PRIMEIRA EDIÇÃO DE DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2019

NA COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
DOMINGO, 31 DE MARÇO DE 2019

Desembarcando em Israel para sua visita oficial, o presidente Jair Bolsonaro cria a oportunidade de iniciar uma correção de rumo, após o erro grosseiro do Brasil de hostilizar o único país democrático no Oriente Médio, região dominada por regimes autoritários, da ditadura da Síria à teocracia do Irã, além das monarquias absolutistas. Israel democrático representa um incômodo e a denúncia dessas tiranias.

Na era PT, a política externa foi definida por figuras de triste memória, como Top-Top Garcia, e o Brasil foi declarado “anão diplomático”.

Ao contrário da democrática Israel, no regime de força dos palestinos, xodó do PT e PSDB, há censura, perseguições e violência política.

Por conveniência ideológica ou obtusidade córnea, como definiria Eça de Queiroz, o Brasil se ligou a um dos lados, e fez péssimas escolhas.

Mudar a embaixada para Jerusalém é complexo, o Brasil não fará isso agora. Os EUA levaram 18 anos para efetivar a decisão de Bill Clinton.

A definição do relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara teve lances curiosos. Rodrigo Maia, presidente da Casa, manobrava para o Partido Novo indicar o relator, mas a opção foi vetado pelo PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, que nem sequer foi consultado. O veto foi o “troco” do PSL ao comportamento do Novo na eleição para presidente da Câmara.

Devagar, quase parando, só na quinta (4) a Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Rodrigo Maia vai avaliar um acordo técnico-militar”, entre o Brasil e a Ucrânia, assinado há 8 anos!

Após a “chuva de verão” entre Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia, a votação reforma da Previdência no plenário da Câmara deve ocorrer apenas às vésperas do recesso parlamentar, em meados de julho.

Segundo pesquisa da FGV, o Brasil precisaria crescer 5,7% até o fim de 2020 para que esta não seja a pior década de resultados dos últimos 120 anos. E o PT insiste que não tem nada a ver com a história.

NO O ANTAGONISTA
Empresários criam escritório de lobby para aprovar Previdência
Domingo, 31.03.19 09:31
Um grupo de empresários que apoiou Jair Bolsonaro desde a corrida presidencial decidiu pressionar deputados e senadores para a aprovação da reforma da Previdência.
Segundo o Estadão, esses empresários vão abrir um escritório de lobby em Brasília e firmar parceria com Ministério da Economia.
“O movimento 'Brasil 200' lidera as iniciativas. A entidade – que reúne empresários como Flávio Rocha (Riachuelo), Luciano Hang (Havan), Sebastião Bonfim (Centauro) e João Apolinário (Polishop) – tem procurado individualmente os parlamentares para recolher assinaturas dos que se comprometem a votar a favor da reforma. De acordo com o grupo, a lista já conta com 230 deputados e 10 senadores. A ideia é usar o documento para cobrar posteriormente a posição.”

Lobão continua no Senado
31.03.19 10:14
Edison Lobão, derrotado nas urnas, conseguiu manter-se como presidente do Conselho Editorial do Senado, relata O Globo.
O cargo é responsável pelas publicações da Casa e pela nomeação de seis assessores parlamentares.

Witzel: “Snipers já estão sendo utilizados”
31.03.19 08:41
Em entrevista ao Globo, o governador Wilson Witzel afirmou que os atiradores de elite da Polícia já estão sendo usados.
“Os snipers são usados de forma absolutamente sigilosa. Eles já estão sendo usados, só não há divulgação. O protocolo é claro: se alguém está com fuzil, tem que ser neutralizado de forma letal.”

Bolsonaro: “Eu amo Israel”
31.03.19 08:27
Na abertura e no final de seu discurso em Tel Aviv, que durou cerca de seis minutos, Jair Bolsonaro disse em hebraico: “Eu amo Israel”.
Como registramos mais cedo, o presidente chamou Binyamin Netanyahu de “irmão” e destacou que o Brasil tem muito interesse na cooperação nas áreas de segurança.

Moro diz que episódio com Maia foi ‘superdimensionado’
31.03.19 08:11
Em sua entrevista ao Estadão, Sérgio Moro também comentou as farpas trocadas com Rodrigo Maia.
“Esse episódio foi superdimensionado. Nesse mundo político existem rusgas. Você pega uma pessoa num mau dia e acaba fazendo alguma declaração mais áspera. Não estou dizendo dele, estou dizendo em geral, inclusive de mim. Essas tensões têm que ser contornadas pelo diálogo. Ainda tenho muita fé, acredito que o projeto [anticrime] vai ser aprovado no Congresso ainda neste ano. Claro que o tempo é que decide a pauta e o tempo são os presidentes das duas Casas, mas o que tenho visto dos parlamentares em geral é apoio à medida.”

Os pendrives de Lula
31.03.19 07:57
Preso há 1 ano na cela de 15 metros quadrados da Polícia Federal em Curitiba, Lula se informa sobre o ambiente político por resumos de publicações da imprensa, relata a Folha.
Ele também recebe pendrives onde estão gravadas as reuniões do PT, “além de discussões do partido sobre temas como a reforma da Previdência”.
“O ex-presidente os conecta na TV e assiste a tudo antes de conversar com correligionários, como a presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann.”

Barroso: “A sociedade deixou de aceitar o inaceitável”
31.03.19 07:33
Em entrevista ao Estadão, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o Judiciário “deixou de considerar que corrupção e criminalidade de colarinho branco não eram crimes graves”.
Ele disse também:
“Primeiro, por termos hoje uma sociedade muito organizada, que deixou de aceitar o inaceitável. Em segundo lugar, acho que temos uma imprensa livre, bem independente, e hoje tem as redes sociais. O processo de cooptação que aconteceu na Itália dificilmente aconteceria aqui. No Brasil, temos um Judiciário extremamente independente. O problema do Judiciário é de eficiência, de celeridade, mas não de independência nem de qualificação técnica.”

Auditores da Receita rebatem acusações de Gilmar
Sábado, 30.03.19 19:20
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita rebateu a acusação de Gilmar Mendes de que os auditores duplicam seus salários com o recebimento de diária e alimentação.
Diz a Época:
“Com base em informações de viagens dos auditores da Receita que integram a força-tarefa da Lava Jato nos últimos quatro anos, o Sindifisco calculou que o valor médio da diária é de R$ 211,98.
De 2015 a 2019, viajaram 89 auditores da Lava Jato, que receberam ao todo R$ 181.072,96, em um total de 767 diárias.”

Reforma tributária ‘no forno’
30.03.19 13:37
Marcos Cintra, o secretário da Receita Federal, usou o Twitter para anunciar que a reforma tributária “está no forno”.
“Após a Previdência esperem uma enxurrada de boas notícias”, disse.
“Ponto fundamental da reforma tributária é acabar com a tributação da folha de salários. Dezenas de milhões de desempregados terão mais oportunidades de emprego.”

Desembargadora cassa liminar que proibia celebração de 1964
30.03.19 12:31
A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, corregedora da Justiça Federal da 1ª Região, derrubou a liminar que proibia os atos em comemoração ao golpe militar de 1964.
A decisão provisória havia sido concedida pela juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara da Justiça Federal em Brasília.
“Constato, ademais, que a nota divulgada pelo Ministério da Defesa, já amplamente veiculada pela imprensa, não traz nenhuma conotação ou ideia que reforce os temores levantados pelos agravados, de violação à memória e à verdade, ao princípio da moralidade administrativa ou de afronta ao estado democrático de Direito”, escreveu a desembargadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 10/12/2023 - DOMINGO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 1ª EDIÇÃO DE 05/8/2023 - SÁBADO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE - 2ª EDIÇÃO DE 08/4/2024 - SEGUNDA-FEIRA