PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 16-6-2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
15/06/2019, sábado
Que Onyx Lorenzoni que nada: a articulação política para aprovar a Reforma da Previdência vem sendo exercida pela tropa de choque que o ministro Paulo Guedes (Economia) nomeou na Secretaria Especial de Previdência, chefiada pelo ex-deputado Rogério Marinho. A turma registra ruidosamente, como um gol, cada novo apoio manifestado por parlamentares. Sob aplausos, registram o novo apoio em uma lista.
Quase não se percebeu a demissão da fraca equipe de ex-deputados na articulação da Casa Civil, bons apenas em servir cafezinho.
Ao contrário da Casa Civil, no Ministério da Economia parlamentares têm tapete vermelho para fazer sugestões, pedir esclarecimentos etc.
Impressiona o empenho da turma da Secretaria de Previdência, composta de servidores em princípio “prejudicados” pela reforma.
Além das questões técnicas, a equipe da Secretaria também gerencia as demandas de cada um dos parlamentares para apoiar a reforma.
Davi Alcolumbre só ultrapassava a linha do equador em seu Estado, o Amapá, por isso ficou deslumbrado com salamaleques em Nova York do embaixador Mauro Vieira, na primeira viagem como presidente do Senado. Prometeu que Vieira ficaria como chefe da Missão do Brasil na ONU até sua aposentadoria, em 2021. Mas Jair Bolsonaro não confia em ex-ministros do PT, como Vieira, e escolheu o embaixador Ronaldo Costa para o posto. Alcolumbre ficou possesso e travou as indicações.
Alcolumbre só liberou cinco indicações de embaixadores, incluindo Antonio Patriota, outro ex-Dilma, acusado de perseguir não petistas.
A penthouse do chefe da missão na ONU, alugada pelo antecessor de Vieira, Guilherme Patriota (irmão de Antonio), custa R$60 mil por mês.
Os 15% mais ricos (aposentados pelo teto, todos do serviço público) acumulam 47% dos gastos da Previdência. Além disso, se aposentam bem mais cedo – em media aos 54,2 anos.
Somente a expressão “euforia dos corruptos”, do ministro Luís Roberto Barroso (STF), irritou mais os petistas do que a “estratégia da marginália”, utilizada pelo senador Álvaro Dias (Pode-PR) para definir a conspiração que tenta desqualificar quem investigou e julgou na Lava Jato.
Militares batem continência, obedientes à hierarquia. É a vantagem de substituí-los sem traumas, como aconteceu com o ex-ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Alberto dos Santos Cruz.
Vem irritando na Câmara o estilo do deputado Fred Costa (MG). Há dias, o líder do Patriotas constrangeu ao levar uma pessoa fantasiada de cachorro para a mesa diretora de uma audiência pública.
…duvidando da facada que quase matou Bolsonaro, Lula abre o flanco para os que o acusam de cortar o dedo de propósito…

NO DIÁRIO DO PODER
Diretor do BNDES que seria demitido segunda-feira (17) se antecipa e pede para sair
Como Marcos Barbosa Pinto é ligado ao PT, Bolsonaro disse que não merece confiança
Por Cláudio Humberto
16/06/2019 às 22:32 | Atualizado às 00:32
Nomeado pelo presidente do BNDES, Joaquim Levy, o diretor de Mercado de Capitais da instituição, Marcos Barbosa Pinto, que tem ligações ao PT, pediu demissão do cargo em razão do “descontentamento manifestado” pelo presidente Jair Bolsonaro.
O presidente ficou irritado quando foi informado que Levy havia nomeado o petista e, neste sábado, chegou a declarar que o presidente do BNDES estava “com a cabeça a prêmio” caso não demitisse o diretor.
“Escrevo para apresentar minha renúncia ao cargo de diretor do BNDES. É com pesar que entrego essa carta, logo após ter tomado posse, mas não quero continuar no cargo diante do descontentamento manifestado pelo presidente da República com minha nomeação”, escreveu Marcos Pinto.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que Bolsonaro ficou angustiado porque Levy levou nomes ligados ao PT para cargos no banco. Ele próprio foi ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff (PT).

NO O ANTAGONISTA
“São nulas as provas”, diz ex-ministro do STF sobre trocas de mensagens entre Deltan e Moro
Em entrevista ao Globo, Carlos Velloso, ex-presidente do STF, disse que o vazamento de conversas entre Deltan Dallagnol e Sergio Moro deve ser “tratado com muita cautela”, já que as provas... 

Levy deixará o BNDES 
Por Claudio Dantas 
O presidente do BNDES, Joaquim Levy, decidiu entregar o cargo amanhã cedo. Ele fará o anúncio à imprensa depois de se reunir com o ministro Paulo Guedes...

LEVY ENTREGA CARTA DE DEMISSÃO A GUEDES
Como O Antagonista antecipou, Joaquim Levy formalizou agora de manhã sua demissão do BNDES, após breve conversa com Paulo Guedes.
"Agradeço ao ministro o convite para servir ao País e...

Bolsonaro anuncia que Brasil foi aceito como aliado extra-Otan 
Em discurso durante uma celebração militar no Rio Grande do Sul, Jair Bolsonaro anunciou que os Estados Unidos aceitaram o Brasil como aliado extra-Otan.
"Com muito orgulho, anuncio que... 

Em nota, MPF nega que procurador seja hacker responsável por vazamentos
Circula pelas redes sociais a informação falsa de que o procurador Diogo Castor de Mattos seria o hacker responsável pelo vazamento de mensagens atribuídas à Lava Jato.
Em nota, o MPF afirma que...

Gim Argello deixa a prisão após ser beneficiado por indulto de Temer
Depois de três anos preso, o ex-senador Gim Argello deixou ontem a penitenciária em Curitiba.
Condenado a onze anos de prisão...

Ciro Gomes é condenado a indenizar aliado de Eunício
Ciro Gomes foi condenado a uma multa de R$ 15 mil por injúria contra o empresário Carlos Gualter Lucena, noticia a Crusoé...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA