PRIMEIRA EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 1º-3-2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
SEXTA-FEIRA, 1º DE MARÇO DE 2019
O isolamento do poder chegou cedo para o presidente Jair Bolsonaro. Dois meses após a posse, ele já se sente um prisioneiro na residência oficial do Palácio Alvorada. “Vivo em prisão domiciliar sem tornozeleira eletrônica”, brincou, durante uma conversa franca, nesta quinta (28), com jornalistas no Planalto, incluindo o titular da coluna, que quis saber se ele se sente bem no exercício do poder. O presidente não se queixa: “Estou feliz com a missão que recebi de servir ao meu País”, disse.

O presidente não reclama, mas reconhece que “viver no Alvorada é chato”, em razão do isolamento imposto por razões de segurança.

Ele acha o Alvorada grande demais: “São uns 30 metros até chegar ao banheiro”, diz, sorrindo, “às vezes tem que apressar o passo”.

Bolsonaro sente muita falta da praia perto de casa, no Rio de Janeiro, onde fazia “uma corridinha” ou bebia água de coco com a filha Laura, de 8 anos.

Ela lamenta não poder sair, fazer compras, ir à praia. Afora assessores e ministros, só conversa com seguranças e servidores da presidência.

Os olhos de Bolsonaro brilharam quando ele falou sobre a primeira-dama Michelle, ontem, a um grupo de jornalistas. Confessa-se feliz no casamento e, divertido, diz torcer para que ela nunca tenha de fazer operação de catarata, para continuar a vê-lo como o vê até hoje.

Os olhos de Bolsonaro se encheram de lágrimas, que depois cairiam sobre a face, ao lembrar seu maior mede quando foi ferido de morte na campanha: “Eu só pensava que não veria minha filha crescer”.

Ouvindo Bolsonaro contar a jornalistas, ontem, que telefona a ministros que “falam demais” ou “falam bobagens”, o general Mourão contou com graça: “Ele também liga para o vice-presidente por essas razões”.

A mudança da embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém, em Israel, “está em banho-maria”, segundo afirmou o presidente Jair Bolsonaro em resposta a pergunta do titular desta coluna. Ele disse que refletiu e concluiu que o Brasil precisa considerar seus interesses em outros países da região, inclusive no comércio exterior. Mas não citou o chanceler Ernesto Araújo na tomada de decisão tão importante, e sim as ponderações da ministra Tereza Cristina (Agricultura).

Bolsonaro está convencido de que o governo de Israel compreenderá sua decisão de promover essa mudança “no seu devido tempo”.

O presidente disse que se Trump levou oito meses para transferir sua embaixada para Jerusalém, o Brasil não faria isso em menos tempo.

Bolsonaro acionou a Polícia Federal para identificar os bandidos do MST e PCO que atacaram o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). Eventual prisão mostrará que a ordem no Brasil pode ser restaurada.

O diretor do Denatran, Jerry Adriani Dias, diz que acabará nos Detrans com o registro de contratos de financiamento de veículos, que protege o consumidor, e deixar só o gravame, que protege os bancos. Tudo o que quer a B3 (ex-Bolsa de Valores de SP), ligada a bancos. Humm…

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi revistado, ontem, sem reclamar, ao embarcar para seu Estado. Paulo Maluf certa vez foi detido no mesmo aeroporto de Brasília por impedir a revista.

…os encontros de Trump e Kim Jong-un não rendem nada além de fotos.

NO O ANTAGONISTA
Lula e as baratas tontas
Sexta-feira, 01.03.19 06:09
A sede da PF em Curitiba está sendo dedetizada.
Por esse motivo, segundo o Estadão, Lula vai ficar sem receber visitas até a quarta-feira de Cinzas.
Mas ele pode festejar mesmo assim, porque os militantes prometem fazer uma “vigília carnavalesca” em frente à cadeia.

“Só o tempo poderá resolver”
01.03.19 06:04
O general Hamilton Mourão, em entrevista à Veja, disse que Jair Bolsonaro ainda está magoado com a imprensa:
“Parte da mídia nunca foi condescendente com o presidente. Tratou-o até com um certo sarcasmo, como uma figura folclórica. Ele não é isso. Sempre foi um homem de ideias, quer você concorde ou não com elas. Ele ainda está magoado. Só o tempo poderá resolver”.
A revista perguntou se a esquerda perdeu a hegemonia nas redes sociais.
O vice-presidente respondeu:
“Na verdade, ela não tinha hegemonia nas redes. Tinha na grande imprensa, por questões que não seria o caso de discutirmos aqui.”

Celso de Mello assume plantão do STF no Carnaval
01.03.19 06:00
Por Renan Ramalho
O decano Celso de Mello assume hoje o plantão do STF e despachará sobre pedidos urgentes até o final do feriado de Carnaval.
Dias Toffoli iniciou a licença ontem e só volta de viagem na quarta-feira de Cinzas, dia 7. O vice, Luiz Fux só retorna no dia 10.
A agenda e o destino dos ministros é privada e não foi divulgada.

MORO RECUA EM NOMEAÇÃO DE ILONA SZABÓ
Quinta-feira, 28.02.19 18:38
Sérgio Moro recuou na nomeação de Ilona Szabó para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Em nota, Moro pede “escusas” à ativista e explica que a indicação teve “repercussão negativa entre alguns segmentos”.
Leia a íntegra:
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou Ilona Szabó, do Instituto Igarapé, como um dos vinte e seis componentes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão consultivo do Ministério. A escolha foi motivada pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé. Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o Ministério respeitosamente apresenta escusas."

Abel Gomes rejeita prisão domiciliar de alvo da Furna da Onça
28.02.19 20:28
O desembargador Abel Gomes rejeitou há pouco pedido da defesa de Marcos Abrahão, deputado estadual preso na Furna da Onça, que queria migrar da preventiva para a prisão domiciliar.
Periodontite não é motivo suficiente para tamanho benefício.

Ricardo Salles exonera 21 superintendentes regionais do Ibama
28.02.19 19:34
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou 21 dos 27 superintendentes regionais do Ibama. A medida foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial.
Os superintendentes exonerados são os dos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
A pasta não explicou o motivo das exonerações nem divulgou os nomes dos substitutos.

Dois ministros do STF se declaram impedidos de julgar caso João de Deus
28.02.19 18:39
Depois de Gilmar Mendes se declarar impedido de atuar em processos que envolvam João de Deus, Luiz Fux deixou a relatoria de um pedido de soltura alegando motivo de foro íntimo, informa a Folha.
O médium está preso sob a acusação de abusar sexualmente de mulheres que frequentavam seu espaço em Goiás.
A defesa de João de Deus apresentou ao STF uma reclamação em dezembro e um pedido de HC neste mês. O processo inicialmente foi distribuído para Gilmar, que declarou impedimento. Hoje, Fux fez a mesma coisa.
Caberá ao presidente do Supremo redistribuir os processos. Nesta sexta, Celso de Mello assume interinamente a presidência durante o plantão de Carnaval, já que Dias Toffoli estará no exterior.

Ex-executivo acusa OAS de pagar delatores em troca de depoimentos favoráveis
28.02.19 18:19
Em ação trabalhista movida contra a OAS e obtida por O Antagonista, o ex-gerente Adriano Santana Quadros de Andrade alega que integrantes do “departamento da propina”, que fizeram acordo de delação premiada, “ajustaram seus depoimentos ao interesse” da empresa.
Andrade se sente prejudicado por ter negociado individualmente o acordo com o MPF, deixando de receber indenização de R$ 6 milhões dada aos demais.
Embora não apresente provas de direcionamento das delações, o ex-executivo arrolou como testemunha um dos colaboradores, que confirmou o valor recebido.
A juíza Solange Aparecida Gallo, que acolheu parcialmente o pleito de Andrade, ressaltou na sentença que “o fato de a testemunha ouvida ter recebido benefício em razão de sua delação premiada não gera direito ao autor de receber igual benefício”.
E ainda: “Mesmo porque o próprio autor reconhece que o pagamento se deu em razão de a testemunha ter beneficiado a ré em sua delação, o que demonstra que a mesma continua a cometer crimes e omitir fatos à Justiça e que tal benefício também foi pago por ato ilegal cometido, o que não pode ter o aval do Judiciário.”
Com a palavra, a OAS.

Lula, lembram dele?
28.02.19 17:34
Gleisi Hoffmann visitou Lula (lembram dele?) novamente hoje.
“Lula está preso porque mexe com o coração do povo”, disse ela, na saída, usando um megafone.
Amanhã não haverá expediente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba: vão dedetizar o local, como já registramos. Não é piada.

Paulo Preto é condenado a 27 anos por cartel no Rodoanel
28.02.19 17:04
Apontado como operador do PSDB, Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, foi condenado pela juíza federal Maria Isabel do Prado a uma pena de 27 anos e 08 dias.
De acordo com a sentença da juíza, sete anos dessa pena têm de ser cumpridos em regime fechado.
O ex-diretor da Dersa e outras 32 pessoas haviam sido denunciados pelo Ministério Público pela formação de um cartel de empreiteiras para a construção do trecho sul do Rodoanel.

Bolsonaro diz ter ouvido áudio que mostraria interesse do PCC em facada
28.02.19 16:46
Jair Bolsonaro disse ter tido acesso a áudios obtidos por setores de inteligência que mostrariam interesse do PCC no atentado a faca que o vitimou, em setembro de 2018, informa o UOL.
O presidente fez as afirmações durante um café da manhã realizado hoje com 11 jornalistas escolhidos pelo Planalto.
Bolsonaro não disse que o PCC estava envolvido no atentado, mas afirmou que, de acordo com esses áudios, a facção criminosa tinha interesse na ação e gostaria que ele não vencesse as eleições.

A um dia do carnaval, MP do Rio pede interdição do sambódromo
28.02.19 16:15
O Ministério Público do Rio de Janeiro acaba de pedir a interdição do sambódromo, onde desfilam as escolas de samba.
Alega que não há garantia de segurança para os foliões.
Segundo o Estado, há arquibancadas com vãos na estrutura, buracos e vergalhões expostos.

Interpol prende comparsa de operador do MDB
28.02.19 16:06
A Interpol prendeu na Itália o advogado luso-brasileiro Leonardo José Muniz de Almeida, responsável pelas operações de lavagem de dinheiro de Raul Schmidt, operador do MDB no Petrolão.
Segundo a Lava Jato, autoridades da Nova Zelândia relataram operações suspeitas para a aquisição de dois apartamentos usados por Raul Schmidt Felippe durante sua fuga para Portugal.
Os imóveis, avaliados em mais de 3 milhões de euros, foram registrados em nome de empresas neozelandesas ligadas a um trust administrado por Leonardo Muniz Almeida.

Santa Sé é informada de possíveis escândalos financeiros na Igreja do Rio
28.02.19 15:44
O Antagonista apurou que o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, informou a Santa Sé das notícias que, desde ontem, indicam possíveis escândalos financeiros envolvendo a Igreja Católica no Rio de Janeiro.
A fonte eclesiástica disse ao site que a Secretaria de Estado do Vaticano “vê com preocupação” as denúncias envolvendo o próprio cardeal e arcebispo, dom Orani Tempesta.
Nesta tarde, ninguém atende o telefone na Nunciatura, que fica em Brasília.

Pró-Saúde, delatada por ex-padre, patrocinou evento com papa no Rio de Janeiro
28.02.19 15:31
Um ex-padre, braço direito do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, virou delator e admitiu participar de esquema de corrupção na Saúde do governo Sérgio Cabral, como a Época informou e nós reproduzimos mais cedo.
Wagner Augusto Portugal confessou participação em desvio de recursos envolvendo contratos da Secretaria de Saúde com a organização social católica Pró-Saúde em 2013.
O Antagonista lembra que a Pró-Saúde patrocinou a Jornada Mundial da Juventude do Rio, justamente em 2013, quando o papa Francisco veio ao Brasil.
Até hoje, as finanças da JMJ significam um assunto nebuloso na Igreja.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA