PRIMEIRA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2019


NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2019

Ao contrário do divulgado e as redes sociais fazem parecer, a violência não tomou conta do País: 87,6% dos brasileiros dizem não terem sido vítimas de qualquer tipo de violência nos últimos 12 meses, de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas. A sensação de medo, diz a pesquisa, é maior no Sudeste, onde os crimes dominam o noticiário, mas a região é a segunda menos violenta, atrás da região Sul.

O maior receio para 66,2% é ser assaltado, mas mais da metade dos entrevistados (51,2%) não deixam de fazer nada por medo da violência.

Entre os que responderam ter sido vítima da violência nos últimos 12 meses, 43,8% afirmaram que foram alvo de bandidos uma vez.

Noite e madrugada são os períodos mais propícios para serem alvo de bandidos para 62% e 16,9% dos brasileiros. Mas 6,8% não têm medo.

A Paraná Pesquisas ouviu 2.080 pessoas em 26 estados e DF entre os dias 5 e 9 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou menos.

Foi bem mais constrangedor do que se supõe o papelão do senador Telmário Mota (Pros-RR), que foi a Caracas para posar para fotos fazendo reverências ao ditador da Venezuela Nicolás Maduro. O tirano, que persegue e prende opositores e cala a imprensa, mandou buscar o Telmário em seu avião. O passeio do senador foi ignorado pelo Brasil, que, ao lado de dezenas de países, considera Maduro um “usurpador”.

Telmário tentou arrastar outros senadores à presepada, mas acharam que não seria correto fazer esse movimento contra a posição do Brasil.

A embaixada do Brasil em Caracas, chefiada por um diplomata que é encarregado de negócios, não participou desse insulto ao Brasil.

Apesar da lorota contada para justificar o mico, a fronteira continua fechada no lado venezuelano por ordem do ditador Maduro.

O desempenho de Jair Bolsonaro é muito melhor do que apontam Datafolha et caterva, segundo avalia o especialista Murilo Hidalgo, do Paraná Pesquisa. Ela faz esse monitoramento desde 1º de janeiro.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) diz que chegou às 4h40min na Câmara, na luta por vaga sob o holofote da CCJ. Pôde sentir a rotina de milhões de trabalhadores que a reforma da Previdência beneficia, excluindo privilégios de figuras como ela, que ganha salário mensal de R$33,7 mil.

Garoto propaganda dos bons, e de graça, o ministro Alexandre de Moraes (STF) faz por merecer uma assinatura da Crusoé, revista que censurou. A publicação ganhou uma dimensão que não esperava.

Ministros do STF acharam “eleitoral” o ofício de Raquel Dodge tentando arquivar o inquérito sobre fake news. Em campanha pela recondução, a procuradora geral marcou posição e foi simpática ao eleitorado.

Foi encontrado morto em um quarto de hotel o empregado que fugiu quando a PF apreendeu em Presidente Prudente um helicóptero de Brasília cheio de cocaína (500kg). É a máfia do narcotráfico em ação.

Eles não são exatamente reconhecidos por defender os ideais do inglês Robert Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro, mas deputados e senadores lançaram a frente mista de apoio ao escotismo.

NO DIÁRIO DO PODER
Odebrecht é o que havia em comum entre Lula e Alan Garcia, que subornou 
Quarta-feira, 17/04/2019 às 21:55 | Atualizado às 22:09
Da Redação  
'TUTTI BUONA GENTE'
Odebrecht com Lula e García, ex-presidentes que tinha no bolso

O empresário Marcelo Odebrecht, representando a empreiteira que mais corrompeu nas Américas, é o que havia de comum entre os ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Peru, Alan García. A diferença é o destino: enquanto o brasileiro está preso e fazendo pose de “injustiçado”, o outro se matou de vergonha, com um tiro na própria cabeça, momentos antes de ser levado preso pela polícia peruana, nesta quarta-feira (17). 
Ambos são uma prova de que a corrupção é suprapartidária: Lula se comporta como um populista de “esquerda”, enquanto García era apontado como populista de “direita”. Quando os três aparecem juntos, e ainda com fama de serem “simpáticos”, o flagrante da cena faz lembrar a expressão italiana que designava certos mafiosos: ”tutti buona gente”. A foto registra o encontro dos dois ex-presidentes em Manaus, no Hotel Tropical, em de junho de 2010, ao lado de Marcelo Odebrecht, que mal esconde uma expressão debochada de quem conhece o caráter da dupla que corrompeu. 
Além de Lula e García também se vê na fotografia o então ministro da Defesa, Nelson Jobim. 
Nesta quarta, o diretor do hospital para onde foi levado o ex-presidente peruano, Enrique Gutiérrez, informou que havia dois orifícios de bala no crânio, “um de entrada e um de saída”. 
O atual presidente do Peru lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias no país.

NO O ANTAGONISTA
LAVA JATO ENVIA À PGR DOCUMENTO SOBRE DIAS TOFFOLI
Quinta-feira, 18.04.19 07:08
Caiu o pretexto de Alexandre de Moraes para censurar O Antagonista e a Crusoé.
Segundo O Globo, o juiz Luiz Antonio Bonat, da Lava Jato, “mandou intimar à PGR, Raquel Dodge, sobre e-mails do empresário Marcelo Odebrecht que citam o ministro Dias Toffoli, com o suposto codinome ‘amigo do amigo de meu pai'”.
Na semana passada, o ministro do STF se valeu de uma nota da PGR, que negava o recebimento do documento, para ordenar a censura aos nossos sites, com a desculpa de que se tratava de uma notícia falsa.
Não era falsa coisíssima nenhuma: a reportagem dizia que o documento havia sido encaminhado pelos investigadores, e não recebido pela PGR.
Fake news uma ova.

Toffoli acusa O Antagonista de ser “imprensa comprada”
18.04.19 06:15
O desespero de Dias Toffoli é gritante.
Em conversa com o Valor, ele emporcalhou O Antagonista e a Crusoé:
“Tem que lembrar quem financia esses sites. Isso não é imprensa livre. É imprensa comprada”.
O presidente do STF terá de responder às suas calúnias, claro.

Quer saber quem financia este site, Dias Toffoli?
18.04.19 06:24
Dias Toffoli caluniou O Antagonista e a Crusoé, dizendo para o Valor:
“Tem que lembrar quem financia esses sites. Isso não é imprensa livre. É imprensa comprada.”
Mario Sabino respondeu à reportagem:
“O Antagonista e a Crusoé não aceitam receber nenhum patrocínio estatal, inclusive na forma de anúncios. Também não recebem mesada. O Antagonista sobrevive principalmente por meio de publicidade de empresas privadas, via mídia programática. Uma pequena parte da nossa receita é obtida por meio da propaganda da nossa sócia, publicadora de relatórios financeiros. Divulgamos isso quando firmamos a sociedade, o que levou a que inventassem que ‘especulamos com a notícia’. A Crusoé vive exclusivamente da venda de assinaturas. Somos uma empresa saudável e podemos abrir as nossas contas sem necessidade de inquéritos inquisitoriais.”

Toffoli se refugia no STF
18.04.19 06:41
Segundo Dias Toffoli, a Crusoé publicou o documento em que seu nome é citado a fim de constranger o STF.
Ele disse para o Valor:
“É ofensa à instituição, à medida que isso tudo foi algo orquestrado para sair às vésperas do julgamento em segunda instância. De tal sorte que isso tem um nome: obstrução de administração da Justiça.”
Sim, Dias Toffoli, este site apoia a Lava Jato. Sim, Dias Toffoli, este site é favorável à prisão em segunda instância. Sim, Dias Toffoli, este site é contrário à soltura do amigo Lula.
O codinome que aparece no documento da Lava Jato, porém, não foi inventado por nós, e sim por Marcelo Odebrecht. Ele se refere apenas a você, e não aos outros dez ministros do STF.

Coitado do Toffoli
18.04.19 06:54
Dias Toffoli disse para o Valor que o documento com seu codinome foi publicado pela Crusoé a fim de impedir o julgamento da prisão em segundo grau.
O ministro, coitado, está atordoado.
Ele próprio retirou o julgamento da pauta no dia 4, a pedido da OAB. A reportagem da Crusoé foi publicada mais de uma semana depois, na sexta-feira, dia 12.

Pimentel vira réu pela 3ª vez na Justiça Eleitoral
Quarta-feira, 17.04.19 21:00
O petista Fernando Pimentel virou réu na Justiça Eleitoral pela terceira vez em menos de 20 dias, informa o Estadão.
Na nova ação, o ex-governador de Minas Gerais é acusado de comandar um esquema de caixa dois para financiar sua candidatura ao governo do estado em 2014.
A juíza Luzia Peixoto, da 32ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, aceitou denúncia que acusa Pimentel de usar notas fiscais falsas para justificar a doação de valores que ultrapassam R$ 3 milhões.
Em sua sentença, a juíza afirma que, além de delações premiadas, a denúncia está pautada em “prova documental, como notas fiscais, planilhas e documentos eletrônicos”.

Bolsonaro recebe índios no Planalto
17.04.19 20:40
Jair Bolsonaro afirmou hoje que, se a Funai não fizer o que os índios querem, cortará “toda a diretoria” do órgão, registra o G1.
O presidente deu a declaração ao receber algumas lideranças indígenas no Planalto, em encontro transmitido ao vivo pelo Facebook.
“Assim como o povo brasileiro tem que dizer o que eu vou fazer como presidente, o povo indígena é que diz o que a Funai vai fazer. Se não for assim, eu corto toda a diretoria da Funai e botamos gente como vocês lá dentro para não atrapalhar quem quer o progresso, quem quer o desenvolvimento, quem quer o bem do Brasil”, disse Bolsonaro.

Toffoli diz que há ‘uso abusivo’ da liberdade de expressão
17.04.19 20:22
Em palestra hoje na Congregação Israelita Paulista, Dias Toffoli disse que os limites da liberdade de expressão estão estabelecidos na própria Constituição e que não se pode deixar que o “ódio” entre na sociedade.
Segundo a Folha, sem falar especificamente da censura à Crusoé, determinada na semana passada, o presidente do STF afirmou que existe um uso abusivo do direito, que é preciso ser praticado “em harmonia com os demais direitos”.
Toffoli citou como exemplo decisão do próprio Supremo contra a publicação de um livro de teor antissemita, em 2004.
Sim, ele ousou fazer essa comparação.

Censura à Crusoé também no Washington Post
17.04.19 20:13
Assim como o New York Times, o Washington Post publicou reportagem sobre a censura imposta a Crusoé e O Antagonista por ordem de Alexandre de Moraes, do STF.
Sob o título “Principal tribunal do Brasil criticado por ordem de bloquear notícias”, a matéria do jornal americano, ilustrada por uma foto de Raquel Dodge, tenta explicar:
“A procuradora-geral do Brasil está acusando a mais alta corte do país de violar a Constituição com uma ordem para que veículos noticiosos retirem do ar reportagens sobre uma investigação de corrupção que inclui referências a um dos ministros do tribunal [Dias Toffoli]”.

Ex-deputado do DEM é novo presidente do Sebrae
17.04.19 19:55
O Conselho do Sebrae, uma das entidades do Sistema S, aprovou a destituição de João Henrique Sousa da presidência e elegeu para seu lugar Carlos Melles, ex-deputado do DEM.
A troca, segundo a Folha, foi patrocinada por Paulo Guedes, que trava uma disputa com líderes das principais entidades do Sistema S para assumir o comando de um orçamento de quase R$ 18 bilhões – no ano passado, Guedes falava em “meter a faca” no sistema.
O ministro da Economia apoiou o nome do ex-deputado, e as entidades que fazem parte do Conselho decidiram seguir o governo para evitar a derrota.
Melles era diretor de Administração e Finanças do Sebrae. É o mesmo que pediu o adiamento de sua posse de 7 de janeiro para 1º de fevereiro, para aproveitar ao máximo as benesses de deputado.

Sete recursos contra o inquérito de Toffoli
17.04.19 19:44
Josias de Souza, no UOL, fez as contas: já são sete os recursos contra o inquérito secreto de Dias Toffoli para investigar ofensas ao STF.
“Sorteado como relator da encrenca, o ministro Edson Fachin já recebeu quatro dessas petições. As outras três ainda não foram distribuídas. Mas é provável que sigam também para a mesa de Fachin”, registra o colunista.
“A enxurrada de recursos desaguará no plenário do Supremo, forçando os outros nove ministros a se posicionarem sobre o inquérito ordenado por Toffoli e os despachos emitidos por Moraes — das batidas de busca e apreensão à censura de meios de comunicação”, acrescenta Josias.

Institutos de Advogados vão ao STF contra inquérito aberto por Toffoli
17.04.19 19:06
O Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil — entidades que deram origem à OAB — pediu ao STF para participar da ação da Rede para derrubar o inquérito aberto por Dias Toffoli no qual foi determinada a censura sobre a Crusoé e O Antagonista.
Se for admitida, a entidade pedirá que os atos do presidente do STF de abrir a investigação e designar, sem sorteio, o relator Alexandre de Moraes, sejam submetidos ao plenário.
A entidade defende que a maioria dos ministros anulem todo o inquérito ou ao menos remetam as suspeitas de ataques à Corte para investigação por parte do Ministério Público.
“Não cabe ao Supremo fazer investigação e persecução de possíveis ilícitos penais. Se há percepção do Supremo de que haja campanha difamatória pela disseminação de ‘fake news’, o Supremo deveria ter pedido aos órgãos competentes que fizessem a apuração”, disse a O Antagonista o presidente do colégio, Hélio Gomes Coelho Júnior.
Quanto à ordem de Alexandre de Moraes de retirar do ar reportagem publicada na Crusoé, ele observa que a menção a Dias Toffoli se deu no contexto de sua condição de advogado-geral da União, em 2007, e não como atual ministro e presidente do STF.
“Há ligação entre ‘fake news’ e esse assunto? Nenhuma. Segundo, a notícia trata da pessoa de Dias Toffoli como ministro ou cidadão em 2007? Não foi na condição de ministro que a matéria se referiu, foi como advogado-geral da União. Como pessoas comuns defendem sua honra? É censurando a publicação? Não. A pessoa deve contratar um advogado e pedir ao MP a instauração de um procedimento para que se averigue de quem vem a autoria. Por que o ministro não fez isso para defender a honra pessoal dele, não como ministro, mas como cidadão?”

Federação de rádios e TVs condena censura à Crusoé
17.04.19 18:52
A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) também veio a público criticar a censura imposta pelo STF à Crusoé.
Em nota, a entidade diz que “acusar de fake news conteúdo gerado por jornalistas a partir de documentos e relatos de fontes oficiais é um ato gravíssimo e isso, sim, precisa ser apurado”.
(...)

Onyx nega derrota do governo: “A gente tem que ter diálogo”
17.04.19 18:41
Onyx Lorenzoni disse há pouco a jornalistas que o adiamento da votação da reforma da Previdência na CCJ para a semana que vem não foi uma derrota.
“A gente tem que ter diálogo. O governo Bolsonaro vence todo e qualquer desafio.”
Segundo o ministro, “o que estamos assistindo na CCJ, para quem tem vida parlamentar, é normal”.
“Teremos longo período, com milhares de emendas na comissão especial”, prosseguiu.

Mais dois senadores apoiam impeachment de Moraes e Toffoli
17.04.19 18:21
Para pedir o impeachment de ministros do STF não é preciso colher assinaturas, mas o senador Alessandro Vieira conseguiu o apoio de mais dois colegas: Lasier Martins e Reguffe.
Mais cedo, ele já tinha garantido o apoio à iniciativa de Jorge Kajuru, Luis Caros Heinze, Marcos do Val, Fabiano Contarato e Capitão Styvenson.
O pedido será protocolado no início da semana que vem.
(...)

Polícia prende condenado por mandar matar Dorothy Stang
17.04.19 17:42
A Polícia Civil do Pará prendeu hoje o fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, condenado como mandante da morte da missionária americana Dorothy Stang, informa a Folha.
O crime ocorreu em um assentamento rural em Anapu, a 681 km da capital paraense, Belém, em 2005.
Condenado a 25 anos de prisão, Taradão havia sido solto por decisão de Marco Aurélio Mello. Em fevereiro, porém, a Primeira Turma do STF revogou a ordem do ministro e determinou que o fazendeiro fosse preso de novo.

Fachin vai ouvir AGU sobre ação de procuradores contra inquérito de Toffoli
17.04.19 17:15
Como já publicamos, Edson Fachin deu 72 horas à AGU para que se manifeste sobre a ação em que a Associação Nacional de Procuradores da República aponta abuso de poder de Dias Toffoli.
(...)

Human Rights Watch: censura à Crusoé é inaceitável
17.04.19 17:09
Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil, enviou a O Antagonista a seguinte mensagem sobre a censura imposta pelo STF à Crusoé:
“A decisão de um Ministro do Supremo Tribunal Federal determinando que a revista digital Crusoé e o site de notícias O Antagonista retirem do ar matéria veiculada no dia 12 de abril de 2019 é um ataque à liberdade de imprensa, inaceitável em uma sociedade democrática. Referida decisão também determinou que a Polícia Federal intime os responsáveis dos veículos para prestar depoimento.
O Direito Internacional protege de forma especial a liberdade de expressão no contexto do debate público sobre funcionários públicos. A matéria, que veiculou informação sobre uma possível conexão entre o Presidente da Suprema Corte e o esquema de corrupção da investigação Lava Jato, se enquadra exatamente nessa circunstância. O Supremo Tribunal Federal deveria reverter essa decisão, e o Ministro encarregado deve se abster de quaisquer novas medidas para censurar ou intimidar os jornalistas que escreveram a matéria e seus veículos.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 25/02/2024 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 26/02/2024 - SEGUNDA-FEIRA