PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 28/4/2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DOMINGO, 28/4/2019

Deputada federal de primeiro mandato, cheia de boas intenções, Rose Modesto (PSDB-MS) quase criou um problema ao decidir devolver as milhas que acumulou com as passagens aéreas. Para ela, as milhas pertencem a quem paga a conta, não a quem faz a viagem, que nos custa caro: só em 2018, deputados e senadores gastaram R$53 milhões em passagens aéreas. Rose Modesto se encontrou no site milhasdopovo.com, destinado a quem precisa viajar e não tem dinheiro.

A Câmara lava as mãos, informando que as milhas “envolvem uma relação entre passageiros e companhias aéreas”. O povo que se lixe.

O Ato da Mesa nº 43, de 2009, que lista as regalias dos deputados, ignora o tema “milhas”. Dez anos depois, tudo continua como está.

Milhas do Povo é um site do Instituto Reclame Aqui. Basta contar por que precisa viajar e aguardar que um parlamentar se sensibilize.

As milhas de deputados têm sido usadas para que atletas pobres participem de competições ou doentes viagem para tratamento.

Lula voltou a vociferar contra "d. zelite". Disse que as elites brasileiras “precisam fazer autocrítica”. Preso por aceitar suborno e lavar dinheiro sujo, além de chefiar uma quadrilha, ele não cogita fazer autocrítica.

Maria do Rosário (PT-RS), aquela que tenta levar à prisão o humorista Danilo Gentili, é campeã em gastos entre os deputados gaúchos. Ela gastou, por conta do cidadão, R$107,92 mil em viagens, telefone etc.

Falta pouco para descriminalizar geral. Traficante preso em flagrante no Ceará, armado e transportando maconha, crack e balança de precisão, foi solto porque, coitadinho, só foi levado a audiência de custódia 96 horas após sua prisão. O mundo do crime está em festa.

Jornalão que espalha notícia sobre a menina que “ignorou Bolsonaro”, depois desmentido, ganhou selo de “fake news” nas redes sociais?

NO DIÁRIO DO PODER
Presidente da Câmara nega entrevista fazendo críticas a familiares de Bolsonaro 
Bolsonaro disse ser tudo invenção após receber recado de Rodrigo Maia  
Sábado, 27/04/2019 às 13:32 | Atualizado às 14:49
Por Cláudio Humberto
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, negou ao Diário do Poder ter concedido entrevista fazendo referências negativas aos filhos do presidente Jair Bolsonaro. 
“Concordei em bater um papo com o jornalista, deixando claro que não era entrevista”, disse ele sobre matéria divulgada no site Buzzfeed, destacando que expressões usadas pelo jornalista durante a conversa acabaram atribuídas a ele, no texto. 
O presidente da Câmara disse também que tem como norma não fazer referência a família de outras pessoas, por isso ficou tão chateado com o que foi publicado. 
Ao conversar com o DP, na noite desta sexta (26), Maia já havia feito chegar esses esclarecimentos ao presidente Jair Bolsonaro que, na manhã deste sábado (27), afirmou ser tudo invenção. 
“Tenho certeza de que isso é um fake. Eu gosto do Rodrigo Maia. Ele tem respeito por mim, eu tenho por ele”, afirmou Bolsonaro. 
A matéria do site atribui a Maia a afirmação de que o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), vive um “momento de deslumbramento”. Indagado sobre isso, Bolsonaro sorriu. “Mandei uma mensagem, via Onyx [Lorenzoni, ministro da Casa Civil], para ele ontem à noite dizendo o que nós dois juntos podemos fazer não tem preço”, contou, “e 208 milhões de pessoas precisam de mim, dele e de grande parte de vocês”, continuou dirigindo-se a jornalistas. 
“Rodrigo Maia é pessoa importantíssima para o futuro de 208 milhões de pessoas. Espero brevemente poder conversar com ele”, concluiu. 
Visita a Yasmin 
Bolsonaro visitou neste sábado (27) a estudante Yasmin Alves, 8, na Cidade Estrutural, periferia de Brasília, para, segundo ele, desfazer um mal-entendido provocado pela imprensa. 
Há alguns dias, o presidente recebeu um grupo de alunos e o jornal O Estado de S.Paulo divulgou fake news de que a menina se recusava a cumprimentá-lo. A íntegra da cena mostrou que isso era falso. O jornal se corrigiu, mas a história já havia viralizado. “Eu perguntei quem era palmeirense e ela falou que não, nada mais além disso”, afirmou Bolsonaro na saída de sua casa. Yasmin vestia a camisa do Flamengo presenteada pelo presidente em visita que ela fez ao Palácio do Planalto nesta semana. 
“Não tentei mudá-la de time, não”, comentou. Bolsonaro disse que fez a visita para desfazer a imagem de que ela era mal-educada em sua comunidade.
A região, carente, mobilizou-se em parte para recebê-lo. A rua e arredores da casa foram bloqueados, de modo que alguns moradores acenaram para o presidente a distância. Pouco antes de Bolsonaro deixar a residência de Yasmin, o esgoto escorreu do cano da calçada bem na área montada para que desse a entrevista, impregnando a rua de mau cheiro. Bolsonaro acabou falando com os jornalistas alguns passos para o lado. Ele estava acompanhado da mulher, Michelle, que levou um bolo de chocolate, o deputado Helio Lopes (PSL-RJ), o Helio Negão, e o ministro Floriano Peixoto (Secretaria-Geral). Os pais de Yasmin serviram pão com leite condensado, café da manhã do qual Bolsonaro mostrou gostar na eleição quando recebeu a Rede Globo em sua casa com a refeição servida. “Mas não deu tempo de comer, não. Tomei só uma xícara de café, tá ok?”, contou.

NO O ANTAGONISTA
Governo vai continuar a privatizar empresas “não tão necessárias”, diz Mourão
Sábado, 27.04.19 13:47
Em evento no Piauí, o general Hamilton Mourão afirmou que o governo vai continuar a privatizar empresas públicas “não tão necessárias”.
“O programa inclui estradas, terminais portuários, ferrovias, linhas de transmissão, saneamento, entre outros. No marco dos cem primeiros dias de governo, o Ministério de Infraestrutura logrou cumprir a meta de 23 concessões. Esse avanço vem contribuindo para atrair investimentos, equacionar as contas públicas e melhorar o ambiente de negócios no País.”

Governadores assinam carta em defesa da reforma
27.04.19 14:10
Governadores dos estados do Sul e do Sudeste assinaram neste sábado uma carta em apoio à reforma da Previdência.
“Os governadores do estado do Sul e do Sudeste, reunidos no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, renovam seu apoio à Reforma da Previdência Social”, diz o documento.
“Atualizar a previdência brasileira é o primeiro passo no conjunto de reformas necessárias para assegurar a estabilidade fiscal da União, Estados e Municípios.”

Marco da corrupção dos governos petistas está à venda
27.04.19 14:43
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira a venda de oito refinarias, entre elas a Abreu e Lima, símbolo da corrupção dos governos petistas.
Diz a Crusoé:
“A refinaria é considerada a mais cara do mundo já feita, com seu custo de 20,1 bilhões de reais, mas até hoje não opera plenamente. Ao ser lançada, em 2005, foi anunciada como uma parceria entre a empresa e a PDVSA venezuelana – e por isso ganhou o nome do general pernambucano que lutou ao lado de Simon Bolívar.”
Leia a íntegra aqui.

Governador do PT vai cortar salário de professores grevistas
27.04.19 15:05
O governo da Bahia vai cortar os salários dos professores das universidades do estado.
A decisão do governador Rui Costa (PT), relata a Crusoé, já era prevista pelos grevistas, que chamaram o corte de “tentativa de intimidação”.
Leia a íntegra da nota aqui.

Odebrecht é proibida de atuar em obras públicas no México
27.04.19 15:46
A Odebrecht e uma subsidiária da construtora estão impedidas de participar de licitações para obras públicas no México, publica a AFP.
O governo mexicano estabeleceu que a empreiteira não poderá negociar com instituições da administração pública do país, empresas do estado, governos estaduais nem com a procuradoria geral.
A empreiteira já havia sido proibida no ano passado de fazer negócios com entidades governamentais.

“Esquerda deflagrou uma guerra cultural”, diz presidente do BB
27.04.19 16:04
Em entrevista à BBC Brasil, Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, afirmou neste sábado que o veto de Jair Bolsonaro ao comercial do banco precisa “ser visto em um contexto mais amplo em que se discute a questão da diversidade no País”.
“Durante décadas, a esquerda brasileira deflagrou uma guerra cultural tentando confrontar pobres e ricos, negros e brancos, mulheres e homens, homo e heterossexuais etc, etc. O ‘empoderamento’ de minorias era o instrumento acionado em diversas manifestações culturais: novelas, filmes, exposições de arte etc., onde se procurava caracterizar o cidadão ‘normal’ como a exceção e a exceção como regra”, disse.`

Bolsonaro contesta críticas à proposta de reajuste para militares
27.04.19 17:10
Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que se os militares tiverem as mesmas regras de outras profissões, o custo para a Previdência “vai aumentar muito mais”.
“Se quiser dar os mesmos direitos aos militares e botar na Previdência, o custo vai aumentar muito mais”, afirmou.
“É uma vida completamente diferente (…). Não temos direito à greve, a fundo de garantia, hora extra, sindicalização, filiação política partidária”, disse ao deixar a casa do ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues.

Tiroteio em sinagoga na Califórnia
27.04.19 18:06
Um homem abriu fogo em uma sinagoga na Califórnia e feriu várias pessoas neste sábado.
Segundo o canal KGTV, pelo menos quatro vítimas foram retiradas do local — uma delas morreu.
A sinagoga realizava uma cerimônia da Páscoa judaica no momento do tiroteio.

PP e PSL na disputa pelo Banco do Nordeste
27.04.19 18:22
PP e PSL disputam a indicação da presidência do Banco do Nordeste, diz a Crusoé.
O presidente do PP, Ciro Nogueira, defende o nome de Nelson Antônio de Souza, ex-presidente da Caixa, para o cargo.
Leia a íntegra da nota aqui.

Parentes de Picciani e Paulo Melo continuam no TCE
27.04.19 19:38
Os ex-presidentes da Alerj, Jorge Picciani e Paulo Melo, ainda mantém influência no Tribunal de Contas do Estados.
O jornal O Dia lembra que familiares dos dois continuam empregados no Tribunal.
“Nelson Oliveira Picciani, irmão do ex-deputado, é lotado na Presidência, mas trabalha no Almoxarifado. Salário: RS 7.325,74. Lizandra da Silva Oliveira, cunhada de Picciani, fica no gabinete do conselheiro afastado Aloysio Neves Guedes por R$ 8.723,18 mensais. Iury Motta Mello de Sá, filho de Paulo Melo, está na Coordenadoria de Organização e Procedimentos, com R$ 7.325,74 por mês.”

Salles corta 24% do orçamento do Ibama
27.04.19 21:00
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, mandou cortar em 24% o orçamento anual previsto para o Ibama, relata o Estadão.
Com o corte, o órgão terá seu orçamento reduzido de R$ 368,3 milhões para R$ 279,4 milhões.

Terrorista da Califórnia se inspirou em atentado da Nova Zelândia
Domingo, 28.04.19 07:37
As autoridades policiais da cidade de Poway, na Califórnia, confirmaram que o autor do atentado de sábado em uma sinagoga é um jovem de 19 anos que portava uma AR-15.
O terrorista escreveu um manifesto antissemita no qual diz ter se inspirado no massacre cometido em março na Nova Zelândia.

Santos Cruz na articulação da reforma
28.04.19 08:01
Em uma reunião recente, deputados pediram a Major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara, para que o general Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo, participe da articulação pela reforma da Previdência, publica a Época.
“Eles relataram que têm muito mais facilidade em conseguir agendas com Santos Cruz do que com Onyx Lorenzoni.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA