SEGUNDA EDIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2019

NO DIÁRIO DO NORDESTE
"Nós não sabíamos se seríamos resgatados", diz pescador cearense que ficou à deriva por 24 dias
Os setes pescadores chegaram a Camocim na noite desta segunda-feira (20) 
Por Alessandra Castro 
23:42 / 20 de Maio de 2019 ATUALIZADO ÀS 23:54
Os sete pescadores cearenses que passaram 24 dias à deriva em alto mar chegaram a Camocim, no Litoral Oeste do Estado, por volta das 20h desta segunda-feira (20). Eles foram resgatados no dia 14 de maio, próximo à praia de Bragança, no Pará. 
Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, o pescador Durval da Silva descreveu a felicidade em ver a família e contou o que eles fizeram para se manter vivos até serem achados. Eles voltaram em um veículo fretado pela empresa.
"Eu estou muito feliz em chegar em casa, a gente pensou mil coisas, porque lá [em alto mar] nós sabíamos que estávamos vivos, mas não se outras pessoas sabiam. Não sabíamos se seríamos resgatados, se íamos sobreviver. A gente se preocupava muito com as famílias também, com o que elas estavam pensando e se as buscas iriam continuar ou não", conta. 
Durval e sua esposa, Ernanda, na casa deles em Camocim Foto: arquivo pessoal

Durval conta que ele e os demais pescadores se alimentaram com farinha e sobras de comida que tinham dentro do barco. "A gente não podia se desesperar, uma parte da rapaziada queria se desesperar, chorava muito, mas a gente tentava acalmar", afirma. 
O tripulante conta que apesar de não poder se comunicar com quem estava em terra, os pescadores conseguiam ouvir tudo que era transmitido no rádio e que isso servia de orientação. 
Eles utilizaram as cobertas que tinha dentro da embarcação para improvisar uma vela e fazer com que o barco seguisse o curso do vento até terra firme. Um dia antes de serem encontrados por outros pescadores, os tripulantes do Salmo XII chegaram bem próximo à marinha de Bragança, no Pará. Eles não se arriscaram a sair do barco e chegar até a praia nadando por estarem debilitados, relata Durval. 
Eles passaram a noite dentro da embarcação, próximo à praia, mas, no dia seguinte, um vento forte os levou para longe da terra e de volta para o o meio do mar. No entanto, o final dessa história teve um desfecho feliz, e os cearenses foram encontrados.
A família de Raimundo Pereira de Sousa, outro pescador que estava no Salmo XII, enviou um vídeo mostrando o momento em que ele chegou em casa.
Resgate 
A embarcação Salmo XII saiu de Camocim no dia 14 de abril, para pesca, e ficou sem comunicação a partir do dia 20 daquele mês. Os tripulantes se perderam no mar após problemas mecânicos no barco. O GPS e o rádio pararam de funcionar. 
Os sete pescadores foram resgatados no dia 14 de maio, depois que foram avistados por tripulantes de uma outra embarcação no litoral de Bragança, no estado do Pará. Os homens avisaram a Marinha do Brasil, que fez o transporte dos homens para terra firme. 
A viagem de volta para casa, no entanto, só pôde ocorrer no último domingo (19), após liberação da Marinha. Eles retornaram em um veículo da empresa e chegaram após aproximadamente 21 horas.

NO PUGGINA.ORG
NÃO, SENHORES, DEMOCRACIA NÃO É ISSO!
Por Percival Puggina 
Artigo publicado em 20.05.2019, segunda-feira
“Vejo grandes perigos que são possíveis conjurar, grandes males que se podem evitar ou restringir, e firmo cada vez mais a crença de que, para serem honestas e prósperas, basta ainda que as nações democráticas o queiram.” (Alexis Tocqueville)
“Ingênuo!”, exclamarão alguns. “Não entende de política!”, dirão outros. “Quem é esse cara?”, indagarão muitos.
Que as pessoas argumentem para defender o próprio interesse é perfeitamente comum. Na política, muito “escondidinho” é feito com esse recheio. Bem diferente é o que acontece quando os sofismas são apresentados por pessoas e por meios de comunicação dos quais se espera melhor discernimento.
Afirmar que o Congresso pode barrar a Medida Provisória da Reforma Administrativa e argumentar sobre os fundamentos desse direito, é bem diferente de sair em defesa do Centrão (do Centrão!) quando faz isso. Aqui, estamos diante do interesse público, do desrespeito à vontade popular que quis eleger um governo e um programa comprometido com a austeridade e a redução do gasto. A MP da Reforma Administrativa define o modo como o Presidente pretende governar. Com ela, reduziu para 22 o número de ministérios, extinguiu 21 mil cargos de confiança e eliminou custos fixos que ascendem a centenas de milhões de reais.
O Centrão, que não se confunde com o Congresso, e certamente não reúne a elite moral do Parlamento, decidiu – de modo inédito – intervir na forma como o governo deve ser organizado, cobrando a recriação de pelo menos dois ministérios (o das Cidades e o da Integração Nacional). Além de ser, o primeiro, um anacoluto na Gramática de uma Federação, as duas pastas serviam aos interesses políticos dos congressistas junto aos prefeitos e governadores. Eram ministérios endinheirados e agências de negócios tão importantes quanto escusos. Reabri-los é uma bofetada na face da maioria do eleitorado que se manifestou nas urnas de outubro do ano passado. O mais desinformado jornalista de Brasília sabe disso e sabe que, exatamente em nome do respeito devido a quem venceu a eleição, o Parlamento deve se manter em prudente distância do modo como o governante eleito pretende organizar seu trabalho.
Não há, nesse sentido, uma autonomia absoluta do Executivo, mas há uma autonomia relativa, saída da consideração à decisão das urnas. Há coisas que não se deve fazer e uma delas é exigir a criação de ministérios como condição para aprovar projetos de governo. Isso não expressa uma convicção técnica sobre gestão, mas uma operação comercial. É indecente com todos os créditos do adjetivo, principalmente quando o Centrão quer a volta dos ministérios para si, com porteira fechada!
Portanto, dizer que tal conduta é própria da democracia e das prerrogativas dos Poderes é defender um jogo político que levou muitos aos desconfortos dos cárceres! Tudo bem que Rodrigo Maia e seus seguidores queiram isso. Tudo bem que a oposição formal estimule todos os descréditos daí decorrentes. Tudo bem que muitos se deixem levar na conversa e que se ouricem os políticos beneficiados pela “negociação” que troca voto por cargo e influência. Mas não venham membros da Academia, jornalistas de relevo (valor é outra coisa), dizer que o Presidente, ao manifestar seu desgosto, revela espírito autoritário e incapacidade de conviver com os fundamentos da democracia. Todos nós sabemos o quanto era desprezível e quanto mal fez às finanças do País, a harmoniosa relação dos governos petistas com sua base.
Quando foi decidido que é inconveniente escandalizar-se diante de algo escandaloso? “Democracia” com esses fundamentos descreve bem os governos anteriores, aos quais correspondem outros adjetivos que recheiam milhares de páginas de inquéritos e sentenças judiciais condenatórias. A isso a maioria do eleitorado de outubro, que exige respeito, disse um redondo não. Isso tem menos a ver com Bolsonaro e mais a ver com o Brasil querendo ser honesto e próspero.
(*) Percival Puggina (74), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor e titular do site www.puggina.org, colunista de dezenas de jornais e sites no País. Autor de Crônicas contra o totalitarismo; Cuba, a tragédia da utopia; Pombas e Gaviões; A Tomada do Brasil. Integrante do grupo Pensar+.


NO BLOG DO ALUIZIO AMORIM
Terça-feira, maio 21, 2019
NÃO TEM PREÇO VER O 'CENTRÃO' DESNORTEADO. O POVO BRASILEIRO DECIDIU TOMAR AS RUAS DO BRASIL EM APOIO AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO E ÀS REFORMAS PARA SALVAR O BRASIL
Neste vídeo (https://youtu.be/0zArqKcMAsw) o jornalista e youtuber Bernardo Küster, que dispensa apresentação, vai diretamente ao ponto sobre o que está rolando em nível político, ou seja, as ditas pressões e contrapressões no que respeita ao mega movimento popular que está se agigantando com vistas à manifestação do povo brasileiro prevista para 26/5, em apoio ao conjunto de reformas proposto pelo Governo do Presidente Jair Bolsonaro. A bandeira principal é a Reforma da Previdência que vem sendo adiada há anos pelos governos passados.
Nenhum dos governos, desde a dita Nova República que sucedeu o regime militar, quis arcar como o ônus político de passar a limpo as contas governamentais. Todas as vezes usaram artifícios para manter a roubalheira dos cofres públicos. 
Chegou-se, entretanto, a um limite extremamente perigoso que nos separa por um fio de uma tragédia nos moldes da Venezuela. Mas nem essa realidade brutal sensibiliza o famigerado "centrão" que reúne os herdeiros dos históricos predadores do Brasil desde a Proclamação da República. De 1889 até o hoje, portanto, durante mais de um século, a maioria dos brasileiros come apenas o pão que o diabo amassou.
Notem que, é a primeira vez em nossa História, que um Presidente da República encara  esse problema crônico. É o Presidente Jair Messias Bolsonaro! E o faz na derradeira hora, no último minuto do segundo tempo, se preferem a metáfora futebolística.
E é também pela primeira vez que o dito "centrão", esse contubérnio dos predadores da nossa Pátria está acuado. Pululam pelos labirintos do Congresso Nacional, tendo sempre à mão algum jornalista da grande mídia para fazer rodar a usina de fofocas, desinformação e fake news.
Cansado de batalhar e sempre perder a guerra, desta feita o povo brasileiro decidiu partir pra cima de forma vigorosa para por um fim nesse cipoal de iniquidades. Esse povo elegeu o Presidente Jair Bolsonaro para fazer o que ele realmente está propondo e ele, o povo, decidiu manifestar o seu apoio incontestável ao nosso Presidente.
Os quase 60 milhões de eleitores que elegeram o Presidente Jair Bolsonaro vão às ruas de todo o Brasil neste 26 de maio de 2019 em seu apoio total e irrestrito ao nosso Presidente. Ao mesmo tempo, execrarão o maldito "centrão", do qual fazem parte os operadores do establishment, essa organização que age nas sombras e que se considera acima de todos! 
Só os néscios desconhecem esta brutal realidade. Mas aquele contingente extraordinário de eleitores que levaram Jair Bolsonaro à Presidência da República sabe perfeitamente o que está acontecendo e de onde procede o mal que aflige todas as famílias brasileiras. E sabem muito bem quem são os velhos algozes, e também os novos, que acabam de ser comprados pela bandalha do "centrão' dentro do velho esquema do toma lá, dá cá! 
No vídeo, de forma coloquial e direta Bernardo Küster explica tudo. Vale a pena ver o vídeo e compartilhar à farta esta postagem utilizando aqui mesmo no blog, logo abaixo deste texto, os ícones das redes sociais. É só clicar e mandar pra frente!

NO BLOG DO POLÍBIO BRAGA
OAB tira documento contra o pacote anticrime de Moro. A OAB não quer mudar nada
A OAB não quer nem ouvir falar no tipo de pergunta como o feito acima. A OAB quer bandido bem defendido por advogados bem pagos, com amplo direito de defesa e só encarcerados depois de trânsito em julgado.
A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou documento em que analisa todos os pontos do pacote anticrime anunciado em fevereiro pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. O projeto está na Câmara, onde um grupo de trabalho estuda a viabilidade legal das medidas.
A OAB, que já se posicionou contra algumas ações da Operação Lava Jato, criticou o lançamento do pacote. A OAB quer mais debate, mas na verdade não quer pacote anticrime algum. CLIQUE AQUI para examinar toda a "análise" feita pela OAB.
Para começar, a OAB se opõe a qualquer mudança legislativa nos seguintes pontos apresentados no pacote de Moro:
1) execução antecipada da pena, a prisão após condenação em segunda instância;
2) execução antecipada das decisões do Tribunal do Júri;
3) modificação das regras para apresentação embargos infringentes, aqueles que podem reformar decisões judiciais;
CLIQUE AQUI para ler mais.

Eis o que o governo Bolsonaro pensa sobre as manifestações deste domingo
Acesse o link https://youtu.be/bcOF8qmKfj4

Governo já começou a testar o Cartão Caminhoneiro. Saiba do que se trata
O governo lançou a fase de testes do cartão caminhoneiro, que permitirá aos profissionais autônomos, transportadores e embarcadores comprar diesel com o mesmo preço garantido por 30 dias.
Essa é uma das medidas anunciadas pelo governo para evitar uma nova paralisação nas estradas.
Os caminhoneiros do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro devem fazer um pré-cadastramento pelo site www.cartaodocaminhoneiro.com.br. Com isso, eles poderão transferir valores para o cartão e fazer a conversão para litros de óleo diesel.
O crédito em litros de diesel pode ser revertido a qualquer tempo para reais, dentro dos 30 dias, descontando-se uma taxa cujo valor será previamente informado aos usuários.

Líderes da corrupção, Zé Dirceu, PT, e Cunha, MDB, já são companheiros de cela
O fundador e líder nacional do PT, Zé Dirceu, condenado como corrupto da pior espécie, está de novo preso em Curitiba.
Desde ontem ele é companheiro de cela de outro líder da corrupção, o ex-deputado do MDB, Eduardo Cunha. Ambos estão no presídio de São José dos Pinhais.
Lula, o chefão de toda a quadrilha, segue preso na PF de Curitiba.

Corpo mole do Centrão e seus aliados do PT, PDT, PCdoB e Psol derrubam a Bolsa e elevam a cotação do dólar
O Centrão quer tornar Bolsonaro refém dos seus interesses fisiológicos. Ele aliou-se ao que existe de pior na esquerda: o PT e o PDT, interessados em salvar seus líderes da cadeia.
Acima, charge mostrando o principal aliado do Centrão em muitas votações. No fundo, são ambos da mesma vara.
O principal problema dos desarranjos políticos produzidos pelos deputados do Centrão, mais seus aliados do PT, PDT, Psol e PCdoB, que criam dificuldades para obter facilidades, é que eles têm impactado no mercado financeiro, que está com humor bastante sensível nas últimas semanas. Os incômodos causados pelos fisiológicos deputados do Centrão e seus aliados do lulopetismo, situam-se no âmbito das reformas da Previdência e Administrativa.
Prova disso é a oscilação do câmbio nos últimos dias. A moeda americana rompeu o patamar dos R$ 4,00 e passou a operar em um novo teto de R$ 4,10
Para conter o movimento, o BC anunciou que realizará leilões de linha (venda de dólares com compromisso de recompra) no valor de até US$ 3,75 bilhões até amanhã. A medida visa abrandar a valorização do dólar.


NO JORNAL DA CIDADE ONLINE
Pedido de impeachment de cidadã contra Gilmar chega ao Senado com 2,1 milhões de assinaturas
Segunda-feira, 20/05/2019 às 19:40
Da Redação
Mais um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes está tramitando no Senado Federal, este proposto pela cidadã Sabrina Avosani, de Brusque (SC).
O fato extraordinário é que acompanha a petição online de Sabrina, 2,1 milhões de assinaturas.
A denúncia de Sabrina argumenta que o ministro “age de maneira a desconstruir todo um trabalho investigativo de nossas polícias, pois acaba por conceder habeas corpus, liberdades provisórias e ou cancelamento de investigações contra pessoas com as quais, sabidamente tem, o denunciado, relações próximas e em alguns casos, relações extremamente íntimas”.
Também consta na denúncia relatos de xingamentos proferidos pelo ministro a membros de outras instituições, o que é visto como uma quebra de decoro incompatível com a função que exerce.
A iniciativa da cidadã é extremamente louvável.
Resta ao Senado Federal ouvir aos anseios populares.

OAB faz vistas grossas para manobra de Adriana Ancelmo
21/05/2019 às 08:25
Por Amanda Acosta
Articulista e repórter
amanda@jornaldacidadeonline.com.br
Não é de se estranhar que a OAB esteja contra o Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro.
A entidade se desvirtuou, perdeu totalmente a linha e pisoteia sobre o seu passado de glórias.
Adriana Ancelmo, comparsa do criminoso Sérgio Cabral, para escapar dos procedimentos de segurança do presídio, utilizou irregularmente a sua carteira da OAB para visitá-lo.
Adriana não é advogada de Cabral e não tem procuração nos autos, muito pelo contrário, é cúmplice e também está presa, gozando dos benefícios da prisão domiciliar, graças a benevolência de nossa Justiça. Portanto, não poderia usar desse artifício para obter tratamento privilegiado.
Denunciada a manobra, ela foi proibida pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de novamente visitar o marido como advogada, usando a sua carteira da OAB.
Entretanto, a entidade comandada por Felipe Santa Cruz manteve-se silente e não se manifestou sobre o assunto.
Vale lembrar que Santa Cruz tem um histórico de polêmicas durante a sua gestão como presidente da OAB do Rio de Janeiro e já foi acusado de laços com a família de Sérgio Cabral.

NO CEARÁ NEWS 7
Cook Empreendimentos ganha licitação para fornecer comida ao HGF
Estranho é que a empresa ficou em oitavo lugar e não tem sede em Fortaleza
21/05/2019 | 9:17
A Cook Empreendimentos ganhou licitação para fornecer alimentação ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O mais estranho é que ela ficou em oitavo lugar.
Detalhe: a Cook já assinou, no dia 24 de abril, contrato desrespeitando o edital, porque não tem endereço em Fortaleza. Agora, tem três dias para alugar sede e conseguir alvará de funcionamento, sanitário, licença ambiental e mostrar equipamentos que provem sua condição de produzir e fornecer alimentos para HGF.
Em tempo
Sem esses documentos, o contrato terá que ser rompido.
Em tempo II
O CN7 já havia alertado para a irregularidade da contratação da Cook pelo HGF. Teve gente de dentro do hospital trabalhando para que a empresa levasse a disputa.
Confira:
As integrantes da direção do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) Márcia e Carla, além da coordenadora da nutrição Lúcia, não querem que uma empresa cearense ganhe a disputa de licitação para fornecer alimentação à unidade de saúde. Elas, juntas com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), torcem por uma empresa chamada Cook Empreendimentos, … Continue lendo









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA