tarifárias Proibido ICMS sobre bandeiras tarifárias, valor da conta de luz cairia (Ler mais) Diretor da Vitamedic diz que não vendeu Ivermectina ao governo Diretor da Vitamedic foi mais um depoimento inócuo na CPI no Senado (Ler mais) Lobby bilionário tentará barrar MP dos combustíveis (Ler mais) Câmara rejeita ‘distritão’ e aprova coligações na PEC da Reforma Eleitoral (Ler mais) Pacheco: “Voto impresso não será debatido no Senado e o assunto está encerrado” (Ler mais) Doria pede desculpas por fake news contra Bolsonaro no Twitter (Ler mais)