Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 11 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Sábado, 11/5/2019

O governo Bolsonaro tem sofrido para fazer limonada das reuniões de comissões na Câmara. Apesar de vencer votações, perdia na “guerra da comunicação” das reuniões transmitidas pela TV. Desde a reunião na CCJ, desastrosa, a bancada governista aprendeu a lição e mudou: passou a ocupar assentos mais estratégicos no plenário, além de designar lideranças informais e coordenar falas através de mensagens.

Seguindo a trilha da oposição tchutchuca, deputados do PSL passaram a garantir lugares melhores, nos debates, chegando às 4h da matina.

A bancada do PSL na Câmara e os especialistas em Previdência do governo têm agora grupos no Whatsapp para alinhar o discurso.

Sem temer pressões, o Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, apontou objetivamente a Braskem, controlada pelo grupo Odebrecht, como causadora do afundamento de 40 centímetros de três bairros de Maceió, gerando rachaduras apavorantes e provocando o desabrigo de 30 mil pessoas. Isso ocorre após décadas de extração irresponsável de sal-gema sobre uma falha geológica reativada pelas perfurações, após milhões de anos adormecida.

Autoridades se omitem, não apoiam a luta por indenização justa para as vítimas. A Braskem preferiu paralisar atividades nesta quinta (9).

A “frente em defesa da Previdência”, na verdade frente de defesa de privilégios de castas do setor público, promove “debate”, terça (14), onde será proibida a entrada de quem defende o fim dessas regalias.

Para quem era contra a privatização de aeroportos, o ranking de aeroportos Air Help Score, com 132 terminais, foi um duro golpe. O Brasil tem (agora) 12 dos 50 aeroportos mais bem avaliados do mundo.

…a cela especial do ex-presidente Temer não é nenhuma ‘brastemp’ como a de Lula.

NO O ANTAGONISTA
O radicalismo de Paulinho
11.05.19 07:24
Como registramos, parlamentares foram desligados da comissão mista que analisa novas regras para a contribuição sindical, o que inviabilizou seu funcionamento.
O movimento, relata o Estadão, foi liderado por Paulinho da Força, que disse ao jornal:
“Não concordamos com esse radicalismo que o governo está colocando e que praticamente destrói a estrutura sindical”, afirmou.
“Conversamos com os membros e, para não ficar com essa história de toda semana ficar tentando instalar, acharam melhor se retirar do colegiado.”
O objetivo, claro, é deixar caducar a MP que impede o desconto da contribuição sindical.


“Não é correto, não é republicano e não é democrático”
11.05.19 07:12
Em entrevista a Nilson Klava, da Globo News, o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo, criticou as reuniões de Rodrigo Maia com líderes partidários para as quais não foi convidado.
“Há insatisfação de partidos e líderes pelo fato da reunião do colégio de líderes não ser feita de maneira transparente e democrática, mas de uma maneira seletiva. O presidente se reúne com pequeno grupo de líderes, toma decisão, numa mistura de pauta e estratégia política, depois chama outros líderes que participam de forma marginal e depois mais outros que não participam. Tem também líderes que não são chamados. Não é correto, não é republicano e não é democrático”, afirmou.

Centrão-Esquerdão
11.05.19 05:57
O imposto sindical deve voltar.
A nova maioria parlamentar, depois de derrotar o governo com a MP da impunidade, agora manobra para fazer caducar a MP que impede o desconto dos sindicatos na folha salarial.
Ao longo da semana, diz o Estadão, foram desligados da comissão mista que trata do assunto 22 membros de dez partidos diferentes – DEM, PP, PR, PTB, Solidariedade, PSB, PSD, PT, MDB e PROS –, inviabilizando seu funcionamento.
O Congresso Nacional é do Centrão-Esquerdão.

Lula pede o regime aberto
11.05.19 05:33
Lula entrou com um pedido no STJ para ser posto no regime aberto.
Seus advogados, nos embargos apresentados ontem à noite, alegaram que, depois de um ano de cadeia, ele teria o direito de passar para o regime semiaberto, mas “diante da (conhecida) inexistência de estabelecimento compatível, faz-se necessário, desde logo, a fixação de um regime aberto.”
O chefe da ORCRIM quer ir para casa.

Podcast: A lista VIP da Receita voltou
Sexta-feira, 10.05.19 21:53
No seu podcast, Claudio Dantas fala do efeito deletério da aprovação da emenda à MP da reforma administrativa que restringe o poder da Receita Federal.
Ouça o podcast AQUI (para assinantes de O Antagonista+).

O labirinto da Receita
10.05.19 21:43
O texto da emenda à MP 870, apresentada por Eduardo Braga, diz que o auditor fiscal deve pedir autorização judicial para comunicar indícios de crimes não fiscais ao MPF e à PF.
E que qualquer cidadão pode comunicar indícios de crime ao Judiciário, mas juiz nenhum pode agir de ofício. Precisa ser provocado pelo MPF ou pela PF.
Ou seja, a emenda proíbe o auditor de fazer qualquer coisa, inclusive de agir como cidadão.

“Não vou deixar caducar nada”, garante Rodrigo Maia
10.05.19 20:45
Por Claudio Dantas
Rodrigo Maia garantiu a O Antagonista que o plenário da Câmara dos Deputados votará a tempo o relatório da MP da reforma administrativa.
“A MP só vence em 3 de junho. É tempo suficiente para analisarmos todas as outras que estão na frente. O presidente não precisa ficar preocupado.”
Maia disse que tem “consciência da importância da reforma administrativa, especialmente para um governo que está começando”.

Ministério Público denuncia militares que mataram músico e catador
10.05.19 19:45
O Ministério Público Militar denunciou 12 militares envolvidos na morte do músico Evaldo Rosa dos Santos e do catador Luciano Macedo, no início de abril, no Rio de Janeiro.
Foram acusados de dois homicídios qualificados, uma tentativa de homicídio contra o sogro de Evaldo e não por não terem prestado socorro às vítimas.
Nove dos militares permanecem presos.

STF vai julgar bloqueio no orçamento das universidades federais
10.05.19 19:23
Celso de Mello enviou para julgamento no plenário do STF uma ação apresentada pelo PDT contra o decreto que bloqueou 30% do orçamento dos institutos e universidades federais, registra O Globo.
O julgamento será marcado por Dias Toffoli, mas ainda não há previsão de quando isso vai acontecer.
O decano do Supremo também deu dez dias de prazo para que Jair Bolsonaro preste informações sobre o contingenciamento.

Aval do STF a perdão de corruptos enfraquece combate ao crime, dizem promotores
10.05.19 18:10
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público criticou, em nota, a decisão de ontem do Supremo que validou o indulto decretado por Michel Temer em 2017, que perdoou condenados por corrupção e outros crimes de colarinho branco que cumpriram um 1/5 da pena.
“A decisão proporciona um duro golpe no combate ao crime no País, porque mitiga o resultado efetivo das condenações penais, potencializando o sentimento de impunidade, e desestimula diversas ações desencadeadas pelo sistema de justiça criminal do País no combate ao crime organizado, à corrupção e outros.”

Resposta a Olavo em vídeo sem autoria
10.05.19 18:08
Começou a circular por aplicativos de mensagens um vídeo que, sem citar Olavo de Carvalho, responde aos ataques dele a Eduardo Villas Bôas e outros generais.
O vídeo exibe imagens de generais como Carlos Alberto dos Santos Cruz e Hamilton Mourão, além de Villas Bôas, e a mensagem “mexeu com eles, mexeu com a família verde-oliva”.
Leia na Crusoé


NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA 10 de maio de 2019 

Bolsonaro não esperou análise de Moro para decreto de armas
Breno Pires/BRASÍLIA 10 de maio de 2019

Ministro do STJ nega suspensão de contingenciamento na Educação
Luiz Vassallo/SÃO PAULO 10 de maio de 2019 | 18h31min

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notícias em Destaque

Brasil tem menor média de casos de covid do ano(Ler mais)   Mourão nega renúncia e diz que segue no governo ‘até o fim’ Relação entre o vice e Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a ser alvo de especulações após o presidente dizer que o general ‘por vezes atrapalha(Ler mais) A economia a gente vê depois: Governadores e Prefeitos ainda não se pronunciaram em como vão ajudar a população: “o depois chegou, e agora?”(Ler mais) Com ódio: Governo Doria multa o presidente Bolsonaro e sua comitiva: “pode chegar a 290 mil reais”(Ler mais) Ministros do STF querem resposta imediata de Luiz Fux sobre declarações do presidente alegando fraude nas urnas eletrônicas(Ler mais) Renan Calheiros e Humberto Costa querem sigilos bancários de Jornalismo independente “disseminadores de fake”(Ler mais) Justiça prorroga prisão de autor do vandalismo em estátua de Borba Gato(Ler mais)

Notícias em Destaque

  Passageiros em voos para o Ceará devem fazer teste de Covid-19, recomenda novo decreto do Governo (Ler mais) Voto auditável: Arthur Lira deve negociar com Bolsonaro e Barroso um texto que agrade a ambos e encerre a celeuma (Ler mais) Seleção Brasileira de Futebol se recusa a subir no pódio com o patrocínio de marca chinesa (Ler mais) Novidade: na visita de Bolsonaro a Florianópolis teve a “jet-skiCIATA”, VEJA O VÍDEO (Ler mais) Justiça Eleitoral custa ao país R$27 milhões por dia (Ler mais) Arthur Lira defende separação dos Poderes: ‘Dançar junto sem pisar no pé de ninguém’ Em meio ao embate entre o Planalto e o STF, presidente da Câmara disse que convivência deve ser ‘civilizada, democrática, sempre harmônica e independente (Ler mais) Por que Lira decidiu levar o voto impresso para o plenário da Câmara Em pronunciamento na sexta-feira, presidente da Casa destacou que conjunto de deputados dará veredito ‘inquestionável e supremo’ sobre a proposta (Ler mais) Procuradores e juízes ...