SEGUNDA EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2019

NO O ANTAGONISTA
O plano anti-Dallagnol
Segunda-feira, 15.04.19 10:50
O Centrão tem um plano para impedir que Deltan Dallagnol seja indicado para a PGR.
Segundo Andréia Sadi, os parlamentares do bloco “discutem recorrer ao STF para que a Corte determine que o cargo de procurador-geral da República só possa ser ocupado por subprocuradores-gerais da República”.
Os amigos dos amigos apoiam a manobra anti-Lava Jato, claro.

Marin fora do futebol para sempre
15.04.19 10:41
A Fifa considerou o ex-presidente da CBF José Maria Marin culpado por corrupção e baniu o brasileiro de todas as atividades relacionadas ao futebol.
Para sempre.
Ele ainda terá de pagar uma multa no valor correspondente a 3,8 milhões de reais.

Médicos cubanos continuam no Brasil
15.04.19 10:33
Dois mil médicos cubanos continuam no País.
Após o fim do contrato entre o governo brasileiro e a ditadura de Cuba, mais de 2 mil médicos cubanos continuam no País, sobrevivendo na informalidade, exercendo profissões como vendedores ambulantes e motorista de aplicativos.
Eles continuam por aqui diante da promessa feita pelo governo Bolsonaro de que não ficariam desamparados e seriam reintegrados ao sistema público de saúde, o que ainda não ocorreu.
Ao Estadão, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse serem necessárias mudanças legislativas aprovadas pelo Congresso para que os médicos cubanos remanescentes sejam acomodados.

A bomba de Dilma e o diesel de Bolsonaro
15.04.19 10:17
A equipe de Paulo Guedes vai apresentar a Jair Bolsonaro algumas propostas para resolver a questão do diesel.
Uma das saídas é incentivar a aposentadoria dos caminhoneiros.
A turma da economia avalia que Dilma Rousseff deixou uma bomba-relógio para os governos seguintes. O crédito subsidiado pelo BNDES para a compra de caminhões gerou um excesso de oferta no transporte de cargas. O Tesouro Nacional, portanto, pode pagar para tirar caminhões do mercado.

“Lula, como todos os brasileiros, teve um julgamento justo”
15.04.19 10:01
“Lula, como todos os brasileiros, teve um julgamento justo.”
O embaixador brasileiro em Londres, Fred Arruda, enviou uma cartinha para o Guardian, desmentindo o engodo lulista.

Bolsonaro dá passaporte diplomático a Edir Macedo
15.04.19 09:35
Edir Macedo e sua mulher ganharam passaportes diplomáticos do Itamaraty.
O milagre da Record não se limitou apenas a um aumento de 659% na publicidade estatal, portanto.

O milagre da Record
15.04.19 07:18
O faturamento da TV Record junto à Secom subiu 659% no primeiro trimestre de 2019, segundo o UOL.
A emissora preferida de Jair Bolsonaro ganhou 10,3 milhões de reais.
Em segundo lugar, veio o SBT, com um faturamento de 7,3 milhões de reais – um aumento de 511%.
A TV Globo passou para o terceiro lugar, com 7,07 milhões de reais.
O lulismo já fez isso no passado, com os mesmos protagonistas.

O ponto em comum entre banqueiros e sindicalistas
15.04.19 09:30
A Febraban ficou irritada com a MP que acabou, ao menos por enquanto, com a farra da contribuição sindical, que continuava a ser cobrada por decisão de assembleias de pelegos e o aval do sindicalismo de toga.
O passa-moleque funcionava como moeda para evitar greves de bancários: os bancos negociavam a continuidade da contribuição com o sindicato e, em troca, ele não promovia paralisações por reajustes salariais.
Tudo com o chapéu do trabalhador, claro. Banqueiros e sindicalistas têm esse ponto em comum.

“O presidiário Lula mente de dentro da cadeia!”
15.04.19 08:44
João Doria acusou “o presidiário Lula de estar mentindo e apoiando ações irregulares de dentro da cadeia! A Feira de Orgânicos do MST está em total desacordo com normas de segurança e regulação sanitária e, em várias ocasiões, foram verificadas fraudes de venda de produtos não orgânicos”.

Papai-hipotenusa
15.04.19 07:53
O “amigo do amigo” Dias Toffoli pode dormir em paz.
Como diz José Nêumanne, Jair Bolsonaro blindou a cúpula do Judiciário:
“Parecer favorável desnecessário e imerecido emitido pelo advogado-geral da União, André Mendonça, ao inquérito inventado por Dias Toffoli para impedir críticas e ameaças a membros de altos tribunais comprova que todo o clã Bolsonaro aderiu à blindagem destes. Afinal, o advogado-geral não tomaria uma atitude destas sem consultar o chefe. E a sabotagem do filho do presidente, Flávio, à instalação da CPI da Lava Toga no Senado, confirma que no triunvirato filial papai-hipotenusa apoia os três filhotes-catetos.”
O golden shower revelado pela Crusoé foi ignorado pelo clã, evidentemente.

Tchutchuca no Uber
15.04.19 07:38
A Crusoé informa que o contribuinte pagou as despesas de Zeca Dirceu para visitar seu pai, o ex-presidiário (e futuro presidiário) José Dirceu.
Dados do Portal da Transparência mostram que o tchuchuca usou a cota parlamentar pelo menos duas vezes para pagar o Uber até o apartamento onde o pai mora em Brasília.
Leia a nota completa aqui.

“Encarceramento rápido e severo”
15.04.19 07:27
A fusão do pacote anticrime de Sergio Moro com as propostas de Alexandre de Moraes apresentadas no ano passado deve resultar “na mais dura legislação penal do país em décadas”, segundo O Globo.
O criminalista Roberto Delmanto Jr. disse:
“Se fundirem e aprovarem as propostas, estaremos vivenciando uma revolução na Justiça Penal brasileira, nos aproximando do sistema americano, com viés pragmático de encarceramento rápido e severo.”

NO DIÁRIO DO NORDESTE
Visionário: Expedito Parente aliava tecnologia ao cunho social
Maior do que uma alternativa mais limpa ao diesel, o cearense viu no biodiesel um programa nacional para resolver questões sociais, ambientais e também econômicas e, quase oito anos após sua morte, é lembrado pelo seu legado
Segunda-feira, 22:15 / 14 de Abril de 2019
Por Camila Marcelo camila.Marcelo@diariodonordeste.com.br 
O biodiesel não tem nome escrito na bomba de postos de combustíveis do País. Mas o componente está tão presente na vida dos brasileiros quanto o etanol ou a gasolina, ou até mais. E, na última década, a intensidade só cresceu.
De quando a primeira gota misturou-se ao diesel de forma obrigatória, em 2008, até os dias atuais, a composição cresceu de 2% a 11% de mistura, que valerá ainda em 2019. A previsão é seguir aos 15% até 2023, subindo um ponto por ano. Quanto à produção, ela acompanha o aumento da participação, exibindo alta acima dos 358%, comparando os acumulados de 2008 e 2018.
E nos primeiros três anos da implantação desse biocombustível ao diesel no Brasil, quem esteve presente na caminhada foi o próprio pai da criação: o engenheiro químico cearense Expedito José de Sá Parente, uma das personalidades do Estado que pensaram em formas diferentes de lidar com as dificuldades e obtiveram reconhecimento da sociedade.

NO INSTITUTO MILLENIUM
BOM? PARA QUEM?
Sábado, 13/04/2019
Por J.R. Guzzo
Lula acaba de completar seu primeiro aniversário na cadeia sem que tenha sido possível perceber, ainda dessa vez, a revolução que as massas fariam para tirá-lo de lá. É verdade que estão trabalhando o tempo todo para soltar o ex-presidente, nos tribunais superiores, nos escritórios de advocacia especializados em defender ladrões do Erário e nas alturas da classe “civilizada”, tal como ela existe neste País. Mas a coisa está mais complicada do que garantiam um ano atrás os doutores em análise política – segundo eles, Lula ia ficar não mais que umas 24 ou 48 horas preso, se tanto, pois “o Brasil não aguentaria” o cataclismo de sua entrada no sistema penitenciário. O Brasil aguentou perfeitamente, como se viu até agora; ninguém está sentindo falta do homem descrito como o “mais importante” da História política do Brasil. Por que será que ficou assim? Talvez porque não se tenha conseguido, até o momento, colocar de pé três argumentos sérios para justificar a sua soltura. Dois argumentos, então? Também não se encontra. Um, pelo menos? Pois é: nem um. Daí a dificuldade de tirar Lula do xadrez – ninguém consegue dar um motivo minimamente razoável para isso.
O que existe, na verdade, é a velha contrafação de sempre – Lula deveria ser solto, segundo afirma o seu sistema de apoio, porque vai ser “bom para o País”. Só por causa disso? Sim, só por causa disso; não se julga necessário dar nenhuma outra razão. Não há surpresa alguma, aí. O Brasil já se acostumou, há anos, a ver os grandes cérebros da nossa política transformarem os interesses particulares do ex-presidente em necessidade nacional – se isso ou aquilo diz respeito a Lula, acham eles, então tem de dizer respeito a todos. Mas, no caso, Lula não está preso por ser uma “figura histórica”, ou porque pode levar o Brasil para cá ou para lá. Ele está preso porque é ladrão, segundo resolveu o único organismo que pode resolver se ele é ladrão ou não é – a Justiça brasileira.
Não é uma opinião. Quem diz que Lula é ladrão são os autos – as testemunhas, a exibição de fatos e as provas apresentadas. Mais que tudo, ele foi condenado num processo impecável do ponto de vista legal; seria difícil encontrar algum outro caso na História da justiça penal brasileira em que as exigências da lei para punir alguém tenham sido obedecidas com tantos extremos de cuidado. Seu direito de defesa foi exercido na mais absoluta plenitude; não lhe foi negado rigorosamente nada, no incomparável arsenal de facilidades que a Justiça brasileira oferece a réus que têm milhões para gastar com advogados. Ninguém sabe ao certo o número de recursos, apelos, habeas corpus, mandados de segurança, agravos, embargos, etc. que o réu socou em cima da Justiça para se defender. Passaram de 100, possivelmente, e tudo o que ele achou errado foi considerado certo pelas instâncias superiores. Fazer o que, então?
Há uma vaga ideia, na elite iluminada, de que a culpa de Lula não está suficientemente demonstrada. Mas muita gente acha que está. E aí: quem resolve? Com certeza não é a torcida do Corinthians, nem o Datafolha. É a Justiça, e ela já resolveu. Nossa Justiça é ruim? É horrível. O presidente do STF levou bomba duas vezes seguidas no concurso para a magistratura; não pode ser juiz nem na comarca de Arroio dos Ratos, mas pode ser presidente do mais alto tribunal de Justiça do País. É preciso dizer mais alguma coisa? Mas essa Justiça, do jeito que está, é a única disponível no Brasil de hoje – não dá para entregar o julgamento de Lula ao judiciário da Holanda, não é? 
Além disso, o Complexo Pró-Lula não apenas acha que ele é inocente até prova em contrário, ou até a sua sentença “transitar em julgado”, daqui a mais uma dúzia de sentenças. Acha que Lula é inocente enquanto negar que é culpado; só pode ser punido se um dia confessar seus crimes.
Ninguém reclama, ao mesmo tempo, que estejam presos Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Geddel Vieira Lima e tantos outros. Será que é porque roubaram mais? Ou porque sua prisão “não faz mal ao Brasil”? Jamais se menciona, também, que ex-presidentes presos não prejudicam a “imagem internacional” de país nenhum. Rafael Videla, da Argentina, morreu na cadeia. Park Geun hye, da Coréia, está cumprindo pena de 24 anos de prisão por corrupção. Alberto Fujimori, do Peru, aos 80 anos de idade, acaba de voltar ao xadrez para cumprir o restante da sua pena de 25 anos de prisão por ladroagem, após ter sido liberado por três meses para tratamento de um câncer. Por que teria de ser diferente com Lula?
Fonte: “Veja”, 12/04/2019


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA