PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 05 DE ABRIL DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEXTA-FEIRA, 05 DE ABRIL DE 2019

Apenas cinco dos 81 senadores dispensam carrão oficial com motorista e placa preta, e um deles, Antônio Reguffe (sem partido-DF), é o autor de um projeto no Senado que extingue a mordomia de uma vez, em todo o território nacional. Avesso a privilégios, Reguffe tem 9 assessores, enquanto outros somam até 100, e há anos “pilota” em Brasília o seu Mobi, o carro popular da Fiat. O Senado informou que, além de Reguffe, outros quatro senadores recusam carros oficiais.

Os senadores Alessandro Vieira (PPS-SE), Confúcio Moura (MDB-RO), Eduardo Girão (Pros-CE) e Kajuru (PRP-GO) usam carros próprios.

O projeto de lei 547, de Reguffe, proíbe carros oficiais de autoridades públicas, exceto o presidente da República, como Chefe de Estado.

O projeto de Reguffe foi aprovado na CCJ, mas aguarda há 50 dias que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defina seu relator.

Os presidentes da Câmara e do Senado parecem ter vergonha do carro oficial. Eles usam carros com placas de carro particular, na verdade frias.

A Justiça Federal decidiu que os fabricantes de etanol podem vender seu produto diretamente aos postos. A medida deve provocar redução de preço. A decisão é do juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal de Brasília, em ação movida pelo Sonar, sindicato dos produtores de três estados (RN, CE, PI). Produtores são obrigados desde 2009 a entregar o etanol a distribuidoras que nada produzem, exceto notas fiscais. Atravessadoras, apenas aumentam o preço final.

A Justiça Federal considerou ilegal artigos da Resolução 43, da ANP, que dão aos atravessadores a exclusividade na venda de combustível.

A Resolução ilegal da ANP é de 2009, durante o governo Dilma, após intenso lobby dos distribuidores que tinham negócios com o PT.

Distribuidores chegam a pagar R$1,55 pelo litro do etanol e o vendem no mínimo pelo dobro aos postos, e o consumidor final paga a conta.

O fujão Jean Wilis (Psol), que abandonou o mandato de deputado para fazer pose de “exilado” na Alemanha, foi a Bruxelas (Bélgica) falar mal do Brasil, assim como o fez em Genebra. Que vergonha.

O presidente do MDB, Romero Jucá, parecia ter acabado de retornar de viagem ao céu: após a reunião com o presidente Jair Bolsonaro, não parou de ligar para os caciques do partido contando a conversa.

No encontro com Bolsonaro, o paulista Geraldo Alckmin fez a maior pose de líder máximo do PSDB, partido que preside, mas na Câmara tucanos diziam que se sentiriam melhor representados por João Doria.

O ministro Paulo Guedes (Economia) virou xodó dos eleitores do presidente nas redes sociais, em razão do desempenho na CCJ. Ele cumpriu o papel de reaglutinar e motivar a militância bolsonarista.

A Polícia Militar de São Paulo merece todas as homenagens por haver impedido o assalto a dois bancos em Guararema, sem qualquer PM ferido. O mundo ficou um pouco melhor com 11 bandidos a menos.

Gleisi Hoffmann (PT-PR) não está bem do juízo. Ontem ela disse que Lula é “vítima do Departamento de Justiça dos EUA” e que a quadrilha americana usou ação contra a Petrobras (class action lawsuit) para “lavar dinheiro”. Até acusou a Lava Jato de “corrupção”. Hahahaha!

Presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto acha que é possível o Palácio do Planalto promover articulação política sem recorrer ao “toma lá, dá cá” de outros tempos. E isolar os gulosos.

Apesar da expectava contrária, Paulo Guedes (Economia) enfrentou debate duro na CCJ da Câmara. Não foi profundo, mas político. Uma memória das atitudes destemperadas no escândalo do Mensalão.

Se presidentes e líderes não mandam em seus partidos, quem manda?

NO O ANTAGONISTA
PF no rastro do ministro do Turismo
Sexta-feira, 05.04.19 06:38
O ministro do Turismo ainda não foi demitido, provocando um desgaste desnecessário ao governo.
Nesta sexta-feira, a Folha de S. Paulo informa que a PF “vê elementos de participação de Marcelo Álvaro Antônio no esquema de candidaturas de laranjas do PSL em Minas Gerais na eleição de 2018.
Investigadores apuram inicialmente a suspeita do crime de falsidade ideológica. Outro crime em apuração é o de lavagem de dinheiro.”

“Vamos abrir a caixa-preta do Judiciário”
05.04.19 06:16
O senador Alessandro Vieira, em entrevista à Crusoé, disse que a CPI da Lava Toga ainda pode sair:
“A perspectiva é positiva. Vamos aguardar o parecer na CCJ e buscar apoio lá dentro. O movimento do PT e MDB é forte, contrário à CPI. Mas acredito em uma análise mais técnica na CCJ. Sigo dizendo que é questão de tempo. Acredito que ela sairá. Vamos abrir a caixa-preta do Judiciário.”
Os mais de 70 mil assinantes da Crusoé podem ler a entrevista completa aqui.

Gleisi: “Contávamos que Lula seria solto agora”
05.04.19 06:09
Gleisi Hoffmann contava com a soltura de Lula na semana que vem, com o julgamento do STF.
Ela disse para o Valor:
“Estamos apreensivos com esse adiamento. Contávamos que Lula seria solto agora, para abreviar o calvário na prisão. Quanto mais demora, mais fica difícil.”

Doleiro foragido muda o rosto
Quinta-feira, 04.04.19 21:30
Foragido desde maio passado, Dario Messer, o doleiro dos doleiros, “fez uma transformação total de sua face” e “está irreconhecível”, informa Lauro Jardim, n’O Globo.
Segundo o colunista ouviu de um interlocutor, ele não precisou de cirurgia plástica.

Bolsonaro diz que 13º do Bolsa Família será pago no final deste ano
04.04.19 21:26
Jair Bolsonaro anunciou a implementação neste ano de uma das promessas de campanha: o 13º do Bolsa Família.
“Está garantido no final do ano”, afirmou o presidente em sua live no Facebook.
Será usado dinheiro recuperado de ações contra fraudes.

De cada 4 venezuelanos, 1 precisa de ajuda humanitária urgente
04.04.19 21:00
Um documento de 45 páginas vazado da ONU calcula que 7 milhões de venezuelanos – ou seja, uma de cada quatro pessoas no país – precise de ajuda humanitária urgente.
“É uma situação insuportável que só se compara com a de países em guerra”, disse a Duda Teixeira, de Crusoé, o pesquisador César Muñoz, da Human Rights Watch.
(...)

Ditadura da Venezuela prende 47 por pedirem luz e água
04.04.19 19:00
Entre 29 de março e 1º de abril, 47 pessoas foram presas pela ditadura de Nicolás Maduro por protestar contra a falta de luz e de água.

Maduro despacha do bunker
04.04.19 18:00
O ditador Nicolás Maduro não despacha do Palácio Miraflores, sede do Poder Executivo da Venezuela, há pelo menos duas semanas, relata Duda Teixeira em Crusoé.
Segundo o jornal espanhol ABC, Maduro está trabalhando em um bunker cujo endereço é desconhecido.
(...)

Alexandre de Moraes bate boca com PF em aeroporto
04.04.19 20:30
Alexandre de Moraes teve um entrevero com a PF antes de embarcar em seu voo na terça passada no aeroporto de Brasília, relata Bela Megale em O Globo.
Segundo a repórter, o ministro do STF não permitiu que um funcionário passasse nele o aparelho detector de metais e seguiu para o avião. A recusa fez com que a PF fosse acionada.
Um delegado e um agente foram até a aeronave onde Moraes já estava e explicaram que ele não poderia ser dispensado do procedimento.
Irritado, o ministro acabou cedendo enquanto reclamava da PF em voz alta.

Flávio Bolsonaro quer criminalizar arrastão
04.04.19 20:23
O senador Flávio Bolsonaro apresentou projeto para criminalizar o arrastão, com penas de 6 a 12 anos de prisão. Caso o crime resulte em morte, a pena pode ir de 20 a 30 anos de cadeia.
Na justificativa da proposta, Bolsonaro esclarece o que é o arrastão:
“É um crime comumente praticado em locais abertos ao público, como praias e shoppings centers, por um grupo de criminosos que, valendo-se do elemento surpresa, furtam ou roubam o público presente no local, por meio de ações múltiplas, coletivas, continuadas, rápidas e com emprego de violência ou ameaça intimidadora.”
Ainda segundo o texto, o arrastão também costuma acontecer “no interior de ônibus, trens, metrôs e outros meios de transporte coletivos e, ainda, em engarrafamentos, vias de acesso, marginais, rodovias”. Também ocorre em restaurantes, rádios etc.
Em praticamente todos os lugares do País.
(...)

As mesmas de antes
04.04.19 20:02
Confira a ÍNTEGRA da denúncia do MPF contra 13 ex-executivos de gestoras, bancos e corretoras, além de ex-dirigentes dos fundos Petros e Postalis – indicados pelo PT e pelo MDB.
Trendbank e Planner são velhas conhecidas de escândalos políticos anteriores, como Banestado e Mensalão. A Greenfield também fisgou o Santander, citado na delação de Antonio Palocci.

Hollerbach vai para casa
04.04.19 19:51
Ex-sócio de Marcos Valério e condenado com ele no Mensalão, Ramon Hollerbach ganhou o direito à progressão de regime e vai passar a cumprir pena de 27 anos de prisão em casa.
A decisão foi publicada hoje por Luís Roberto Barroso, do STF, que supervisiona a execução das penas do Mensalão. O ministro verificou que o publicitário cumpriu os requisitos.
Faltou apenas o pagamento da multa de R$ 5,4 milhões, mas como a defesa alegou que ele não teve rendimentos suficientes para quitar a dívida, a progressão foi concedida, com parecer favorável da PGR.

Bolsonaro pediu desculpas por ‘caneladas’, diz Onyx
04.04.19 19:19
Onyx Lorenzoni disse que Jair Bolsonaro se desculpou por eventuais “caneladas” em políticos em seus encontros com líderes partidários para discutir a reforma da Previdência.
“O presidente, com sua humildade, se desculpou de uma canelada aqui, outra acolá”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil, conforme o relato do UOL.
Segundo Onyx, todos os líderes de partidos concordaram que é “o momento de passar por cima de nossas diferenças”.

Governo vai inaugurar na Paraíba centro de testes de tecnologias de dessalinização
04.04.19 18:00
Jair Bolsonaro anunciou nas redes que em breve será inaugurado o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, em Campina Grande (PB), projeto do ministro Marcos Pontes.
O CTTD vai absorver o Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lançado em 2003 pela então ministra Marina Silva.
Coordenador do projeto, o engenheiro Kepler França disse a O Antagonista que o novo centro vai aferir equipamentos de dessalinização nacionais e estrangeiros.
“A ideia é exatamente testar equipamentos e tecnologias que visem a potabilidade de águas subterrâneas, normalmente impróprias para o consumo humano.”
Segundo ele, o atual governo “despertou para um problema antigo que afeta o semi-árido”.
“Esses testes vão gerar atestados para que as empresas possam participar de licitações, tanto em nível estadual como no federal. Também vamos testar equipamentos fabricados no exterior. EUA, Japão, Alemanha e Israel têm tecnologias semelhantes para purificação de águas salobras ou do oceano. Tudo isso dará margem para o intercâmbio de informações e melhoramento tecnológico.”

Bonde do Tigrão é contra chamar Guedes de ‘tchutchuca’
04.04.19 17:28
O grupo Bonde do Tigrão, que popularizou o termo “tchutchuca”, divulgou em seu Facebook uma nota lamentando que ele tenha sido usado contra Paulo Guedes.
Na nota, o vocalista do grupo, Leandrinho, diz ter ficado “surpreso com o ocorrido” e lamentar o fato de “o deputado em questão [Zeca Dirceu] ter desrespeitado o ministro Paulo Guedes, que além de ser uma autoridade é um senhor de idade e merece respeito”.
(...)

Procuradoria acusa Eike e Cabral de improbidade
04.04.19 17:12
A Procuradoria Geral do Rio de Janeiro (PGE-RJ), que representa o estado na Justiça, denunciou hoje Sérgio Cabral e Eike Batista por improbidade administrativa, informa a GloboNews.
A denúncia é baseada na Operação Eficiência, na qual o empresário é investigado por pagar de R$ 64 milhões ao ex-governador para obter contratos junto à administração estadual.
Também foram acusados Carlos Miranda, que operava o esquema, e Flavio Godinho, ex-executivo da EBX. A PGE quer o ressarcimento de R$ 327 milhões para os cofres do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA