PRIMEIRA EDIÇÃO DE SÁBADO, 11 DE MAIO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
Sábado, 11/5/2019

O governo Bolsonaro tem sofrido para fazer limonada das reuniões de comissões na Câmara. Apesar de vencer votações, perdia na “guerra da comunicação” das reuniões transmitidas pela TV. Desde a reunião na CCJ, desastrosa, a bancada governista aprendeu a lição e mudou: passou a ocupar assentos mais estratégicos no plenário, além de designar lideranças informais e coordenar falas através de mensagens.

Seguindo a trilha da oposição tchutchuca, deputados do PSL passaram a garantir lugares melhores, nos debates, chegando às 4h da matina.

A bancada do PSL na Câmara e os especialistas em Previdência do governo têm agora grupos no Whatsapp para alinhar o discurso.

Sem temer pressões, o Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, apontou objetivamente a Braskem, controlada pelo grupo Odebrecht, como causadora do afundamento de 40 centímetros de três bairros de Maceió, gerando rachaduras apavorantes e provocando o desabrigo de 30 mil pessoas. Isso ocorre após décadas de extração irresponsável de sal-gema sobre uma falha geológica reativada pelas perfurações, após milhões de anos adormecida.

Autoridades se omitem, não apoiam a luta por indenização justa para as vítimas. A Braskem preferiu paralisar atividades nesta quinta (9).

A “frente em defesa da Previdência”, na verdade frente de defesa de privilégios de castas do setor público, promove “debate”, terça (14), onde será proibida a entrada de quem defende o fim dessas regalias.

Para quem era contra a privatização de aeroportos, o ranking de aeroportos Air Help Score, com 132 terminais, foi um duro golpe. O Brasil tem (agora) 12 dos 50 aeroportos mais bem avaliados do mundo.

…a cela especial do ex-presidente Temer não é nenhuma ‘brastemp’ como a de Lula.

NO O ANTAGONISTA
O radicalismo de Paulinho
11.05.19 07:24
Como registramos, parlamentares foram desligados da comissão mista que analisa novas regras para a contribuição sindical, o que inviabilizou seu funcionamento.
O movimento, relata o Estadão, foi liderado por Paulinho da Força, que disse ao jornal:
“Não concordamos com esse radicalismo que o governo está colocando e que praticamente destrói a estrutura sindical”, afirmou.
“Conversamos com os membros e, para não ficar com essa história de toda semana ficar tentando instalar, acharam melhor se retirar do colegiado.”
O objetivo, claro, é deixar caducar a MP que impede o desconto da contribuição sindical.


“Não é correto, não é republicano e não é democrático”
11.05.19 07:12
Em entrevista a Nilson Klava, da Globo News, o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo, criticou as reuniões de Rodrigo Maia com líderes partidários para as quais não foi convidado.
“Há insatisfação de partidos e líderes pelo fato da reunião do colégio de líderes não ser feita de maneira transparente e democrática, mas de uma maneira seletiva. O presidente se reúne com pequeno grupo de líderes, toma decisão, numa mistura de pauta e estratégia política, depois chama outros líderes que participam de forma marginal e depois mais outros que não participam. Tem também líderes que não são chamados. Não é correto, não é republicano e não é democrático”, afirmou.

Centrão-Esquerdão
11.05.19 05:57
O imposto sindical deve voltar.
A nova maioria parlamentar, depois de derrotar o governo com a MP da impunidade, agora manobra para fazer caducar a MP que impede o desconto dos sindicatos na folha salarial.
Ao longo da semana, diz o Estadão, foram desligados da comissão mista que trata do assunto 22 membros de dez partidos diferentes – DEM, PP, PR, PTB, Solidariedade, PSB, PSD, PT, MDB e PROS –, inviabilizando seu funcionamento.
O Congresso Nacional é do Centrão-Esquerdão.

Lula pede o regime aberto
11.05.19 05:33
Lula entrou com um pedido no STJ para ser posto no regime aberto.
Seus advogados, nos embargos apresentados ontem à noite, alegaram que, depois de um ano de cadeia, ele teria o direito de passar para o regime semiaberto, mas “diante da (conhecida) inexistência de estabelecimento compatível, faz-se necessário, desde logo, a fixação de um regime aberto.”
O chefe da ORCRIM quer ir para casa.

Podcast: A lista VIP da Receita voltou
Sexta-feira, 10.05.19 21:53
No seu podcast, Claudio Dantas fala do efeito deletério da aprovação da emenda à MP da reforma administrativa que restringe o poder da Receita Federal.
Ouça o podcast AQUI (para assinantes de O Antagonista+).

O labirinto da Receita
10.05.19 21:43
O texto da emenda à MP 870, apresentada por Eduardo Braga, diz que o auditor fiscal deve pedir autorização judicial para comunicar indícios de crimes não fiscais ao MPF e à PF.
E que qualquer cidadão pode comunicar indícios de crime ao Judiciário, mas juiz nenhum pode agir de ofício. Precisa ser provocado pelo MPF ou pela PF.
Ou seja, a emenda proíbe o auditor de fazer qualquer coisa, inclusive de agir como cidadão.

“Não vou deixar caducar nada”, garante Rodrigo Maia
10.05.19 20:45
Por Claudio Dantas
Rodrigo Maia garantiu a O Antagonista que o plenário da Câmara dos Deputados votará a tempo o relatório da MP da reforma administrativa.
“A MP só vence em 3 de junho. É tempo suficiente para analisarmos todas as outras que estão na frente. O presidente não precisa ficar preocupado.”
Maia disse que tem “consciência da importância da reforma administrativa, especialmente para um governo que está começando”.

Ministério Público denuncia militares que mataram músico e catador
10.05.19 19:45
O Ministério Público Militar denunciou 12 militares envolvidos na morte do músico Evaldo Rosa dos Santos e do catador Luciano Macedo, no início de abril, no Rio de Janeiro.
Foram acusados de dois homicídios qualificados, uma tentativa de homicídio contra o sogro de Evaldo e não por não terem prestado socorro às vítimas.
Nove dos militares permanecem presos.

STF vai julgar bloqueio no orçamento das universidades federais
10.05.19 19:23
Celso de Mello enviou para julgamento no plenário do STF uma ação apresentada pelo PDT contra o decreto que bloqueou 30% do orçamento dos institutos e universidades federais, registra O Globo.
O julgamento será marcado por Dias Toffoli, mas ainda não há previsão de quando isso vai acontecer.
O decano do Supremo também deu dez dias de prazo para que Jair Bolsonaro preste informações sobre o contingenciamento.

Aval do STF a perdão de corruptos enfraquece combate ao crime, dizem promotores
10.05.19 18:10
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público criticou, em nota, a decisão de ontem do Supremo que validou o indulto decretado por Michel Temer em 2017, que perdoou condenados por corrupção e outros crimes de colarinho branco que cumpriram um 1/5 da pena.
“A decisão proporciona um duro golpe no combate ao crime no País, porque mitiga o resultado efetivo das condenações penais, potencializando o sentimento de impunidade, e desestimula diversas ações desencadeadas pelo sistema de justiça criminal do País no combate ao crime organizado, à corrupção e outros.”

Resposta a Olavo em vídeo sem autoria
10.05.19 18:08
Começou a circular por aplicativos de mensagens um vídeo que, sem citar Olavo de Carvalho, responde aos ataques dele a Eduardo Villas Bôas e outros generais.
O vídeo exibe imagens de generais como Carlos Alberto dos Santos Cruz e Hamilton Mourão, além de Villas Bôas, e a mensagem “mexeu com eles, mexeu com a família verde-oliva”.
Leia na Crusoé


NO BLOG DO FAUSTO MACEDO
Rafael Moraes Moura/BRASÍLIA 10 de maio de 2019 

Bolsonaro não esperou análise de Moro para decreto de armas
Breno Pires/BRASÍLIA 10 de maio de 2019

Ministro do STJ nega suspensão de contingenciamento na Educação
Luiz Vassallo/SÃO PAULO 10 de maio de 2019 | 18h31min

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 02/3/2024 - SÁBADO