PRIMEIRA EDIÇÃO DE 09/7/2019, TERÇA-FEIRA

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
08/07/2019, segunda-feira
Conhecida pelo estilo teatral e especialista em “denunciar” opositores, Maria do Rosário (PT-RS) agora terá de encarar o Conselho de Ética da Câmara. Ela foi denunciada pelo presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), por haver esbarrado de propósito em deputados para depois acusá-los de “agressão”. Mas, desta vez, a parlamentar petista levou a pior porque toda a aparente armação foi filmada.

08/07/2019
Tudo aconteceu na sessão de 16 de maio, quando o ministro Abraham Weintraub esclarecia o contingenciamento de verbas para Educação.

08/07/2019
O deputado Julian Lemos filmava o plenário quando a petista caminhou em sua direção até esbarrar nele, que reagiu: “Tá doida?”.

08/07/2019
Lemos continuou filmando e flagra Maria do Rosário esbarrando de propósito em Eder Mauro (PSD-PA), a quem acusaria de “agressão”.

08/07/2019
No documento de dez páginas, no qual enumera argumentos e a previsão legal de punição, Luciano Bivar pede a cassação da petista.

08/07/2019
O PT manobra na Câmara para ressuscitar o projeto de Novo Código Comercial (o “Estatuto do Engessamento Econômico”) pela porta dos fundos da medida provisória 881, a MP da Liberdade Econômica, que desregulamenta, simplifica e desburocratiza o ambiente de negócios. O “novo código”, de mil artigos, é uma invenção diabólica de Fábio Ulhôa Coelho, ligado a petistas tipo o deputado Paulo Teixeira, o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o ex-deputado Vicente Cândido.

08/07/2019
A MP da Liberdade Econômica já teve sua tramitação prorrogada por 60 dias (o primeiro prazo, também de 60 dias, expirou em 26 de junho.

08/07/2019
O ex-ministro Delfim Netto já não dá trela às conveniências. Ontem ele chamou de “babacas” os governadores e deputados que excluíram Estados e Municípios da reforma: “Vão se arrepender amargamente”.

08/07/2019
No Paraná, a pelegada da Educação e da Polícia Militar se submeteu de vez à politicalha de Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do ex-senador “Maria Louca” para radicalizar contra o governo estadual, que paga salários em dia e quer honrar a data-base pela primeira vez em quatro anos.

08/07/2019
Após aprovar a Nova Previdência, a Câmara instalará a comissão da Reforma Tributária. Será outra novela. A proposta substitui IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS por um novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

08/07/2019
Repercute nas redes o perfil “Pavão Misterioso”, que vazou prints de conversas constrangedoras da turma do site e do Psol que divulga supostas mensagens de Sérgio Moro. São não-verificadas tanto quanto as mensagens do site, mas aquelas são ignoradas pela grande mídia.

08/07/2019
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já fala em “surpreender” com o resultado da votação da reforma da Previdência, no primeiro turno. O governo comemorou discretamente.

08/07/2019
Relatório do Tribunal de Contas mostra que 37,5% de obras como escolas e hospitais estão paradas. Segundo Felipe Boselli, especialista de licitações, pior é que 23% foram abandonadas pelas empresas.

08/07/2019
Recusando-se a cantar o Hino Nacional, enquanto jogadores e torcida o faziam com todo o fervor, Tite agiu como aquele tipo de petista que acha esse símbolo da nacionalidade uma espécie de jingle do governo.

08/07/2019
…as pesquisas mostram que o país não está mais dividido em dois. Agora há um terceiro grande grupo: o que cansou dessa ladainha.

NO DIÁRIO DO PODER
Embarque em voo da FAB agora tem cão farejador rastreando as bagagens
Medida complementa reforço na segurança após escândalo mundial de militar com drogas
Da Redação
09/07/2019 às 23:58 | Atualizado às 00:22
O esquema de segurança para viagens em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) foi intensificado com o emprego de cão farejador para revistar bagagens, após 39 quilos de cocaína serem encontrados pela polícia espanhola, em 25 de junho, em uma aeronave reserva do grupo de apoio da comitiva que acompanhava o presidente Jair Bolsonaro em viagem para Osaka, no Japão, onde houve a cúpula do G20.
A evidência do esforço do presidente para evitar que viagens oficiais sejam utilizadas para cometer crimes foi registrada em vídeo de um dos embarques, publicado no último domingo (7). Nas imagens, militares enfileiraram as bagagens de passageiros de um voo da FAB diante da aeronave e colocaram um cão farejador para tentar identificar substâncias proibidas.
O segundo-sargento da Aeronáutica, Manoel Silva Rodrigues foi o militar flagrado depois de conseguir embarcar em um avião da comitiva presidencial com uma mala com as drogas. 
O presidente Jair Bolsonaro não estava na aeronave e exigiu maior rigor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que decidiu alterar as regras de segurança durante os deslocamento da comitiva da Presidência da República. E até mesmo o chefe do Executivo nacional teve de ser submetido à revista mais rigorosa.

NO O ANTAGONISTA
Bretas: ‘Há pessoas que julgam até casos que envolvem afilhado de casamento’
08.07.19 15:37, segunda-feira
Marcelo Bretas foi questionado pela BBC Brasil sobre como agiria se um processo envolvendo Wilson Witzel, seu amigo há 15 anos e hoje governador do Rio, chegasse às suas mãos.
“Jamais julgaria algo com relação ao Wilson, por ser meu amigo. Primeiro, (…) não tenho competência. Como governador, ele não responde na primeira instância. Não tem nenhuma situação em que eu teria que julgá-lo”, respondeu o juiz da Lava Jato.
“Eu o trato como amigo e, se algum dia ele estiver na iminência de vir para a minha jurisdição, a mim caberá dizer: ‘olha, é meu amigo, nesse caso eu não participo’. Isso para mim é muito claro.”
A reportagem insistiu e perguntou a Bretas como seria se ele tivesse de julgar, por exemplo, Eduardo Paes, adversário político de Witzel.
“Mas aí você quer entrar dentro da alma das pessoas e imaginar”, rebateu o juiz. “A lei determina que eu não posso ter relação de amizade ou inimizade com o réu. Agora as pessoas querem divulgar essa dúvida: ah, o juiz não pode julgar alguma coisa envolvendo um amigo, ou um inimigo, de um amigo. Se for assim, não vai ter fim nunca.”
E acrescentou: 
“Há casos de pessoas que eventualmente julgam até casos que envolvem afilhado de casamento, né? E não se dão por suspeitos ou impedidos”.
Como os leitores de O Antagonista sabem, trata-se de uma referência ao padrinho de casamento da filha de Jacob Barata, Gilmar Mendes.

Escute Guedes, Bolsonaro
08.07.19 16:29
Pela agenda oficial, Jair Bolsonaro se reuniu há pouco com Paulo Guedes no Palácio do Planalto.
O presidente deve ter escutado do ministro da Economia, de novo, que nenhuma categoria pode ser privilegiada na reforma da Previdência.

Herdeiro da OAS passa mal durante depoimento
08.07.19 16:35
Cesar Mata Pires Filho, herdeiro da empreiteira OAS, passou mal em depoimento à Justiça Federal no Paraná hoje, informa a Folha.
Mata Pires Filho é um dos alvos da Lava Jato na ação que investiga desvios nas obras da sede da Petrobras em Salvador.
Segundo o jornal paulistano, o empreiteiro estava depondo quando caiu com o rosto na mesa, desacordado.
Foi socorrido inicialmente pelos advogados presentes e depois levado de ambulância a um hospital em Curitiba. Por ora, não há mais detalhes sobre seu estado de saúde.

Deltan avisa que não irá ao Congresso falar sobre mensagens vazadas
08.07.19 16:50
O Antagonista confirmou que Deltan Dallagnol enviou um ofício à Câmara e ao Senado dizendo que não irá ao Congresso para falar sobre as mensagens roubadas do seu Telegram.
O chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba afirmou também que vai se concentrar na “esfera técnica” de suas futuras manifestações.

Deltan diz que sua atividade funcional está sujeita à apreciação do Judiciário, não do Legislativo
08.07.19 17:42
Por Claudio Dantas
No ofício que enviou à Câmara dos Deputados, o procurador Deltan Dallagnol explicou por que não poderá atender ao convite para falar das supostas mensagens roubadas de seu celular e vazadas pelo Intercept.
Segundo Dallagnol, sua atividade funcional está sujeita à “apreciação do Poder Judiciário”.
“Como membro do Ministério Público, instituição essencial à Justiça, tenho por função constitucional desemprenhar trabalho de natureza técnica perante o Judiciário, outro poder, situação distinta daquela de agentes públicos vinculados ao Poder Executivo.”
O coordenador da força-tarefa do MPF disse ainda que acredita “ser importante concentrar na esfera técnica” suas manifestações “sobre mensagens de origem criminosa, cuja veracidade e autenticidade” não reconhece e que “vêm sendo usadas para atacar a Operação Lava Jato”.


Moro, sobre mafiosos presos: “Um dia para comemorar”
08.07.19 16:54
Sergio Moro foi ao Twitter para celebrar as prisões dos mafiosos italianos pela Polícia Federal, nesta segunda-feira, no âmbito da Operação Barão Invisível.
O ministro da Justiça e da Segurança Pública esteve reunido hoje com o procurador nacional antimáfia da Itália, Federico Cafiero.
“Um dia para comemorar a cooperação entre a Polícia Federal e a Polícia italiana e que levou à prisão no Brasil de Nicola Assisi, o fantasma da Calábria, grande traficante de drogas da Ndrangheta”, tuitou Moro.
Mais cedo, o ministro já havia comentado, em seu perfil no Twitter, sobre a operação da PF. 
“Parabéns à Polícia Federal pela prisão dos mafiosos italianos foragidos. Brasil não deve ser refúgio para criminosos”, escreveu, pela manhã.

Novo presidente do BNDES promete explicar ‘caixa-preta’ em 2 meses
08.07.19 17:10
Por Claudio Dantas
O novo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, fez uma apresentação interna com as principais metas de sua gestão.
No documento, obtido por O Antagonista, ele diz que pretende “explicar” a caixa-preta do BNDES na “Semana 8”, ou seja, em dois meses.
Na lista de metas, Montezano promete ainda “acelerar a venda de participações acionárias” do banco, devolver R$ 126 bilhões ao Tesouro, “aumentar a qualidade da prestação de serviços” e apresentar um plano trianual.
Em outro ponto da apresentação, o presidente do BNDES expõe ainda a mudança de foco que pretende fazer, na concessão de crédito para obras de saneamento e infraestrutura.

Cade fecha acordo com Petrobras para abertura do mercado de gás
08.07.19 17:16
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou um acordo com a Petrobras para a venda de ativos no mercado de gás.
A estatal era investigada por suposta prática anticompetitiva no mercado de gás, e a assinatura do Termo de Cessação de Conduta confirma que a empresa deverá tomar algumas medidas.
Segundo a Folha, a Petrobras será obrigada a vender a participação nas empresas de transporte e distribuição de gás e se desfazer do controle do gasoduto Brasil-Bolívia.
O Cade teve como respaldo para firmar o acordo um plano de governo, idealizado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que prevê a abertura do mercado brasileiro de gás.
“O acordo entre o Cade e a Petrobras está em consonância com a política energética do CNPE. A demanda de investimentos no mercado de gás supera a capacidade de uma única empresa investir. Caminhamos a passos largos para o novo mercado de gás”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Moro pediu licença para ‘reenergizar’ o corpo, diz Rêgo Barros
08.07.19 20:11
Sergio Moro pediu licença não remunerada a Jair Bolsonaro para “reenergizar” o corpo e “prosseguir no combate” – ou seja, descansar, disse hoje Otávio Rêgo Barros.
O ministro da Justiça, acrescentou o porta-voz da Presidência, justificou seu pedido dizendo que já tinha férias programadas com a família para o mês de janeiro, mas que não pôde fazê-lo porque teve que assumir o cargo.
“Trabalhar, trabalhar, trabalhar é importante. Mas descansar também faz parte do contexto de reenergizar o nosso corpo para prosseguirmos no combate”, declarou Rêgo Barros, segundo o jornal Valor.
Na ausência de Moro, o secretário-executivo Luiz Pontel assumirá o Ministério da Justiça.

Eduardo Bolsonaro volta a postar acusações do ‘Pavão’
08.07.19 20:58
O deputado federal Eduardo Bolsonaro retuitou notícia sobre os prints de supostos diálogos publicados pelo perfil “Pavão Misterioso”.
A notícia trata da suposta venda de mandato de Jean Wyllys. “As suspeitas são graves…”, escreveu o 03.

Os advogados de 'Verdevaldo'
Terça-feira, 09.07.19 06:14
“Um dos maiores criminalistas do País, o advogado Nilo Batista reuniu-se com um grupo de advogados em apoio a Glenn Greenwald”, disse Ancelmo Gois.
O colunista só se esqueceu de acrescentar que Nilo Batista foi advogado de Lula no caso do triplex.

Meu Advogado Minha Vida
09.07.19 06:43
Nilo Batista, o ex-advogado de Lula que reuniu um grupo de apoio a Glenn Greenwald, tratou o Mensalão como um “evento midiático”.
Ao ser contratado para a defesa de Lula, ele comparou o triplex no Guarujá a um apartamento do Minha Casa Minha Vida.
A Lava Jato desmontou sua defesa, demonstrando que o triplex era fruto de propina da OAS, e Nilo Batista foi substituído.

A imagem da cocaína
09.07.19 06:22
O advogado do sargento preso na Espanha com 39 quilos de cocaína está tentando imputar o crime a pessoas interessadas em “prejudicar a imagem do Brasil e do governo do Presidente Jair Bolsonaro”.
Ele disse:
“Meu cliente Manuel Silva Rodrigues está sendo acusado do transporte de 37 kilos de cocaína em avião da comitiva presidencial em 25 de junho último, e está atualmente preso em Sevilha-Espanha, sem nenhuma informação à defesa, ao arrepio do art. 12, ss., do CPPM, portanto, como advogado constituído, solicito, nos termos da Lei Complementar n. 75 de 1993, art. 7, inciso II, o acompanhamento pela Corregedoria do(s) procedimento(s) e processos administrativos em curso no MPM-DF e em órgãos ou entidades do Poder Executivo federal, notadamente da Aeronáutica, do Gabinete de Segurança Institucional e da Agência Brasileira de inteligência, uma vez que nosso departamento de contra-inteligência aponta, em relatório interno, evidências de ações ‘clandestinas’ e ou sem autorização da Diretoria da ABIN com objetivo de, além de imputar crime grave ao acusado, prejudicar a imagem do Brasil e do governo do Presidente Jair Bolsonaro.”

Saiu o dinheiro, Centrão
09.07.19 06:29
Saiu o dinheiro das emendas parlamentares.
Isso significa que o Centrão já pode votar a reforma previdenciária.
Diz O Globo:
“De acordo com levantamento da ONG Contas Abertas, só nos primeiros cinco dias de julho foram empenhados R$ 2,551 bilhões. A cifra é maior do que a observada em todo o ano até junho: R$ 1,77 bilhão.”

“A bala de prata de Greenwald saiu pela culatra”
09.07.19 06:52
Depois de quatro semanas de bombardeio, Sergio Moro é reprovado por apenas 20% dos brasileiros, segundo o Datafolha.
João Marco Cunha, em O Globo, comentou:
“No frigir dos ovos, apenas uma parcela ínfima da população trocou de lado. Moro continua ministro, e Bolsonaro segue ostentando a faixa verde e amarela. Poder-se-ia concluir, então, que o tiro da bala de prata de Greenwald falhou. Mas, na verdade, ela saiu pela culatra.
O vazamento exposto em ‘The Intercept’ serviu como novo impulso à polarização nacional, que vinha arrefecendo desde as eleições. Os lulistas viram a materialização incontestável do golpe que eles sempre denunciaram, enquanto os partidários da Lava Jato viram o perigo de um retrocesso no combate à corrupção.
O acirramento do clima de Fla-Flu favorece o presidente Jair Bolsonaro, que foi quem melhor se aproveitou desse ambiente durante o período eleitoral. A ameaça vinda do inimigo comum ajuda a manter unida a base que o elegeu, a despeito de divergências que ficaram claras nos primeiros meses de governo.”

Lava Jato prende operadores do doleiro dos doleiros
09.07.19 07:03
A Lava Jato do Rio de Janeiro está prendendo os operadores de Dario Messer, “o doleiro dos doleiros” (ou “o doleiro do PT”).
Segundo o G1, Mario Liebman foi preso em Ipanema. A PF procura também seu filho, Rafael Liebman, genro de Dario Messer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA