PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 18 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Sábado, 18/5/2019

A semana acabou e não se desfez o mistério anunciado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, que na sexta (10) mencionou “tsunami na semana que vem”. Houve muitas notícias graves, da quebra de sigilo do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) às manifestações contra o contingenciamento de 3,4% das verbas das universidades públicas, passando pela delação de um dos chefões da GOL, que confessou pagamentos, por exemplo, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O retorno de Flávio ao noticiário teve significado de tsunami, mas só na família Bolsonaro. E o presidente não tinha como antever a sentença.

Protestos da oposição contra “cortes na Educação” foram expressivos, mas longe de tsunami. Já no dia seguinte, ninguém falava no assunto.

A coisa muda de figura se o “tsunami” era a delação de Constantino. Mas o governo não tinha como saber do fato antes. Ou tinha?

Outras crises ocorreram, incluindo a fulgurante passagem do ministro da Educação pela Câmara. Mas nem chegou a ser uma tempestade.

O ex-ministro José Dirceu tomou a estrada às 3h da madrugada de sexta (17) para chegar a Curitiba até as 16h, a tempo de se entregar para cumprir pena de 8 anos e 10 meses de prisão. Mas, antes de partir, o sempre glacial líder do PT viveu uma situação extrema: ele se derramou tentando explicar a Maria Antônia, sua filha de 8 anos e seu xodó, por que teria de viajar de repente e ficar longa temporada fora.

Ele está condenado, em segunda instância, a 30 anos pelos roubos na Petrobras e a 8 anos e 10 meses por mais propinas também na estatal.

A reação do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) à notícia da denúncia do Ministério Público impressionou os assessores: “Acabou a espera. Qual próximo passo?”. E passou a planejar a semana.

Os partidos do “centrão” já articulam derrubada da medida provisória da reforma administrativa. A ideia é colocar o governo de joelhos. E suplicando para que aceitem o Ministério das Cidades e mais uns quatro.

Antes não faltavam ao deputado Aécio Neves (PSDB-MG) bajuladores, mas, nesta sexta (17), ele estava na saída do restaurante À Mano, em Brasília, sozinho, com a mão no bolso, esperando o Uber chegar.

Os ânimos estão exaltados na Câmara, com uma intensa pressão. A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) já trocou três assessores. O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) demitiu todos de uma única vez.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nos EUA que as despesas obrigatórias previstas no orçamento são o problema do Brasil. “O orçamento foi cooptado por corporações públicas”, afirmou.

Enquanto o governo foca na reforma da Previdência, há expectativa de aprovação rápida da reforma tributária, e sem o governo. “Congresso quer dar demonstração de força”, supõe o tributarista Felipe Fleury.

NO O ANTAGONISTA
Bolsonaro diz que vai cancelar ‘contrato de publicidade’ da Petrobras
Sexta-feira, 17.05.19 22:42
Jair Bolsonaro foi às redes há pouco para dizer que está tentando rescindir um contrato de publicidade da Petrobras com a McLaren.
O valor é de R$ 782 milhões, com duração de cinco anos.
Além da publicidade, que inclui a divulgação da logo da empresa no carro da McLaren, o contrato inclui cooperação tecnológica com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) para o desenvolvimento de combustíveis e lubrificantes mais eficientes.
Em 2018 a Petrobras assinou contrato de publicidade de R$ 782 milhões com a McLaren, válido por 5 anos. No momento, a empresa, por decisão do meu Governo, busca uma maneira de rescindir o contrato. Boa noite a todos!


URGENTE: DIRCEU SE ENTREGA
17.05.19 21:53
José Dirceu acaba de se entregar à PF, em Curitiba.
Demorou, mas chegou.

Mourão, o ‘consertador-chefe’
17.05.19 21:11
Reportagem da agência Bloomberg chama Hamilton Mourão, que está viajando para a China, de “fixer-in-chief” (algo como “consertador-chefe” em Português).
O vice-presidente brasileiro chega a Xangai neste domingo, diz o texto da agência, em uma “missão para consertar as feridas causadas pela retórica anti-China do presidente Jair Bolsonaro”.
Mourão passará cinco dias no país asiático e tem na agenda uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping. O próprio Bolsonaro deve ir à China ainda neste ano.

Pauta da manifestação é o Centrão, diz líder de ativistas
17.05.19 20:09
Ana Claudia Graf, líder do movimento “Ativistas Independentes” envolvida na organização da manifestação dia 26, disse a O Antagonista que a ideia é pressionar o Centrão.
“Convocamos a população para pressionarmos os parlamentares do Centrão, que insistem em atrasar a reforma da Previdência e o pacote anticrime. Também queremos o Coaf com Moro.”
Segundo ela, não há intenção de “invadir o Congresso”, como circula nas redes sociais.

Bolsonaro conversa com Rudy Giuliani
17.05.19 19:31
Jair Bolsonaro informou pelo Twitter que conversou hoje com Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York e hoje um dos advogados de Donald Trump.
O presidente brasileiro lembrou a política de “Tolerância Zero” de Giuliani e disse que a gestão dele em Nova York é uma inspiração para seu governo.

Giuliani se ‘desculpou’ por ataques de Bill de Blasio, diz porta-voz
17.05.19 19:53
O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, disse que partiu de Rudy Giuliani a iniciativa de telefonar para Jair Bolsonaro hoje, registra O Globo.
Segundo Rêgo Barros, o ex-prefeito de Nova York “desculpou-se pela indelicadeza do atual prefeito” (Bill de Blasio, que atacou Bolsonaro nas redes sociais) e prometeu vir ao Brasil em breve.

Maia estica prazo para apresentação de emendas à reforma
17.05.19 19:22
Por Diego Amorim
Rodrigo Maia decidiu adiar para 30 de maio o prazo de apresentação de emendas à reforma da Previdência, que venceria no início da semana que vem.
Líderes defendem que é o tempo necessário para definir melhor as mudanças que serão feitas na proposta apresentada pela equipe econômica do governo, garantido a aprovação na comissão e, posteriormente, no plenário.

Lula diz que tem ‘um cantinho’ para José Dirceu
17.05.19 18:51
Lula brincou com o fato de José Dirceu estar sendo levado para a Superintendência da PF em Curitiba, onde ele está preso desde abril do ano passado.
“O presidente Lula lamentou a prisão do José Dirceu, mas fez uma brincadeira, coisa de amigo, dizendo que, se Dirceu quiser, tem um cantinho para ele”, disse Wadih Damous, segundo o Estadão.
Que os dois façam bom proveito.

O erro do Uruguai
17.05.19 18:46
Na Crusoé, Duda Teixeira relata como a criminalidade no Uruguai aumentou, por causa do abrandamento no sistema penal — tanto na parte processual como na da imposição de penas.
(...)

Autor de texto compartilhado por Bolsonaro foi candidato a vereador pelo Novo
17.05.19 18:20
Por Claudio Dantas
O autor do polêmico texto compartilhado por Jair Bolsonaro é o analista financeiro Paulo Portinho, que foi candidato a vereador pelo Novo em 2016. Ele postou a crítica em sua página pessoal no Facebook no dia 11 de maio.
Para Portinho, está claro que “não adianta eleger ninguém com uma pauta liberal ou conservadora”. “As corporações mandam no País. Fica claro para nós eleitores que não dá para governar com a pauta que se ganha a eleição.”
Ele disse a O Antagonista que ficou assustado com a repercussão e que não tem qualquer relação com Bolsonaro ou com Olavo de Carvalho, como se cogitou nas redes sociais.
“Não queria nada disso. Estou assustado com a repercussão, pois foi um desabafo pessoal. Não gostaria que isso prejudicasse meu trabalho, minha vida pessoal.”
Professor de Finanças, Portinho espera “racionalidade” dos agentes políticos para que o País supere a crise atual.
“A única coisa que posso dizer é que, no meu entendimento, todos os Poderes têm que atingir o nível máximo de racionalidade, independentemente dos outros. Compreender as dificuldades de comunicação que existem às vezes e levar o país adiante.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA